Apresentação

Acesse nossos serviços clicando AQUI.

 

SiSU 2024? Consulte todas as informações em www.sisu.ufrn.br.


Dúvidas? Consulte o nosso FAQ da Biblio.

 

O Curso de Bacharelado em Biblioteconomia da UFRN foi criado no dia 10/05/1996 (Resolução 002/1996 - CONSUNI/UFRN). Esse início só foi possível com a criação anterior do Departamento de Biblioteconomia (DEBIB), atualmente, Departamento de Ciência da Informação (DECIN). O Departamento de Ciência da Informação e o curso de Biblioteconomia localizam-se no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O corpo docente do curso é formado por Mestres e Doutores em diversas áreas do conhecimento com ênfase em Ciência da Informação. O DECIN mantém três grupos de pesquisa cadastrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a saber: "Informação na Sociedade Contemporânea", "Tecnologia e Gestão da Informação e do Conhecimento" e "Estudos críticos em Biblioteconomia e Ciência da Informação". O Departamento mantém também a Revista acadêmica "Informação na Sociedade Contemporânea" (RISC).

 

A Biblioteconomia é um campo específico do conhecimento vinculado às Ciências Sociais Aplicadas e abrange o estudo teórico e prático de um conjunto de ações que envolvem seleção, aquisição, organização, preservação e gerenciamento de suportes e formatos documentais para facilitar a disseminação, o uso e a apropriação da informação. Deste modo, o bibliotecário trabalha como um mediador e gestor de recursos informacionais, com vistas a compreensão crítica do valor social, econômico, tecnológico, político e cultural da informação e do conhecimento na sociedade contemporânea.


A estrutura curricular interdisciplinar do curso capacita o profissional a atuar de acordo com as necessidades reais da sociedade e do mercado, uma vez que no decorrer da sua formação o estudante tem a oportunidade de perpassar pelas diversas áreas que compõem o curso: Fundamentos Teóricos da Biblioteconomia e Ciência da Informação; Organização e Tratamento da Informação; Recursos e Serviços de Informação e Gestão de Unidades de Informação. Além da possibilidade de cursar componentes curriculares eletivos, os quais estão vinculados a outros departamentos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É previsto também o cumprimento de estágio supervisionado obrigatório e do Trabalho de Conclusão de Curso.   

 

O curso de Biblioteconomia (presencial e vespertino) concentra-se em desenvolver de modo reflexivo e crítico diversos conhecimentos, habilidades, competências e atitudes. Dentre as competências estão: competência de comunicação e expressão; competências técnico-científicas; competências gerenciais; e, competências ético-políticas. Ao longo do curso de Biblioteconomia os discentes têm também a oportunidade de se envolverem em atividades de ensino, pesquisa e extensão. É possibilitado ainda a oferta de bolsas e de estágios ao longo da formação em Biblioteconomia. Dentre os projetos desenvolvidos pelos alunos estão: Bibliocena, Bibliocanto, CineBiblio, BiblioWeek, Clube de leitura literária e Clube de Leitura Científica. O curso de Biblioteconomia possui o seu próprio Centro Acadêmico, nomeado de Centro Acadêmico Zila Mamede (CAZMA), o qual é conduzido por discentes e serve como fórum de representação e debates. 

 

É uma profissão regulamentada pela Lei Federal nº. 4.084/62, portanto, com mais de sessenta anos de sua regulamentação. A profissão é fiscalizada pelo sistema formado pelo Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB) e pelos Conselhos Regionais de Biblioteconomia (CRB), em especial, CRB-15 (Rio Grande do Norte e Paraíba). Algumas possibilidades de atuação profissional: Bibliotecas em geral (públicas, escolares, nacional, especializadas, comunitárias, universitárias). Bibliotecas digitais, eletrônicas e virtuais. Centro de documentação. Centros de memória. Arquivos. Centros culturais. Editoras. Museus. Livrarias. Gestão de Repositórios institucionais. Periódicos. Políticas públicas. Gestão da Informação e do conhecimento. Arquitetura da informação. Bases de dados. Provedores de internet e rede social. Indexação de documentos. Normalização. Conservação e preservação de documentos. Serviços de informação para organizações e empresas. Consultoria e assessoria. Carreira acadêmica, docente e pesquisador.

 

Os/as bibliotecários/as integram o rol dos "profissionais da informação", segundo a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), aprovada na portaria nº 397, de 9 de outubro de 2002. A CBO tem por finalidade a identificação das ocupações no mercado de trabalho, para fins classificatórios junto aos registros administrativos e domiciliares. Ademais, de serem considerados desde a portaria nº 163, de 07 de outubro de 1958, como profissionais liberais, o que possibilita uma autonomia na prestação de serviços e formas de trabalho.


Na última avaliação do Ministério da Educação (MEC) o curso de Biblioteconomia recebeu o conceito máximo (5 estrelas), sendo considerado um curso de excelência.


Informações gerais:

Prazo padrão para conclusão: 8 semestres

Prazo máximo para conclusão: 12 semestres

Carga horária total: 2730 horas

Carga horária mínima de optativas: 360 horas

Carga horária de atividades complementares: 150 horas

Quantidade de vagas: 35 por semestre, sendo duas entradas por ano.

 

Endereço:
CCSA – Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Av. Sen. Salgado Filho, 3000, Lagoa Nova, Natal/RN, Brasil, CEP 59072-970

 

                                                                                                Siga-nos em @biblioufrn

 Assista nossos vídeos no canal BiblioUFRN 

 

Conheça mais sobre o curso no vídeo:

 

 


Explicação de cada elemento presente na logo do curso de Biblioteconomia da UFRN:


Pessoas de diferentes cores, juntas umas às outras, simbolizando a diversidade, a empatia, a colaboração, o respeito, a solidariedade, e a formação de comunidades.

O livro aberto simboliza a produção cultural humana.

tablet ao fundo representa outro suporte e formato do conhecimento, o qual é associado às mudanças tecnológicas.

O símbolo universal do wifi representa a conexão em rede e a ubiquidade da informação.

A cor violeta advém da pedra ametista, que representa a sabedoria, a amizade e o reforço da memória.

Coordenação do Programa: NANCY SANCHEZ TARRAGO

Telefone/Ramal: (84) 99193-6123

E-mail: cobibufrn@gmail.com

Título do Profissional: Nenhum conteúdo disponível até o momento Área de Conhecimento CNPQ: Ciências Sociais Aplicadas Convênio Acadêmico : Nenhum conteúdo disponível até o momento Modalidade de Curso: Presencial Endereço Alternativo: https://www.instagram.com/biblioufrn/
Calendário Fique por dentro dos eventos relacionados ao nosso Calendário Acadêmico.
  • 10/01/2024 - 17/01/2024 · Matrícula para o período 2024.1.
  • 26/02/2024 · Início do período letivo 2024.1.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao