Apresentação

O Mestrado Profisisonal em Design (conceito CAPES 4) surge como um avanço na área do Design no Rio Grande do Norte, que teve o curso de graduação criado em 2008 pela UFRN. Trata-se, portanto, de curso pioneiro no Estado, além de ser o primeiro na área de concentração Ergodesign. Os pós-graduados em Design pela UFRN podem ser aproveitados em indústrias, gráficas, agências de publicidade, fábricas de softwares, órgãos governamentais, instituições de ensino, entre outras. O quadro de professores é composto por docentes de diversos cursos da UFRN, como Comunicação Social, Design, Engenharia, entre outros, além de professores colaboradores de outras instituições federais de ensino superior. São contempladas as seguintes linhas de pesquisa: 1) Ergonomia de Produto e Ambiente Construído; 2) Interação Humano-Computador, Usabilidade e Ergonomia Informacional.

O Curso de Mestrado conta com o Laboratório de Experimentação em Usabilidade (LEXUS/UFRN), constituído por duas salas: sala de teste e sala de pesquisa e observação. O LEXUS dispõe de recursos computacionais (hardwares, softwares e dispositivos) para a condução de testes e demais pesquisas em usabilidade e elaboração de protótipos digitais, aplicações web, softwares, animações bi e tridimensionais e aplicações em multimídia. O laboratório conta com 4 microcomputadores PC e microcomputador Apple; Mac Book Air 13 polegadas, IPad e Impressora Multifuncional.

O Curso de Mestrado também conta com a sala de videoconferência das Pós-Graduações, equipada com TV LED 56 polegadas, webcam, microcomputador, mouse e teclado em fio, projetor multimídia, ar-condicionado. A sala tem capacidade para 20 pessoas.

Fora isso, destaca-se também a parceria com o Laboratório de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces em Sistemas Humano-Tecnologia, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de janeiro (PUC/RIO) e com o Laboratório de Usabilidade do Instituto Nokia de Tecnologia.

 

Linha de pesquisa: Ergonomia de Produto e Ambiente Construído

Descritores: Contempla estudos e aplica conceitos do ergodesign de produtos, sistemas, processos e ambientes de modo a facilitar o uso, aumentar a eficiência, eficácia, satisfação, bem-estar e segurança dos usuários durante a realização de tarefas específicas.

Docentes: Claudia Rocha Mourthé (colaboradora), Cristiano Alves da Silva (colaborador), Dino Lincoln Figueiroa Santos, Elizabeth Romani, Helena Rugai Bastos, Kilder César de Araújo Ribeiro, Mario Orestes Aguirre González, Olavo Fontes Magalhães Bessa, Raimundo Lopes Diniz (colaborador).

 

Linha de pesquisa: Interação Humano-Computador e Ergonomia Informacional

Descritores: Estuda o diálogo do ser humano com computadores e outros dispositivos eletrônicos, tais como telefone celular, periféricos e dispositivos de entrada e saída em geral bem como a interação com mensagens informacionais disponibilizadas em outros suportes.

Docentes: André Luís Santos de Pinho, Bruno Santana da Silva, José Guilherme da Silva Santa Rosa, Marcos Alberto Andruchak, Tassos Lycurgo Galvão Nunes, Thiago Chellappa.

 

Endereço:

Programa de Pós-Graduação em Design

Departamento de Artes - UFRN

Av. Senador Salgado Filho, 3000

Campus Universitário – Bairro Lagoa Nova

CEP: 59078-900 – NATAL/RN – BRASIL

 

Contatos:

Secretaria Integrada de Pós-Graduação em Artes e Design:

Servidores técnicos: Jorge Henrique Melo e Pedro Maia

ATENDIMENTO REMOTO
E-mail: sec.pos.artes.design@gmail.com
Whatsapp institucional: (84) 99229-6445

ATENDIMENTO PRESENCIAL
Segunda-feira: 13h às 17h
Terça-feira: 8h às 12h e 13h às 17h
Quarta-feira: 13h às 17h

 

Coordenador:

José Guilherme da Silva Santa Rosa

Telefone: +55 84 3342-2398

E-mail: santa.rosa@ufrn.br


Vice-Coordenador:

André Luís Santos de Pinho

Telefone: +55 84 3215-3785 Ramal 33

E-mail: andre.pinho@ufrn.br


Endereço Alternativo


Coordenação do Programa

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa01-producao.info.ufrn.br.sigaa01-producao