Banca de DEFESA: BRUNNA KARLA DE MORAIS SOUZA ASSUNCAO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BRUNNA KARLA DE MORAIS SOUZA ASSUNCAO
DATA : 26/02/2025
HORA: 14:30
LOCAL: Sala de reuniões do DMAT
TÍTULO:

Modelagem Matemática e Computacional do Processo de Reinjeção de Água Produzida em Reservatórios de Petróleo


PALAVRAS-CHAVES:

Modelagem Matemática; Modelagem Computacional; Método de Elementos Finitos; Método dos Volumes Finitos; Transporte de Partículas; Reinjeção de Água Produzida.


PÁGINAS: 95
RESUMO:

Nesta dissertação proponho a modelagem matemática e computacional para o processo de reinjeção de água produzida em reservatório de petróleo. A reinjeção de água produzida é um processo utilizado em reservatórios de petróleo e consiste em reinjetar a água produzida durante o processo de produção. No entanto, a eficiência dessa técnica pode ser afetada por fenômenos reativos, como adsorção e retenção mecânica, que reduzem a injetividade e impactam a produção de óleo. A modelagem matemática baseia-se em um sistema de equações diferenciais parciais que governam a hidrodinâmica e o transporte de partículas no reservatório. A hidrodinâmica é descrita pelo balanço de massa total das fases fluidas e pela lei de Darcy total, enquanto o transporte de partículas segue um regime advectivo-dispersivo-reativo, sendo sua natureza reativa modelada por equações diferenciais ordinárias. A formulação computacional emprega o método dos elementos finitos mistos dual para a hidrodinâmica e o método dos volumes finitos explícito Central-Upwind para a movimentação das fases fluidas. A discretização do transporte de partículas é realizada por um algoritmo preditor-corretor. O simulador numérico implementado é validado por meio de comparações com soluções analíticas, demonstrando boa precisão e estabilidade. Finalmente, o modelo é aplicado a um cenário mais realista do processo de reinjeção da água, considerando um domínio de um quarto de five-spot.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1288120 - ADRIANO DOS SANTOS - nullExterno à Instituição - HONÓRIO JOAQUIM FERNANDO - UFF
Presidente - 1646718 - SIDARTA ARAUJO DE LIMA
Notícia cadastrada em: 11/02/2025 12:38
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2026 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao