USO DE RECURSO AUDIOVISUAL NA AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO E REDUÇÃO DO NÍVEL DE ANSIEDADE DE PACIENTES HOSPITALIZADOS RECÉM DIAGNOSTICADOS COM HIV/AIDS: ensaio clínico randomizado
Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. HIV. Ansiedade. Educação em Saúde. Recursos Audiovisuais.
O Vírus da Imunodeficiência Humana representa um problema de saúde pública mundial, capaz de desenvolver a Síndrome da Imunodeficiência Humana Adquirida e provocar graves manifestações clínicas, afetando a integridade física e mental. Nesse sentido, os pacientes recém diagnosticados com o vírus, frequentemente desenvolvem forte ansiedade e a ferramenta audiovisual, por sua vez, pode mitigar esse processo, contribuindo para expandir o aprendizado referente às características do vírus, doença e eficácia do tratamento. Nessa perspectiva, objetiva-se avaliar a eficácia do uso de recurso audiovisual na aquisição de conhecimento e redução do nível de ansiedade de pacientes hospitalizados recém diagnosticados com o Vírus da Imunodeficiência Humana/Síndrome da Imunodeficiência Humana Adquirida. Por conseguinte, o plano metodológico do estudo será dividido em três etapas, sendo 1) levantamento bibliográfico através de uma Scoping Review, de modo a identificar os elementos relevantes na composição de um vídeo para educação do paciente recém diagnosticado com Vírus da Imunodeficiência Humana/ Síndrome da Imunodeficiência Humana Adquirida; 2) construção e validação de conteúdo e interface do vídeo; 3) ensaio clínico randomizado cego e controlado, com pacientes recém diagnosticados com Vírus da Imunodeficiência Humana/ Síndrome da Imunodeficiência Humana Adquirida internados em um hospital de referência em infectologia de Natal, Rio Grande do Norte. Quanto à terceira etapa do estudo, a amostra será dividida em dois grupos, Grupo Controle (GC) e Grupo Experimental (GE), que receberão as orientações padrões preconizadas pela instituição, no qual o Grupo Controle receberá apenas as orientações padrões, e o Grupo Experimental receberá as orientações padrões e a informações do recurso audiovisual que apresentará informações sobre o processo do adoecimento, as características do vírus, as formas de transmissão e prevenção, eficácia do tratamento e os cuidados diários. Para garantir a randomização dos participantes do estudo, será utilizado o site www.randomizer.org, o qual irá selecionar previamente os participantes para cada grupo por aleatoriedade simples e sem influência dos pesquisadores. Antes da coleta dos dados, o projeto será analisado pelo Comitê de Ética em Pesquisa Central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Almeja-se, promover conhecimento, possibilitar a melhor experiência dos usuários frente ao diagnóstico, por intermédio de uma ferramenta que busca auxiliar no processo de cuidado do enfermeiro.