Banca de QUALIFICAÇÃO: LUZIA CIBELE DE SOUZA MAXIMIANO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUZIA CIBELE DE SOUZA MAXIMIANO
DATA : 17/07/2024
HORA: 15:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PARA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS QUE PRODUZEM CONTEÚDOS PARA A INTERNET ACERCA DA PREVENÇÃO DO HIV/AIDS: ESTUDO METODOLÓGICO


PALAVRAS-CHAVES:

HIV; Tecnologia Educacional; Enfermagem; Educação em Saúde; Mídias Sociais.


PÁGINAS: 28
RESUMO:

Introdução: O Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) é o responsável por uma epidemia global há mais de 30 anos, e se tornou um dos assuntos mais discutidos no mundo. No Brasil, de 1980 até junho de 2023 foram detectados 1.124.063 casos de AIDS. A Prevenção Combinada incorpora estratégias de prevenção identificadas como “novas tecnologias de prevenção” que surgiram nos últimos anos. O Ministério da Saúde adota uma representação gráfica da Prevenção Combinada por meio de "mandala", indicando a ideia de integração entre as estratégias disponíveis para prevenção do HIV. As redes sociais baseadas na internet facilitam a conexão e interação entre indivíduos por meio de diversos recursos, como blogs, e-mails, mensagens instantâneas, postagens audiovisuais/textuais, influenciadores digitais e seus conteúdos, cursos, podendo ser úteis para disseminação de conteúdo científico para promoção da saúde etc. Este estudo justifica-se, portanto, para a necessidade de produção de conhecimento e de tecnologias educacionais inovadoras e científicas como possibilidade de reorientação do ensino na saúde e das ações de educação em saúde. Objetivo: O presente estudo tem o objetivo de desenvolver uma tecnologia educacional para a formação de profissionais que produzem conteúdos para a internet acerca da prevenção do HIV/AIDS. Metodologia: Trata-se de um estudo metodológico de construção e validação de uma tecnologia educacional, embasado no modelo Instructional System Design (ISD), conhecido pelo acrônimo ADDIE: analysis (análise), design (desenho), development (desenvolvimento), implementation (implementação) e evaluation (avaliação), por meio da técnica Delphi e dos critérios do Suitability Assessment of Materials (SAM). Será realizada uma Scoping Review (ScR) desenvolvida seguindo as recomendações do guia internacional Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR) e do Reviewers Manual do Joanna Briggs Institute (JBI) junto ao grupo focal para subsidiar a construção da tecnologia educacional. Serão convidados especialistas enfermeiros e profissionais da área de ciência e tecnologia, estes últimos serão consultados para validar a usabilidade da tecnologia educacional. A abordagem utilizada será do tipo bola de neve, onde também será solicitada a indicação de outros especialistas que possuam perfil para participar do presente estudo. Será empregada a técnica Delphi por meio de um questionário sistematizado para o grupo de juízes em determinada área de conhecimento que forem selecionados. Para a escolha dos juízes, serão empregados os critérios de Fehring com adaptações.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1299781 - ALEXSANDRA RODRIGUES FEIJAO
Interno - 2379141 - RICHARDSON AUGUSTO ROSENDO DA SILVA
Externa ao Programa - 2140865 - GABRIELA DE SOUSA MARTINS MELO DE ARAUJO - UFRNExterna à Instituição - BARBARA COELI OLIVEIRA DA SILVA
Notícia cadastrada em: 21/06/2024 08:16
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