CONSTRUÇÃO, VALIDAÇÃO E AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DE UM SIMULADOR DE BAIXO CUSTO VOLTADO PARA O ENSINO DE ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS EM LACTENTES
Tecnologia de baixo custo. Simulação. Administração de medicamentos. Lactente. Ensino. Enfermagem.
O ensino em enfermagem apresenta limitações diversas, dentre as quais destaca-se a formação prática na administração de medicamentos em lactentes, em virtude da escassez de oportunidades para o treino dessa habilidade. A simulação clínica e os simuladores são, respectivamente, método e tecnologias de ensino potenciais para reduzir esta lacuna. Objetivou-se construir, validar e avaliar a eficácia de um simulador de baixo custo com a finalidade de administração de medicamentos em lactentes, por via subcutânea, endovenosa e intramuscular. Trata-se de uma pesquisa de métodos mistos, a partir da utilização da estratégia de triangulação concomitante, sendo composta por três tipos de estudo: um metodológico, um de intervenção e um descritivo. Cinco etapas foram necessárias para a pesquisa: planejamento, construção e testagem do simulador; validação do simulador; validação do cenário de simulação; estudo de intervenção; e estudo descritivo. Para as etapas de validação, calculou-se o índice Kappa, o Índice de Validade de Conteúdo e o Índice de Validade Fatorial. No estudo de intervenção, fez-se uso da estatística descritiva e inferencial, através do uso de frequências e do teste de McNemar. No estudo descritivo, foram realizadas entrevistas que receberam processamento informacional lexicográfico no software IRAMUTEQ, para posterior análise do conteúdo. A etapa de construção do simulador envolveu a criação de um protótipo de um lactente, produzido com materiais de baixo valor aquisitivo, com um custo final de R$ 326,20. A segunda etapa envolveu a validação do simulador por nove juízes, que analisaram sua funcionalidade, aparência e aspectos gerais. A avaliação da funcionalidade através dos índices Kappa, IVC e FVI foi de 0,99. Tanto na avaliação dos aspectos gerais do simulador quanto de sua aparência, obteve-se um índice Kappa de 0,96 e um IVC e FVI de 0,98. Obteve-se, portanto, uma excelência na concordância entre os avaliadores. A terceira etapa envolveu a validação de conteúdo do cenário de simulação por 31 juízes, que avaliaram a sua representatividade, importância e clareza, resultando-se em um IVC representatividade de 0,83; IVC importância de 0,94; IVC clareza de 0,88; Kappa de 0,81; FVI de 0,89. Na quarta etapa, comparou-se as habilidades de administração de medicamentos de 18 estudantes de graduação em enfermagem antes e após a oferta de um curso voltado ao tema, com melhora nos 73 itens avaliados, dentre os quais, 25 apresentaram significância estatística. Evidenciou-se, ainda, aumento do percentual de autoconfiança nas três vias de administração. A última etapa envolveu a percepção dos estudantes em relação ao uso do simulador, emergindo- se quatro categorias temáticas: potencialidades do uso do simulador de baixo custo nas vias de administração subcutânea, endovenosa e intramuscular; a experiência realística do uso do simulador de baixo custo; aplicação prática do conhecimento teórico apreendido; e as lacunas práticas e as repercussões na segurança da administração de medicamentos. Com efeito, o simulador construído é inovador e reprodutível, confirmando-se a tese de que é possível construir um simulador de baixo custo voltado para administração de medicamentos em lactentes que apresente evidências de validade de aparência e funcionalidade e que promova a melhoria das habilidades dos estudantes.