Perfil dos docentes do Mestrado em História dos Sertões

 

ABRAHÃO SANDERSON NUNES FERNANDES DA SILVA  

Formação: Historiador graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – 2003. Especialista em História do Campo e da Cidade (UFRN) – 2004. Mestre em Arqueologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE-USP) – 2008. Doutor em Arqueologia pelo MAE-USP (2013).

Estágio pós-doutoral: atualmente, desenvolve estudos de pós-doutorado na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Instituição de vínculo: Professor do Departamento de História do Centro de Ensino Superior do Seridó (DHC-CERES-UFRN).

Temáticas de orientação no âmbito da Linha de Pesquisa I: arqueologia das ocupações dos espaços sertanejos, das apropriações territoriais e da diáspora africana; etnicidade, cultura material e a produção de artefatos de diferentes grupos em suas vivências nos sertões; patrimônio cultural e educação nos sertões; museus, coleções e colecionamento.

 

AIRAN DOS SANTOS BORGES DE OLIVEIRA

Formação: Historiadora graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – 2007. Especialista em Estudos Clássicos pela Universidade de Brasília (UnB) – 2013. Mestra em História pela UFRJ – 2010. Doutora em História pela UFRJ – 2016.

Instituição de vínculo: Professora do Departamento de História do Centro de Ensino Superior do Seridó (DHC-CERES-UFRN).

Temáticas de orientação no âmbito da Linha de Pesquisa I: cotidiano, cultura material, grupos sociais e círculos de sociabilidade construídos em função de vivências no universo sertanejo.

           

DURVAL MUNIZ DE ALBUQUERQUE JUNIOR

Formação: Historiador graduado pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) – 1982. Mestre em História pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) – 1988. Doutor em História pela UNICAMP – 1994.

Estágio pós-doutoral: desenvolveu estudos de pós-doutorado na Universidade de Barcelona (2001-2002) e na Universidade de Coimbra (2012-2013).

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1A

Instituição de vínculo: Professor Titular (aposentado) da UFRN e Professor Visitante da UEPB.

Temáticas de orientação no âmbito da Linha de Pesquisa II: a construção das sensibilidades e dos sentimentos, como a saudade.

 

EVANDRO DOS SANTOS

Formação: Historiador graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – 2006. Mestre em História pela UFRGS – 2009. Doutor em História pela UFRGS – 2014.

Instituição de vínculo: Professor do Departamento de História do Centro de Ensino Superior do Seridó (DHC-CERES-UFRN).

Temáticas de orientação no âmbito da Linha de Pesquisa II: os processos de escrita da História, acadêmica e/ou erudita, incluindo a produção de memórias e biografias, as trajetórias de intelectuais e instituições, seus arquivos (públicos e pessoais) e redes de sociabilidade.

           

FABIO MAFRA BORGES  

Formação: Historiador graduado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – 2002. Mestre em Arqueologia pela UFPE – 2005. Doutor em Arqueologia pela UFPE – 2010.

Estágio pós-doutoral: desenvolveu estudos de pós-doutorado na UFPE (2018-2019).

Instituição de vínculo: Professor do Departamento de História do Centro de Ensino Superior do Seridó (DHC-CERES-UFRN).

Temáticas de orientação no âmbito da Linha de Pesquisa II: as representações construídas, em documentação textual, imagética, oral e em obras de genealogia, sobre qualidades e condições dos indivíduos que habitavam os diferentes sertões, bem como, sobre territórios e territorialidades sertanejas; os sertões como tema recorrente na produção artística, como nas narrativas de histórias em quadrinhos.

 

HELDER ALEXANDRE MEDEIROS DE MACEDO

Formação: Historiador graduado pela UFRN – 2002. Especialista em Patrimônio Histórico-Cultural e Turismo pela UFRN – 2005. Mestre em História pela UFRN – 2007. Doutor em História pela UFPE – 2013.

Instituição de vínculo: Professor do Departamento de História do Centro de Ensino Superior do Seridó (DHC-CERES-UFRN).

Temáticas de orientação no âmbito da Linha de Pesquisa II: os processos de escrita da História, acadêmica e/ou erudita, incluindo a produção de memórias e biografias, as trajetórias de intelectuais e instituições, seus arquivos (públicos e pessoais) e redes de sociabilidade; as representações construídas, em documentação textual, imagética, oral e em obras de genealogia, sobre qualidades e condições dos indivíduos que habitavam os diferentes sertões, bem como, sobre territórios e territorialidades sertanejas.

 

JAILMA MARIA DE LIMA  

Formação: Historiadora graduada pela UFRN – 1996. Mestra em Arqueologia pela UFPE – 2005. Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF) – 2010.

Estágio pós-doutoral: desenvolveu estudos de pós-doutorado na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) (2015-2016).

Instituição de vínculo: Professora do Departamento de História do Centro de Ensino Superior do Seridó (DHC-CERES-UFRN).

Temáticas de orientação no âmbito da Linha de Pesquisa I: diferentes formas de exercício do poder através dos partidos, dos grupos sociais, dos embates e plataformas políticas nos sertões; Educação e cultura popular, a partir de projetos educacionais de alfabetização de jovens e adultos; instituições e políticas públicas de intervenção no espaço e natureza, projetos e obras, frentes de emergência e pobreza.

 

JOEL CARLOS DE SOUZA ANDRADE

Formação: Historiador graduado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) – 2000. Mestre em História pela Universidade Federal do Ceará (UFC) – 2002. Doutor em Altos Estudos em História pela UC – 2014.

Estágio pós-doutoral: desenvolveu estudos de pós-doutorado na UFCG (2017-2018).

Instituição de vínculo: Professor do Departamento de História do Centro de Ensino Superior do Seridó (DHC-CERES-UFRN).

Temáticas de orientação no âmbito da Linha de Pesquisa II: os processos de escrita da História, acadêmica e/ou erudita, incluindo a produção de memórias e biografias, as trajetórias de intelectuais e instituições, seus arquivos (públicos e pessoais) e redes de sociabilidade; os saberes  pautados pela ideia de povo, de nação, de região e de identidades, tais como o folclore e a cultura popular; a elaboração de uma poética sertaneja, dos mitos culturais, do imaginário, das tradições, das estereotipias, das utopias e das distopias.

                       

JUCIENE BATISTA FELIX ANDRADE

Formação: Historiadora graduada pela UFCG – 2002. Especialista em Patrimônio Histórico-Cultural e Turismo pela UFRN – 2005. Mestra em História pela UFRN – 2007. Doutora em História pela UFPE – 2014.

Estágio pós-doutoral: atualmente, desenvolve estudos de pós-doutorado na UFCG.

Instituição de vínculo: Professora do Departamento de História do Centro de Ensino Superior do Seridó (DHC-CERES-UFRN).

Temáticas de orientação no âmbito da Linha de Pesquisa I: Educação e cultura popular, a partir de projetos educacionais de alfabetização de jovens e adultos; instituições e políticas públicas de intervenção no espaço e natureza, projetos e obras, frentes de emergência e pobreza; leituras do corpo pela lógica disciplinadora, da saúde e das doenças, da nutrição e/ou do higienismo; cidades, educabilidades e pedagogizações.

 

LOURIVAL ANDRADE JUNIOR

Formação: Historiador graduado pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) – 1993. Especialista em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP) – 1995. Mestre em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – 2000. Doutor em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) – 2008.

Estágio pós-doutoral: desenvolveu estudos de pós-doutorado na Universidade Estadual de Londrina (UEL) (2015-2016).

Instituição de vínculo: Professor do Departamento de História do Centro de Ensino Superior do Seridó (DHC-CERES-UFRN).

Temáticas de orientação no âmbito da Linha de Pesquisa II: o universo da cultura religiosa representado em práticas e discursos sobre catolicismo não oficial, milagreiros de cemitério e de rua e religiões com base na matriz afro-indígena-brasileira; as ideias sobre grupos minoritários, como as sociedades ciganas; os sertões como tema recorrente na produção artística, como nas artes cênicas, no audiovisual e na iconografia.

           

MUIRAKYTAN KENNEDY DE MACEDO

Formação: Historiador graduado pela UFRN – 1987. Especialista em Metodologia do Ensino e Pesquisa Histórica pela UFRN – 1989. Mestre em Ciências Sociais pela UFRN – 1998. Doutor em Ciências Sociais pela UFRN -2007.

Estágio pós-doutoral: desenvolveu estudos de pós-doutorado na UFRN (2012-2013).

Instituição de vínculo: Professor (aposentado) da UFRN.

           

PAULA REJANE FERNANDES

Formação: Historiadora graduada pela UFCG – 2005. Mestra em História pela UFCG – 2009. Doutora em História pela Universidade Federal do Espírito Santo – 2014.

Instituição de vínculo: Professora do Departamento de História do Centro de Ensino Superior do Seridó (DHC-CERES-UFRN).

Temáticas de orientação no âmbito da Linha de Pesquisa II: os processos de escrita da História, acadêmica e/ou erudita, incluindo a produção de memórias e biografias, as trajetórias de intelectuais e instituições, seus arquivos (públicos e pessoais) e redes de sociabilidade.

 

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