O TEATRO E A LITERATURA DE CORDEL NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR: A PRÁTICA DA LEITURA NA AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS
TEATRO. LITERATURA DE CORDEL. PRÁTICAS DE LEITURA. METODOLOGIA DE ENSINO DE TEATRO.
Este artigo investiga uma prática educativa teatral em sala de aula
em interface com a literatura de cordel, realizada na Escola Cívica Militar João XXIII, Natal/RN
nas turmas dos 9º anos, turno matutino do ensino fundamental II. A Escola fica situada a Rua
dos Pajeús, 1875, zona leste de Natal, bairro antigo e comercial da cidade de Natal. Possui boa
estrutura física, a maioria dos alunos vem do Alecrim e os demais de todos os bairros de Natal,
inclusive, municípios vizinhos, como: Extremoz, São Gonçalo do Amarante. As famílias são de
baixa renda. O teatro e a literatura de cordel são temáticas artísticas oriundas de um contexto
criativo específico e também cultural. A hipótese levantada é que o uso do teatro e do cordel
em sala de aula, além de serem ferramentas de ensino dinâmicos, podem contribuir para o
processo de ensino e aprendizagem, pois possibilitam práticas de leitura com mais constância,
além da problematização acerca da realidade sociocultural. O objetivo geral: Analisar uma
experiência de sala de aula do 9º ano utilizando o teatro, numa perspectiva interdisciplinar
com a literatura de cordel, a fim de promover a prática de leitura e aquisição de
conhecimentos como instrumento desencadeador de expressividade. Assim, entende-se que a
articulação do teatro e a leitura de cordel se tornam um estímulo a criatividade, pois,
atualmente, são diversas as transformações no que diz respeito à prática de ensino. Dessa
maneira, essa articulação entre o teatro e o cordel é vislumbrada como sendo um mecanismo
de educação e, ainda, uma maneira de valorizar a cultura, considerando que se deve ensinar
aquilo que está ao redor da escola porque, sem essa relação, não se constrói o conhecimento.
A proposta metodológica situa-se no âmbito da pesquisa qualitativa especificamente, um
relato de experiência, a partir da análise literária dos folhetos de cordéis, no intuito de
valorizar a literatura de cordel inserindo-a como meio de ensino o teatro na escola. A
fundamentação teórica nas contribuições para o teatro e o cordel, utilizamos Koudela (1998),
Márcia Abreu (1999), Freire (1989), Ayola (2003), Boal (211), Ana Mae (2003). Diante dessa
intervenção escolar, o teatro e a literatura de cordel, devem ocupar um espaço no ambiente
escolar, com as especificidades na produção artística popular, para despertar e promover
habilidades de vivência coletiva de construção de conhecimento, que pode auxiliar o ensino
aprendizagem da morfologia das palavras na formação de futuros leitores.