Construção e validação de tecnologia educacional para formação de enfermeiros do transplante de células-tronco hematopoéticas sobre o Programa Paciente Experto.
Autocuidado; Educação em Saúde; Estudos de Validação; Paciente; Tecnologia Educacional; Transplante de Células-tronco Hematopoéticas.
As tecnologias educacionais (TE) são instrumentos facilitadores no processo educacional de pacientes crônicos como os transplantados de células-tronco hematopoéticas e seus familiares. Contudo, se faz necessário o conhecimento teórico para incorporação de novas tecnologias no ensino durante a assistência em Enfermagem prestada a estes pacientes. Neste momento surge o Programa Paciente Experto, como uma estratégia criada para instrumentalizar o sujeito quanto ao manejo adequado de sua condição de saúde, em que desenvolvem competências para um papel ativo e de liderança mediante a gestão compartilhada e colaborativa com os profissionais relacionados a sua condição de saúde. Para a condução de educação em saúde na formação de Pacientes Expertos, diversos tipos de tecnologias e metodologias podem ser utilizadas com vistas a sistematizar os conhecimentos científicos e a prática clínica como um instrumento facilitador de informações essenciais ao autocuidado em saúde. Nessa perspectiva, o presente estudo tem como questão norteadora: Qual deve ser o conteúdo e a aparência de uma tecnologia educacional para a formação de enfermeiros do transplante de células-tronco hematopoéticas sobre o Programa Paciente Experto? E, objetivou desenvolver uma tecnologia educacional para a formação de enfermeiros do transplante de células-tronco hematopoéticas sobre o Programa Paciente Experto. Trata-se de um estudo metodológico de abordagem mista, pautado na psicometria de Pasquali, organizado em três procedimentos: teóricos, no qual se realizou um grupo focal com oito Enfermeiras que atuam no setor de Transplante de Medula Óssea de um Hospital de referência e enfermeiros da Atenção Básica do Município de Natal/RN, além de uma Scoping Review sobre as tecnologias educacionais utilizadas para o ensino do autocuidado no contexto do pós-transplante de células-tronco hematopoéticas; procedimentos empíricos para construção da TE, e validação do conteúdo e aparência por meio da técnica Delphi, em duas rodadas, com a colaboração de 18 juízes na primeira rodada e 11 juízes na segunda, todos com vivência área em questão; e procedimentos analíticos, destinado à análise dos dados em que se calculou o Coeficiente de Validação de Conteúdo. O estudo obteve aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa, sob Certificado de Apreciação Ética nº 55774621.5.0000.5537. O grupo focal foi realizado em 20 minutos, e as enfermeiras abordaram alguns dos conteúdos necessários para as orientações de alta, as principais queixas do paciente no retorno ao ambulatório, os motivos para a procura da atenção básica e urgência e emergência pelo paciente. Com os dados dos grupos focais e da Scoping Review construiu-se TE que submetida à apreciação dos juízes para que fosse validado. Na rodada Delphi I atingiu-se 0,81 no coeficiente de validade de conteúdo geral, já na validação de aparência, para os critérios do Suitability Assessment of Materials, obteve-se índice de 0,80. Após ajustes propostos pelos juízes, na rodada II os índices de validação de conteúdo alcançaram um total de 0,87 e de aparência igual a 0,88. Assim, a TE foi considerada válida em seu conteúdo e aparência.