Trata-se de um componente curricular obrigatório que avalia a qualidade dos cursos de graduação do Brasil por meio do desempenho dos estudantes.
Para os alunos que irão realizar o exame, ele é obrigatório e indispensável para a conclusão do curso.
O Enade é composto por uma prova e um questionário e o seu resultado é utilizado pelo Ministério da Educação (MEC) para atribuir conceitos aos cursos de graduação avaliados. Sendo assim, quanto melhor o desempenho dos estudantes, maior será a nota atribuída ao curso superior. A nota vai de 1 a 5, sendo que 1 é o resultado mais baixo e 5 é o melhor resultado possível.
Em sua última edição (2021), O Curso de Licenciatura em Música obteve o CONCEITO 2.
#FICAADICA
Mais do que avaliar o desempenho individual de cada estudante, a nota ENADE reflete a qualidade da graduação. As instituições que alcançam um resultado superior passam a ser referência em ensino nas suas respectivas áreas. Cursos com resultados insatisfatórios são colocados em observação e, caso o resultado se repita, podem até ser impedidos de abrir novas turmas!
O aluno concluinte habilitado que deixa de participar do ENADE ficará em situação irregular perante o ENADE.
Seu histórico ficará prejudicado e ele não poderá obter o diploma enquanto não regularizar sua situação.
Nesse caso, a partir do final do ano seguinte ao ENADE, os estudantes terão sua situação regularizada por ato do INEP.
Em geral, os discentes que tenham integralizado 80% ou mais da carga horária mínima do curso até o final de agosto do ano da realização do ENADE (em nosso curso será 2024) OU aqueles com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até julho do ano da realização do ENADE (2024).
Duração total de 4 (quatro) horas
A prova do ENADE é composta de 40 questões:
* 10 questões de Formação Geral (comum aos cursos de todas as áreas) - 02 (duas) discursivas e 8 (oito) de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de casos
* 30 de formação específica da área - 3 (três) discursivas e 27 (vinte e sete) de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudo de casos
A prova de conhecimentos específicos (CE) tem 75% do peso na avaliação e a de componentes gerais (CG) tem 25% de peso.
#FICAADICA
É importante destacar que o Questionário do Estudante integra o Exame, ou seja, ele é obrigatório e deverá ser preenchido pelo estudante concluinte inscrito exclusivamente no Sistema Enade sem interferência de terceiros nas respostas. Fazer a prova e não responder o questionário do estudante fará com que o estudante fique irregular perante o ENADE - então, não deixe para responder na última hora!!!