TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS DIGITAIS NA PREVENÇÃO DO HIV EM ADOLESCENTES E JOVENS: REVISÃO SISTEMÁTICA
Tecnologia Educacional Digital. Prevenção Primária. Saúde do adolescente. HIV. Enfermagem.
Mudanças educacionais têm sido sugeridas nos sistemas de ensino, como adoção de tecnologias mais modernas. Nesse sentido, tecnologias educacionais digitais vêm sendo aplicadas como ferramentas úteis na construção do conhecimento sobre temáticas de difícil abordagem, como a prevenção ao vírus da imunodeficiência humana (HIV), em adolescentes e jovens. Objetivo: analisar as evidências científicas acerca das tecnologias educacionais digitais para a prevenção do HIV entre adolescentes e jovens. Método: Trata-se de uma revisão sistemática que será conduzida com base nas recomendações da organização internacional de pesquisa e desenvolvimento Joanna Briggs Institute (JBI) e pelo Preferred Reporting Items for Systematic Review sand Meta-Analyses: The PRISMA Statement (PRISMA). Pela estratégia PICO (P-População – Adolescentes e jovens; I -Intervenção- Tecnologias Educacionais Digitais; C-Controle ou Comparação– Métodos tradicionais de ensino; e OOutcomes/desfecho - Prevenção primária ao HIV) foi construída a questão de pesquisa: “As tecnologias educacionais digitais produzem mudanças no comportamento e ampliação do conhecimento quando utilizada como método de prevenção para o HIV em adolescentes e jovens?”. A busca será realizada nas fontes de dados: National Library of Medicine (MEDLINE/PubMed), Scopus Elsevier (SCOPUS), Web of Science (WoS), ScienceDirect (Elsevier), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Electronic Library Online (SciELO.org), clinictrials.gov, Cochrane Central Controlled Trials Registry. Além dos diretórios de teses e dissertações para acesso da literatura cinzenta: Open Access Theses and Dissertations (OATD), Cybertesis, Europe E-theses Portal (DART), E-thesis Online Services (EThOS), Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP), New Zealand Thesis, Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. A coleta de dados ocorrerá de fevereiro a maio de 2023. Por meio do cruzamento dos descritores indexados no Decs/MesH/palavras-chave: Educational Technology (Tecnologia Educacional), digital technologies (Tecnologias Digitais), Primary Prevention (Prevenção primária), HIV/ Human immunodeficiency virus (HIV/Vírus da imunodeficiência humana), Adolescent/ Teenager/ Young (Adolescente/Jovens). Para a combinação dos termos serão utilizados os operadores booleanos AND e OR. Mediante a utilização dos recursos e metodologias de pesquisa de cada plataforma, após o teste piloto, serão definidas as expressões de busca em cada fonte de dados. Serão incluídos artigos oriundos de estudos primários, dissertações, teses, disponíveis na íntegra, sem limite temporal, em qualquer idioma e que respondam à pergunta de pesquisa. Serão excluídas reflexões, relatos de experiência, carta ao editor, editoriais, resumos publicados em anais de eventos científicos. A população dos estudos se volta a adolescentes e Jovens, segundo os padrões definidos pela Organização Mundial da Saúde, entre 10 e 24 anos de idade. A pré-seleção dos estudos acontecerá mediante leitura inicial do título e resumo, seguindo-se com a exclusão das duplicatas, posterior leitura na íntegra e inclusão de estudos aos critérios adotados. Para a extração dos dados será construído um instrumento de coleta. O sistema GRADE será utilizado para avaliar o nível, a importância e a força de recomendação da evidência. Este estudo será uma revisão dos dados publicados, não sendo necessária a obtenção de aprovação ética.