Trata-se de um componente curricular obrigatório que avalia a qualidade dos cursos de graduação do Brasil por meio do desempenho dos estudantes.
Para os alunos que irão realizar o exame, ele é obrigatório e indispensável para a conclusão do curso.
O Enade é composto por uma prova e um questionário e o seu resultado é utilizado pelo Ministério da Educação (MEC) para atribuir conceitos aos cursos de graduação avaliados. Sendo assim, quanto melhor o desempenho dos estudantes, maior será a nota atribuída ao curso superior. A nota vai de 1 a 5, sendo que 1 é o resultado mais baixo e 5 é o melhor resultado possível.
Em sua última edição (2021), O Curso de Licenciatura em Música obteve o CONCEITO 2.
#FICAADICA
Mais do que avaliar o desempenho individual de cada estudante, a nota ENADE reflete a qualidade da graduação. As instituições que alcançam um resultado superior passam a ser referência em ensino nas suas respectivas áreas. Cursos com resultados insatisfatórios são colocados em observação e, caso o resultado se repita, podem até ser impedidos de abrir novas turmas!
O aluno concluinte habilitado que deixa de participar do ENADE ficará em situação irregular perante o ENADE.
Seu histórico ficará prejudicado e ele não poderá obter o diploma enquanto não regularizar sua situação.
Nesse caso, a partir do final do ano seguinte ao ENADE, os estudantes terão sua situação regularizada por ato do INEP.
Em geral, os discentes que tenham integralizado 80% ou mais da carga horária mínima do curso até o final de agosto do ano da realização do ENADE (em nosso curso será 2024) OU aqueles com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até julho do ano da realização do ENADE (2024).
A Portaria nº 610, de 27 de junho de 2024: institui o Enade das Licenciaturas, altera a Portaria Normativa nº 840, de 24 de agosto de 2018, referentes à avaliação de Instituições de Educação Superior, de cursos de graduação e de desempenho acadêmico de estudantes, e institui o novo ciclo avaliativo do Enade. (Publicado no DOU em 1º/7/2024). Abrangerá os seguintes instrumentos: prova teórica; instrumento de Avaliação da Prática; questionário do estudante; questionário de Avaliação da Prática pelo orientador de estágio; questionário de Avaliação da Prática pelo supervisor de estágio; questionário de percepção de prova; questionário do coordenador de curso.
A Avalição será ANUAL para as Licenciaturas e composto por DOIS PROCESSOS AVALIATIVOS:
* AVALIAÇÃO TEÓRICA (PROVA) - AT: Avaliação do desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso.
* AVALIAÇÃO PRÁTICA - AP: avaliação de conhecimentos, competências e habilidades práticas, durante a realização dos Estágios Supervisionados Obrigatórios em Escolas de Educação Básica, públicas ou privadas. Com foco no período em que o estudantes assume a regência de classe.
A partir da edição de 2024, o exame passará a contar com uma nova estrutura.
Duração total de 4:30 (quatro horas e trinta minutos).
A prova será composta por 64 questões:
* FORMAÇÃO GERAL DOCENTE: 27 questões de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de caso;
Em construção...
#FICAADICA
É importante destacar que o Questionário do Estudante integra o Exame, ou seja, ele é obrigatório e deverá ser preenchido pelo estudante concluinte inscrito exclusivamente no Sistema Enade sem interferência de terceiros nas respostas. Fazer a prova e não responder o questionário do estudante fará com que o estudante fique irregular perante o ENADE - então, não deixe para responder na última hora!!!
Atualizado em 05/10/2024 por Nathalia Domingos