Apresentação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Curso de Bacharelado em Biblioteconomia da UFRN foi criado em 1997. Esse início só foi possível com a criação anterior do Departamento de Biblioteconomia (DEBIB), atualmente, Departamento de Ciência da Informação (DECIN). O Departamento de Ciência da Informação e o curso de Biblioteconomia localizam-se no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O corpo docente do curso é formado por Mestres e Doutores em diversas áreas do conhecimento com ênfase na Ciência da Informação. O DECIN mantém dois grupos de pesquisa cadastrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a saber: "Informação na Sociedade Contemporânea" e "Tecnologia e Gestão da Informação e do conhecimento". O canal BiblioUFRN é uma criação em conjunto da Coordenação do Curso de Biblioteconomia e do Departamento de Ciência da Informação da UFRN.

 

A Biblioteconomia é um campo específico do conhecimento vinculado às Ciências Sociais Aplicadas. Abrange o estudo dos métodos de seleção, aquisição, organização, preservação e armazenamento de um conjunto diverso de suportes e formatos documentais para facilitar a disseminação, o uso e a apropriação da informação. Deste modo, o bacharel em Biblioteconomia trabalha como um mediador e gestor de recursos informacionais, sendo uma profissão regulamentada pela Lei Federal nº. 4.084/62, portanto, com mais de cinquenta anos de sua regulamentação. A profissão é fiscalizada pelo sistema formado pelo Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB) e pelos Conselhos Regionais de Biblioteconomia (CRB), em especial, CRB-15 (Rio Grande do Norte e Paraíba).

 

O desenvolvimento de uma sociedade democrática mais justa e menos desigual perpassa pela valorização da informação e da cultura. Assim, a estrutura curricular interdisciplinar do Curso capacita o profissional bibliotecário a atuar de acordo com as necessidades reais da sociedade e do mercado, uma vez que no decorrer da sua formação o aluno tem a oportunidade de perpassar pelas diversas áreas que compõem o curso: Fundamentos Teóricos da Biblioteconomia e Ciência da Informação; Organização e Tratamento da Informação; Recursos e Serviços de Informação e Gestão de Unidades de Informação. Além da possibilidade de cursar componentes curriculares eletivos, os quais estão vinculados a outros departamentos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É previsto também o cumprimento de estágio supervisionado obrigatório e do Trabalho de Conclusão de Curso.   

 

O curso de Biblioteconomia  (presencial e vespertino) concentra-se em desenvolver de modo reflexivo e crítico diversos conhecimentos, habilidades e competências. Dentre as competências estão: competância de comunicação e expressão; competências técnico-científicas; competências gerenciais; e, competências ético-políticas. Ao longo do curso de Biblioteconomia os discentes têm também a oportunidade de se envolverem em atividades de ensino, pesquisa e extensão. É possibilitado ainda a oferta de bolsas e de estágios ao longo da formação em Biblioteconomia. Dentre os projetos desenvolvidos pelos alunos estão: Bibliocena, Bibliocanto, CineBiblio, BiblioWeek, Clube de leitura literária e Clube de Leitura Científica. O curso de Biblioteconomia possui o seu próprio Centro Acadêmico, nomeado de Centro Acadêmico Zila Mamede (CAZMA), o qual é conduzido por discentes e serve como fórum de representação e debates. 

 

Algumas possibilidades de atuação profissional: Bibliotecas em geral (públicas, escolares, nacional, especializadas, comunitárias, universitárias). Bibliotecas digitais, eletrônicas e virtuais. Centro de documentação. Centros de memória. Arquivos. Centros culturais. Editoras. Museus. Livrarias. Gestão de Repositórios institucionais. Periódicos. Políticas públicas. Gestão da Informação e do conhecimento. Arquitetura da informação. Bases de dados. Provedores de internet e rede social. Indexação de documentos. Normalização. Conservação e preservação de documentos. Serviços de informação para organizações e empresas. Consultoria e assessoria. Carreira acadêmica, docente e pesquisador.

 

Na última avaliação do Ministério da Educação (MEC) o curso de Biblioteconomia recebeu o conceito máximo (5 estrelas), sendo considerado um curso de excelência.

 

 

Coordenação do Programa: GABRIELLE FRANCINNE DE SOUZA CARVALHO TANUS

Telefone/Ramal: (84) 3215-3516/3516

E-mail: cobibufrn@gmail.com

Título do Profissional: Nenhum conteúdo disponível até o momento Área de Conhecimento CNPQ: Ciências Sociais Aplicadas Convênio Acadêmico : Nenhum conteúdo disponível até o momento Modalidade de Curso: Presencial
Calendário Fique por dentro dos eventos relacionados ao nosso Calendário Acadêmico.
  • 09/01/2020 - 17/01/2020 · Matrícula para o período 2020.1.
  • 17/02/2020 · Início do período letivo 2020.1.
SIGAA | Superintendência de Informática - | | Copyright © 2006-2020 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao