Banca de DEFESA: LORENA FERNANDA SILVA DE OLIVEIRA NUNES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LORENA FERNANDA SILVA DE OLIVEIRA NUNES
DATA : 17/12/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Departamento de Enfermagem
TÍTULO:

Construção de uma tecnologia educacional sobre cateterismo vesical para a enfermagem


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Permanente; Cateterismo Urinário; Educação a Distância.


PÁGINAS: 20
RESUMO:

      O advento das novas Tecnologias da Comunicação e Informação estabelece o surgimento de estratégias educacionais condizentes com as transformações vigentes, apresentando impactos no mundo do trabalho, cenário produtivo para a realização de práticas educativas. A formação à distância ofertada por Ambientes Virtuais de Aprendizagem constitui uma estratégia educacional relevante para a Educação Permanente da equipe de enfermagem, pois propicia a flexibilização do tempo, a transposição de barreiras geográficas e oportuniza a inclusão digital. Desta forma, surgiu a proposta da construção de uma tecnologia educacional sobre cateterismo vesical destinada à qualificação da equipe de enfermagem, baseada na lacuna identificada em um serviço público de saúde. O estudo tem como objetivo descrever a construção de um curso a distância sobre cateterismo vesical para a enfermagem. Trata-se de um estudo metodológico para a construção de um instrumento educacional mediado por tecnologia, desenvolvido segundo o referencial metodológico da Psicometria de Pasquali. O estudo está em consonância com os preceitos éticos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Saúde e teve sua aprovação autenticada pelo parecer consubstanciado do comitê de ética em pesquisa, nº 3.187.303, CAAE: 08005519.6.0000.5537. A construção do curso a distância se mostrou uma experiência desafiadora, uma vez que procurou-se desenvolvê-lo com elevado rigor metodológico, considerando as perspectivas construtivistas da educação, como a problematização e a aprendizagem significativa. Diante do emprego das tecnologias educacionais na educação permanente, conclui-se que o estudo poderá contribuir para melhorar a assistência de enfermagem, visando à segurança do paciente. Sugere-se a validação da tecnologia educacional, posteriormente.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2724246 - CECILIA NOGUEIRA VALENCA
Interna - 1214075 - SORAYA MARIA DE MEDEIROS
Externa à Instituição - ROSANGELA DINIZ CAVALCANTE - UERN
Notícia cadastrada em: 13/12/2019 10:00
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao