Notícias > Dispensa de Disciplinas

É permitida ao aluno regular, com comprovado conhecimento em um determinado conteúdo, a dispensa de cursar o componente mediante aprovação por banca composta de três professores da área.

   

Não pode haver dispensa de um componente curricular no qual o estudante tenha sido reprovado, tanto no próprio componente curricular quanto em componente curricular equivalente.

 

O instrumento da dispensa de componente curricular não pode ser utilizado quando o conhecimento do conteúdo houver sido adquirido por meio de componentes curriculares cursados em nível de graduação em outra Instituição de Ensino Superior - IES ou na UFRN, aplicando-se nestes casos
as regras referentes ao aproveitamento ou à incorporação de estudos.


Para maiores informações, consulte os Artigos 254 a 258 do Regulamento dos Cursos Regulares de Graduação da UFRN (Resolução nº 016/2023-CONSEPE, de 4 de julho de 2023).



  

Dúvidas Frequentes:


Como faço para solicitar a dispensa de um componente curricular?

No início do semestre letivo, é divulgado o Calendário Interno do Curso de Licenciatura em Música com o período para envio das solicitações de dispensa.

O(A) discente preenche o Requerimento Padrão informando os códigos e nomes das disciplinas designadas à solicitação de dispensa explicitando como considera ter adquirido o conhecimento sobre o conteúdo do componente. Após preenchido, deve assinar e encaminhar o Requerimento (arquivo em formato .pdf) para o email licenciatura@musica.ufrn.br.

Atenção: Não é possível solicitar dispensa de componente ao qual o estudante tenha sido reprovado, inclusive em compontente equivalente.

 

Como faço para consultar os códigos das disciplinas?

Os códigos dos componentes estão disponíveis para consulta (não se esqueça de verificar a estrutura curricular do seu curso) por meio do caminho

Ensino -> Consultas Gerais -> Consultar Estrutura Curricular, Selecione o Curso e Matriz curricular

para alunos da estrutura antiga, desmarcar também a opção "Buscar somente estruturas curriculares ativas"

 

Perdi o prazo para solicitar a dispensa da disciplina. O que posso fazer? 

Os pedidos realizados após o prazo final do Calendário Interno, serão realocados para o próximo semestre letivo.


Atualizado em 28/11/2023 por Nathalia Domingos


Notícia cadastrada em 26/05/2023 17:46  
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao