Estágio Supervisionado OBRIGATÓRIO

Atenção!

Todos os estágios Obrigatório ou Não Obrigatório devem ser cadastrados no SIGAA;


A ausência de cadastro de um estágio no SIGAA pode gerar problemas judiciais à UFRN e ao coordernador do curso.


PARTES ENVOLVIDAS:

  • Estagiário: Aluno com matrícula ativa que se enquadra nos requisitos estabelecidos pelo curso;
  • Concedente: Empresa, órgão ou pessoa física que recebe/contrata o estagiário;
  • Supervisor: Pessoa designada pela concedente como responsável pelo acompanhamento do estagiário no seu local de realização;
  • Coordenador de curso: Professor responsável pelo curso e cumprimento das normas referente ao estágio; 
  • Orientador de estágio: Professor responsável pelo acompanhamento do estudante durante o período de estágio;


TERMOS IMPORTANTES: 

  • Convênio: Cadastro firmado entre a UFRN e o órgão (público ou privado), que deseja receber estudantes da universidade para estágios;

  • TCE: O Termo de Compromisso de Estágio, é o documento obrigatório que consta todas as informações do estágio e deve ser assinado por todas as partes envolvidas.




Antes do início do Estágio Supervisionado, o(a) discente deve pesquisar com antecedência se a Escola, ONG, Instituição ou Projeto possui Convênio com a UFRN.

 

Para que as instituições possam receber estagiários da UFRN é necessário que seja celebrado convênio específico para estágio.

 

Para isso, algumas informações e documentos devem ser encaminhados com antecedência para que esse processo seja realizado antes do início do Estágio Supervisionado.

 

CARTA DE INTENÇÃO PARA CELEBRAÇÃO DE NOVO CONVÊNIO - Baixe Aqui 

Após celebrado o convênio, a instituição poderá receber nossos estudantes como estagiário, respeitando a Lei 11.788/2008.

 


 

Detalhamento das modalidades:
MUS7055 ESTÁGIO SUPERVISIONADO I - Estudo, planejamento e prática orientada de ensino da música em escola especializada (*equivale MUS5016 - Estágio II da grade antiga)
MUS7056 - ESTÁGIO SUPERVISIONADO II - Estudo, planejamento e prática orientada de ensino da música em escola de educação básica na Educação Infantil ou Ensino Fundamental Anos Iniciais (*equivale MUS5015 - Estágio I e MUS5017 - Estágio III da grade antiga)
MUS7057 - ESTÁGIO SUPERVISIONADO III - Estudo, planejamento e prática orientada de ensino da música em escola de educação básica no Ensino Fundamental Anos Finais ou Ensino Médio (*equivale MUS5017 - Estágio III)
MUS7058 - ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV - Estudo, planejamento e prática orientada de ensino da música em contextos não escolares


Para formalização do Termo de Compromisso (preenchimento obrigatório para os alunos matriculados em Estágio Supervisionado), acesse a página oficial do curso.

• OUTRAS OPÇÕES > Tutorial SIGAA/UFRN - Estágio Supervisionado Obrigatório - Como fazer o Pré-cadastro

• OUTRAS OPÇÕES > Tutorial SIGAA/UFRN - Estágio Supervisionado Obrigatório - Como Assinar o TCE

 

DOCUMENTOS PARA CUMPRIMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO - Baixe Aqui

01. CARTA DE APRESENTAÇÃO DE ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

02. TUTORIAL PRE-CADASTRO TCE_VERSAO 2

02. TUTORIAL ASSINATURA DO TCE_VERSAO 3

03. FICHA DE FREQUÊNCIA

04. CRONOGRAMA INDIVIDUAL DE ESTÁGIO

06. PLANO DE AULA

07. FICHA DE AVALIAÇÃO DO ESTAGIÁRIO

08. MODELO DE RELATÓRIO ESTÁGIO III

09. DOCUMENTOS NORTEADORES

 

TUTORIAL DE CADASTRO DE ASSINANTES EXTERNOS

 


 

Solicitação de redução de carga horária do estágio supervisionado

O aluno poderá solicitar redução da carga horária (máximo de 200 horas) do Estágio Supervisionado por meio da DISPENSA DE DISCIPLINA, de acordo com os seguintes critérios e passos:


1) Solicitação de DISPENSA DE DISCIPLINA. Conforme o regulamento dos cursos de graduação da UFRN, Art 255. §1º: Na solicitação da dispensa o estudante deve explicitar e comprovar, caso aplicável, de que forma considera ter adquirido o conhecimento dos conteúdos do componente curricular. Art. 257. Não pode haver dispensa de um componente curricular no qual o estudante tenha sido reprovado, tanto no próprio componente curricular quanto em componente curricular equivalente.

 

2) Para solicitar a dispensa, o aluno deve preencher o Requerimento Padrão, assinar e mandar o arquivo em formato .pdf para o e-mail licenciatura@musica.ufrn.br

 

3) Ao longo do semestre, o aluno deve desenvolver o Relatório de Estágio Supervisionado que deverá possuir um caráter reflexivo, dialogando com referências bibliográficas pertinentes a área de Educação Musical, bem como apresentar e problematizar as especificidades das situações de ensino aprendizagem vivenciadas contendo as informações acerca das 100h comprovadas na declaração da instituição de ensino em que atuou.

 

MODELO RELATÓRIO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA DISPENSA - Baixe Aqui


Atualiazado em 15/03/2024 por Nathalia Domingos

 

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao