Banca de QUALIFICAÇÃO: DALVANIRA SOUSA DE MELO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DALVANIRA SOUSA DE MELO
DATA : 28/07/2023
HORA: 14:30
LOCAL: remota
TÍTULO:

O TEATRO E A LITERATURA DE CORDEL NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR: A PRÁTICA DA LEITURA NA AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS


PALAVRAS-CHAVES:

TEATRO. LITERATURA DE CORDEL. PRÁTICAS DE LEITURA. METODOLOGIA DE ENSINO DE TEATRO.


PÁGINAS: 20
RESUMO:

Este artigo investiga uma prática educativa teatral em sala de aula
em interface com a literatura de cordel, realizada na Escola Cívica Militar João XXIII, Natal/RN
nas turmas dos 9º anos, turno matutino do ensino fundamental II. A Escola fica situada a Rua
dos Pajeús, 1875, zona leste de Natal, bairro antigo e comercial da cidade de Natal. Possui boa
estrutura física, a maioria dos alunos vem do Alecrim e os demais de todos os bairros de Natal,
inclusive, municípios vizinhos, como: Extremoz, São Gonçalo do Amarante. As famílias são de
baixa renda. O teatro e a literatura de cordel são temáticas artísticas oriundas de um contexto
criativo específico e também cultural. A hipótese levantada é que o uso do teatro e do cordel
em sala de aula, além de serem ferramentas de ensino dinâmicos, podem contribuir para o
processo de ensino e aprendizagem, pois possibilitam práticas de leitura com mais constância,
além da problematização acerca da realidade sociocultural. O objetivo geral: Analisar uma
experiência de sala de aula do 9º ano utilizando o teatro, numa perspectiva interdisciplinar
com a literatura de cordel, a fim de promover a prática de leitura e aquisição de
conhecimentos como instrumento desencadeador de expressividade. Assim, entende-se que a
articulação do teatro e a leitura de cordel se tornam um estímulo a criatividade, pois,
atualmente, são diversas as transformações no que diz respeito à prática de ensino. Dessa
maneira, essa articulação entre o teatro e o cordel é vislumbrada como sendo um mecanismo
de educação e, ainda, uma maneira de valorizar a cultura, considerando que se deve ensinar
aquilo que está ao redor da escola porque, sem essa relação, não se constrói o conhecimento.
A proposta metodológica situa-se no âmbito da pesquisa qualitativa especificamente, um
relato de experiência, a partir da análise literária dos folhetos de cordéis, no intuito de
valorizar a literatura de cordel inserindo-a como meio de ensino o teatro na escola. A
fundamentação teórica nas contribuições para o teatro e o cordel, utilizamos Koudela (1998),
Márcia Abreu (1999), Freire (1989), Ayola (2003), Boal (211), Ana Mae (2003). Diante dessa
intervenção escolar, o teatro e a literatura de cordel, devem ocupar um espaço no ambiente
escolar, com as especificidades na produção artística popular, para despertar e promover
habilidades de vivência coletiva de construção de conhecimento, que pode auxiliar o ensino
aprendizagem da morfologia das palavras na formação de futuros leitores.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ADEILZA GOMES DA SILVA BEZERRA
Presidente - 2276305 - ANDRE CARRICO
Interno - 1958705 - MARCILIO DE SOUZA VIEIRA
Notícia cadastrada em: 30/05/2023 08:48
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