Construção e validação de um curso virtual de Busca Ativa para atuação do controlador de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde.
Controle de infecções; Monitoramento Epidemiológico; Programa de Controle de Infecção Hospitalar; Aprendizagem; Estudo de validação.
As Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde são reconhecidas como complexas, multifatoriais e englobam toda a assistência ofertada ao paciente nos diversos cenários da área da saúde. As Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde apresentam-se como problema de magnitude global e saúde pública e suscitam crescente preocupação entre profissionais de saúde, administradores de instituições prestadoras de assistência e formuladores de políticas públicas de saúde. O Serviço de controle de infecção tem como objetivo a redução máxima possível da incidência e gravidade das infecções e tem como principal ferramenta para sua atuação a vigilância epidemiológica. A motivação
para desenvolver esse estudo pauta-se na dificuldade referida pelos controladores de infecção de operacionalizar sua vigilância epidemiológica através da busca ativa e na escassez de estudos voltados para subsidiar sua prática. Objetiva-se construir e validar um curso virtual de busca ativa para instrumentalizar a atuação do controlador de infecções relacionada à assistência à saúde. Trata-se de um estudo metodológico, composto pelas etapas Scoping review e validação de conteúdo. Este estudo será submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, obedecendo às recomendações da Resolução n° 466/12, aprovada pelo Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde. Visto posto, serão respeitados os princípios bioéticos de beneficência, não-maleficência, justiça e autonomia.