O uso do venoscópioBR no acesso venoso periférico em crianças: um ensaio clínico randomizado
Cateterização periférica; transiluminação; criança.
Este estudo tem como objetivo avaliar a eficácia do uso do VenoscópioBR na realização da punção venosa periférica em crianças. Trata-se de um ensaio clínico controlado e randomizado a ser desenvolvido em um hospital pediátrico de ensino no estado do Rio Grande do Norte. O projeto de pesquisa será apreciado pela Comissão de Ética em Pesquisa do Hospital de Pediatria Professor Heriberto Ferreira Bezerra (HOSPED) e após aprovação submetido à Plataforma Brasil, respeitando-se a normatização da Resolução Nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde, referente aos aspectos éticos da pesquisa envolvendo seres humanos. A população constará de pacientes pediátricos de zero à 16 anos que necessitaram de acesso venoso periférico na enfermaria pediátrica do HOSPED e sua participação no estudo se dará com a autorização de seus responsáveis mediante assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). O processo de amostragem ocorrerá de forma probabilística. A coleta de dados compreenderá três fases: na primeira, elaborar-se-á um protocolo de preparo da criança para punção venosa periférica pela pós-graduanda e enfermeiros participantes do estudo, tendo sua testagem ao término desta fase por meio da tutoria de enfermeiros docentes; a segunda fase diz respeito à construção do dispositivo envolvidoneste estudo; a terceira fase consistirá em uma capacitação de experiência prática para que a equipe de enfermagem participante do estudo se acostume com o uso do VenoscópioBR. Após isso, aplicar-se-á um questionário aos profissionais e em seguida se dará início à testagem clínica do dispositivo, por meio de um instrumento de coleta de dados previamente desenvolvido. A análise dos dados quantitativos ocorrerá mediante estatística descritiva e análise da variância seguida pelo teste de múltipla comparação. A análise qualitativa sucederá a partir do instrumento utilizado na entrevista e para a análise utilizar-se-á a técnica de análise de conteúdo temática categorial, fundamentada em Minayo e Bardin. As unidades de análise, mediante o processo de categorização serão descritas e discutidas a partir do referencial teórico existente. Diante disso, espera-se favorecer a excelência do cuidado de enfermagem prestado à criança hospitalizada, proporcionando importante papel na qualificação profissional, além de possibilitar uma ampliação da produção científica e, consequentemente, dos conhecimentos nesta área.