Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA PAULA RAMALHO BARBOSA

DISCENTE : MARIA PAULA RAMALHO BARBOSA
DATA : 08/04/2024
LOCAL: Remoto

PERCEPÇÃO DOS SERVIDORES COM TEMPO PARA APOSENTADORIA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA SOBRE O ENVELHECIMENTO E TRABALHO: UM ESTUDO QUALITATIVO

Envelhecimento. Trabalhador. Idoso

Introdução: O processo de envelhecimento é fisiológico, universal, não uniforme, dinâmico e contínuo que cada pessoa experimenta, embora a um ritmo individual. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) constatou que o País tem hoje quase 7 milhões de trabalhadores acima de 60 anos, e a força de trabalho voltada para essa população tende a aumentar ainda mais. Mediante a dicotomia de sentimentos e concepções que envolvem o sentido do trabalho e aposentadoria de idosos descritos na literatura científica, emerge-se a necessidade da realização de uma investigação que proponha analisar a subjetividade em torno da temática. Objetivo: Analisar a percepção dos trabalhadores de uma universidade pública com tempo para estarem aposentados sobre a decisão de permanecerem trabalhando.Metodologia: Pesquisa de abordagem qualitativa, com coleta de dados por meio de entrevistas em profundidade e análise dos dados com auxílio do software IRAMUTEQ®, versão 0.7 alpha 2, utilizando as análises de nuvem de palavras. Além disso, foi utilizado o método da Análise de Conteúdo, na modalidade temática. Resultados: A presente pesquisa contou com uma amostra constituída por 12 participantes, dos quais 7 eram do sexo feminino e 5 do sexo masculino. Na análise de palavras foram enfatizadas: Estar (34); Aposentar (18); Processo (17); Ano (13); Vida (12); Continuar (12); Universidade (11); Idade (11); Financeiro (9); Permanecer (9); Sentir (9); Envelhecimento (9); Atividade (8); Gostar (8); Viver (8); Próprio (8); Pensar (8); Ativo (8); Momento (7); Saúde (7); Achar (7); Motivar (7); Físico (6). Na análise de similitude foram identificadas quatro comunidades de palavras, que podem ser definidas nas seguintes expressões: “aposentadoria adiada”; “o momento de aposentar”; “preocupações financeiras” e “envelhecimento ativo”. Já na Classificação hierárquica descendente, foram identificadas quatro classes de palavras: Classe 1 - Desafios da aposentadoria: visões e preocupações; Classe 2 - Reinventando-se: um novo estilo de vida; Classe 3 - Aposentadoria adiada: uma perspectiva de equilíbrio e propósito; Classe 4 - "Envelhecimento saudável"."As estatísticas descritivas sociodemográficas da amostra foram calculadas utilizando software SPSS versão 26.

Presidente - 1674532 - DIMITRI TAURINO GUEDES
Interna - 2724246 - CECILIA NOGUEIRA VALENCA