Ulisses e Narciso: as faces da alma humana através do discurso mítico nas Enéadas de Plotino
Mito, poesia, imagem, reflexo, alma, Plotino.
Esta dissertação, que versa sobre o mito em Plotino, busca elaborar uma trajetória que indique a visão do discurso mítico enquanto imagem relacionada ao Uno como princípio nas Enéadas. Para tanto se utilizará da análise da narrativa mítica dentro do contexto filosófico que toma como ponto de partida uma releitura da concepção poética platônica. Como pontos centrais utiliza-se duas celebres figuras mitológicas, a saber, Narciso e Ulisses, para contextualizar a noção de alma plotiniana e sua tarefa de retorno à unidade originária. Dessa maneira, a partir dessas figuras míticas, isto é, percorrendo o caminho feito por elas dentro de suas respectivas narrativas, concebe uma possível relação de ascensão e queda da alma. A primeira parte deste trabalho se ocupa em mostrar a interpretação de Platão a respeito do mito e a posição de Plotino em relação à visão de Platão, assim como observa a crítica de Platão à poesia no contexto da paidéia grega e a noção do mito como imagem da estrutura henologica em Plotino, que vê no mito seu caráter exemplificativo. A segunda parte trata de estruturar a filosofia de Plotino, traçando um paralelo entre Henologia e Ontologia, expondo as três hipostáses e a compreensão do inteligível. A terceira parte tenta mostrar o sentido do mito, a ideia de mito como imagem em Plotino e os papeis das figuras míticas nas Enéadas.