Construção de um curso virtual sobre vigilância ativa para atuação do controlador de infecção relacionada à assistência à saúde.
Controle de infecções; Monitoramento Epidemiológico; Programa de Controle de Infecção Hospitalar; Vigilância ativa; Aprendizagem.
As Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde são reconhecidas como complexas, multifatoriais e englobam toda a assistência ofertada ao paciente nos diversos cenários da área da saúde. Apresentam-se como problema de magnitude global e saúde pública, suscitando crescente preocupação entre profissionais de saúde, gestores assistenciais e formuladores de políticas públicas de saúde. O profissional de saúde que atua no setor de controle de infecção relacionada a assistência à saúde, os controladores de infecções, tem como foco a redução máxima da incidência e gravidade das infecções e como principal ferramenta para sua atuação a vigilância ativa. A motivação para desenvolver esse estudo pauta-se na dificuldade referida pelos controladores de infecções de estruturar e realizar sua vigilância ativa e na escassez de materiais práticos voltados para subsidiar sua prática. Objetivou-se desenvolver um curso virtual sobre vigilância ativa para atuação do controlador de infecção relacionada à assistência à saúde. Trata-se de um estudo metodológico, subdividido em duas etapas: 1) identificação e mapeamento das estratégias utilizadas para operacionalização da vigilância epidemiológica das infecções, por meio da vigilância ativa, nos diferentes níveis de atenção a saúde, a partir da realização de uma scoping review; 2) Construção do curso virtual de vigilância em infecções relacionadas a assistência a saúde. Para a construção do curso virtual empregou-se as cinco fases preconizadas por Falkembach, sendo elas: Análise e planejamento, modelagem, implementação, e avaliação e manutenção. Os resultados obtidos foram analisados pela estatística descritiva. A Scoping review resultou em um total de 92 produções científicas, produzidas predominantemente no continente Europeu (23,34%) e no idioma inglês (93,48%). A maioria dos estudos encontrados são estudos observacionais (34,78%) classificados no nível 4.b de evidência. Em relação a estratégia utilizada para realizar a vigilância ativa a mais frequente encontrada é o rastreio por resultado de cultura (89,13%), com o método de vigilância prospectivo (73,91%) e o tipo de vigilância microbiológica (84,78%). Evidenciou-se também como medidas adotadas a higienização das mãos (21,73%) e como dificuldade encontrada pelos controladores de infecção a falta de padronização disponível em relação a vigilância ativa (43.26%). Ao consolidar o conteúdo do curso tem-se a composição de 4 módulos (introdução as infecções relacionadas a assistência à saúde; vigilância ativa; vigilância ativa, vigilância epidemiológica e busca ativa das infecções relacionadas a assistência à saúde; a vigilância ativa e a atuação do enfermeiro), dispostos em 12 aulas, totalizando a carga horária de 20 horas, alojadas na plataforma Google ClassRoom. Com efeito, o curso construído é inovador e possibilita que o controlador de infecção tenha acesso a um conteúdo científico que instrumentalize sua prática e forneca o conhecimento necessário para a estruturação da vigilância ativa no serviço de saúde onde atua.