ESTRATÉGIA MULTIMÍDIA PARA AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO E REDUÇÃO DE ANSIEDADE DE CUIDADORES DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM QUIMIOTERAPIA: ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO.
Multimídia; Cuidador; Criança; Adolescente; Antineoplásicos.
A quimioterapia é o principal método utilizado para o tratamento do câncer infantojuvenil, o qual acomete indivíduos de zero a dezenove anos de idade. Ressalta-se que o início do tratamento quimioterápico provoca ansiedade nos cuidadores das crianças e adolescentes, principalmente, associado ao desconhecimento do tratamento. Dessa forma, é necessário que os profissionais de saúde, principalmente o enfermeiro que está envolvido com o processo de educação em saúde, busque estratégias educativas que contribuam para a aquisição de conhecimento do cuidador e redução da ansiedade no início do tratamento. Neste sentido, o estudo tem como objetivo avaliar o efeito de uma estratégia multimídia comparada às orientações padrão para aquisição de conhecimento e redução de ansiedade de cuidadores de crianças e adolescentes em quimioterapia. Trata-se de um ensaio clínico randomizado e controlado, realizado em um Hospital Filantrópico, referência no atendimento de crianças e adolescentes com câncer, em Natal-RN. O Grupo Experimental recebeu as orientações padrão da instituição associadas a uma estratégia multimídia sobre o processo do tratamento quimioterápico - Filme de animação digital com duração de 12 minutos e 22 segundos. Enquanto o Grupo Controle recebeu apenas as orientações padrão que são fornecidas na instituição. O instrumento de coleta de dados utilizado foi o Inventário de Ansiedade Traço- Estado (IDATE) e um Instrumento de Avaliação do Conhecimento (IAC). O projeto teve aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa Central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte nº CAAE 52597121.9.0000.5537 e registrado no Registro Brasileiro de Ensaio Clínico (RBR-4wdm8q9). Os cuidadores em sua maioria são do sexo feminino, apresentando ensino médio completo, com renda familiar de um a dois salários mínimos. Evidencia-se que a intervenção com a estratégia multimídia contribuiu para aquisição de conhecimento dos cuidadores e redução do nível de ansiedade. Ressalta-se que no grupo controle e experimental, após as intervenções, foi possível comprovar o aumento do sentimento de preparo e confiança para cuidar das crianças/adolescentes em quimioterapia. Dessa forma, o estudo reforça que estratégias multimídias como o filme de animação digital são tecnologias que podem ser utilizadas no início do tratamento quimioterápico, contribuindo para o processo de educação em saúde e diminuição da ansiedade dos cuidadores de crianças e adolescentes com câncer.