Banca de DEFESA: DAMIAO ISAAC DE LIRA

DISCENTE : DAMIAO ISAAC DE LIRA
DATA : 22/07/2024
LOCAL: Híbrido (Laboratório LAGESA/CERES e Google Meet)

GÊNESE E MORFOLOGIAS DE MICRORRELEVOS GILGAIS NO SERIDÓ POTIGUAR

Argilas expansivas; patterned ground; microtopografia; Vertissolo.

Os microrrelevos estão presentes em diversos ecossistemas terrestres, inclusive em outros planetas, como Marte. Os microrrelevos podem ser indicadores de ambientes com maior presença de umidade (como, em regiões semiáridas), podem ser indicadores da presença de argilas expansivas (2:1), de bioturbação ou da ocorrência de permafrost (em ambientes periglaciais). Na literatura existe uma grande lacuna sobre os microrrelevos gilgais do semiárido brasileiro, ainda mais quando se refere à região do Seridó Potiguar. Dessa forma, o objetivo desse trabalho foi analisar a gênese e morfologias de microrrelevos gilgais na região semiárida do Seridó Potiguar a partir de um enfoque pedogeomorfológico. Como procedimento metodológicos realizou-se coletas de solos e análises morfológicas, físicas e químicas. Os solos foram classificados de acordo com o Sistema Brasileiro de Classificação de Solos e de acordo com os principais Sistemas Internacionais (U.S. Soil Taxonomy e IUSS Working Group WRB). Também realizou-se análises morfométricas dos gilgais, com medidas in situ e mapeamentos geomorfológicos das áreas de ocorrência e das suas morfologias. Foram utilizadas imagens de satélite (ALOS-PALSAR e do Google Earth) e imagens coletadas através de VANT (Veículo aéreo não tripulado). Em todas as áreas analisadas a ocorrência dos gilgais está associada à modelados de acumulação, predominantemente fluviolacustres. Nessas áreas tem-se favorecimento da deposição de argilas expansivas e ainda possui acúmulo hídrico sazonal essencial para a expansão e contração das argilas. A partir dos resultados deste estudo sugere-se que a existência de água em quantidade excessiva não favorece a gênese dos gilgais, por isso, eles se concentram nas bordas das lagoas sazonais analisadas. Em todas as áreas analisadas os gilgais estão associados a Vertissolos. A ocorrência de fendilhamento foi generalizada pela superfície e ao longo dos perfis dos solos. Em áreas com microrrelevos a turbação dos solos ocorre de maneira generalizada, no caso dos gilgais o principal processo é a argilopedoturbação. Em ambientes tropicais semiáridos, o processo primordial para a gênese de gilgais está associado à presença de argilas expansivas de atividade alta e aos modelados de acumulação com maior ocorrência de ciclos de umedecimento e secagem. As paisagens com microrrelevos possuem em comum uma complexidade de processos pedológicos e geomorfológicos, que para serem melhor compreendidas necessitam de relações interescalares, do macro ao micro e vice-versa.

Externo à Instituição - DEMETRIO ANGELO LAMA ISMINO
Interno - 3289864 - ABNER MONTEIRO NUNES CORDEIRO
Externo à Instituição - DANIEL VIEIRA DE SOUSA - UNIVASF
Presidente - 1997952 - DAVI DO VALE LOPES