GRUPOS DE PESQUISA - METAFÍSICA CONTEMPORÂNEA

Metafísica Contemporânea


Status: Certificado pelo CNPq

 

Ano de formação: 2018

Data da última atualização: 01/03/2021 12:16

Páginahttp://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9168548705456976

Líder do grupo: Dax Fonseca Moraes Paes Nascimento, Federico Sanguinetti

Linhas de pesquisa:

Filosofias da Existência, Ontologia, Processos, Conhecimento.

Repercussões dos trabalhos do grupo:

O Grupo de Pesquisa "Metafísica Contemporânea" tem como objeto de estudo a reorientação dos problemas metafísicos mediante os resultados, impasses e lacunas da crítica kantiana da razão especulativa, que, restringindo o âmbito do conhecimento possível e a suas leis submetendo o horizonte do pensável, supunha o que, para muitos, significou o fracasso do projeto da metafísica ocidental. Em suas duas linhas de pesquisa, procura-se dar conta de duas vias assumidas pela metafísica contemporânea, uma que se pode vincular à dita "filosofia continental", outra que dialoga com a tradição denominada "analítica", procurando evitar restrições formalísticas e favorecer a integração de abordagens diversas. As atividades do grupo têm como perspectiva a realização de eventos, articulação externa (nacional e internacional) em pesquisa e extensão e produção bibliográfica de caráter inovador, com destaque para estudos de filosofia alemã.

Pesquisadores:

Dax Fonseca Moraes Paes Nascimento, Eduardo Ribeiro da Fonseca, Fabio Ciracì, Federico Sanguinetti, Michela Bordignon, Tito Marques Palmeiro, Rogério Fabianne Saucedo Corrêa, Suze de Oliveira Piza.

Estudantes:

Arthur Fernandes Lopes de Andrade, Camille Maria de Souza Valença e Silva, Dalila Fernandes Porto, Helena Pimenta Gurgel, Izabela Loner Santana, Jéssica Barros Silva, Joice Beatriz Carlos de Medeiros.

Egressos:

Ana Eduarda de Oliveira Medeiros, Sarah Maira Fernandes de Andrade, Allanah Samela Leonez Ferreira.

 
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao