TCC - Orientações Gerais

 

Para concluir o curso, o(a) aluno(a) deverá desenvolver uma monografia como trabalho de conclusão de curso. 

 

A monografia deverá ser um trabalho que verse sobre relações e/ou situações de ensino e aprendizagem de música. As modalidades disponíveis são o relatório de pesquisa concluída e o relato de experiência que podem ser consultadas na RESOLUÇÃO Nº 002/2019 – Colegiado do Curso de Licenciatura anexada ao PPC.

 

O discente, no período de matrícula em Monografia, deverá solicitar que o(a) seu/sua orientador(a) envie um e-mail para licenciatura@musica.ufrn.br para que seja realizada a matrícula no componente.


A responsabilidade pela escrita da monografia e o cumprimento dos prazos é do discente, integralmente. Entretanto, tais responsabilidades não eximem o(a) docente orientador(a) do correto e adequado exercício de seu papel. Todos os professores da EMUFRN poderão figurar enquanto orientadores de TCC e cada professor poderá orientar, no máximo, cinco discentes.


Baixe AQUI o Template do Trabalho de Conclusão de Curso da Licenciatura, aprovado pelo Colegiado em 14/06/2023.





Dúvidas frequentes:

 

- Como realizar matrícula em TCC?

O discente, no período de matrícula em Monografia, deverá solicitar que o(a) seu/sua orientador(a) envie um e-mail para licenciatura@musica.ufrn.br para que seja realizada a matrícula no componente curricular.

- Qual a composição da banca?

A banca examinadora deve ser composta por 3 (três) membros, integrada e presidida pelo(a) orientador(a) do trabalho. Pelo menos 1 (um) membro professor(a) obrigatoriamente interno. Os convidados devem ter relação com o tema da monografia.

 

- Quem devo chamar para compor minha banca de defesa?

Defina os membros da banca com seu(sua) orientador(a). Você pode sugerir, mas é necessário que ele(a) aprove as sugestões. Nunca faça o convite para um(a) professor(a) sem a aprovação do(a) orientador(a), ainda que seja um convite informal. Lembre-se: só é permitido 1 docente externo à UFRN e 1 obrigatoriamente interno.

 

- Qual a titulação mínima dos membros da banca?

Devem ter, no mínimo, o título de graduação.

 

- Quem deve fazer o convite aos membros da banca?

O convite à banca deve ser feito pelo(a) discente constando uma possível data/hora que devem ser previamente combinados com o(a) orientador(a). No convite, enviado por e-mail, deve constar seu nome, título do trabalho, provável data/hora e a possibilidade de alteração de data/hora para viabilizar a participação do professor(a) convidado(a) - caso não seja possível outro horário, não colocar esse último item.


- Quem deve cadastrar a banca no SIGAA?

A marcação do dia e horário da defesa da Monografia deve ser feita via SIGAA pelo(a) orientador(a), conforme manual. Consulte o site oficial do curso em DOCUMENTOS > OUTROS > Monografia - Cadastro da Banca

 

- A defesa da monografia precisa ser presencial?

A defesa da monografia poderá ser remota, caso haja concordância entre os membros da banca. Se for presencial, o(a) orientador(a) precisa agendar a sala com atencedência.

 

- Sobre o envio da versão para a banca.

O envio da monografia à banca para a defesa deve ser feito por e-mail com cópia para o(a) orientador(a) e, caso manifestado interesse do docente, por Whatsapp com antecedência mínima de 7 dias para a defesa. Em anexo insira a monografia em PDF e em DOC para que o docente escolha a forma que preferir.

 

- Como será a programação no dia da defesa?

De acordo com a Resolução nº 002/2019, a defesa ocorrerá com a abertura, feita pelo(a) docente orientador(a), que passará a palavra ao discente. Este terá 15 (quinze) minutos para a exposição de seu trabalho. Em seguida, cada examinador terá 10 (dez) minutos para arguições. Por fim, o discente terá, ao todo, 10 (dez) minutos para responder aos questionamentos da banca. 

Ao final do processo de exposição do trabalho, arguição e resposta, a banca examinadora se reunirá em local reservado, de forma secreta, para deliberar sobre a defesa. Após a deliberação, esta redigirá uma ata, assinada pela própria banca e pelo discente, relatando o processo de defesa e expondo o parecer final dos examinadores: APROVADO ou REPROVADO. Mesmo promulgando a aprovação do discente, a banca poderá fazer sugestões ou exigências de revisão, a serem incorporadas na versão final da monografia.

 

 

- O que devo fazer após a Aprovação? 

Uma vez APROVADO, o(a) discente terá um prazo total de 15 (quinze) dias, contados a partir da data da defesa, para elaborar a versão final da sua monografia, com o auxílio e anuência do orientador.

O(A) estudante matriculado(a) em TCC deve seguir esses passos:

1) Corrigir o texto com as solicitações da banca;

2) Com o texto corrigido, solicitar a Ficha Catalográfica (SIGAA);

3) Inserir a Ficha Catalográfica no arquivo final;

4) Depositar o TCC final (com a ficha catalográfica) no Repositório Institucional (RI), de acordo com o prazo estabelecido no calendário acadêmico;

5) Garantir que o(a) orientador(a) valide o TCC no RI.


- Como solicitar a ficha catalográfica?

• COMO SOLICITAR A FICHA CATALOGRÁGICA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) PELO SIGAA?

SIGAA >Biblioteca>Serviços ao Usuário>Serviços Diretos>Ficha Catalográfica.

No campo "PROGRAMA" preencher  "Curso de Licenciatura em Música"

 

OBS: A solicitação da ficha só pode ser feita após a aprovação da monografia pela banca e atendimento a todos os comentários/correções. Esta versão final deve ser aprovada pelo orientador antes da solicitação da ficha catalográfica. 


- ATENÇÃO!!! ÚLTIMA ETAPA

• TUTORIAL PARA DEPÓSITO DE TCC NO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DA UFRN

Depósito eletrônico do trabalho corrigido e com a ficha catalográfica no repositório da UFRN.

 

OBS: Para depositar o arquivo final no RI, salve o arquivo com as 3primeiraspalavrasdotítulosemespaço_SOBRENOME EM CAIXA ALTA_Ano. Ex: EducaçãoMusicaleProjetosSociais_SILVA_2022.pdf 

 

Não salvar o arquivo "tcc final finalmente"; "versãofinalgraçasadeus"; "Versaopronta"; "TCC revisado final" etc.

 

• ATA DE DEFESA


SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao