|
Dissertações |
|
1
|
-
EMANUEL ALVES LEITE
-
LUGAR DE CIRCO É NA ESCOLA: O ESTUDO DA PALHAÇARIA EM EXPERIÊNCIA ARTÍSTICA PEDAGÓGICA
-
Orientador : MARCILIO DE SOUZA VIEIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
LAIS GUARALDO
-
MARCILIO DE SOUZA VIEIRA
-
MONIQUE DEHEINZELIN
-
NAIRA NEIDE CIOTTI
-
Data: 20/07/2018
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta dissertação diz respeito à pesquisa denominada “Lugar de Circo é na Escola: O Estudo da Palhaçaria em Experiência Artística Pedagógica”. Tem como objeto de pesquisa o estudo do circo e da palhaçaria na Educação Básica de ensino, a partir da análise do relato de experiência do projeto artístico/pedagógico “Lugar de Circo é na Escola”, buscando ampliar a discussão do conteúdo “circo e palhaço” em sala de aula. Enquanto palhaço/professor/pesquisador, passei a refletir sobre como construir um percurso artístico/pedagógico sistematizado para os estudos do circo e do palhaço em turmas do ensino fundamental nas séries finais da Escola Maria de Lourdes Bezerra, no município de Macau/RN, culminando no desenvolvimento do projeto “Lugar de Circo é na Escola”, que se tornou objeto de análise e reflexão desta pesquisa dissertativa. A pesquisa se desenvolveu a partir dos seguintes questionamentos: Por que estudar circo e palhaço na escola? Qual o potencial de uma ação como essa no contexto escolar? É possível ensinar a ser palhaço? Que possibilidades metodológicas podem ser utilizadas para a aprendizagem da palhaçaria na escola? Para responder às questões citadas, a pesquisa ancora sua escrita na análise qualitativa, tendo como método a análise de conteúdo proposta por Bardin (1977). Buscando compreender como se deu o desenvolvimento, o envolvimento dos participantes e os desdobramentos do projeto artístico/pedagógico já citado, bem como descrever e analisar o percurso pedagógico e metodológico proposto pelo docente para um estudo teórico/prático do circo e da palhaçaria, as reflexões em torno da pesquisa se constroem e ampliam-se a partir da relação estabelecida entre o desenvolvimento do projeto “Lugar de Circo é na Escola” na construção da identidade dos palhaços (alunos) durante o projeto intercruzado aos estudos da história do circo e da palhaçaria no Brasil e no mundo, além de apontar desdobramentos dessa ação no ambiente escolar e fora dele. Para nossos estudos e desenvolvimento dessa escrita, dialogamos com os seguintes autores: naquilo que diz respeito à compreensão histórica do circo e da palhaçaria no Brasil e no mundo, além de práticas vivenciais ligadas ao tema dessa dissertação, a exemplo referenciamos Bolognesi (2003), Thebas (2005), Burnier (2001), Lecoq (2010); sobre a Arte, o diálogo se deu com Barbosa (1991) e Desgranges (2003), tudo isso para entender a pedagogia por mim utilizada no desenvolvimento do projeto “Lugar de Circo e na Escola”. Assim, os autores citados dão base para a costura dos retalhos de nossa empreitada pedagógica.
-
Mostrar Abstract
-
This dissertation concerns the research called "Circus Place is in the School: The Study of the Clown in Artistic Pedagogical Experience" whose object of research is the study of circus and clowning in the regular system of education, based on the analysis of the story of experience of the artistic / pedagogical project "Lugar de Circo é na Escola". Seeking to broaden the discussion of the circus and clown content in the classroom, as a clown / teacher / researcher, I began to reflect on how to construct an artistic / pedagogical path systematized for circus and clown studies in elementary school classes in the final series of the School Maria de Lourdes Bezerra in the municipality of Macau / RN, culminating in the development of the project "Lugar de Circo é na Escola", which became the object of analysis and reflection of this dissertative research. The research develops from the following questions: Why study circus and clown in school? What is the potential of such an action in the school context? Is it possible to teach to be a clown? What methodological possibilities can be used for learning the tricks in school? To answer the questions cited, the research anchors its writing in the qualitative analysis, having as a method the Content Analysis proposed by Bardin (1977). Seeking to understand how the development took place, the involvement of the participants and the unfolding of the artistic / pedagogical project already mentioned, as well as to describe and analyze the pedagogical and methodological course proposed by the teacher for a theoretical / practical study of circus and clowning. The reflections around the research are built and broadened from the relationship established between the development of the project "Circus Place is in School" in the construction of the identity of the clowns (pupils) during the intercross project to the studies of the circus history and of the clownwork in Brazil and in the world, besides pointing out unfolding of this action in the school environment and outside it. For our studies and development of this writing, we dialogued with the following authors, in what concerns the understanding of circus and clownish history in Brazil and in the world, as well as experiential practices related to the theme of this dissertation, for example, Bolognesi (2003), Thebas (2005), Burnier (2001), Lecoq (2010). From Da Arte, the dialogue was with Barbosa (1991) and Desgranges (2003) to understand the pedagogy I used in the development of the project "Place of Circus and in School", so the cited authors provide the basis for sewing the flaps of our pedagogical work.
|
|
2
|
-
RICARDO NUNES CORINGA
-
PERCURSO EDUCATIVO DO CINEMA NO ESPAÇO ESCOLAR
-
Orientador : MARCILIO DE SOUZA VIEIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ARLETE DOS SANTOS PETRY
-
AVELINO ALDO DE LIMA NETO
-
MARCILIO DE SOUZA VIEIRA
-
Data: 30/07/2018
-
-
Mostrar Resumo
-
A intenção desta dissertação a priori foi a de estabelecer parâmetros que definam a relevância do cinema como arte e forma de alfabetização visual. Além de salientar a sua importância nas práticas pedagógicas, o mesmo vem sendo um fomentador de conhecimento em sala de aula. O cinema é uma ferramenta instigadora, que pode facilitar o desenvolvimento do ensino e aprendizagem dos indivíduos envolvidos, e essa experiência no caso do projeto Luz, câmera, ação: o cinema na escola, deu-se por meio da vivência em sala de aula com a produção e experimentação em cinema, por meio de análises críticas, assim como compreensão da construção poética e técnica de um filme. A pesquisa teve como objetivo descrever e analisar a experiência vivenciada em sala de aula com a produção de curtas-metragens a partir da utilização do uso do celular, bem como compreender como se deu o processo de aprendizagem visual no componente curricular Arte a partir de tal experiência. A dissertação pautou-se nas seguintes questões de estudo: Quais são as potencialidades pedagógicas do cinema em sala de aula? É possível uma produção cinematográfica de curtas-metragens no espaço escolar utilizando-se de um aparelho celular para tal empreendimento? É possível uma alfabetização visual a partir do cinema na escola? A metodologia que embasa esse estudo é de natureza qualitativa descritiva sob o viés da pesquisa ação.
-
Mostrar Abstract
-
The intention of this dissertation a priori was to establish parameters that define the relevance of cinema as art and form of visual literacy. In addition to emphasizing its importance in pedagogical practices, it has been a promoter of knowledge in the classroom. Cinema is an instigating tool, which can facilitate the development of the teaching and learning of the individuals involved, and this experience in the case of the project Light, camera, action: the cinema in the school, was through the experience in the classroom with the production and experimentation in cinema, through critical analysis, as well as understanding the poetic and technical construction of a film. The research aimed to describe and analyze the experience lived in the classroom with the production of short films based on the use of the cell phone, as well as to understand how the visual learning process took place in the curricular component Art from such experience. It was based on the following questions of study: What are the pedagogical potentialities of cinema in the classroom? Is it possible to produce a short film in the school space using a cellular device for such an undertaking? Is visual literacy possible from the movies at school? The methodology that bases this study is qualitative descriptive nature under the bias of action research.
|
|
3
|
-
MÁRCIA LE SÉNÉCHAL HISSETT
-
DESENHO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
-
Orientador : LAIS GUARALDO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MARCOS ALBERTO ANDRUCHAK
-
LAIS GUARALDO
-
BETTINA RUPP
-
ADEILZA GOMES DA SILVA BEZERRA
-
Data: 09/08/2018
-
-
Mostrar Resumo
-
O desenho, como forma expressiva, atividade lúdica, recreação e recurso didático é muito utilizado no Ensino Fundamental. Esta realidade vem se perpetuando na história desta fase elementar da formação dos sujeitos. Para muitos deles, quando falamos em aulas de Artes, é motivo de entusiasmo e logo declaram: Vamos desenhar! Outros se colocam na defensiva, dizendo: Não sei desenhar! Isto é o que presenciamos em muitas escolas e, com a introdução de outras linguagens artísticas no currículo escolar, tais como música, teatro e dança, o tempo para aprender a desenhar nos anos finais do Ensino Fundamental ficou ainda mais reduzido e, de certa forma, perdido numa tentativa de misturar as quatro linguagens, em abordagem tida como transdisciplinar. Por esta razão, esta pesquisa empenhou-se em rever o desenho para os jovens estudantes envolvidos neste momento de formação e desenvolvimento humano. Em duas experiências distintas no Rio Grande do Norte (RN): na Vila de Ponta Negra, Natal e em Parnamirim, foram associadas práticas – dentro e fora da escola -e, referenciais teóricos e artísticos, clássicos e da contemporaneidade, de forma que pudéssemos entender melhor o processo de ensino e aprendizagem do grafismo como propulsor do desenvolvimento cognitivo e integral neste momento da vida dos jovens estudantes. As buscas e práticas demonstraram como o desenho contribui para a organização do pensamento, para a aquisição de habilidades organizacionais, projetivas, criativas e expressivas, elevando o potencial de síntese e resolução de problemas por parte dos estudantes. A abordagem metodológica desenvolvida foi de natureza qualitativa, permitindo explorar todas as dimensões da singularidade do desenho para o desenvolvimento integral do ser humano, possibilitando a melhor compreensão do objeto de estudo. Permitiu também a criação de um método de contextualização para cada experiência, confirmando assim, de forma aberta, a renovação da abordagem a cada nova experiência, mesmo sendo o tema milenar e os conceitos e elementos da linguagem tão conhecido por aqueles que a ele se dedicam. O estudo mostrou a importância de se estudar o desenho de forma sistematizada, num bloco bem organizado de ações, logo nos primeiros momentos dos anos finais, de maneira que os estudantes possam aprender, superar dificuldades e sistemas de representação culturalmente assimilados, fortalecendo a autoestima e o empoderamento dos mesmos na utilização dos grafismos tanto em momentos de livre expressão, como recurso expressivo nas mais diferenciadas necessidades – dentro e fora da escola- e, também na aquisição de autonomia para continuar a aprendizagem, direcionando-a para futuras profissões e soluções para criação de estratégias e esquemas, nos mais diferentes momentos da vida. Por tudo isto, defende-se aqui que o desenho é indispensável para o desenvolvimento global do ser humano e por razões profundas não pode ser deixado de lado ou abordado como recurso didático secundário nos anos finais do Ensino Fundamental.
-
Mostrar Abstract
-
Drawing as an expressive form, play activity, recreation and didactic resource is widely used in Elementary School. This reality has been perpetuating itself in the history of this elementary phase of the formation of the subjects. For many of them, when we talk about art classes, it is a source of enthusiasm and soon they say: Let's draw! Others put themselves on the defensive, saying: I do not know how to draw! This is what we see in many schools and, with the introduction of other artistic languages in the school curriculum, such as music, theater and dance, the time to learn to draw in the final years of Elementary School has been further reduced and, in a way , lost in an attempt to mix the four languages, in an approach considered as transdisciplinary. For this reason, this research has undertaken to review the design for the young students involved in this moment of human development and formation. In two different experiences in Rio Grande do Norte (RN): in the Vila de Ponta Negra, Natal and Parnamirim, practices were associated - inside and outside the school - and theoretical and artistic references, classical and contemporaneity, so that we could to better understand the teaching and learning process of graphics as a driver of cognitive and integral development at this point in the lives of young students. The researches and practices demonstrated how the design contributes to the organization of the thinking, to the acquisition of organizational, projective, creative and expressive abilities, raising the potential of synthesis and problem solving by the students. The methodological approach developed was qualitative, allowing to explore all the dimensions of the singularity of the design for the integral development of the human being, allowing a better understanding of the object of study. It also allowed the creation of a method of contextualization for each experience, thus confirming, in an open way, the renewal of the approach to each new experience, even though the millennial theme and the concepts and elements of the language are well known to those who dedicate themselves to it . The study showed the importance of studying design in a well-organized block of actions, in the first moments of the final years, so that students can learn, overcome difficulties and assimilated systems of representation, strengthening self-esteem and the use of graphics both in moments of free expression and expressive resource in the most differentiated needs - inside and outside the school - and also in the acquisition of autonomy to continue learning, directing it to future professions and solutions for strategies and schemes, in the most different moments of life. For all this, it is argued here that drawing is indispensable for the overall development of the human being and for deep reasons can not be overlooked or approached as a secondary didactic resource in the final years of Elementary School.
|
|
4
|
-
DIVA PERLA PEIXOTO DE MATTOS
-
TÁ NA AULA, TÁ NO FACE! A UTILIZAÇÃO DO FACEBOOK COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE ARTES VISUAIS NA ESCOLA MUNICIPAL GREGÓRIO BEZERRA, OLINDA/PE
-
Orientador : ROGÉRIO JÚNIOR CORREIA TAVARES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ALINE CORSO
-
EDSON DO PRADO PFUTZENREUTER
-
MARCOS ALBERTO ANDRUCHAK
-
ROGÉRIO JÚNIOR CORREIA TAVARES
-
Data: 31/08/2018
-
-
Mostrar Resumo
-
As redes sociais estão presentes no dia a dia da população urbana mundial, conectando pessoas- com interesses em comum de forma interativa, sendo um dos motivos que levou o Facebook a tornar-se a rede social digital mais utilizada da atualidade. Apresentando, em sua plataforma, recursos e ferramentas que, aliadas à prática educacional, possibilitam um ensino e uma aprendizagem interativa e colaborativa, o presente trabalho tem como objetivo identificar os potenciais pedagógicos da referida rede, utilizada como recurso metodológico na disciplina de Arte, com os alunos do 6º ao 9° da Escola Municipal Gregório Bezerra, situada na cidade de Olinda, em Pernambuco. Busca apresentar o conjunto de atividades realizadas a partir de conteúdos online no grupo fechado "Tá na Aula, Tá no Face!", analisando suas contribuições para o desenvolvimento do pensamento artístico possibilitando a construção de conhecimento dos estudantes de forma não tradicional. Esta é uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, sob o viés da pesquisa-ação participante utilizando a Teoria Fundamentada para a análise dos dados coletados. A partir do relato sobre a criação da internet, do desenvolvimento da sociedade em rede, das comunidades virtuais e das redes sociais, construímos um percurso que nos leva às suas influências na educação. Considerando que essas redes de conexões transformaram o comportamento das pessoas em relação umas as outras, cabe a escola e ao professor acompanhar essas mudanças, pois faz parte do processo educativo de todo cidadão.
-
Mostrar Abstract
-
Social networks are present in the daily lives of the world's urban population by connecting people with common interests in an interactive way, being one of the reasons that led Facebook to become the most used digital social network today. In its platform, resources and tools that, together with educational practice, make teaching and interactive and collaborative learning possible, the present work aims to identify the pedagogical potentials of said network, used as a methodological resource in the Arts discipline, with the students from the 6th to the 9th of the Municipal School Gregório- Bezerra, at Olinda city, in Pernambuco. It seeks to present the set of activities, carried out from online content in the closed group "Tá na Aula, Tá no Face!" (It’s in the classroom, it’s in the Face, in brazilian portuguese language), analyzing their contributions to the development of artistic thinking, enabling the construction of students' knowledge in a non-traditional way. This is a qualitative bibliographic research, under the bias of the participatory action research using the Grounded Theory for the analysis of the data collected. Starting from the subjects of internet origins, the development of networked society, virtual communities and social networks, we have built a path that leads us to its influences in education. Considering that these networks of connections have transformed the behavior of people in relation to each other, it is up to the school and the teacher to follow these changes, since it is part of the educational process of every citizen.
|
|
5
|
-
FÁBIO TAVARES DA SILVA
-
A LEITURA E A PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO DE ARTE NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO ADAUTO BEZERRA - BARBALHA, CEARÁ
-
Orientador : ROGÉRIO JÚNIOR CORREIA TAVARES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ALINE CORSO
-
EDSON DO PRADO PFUTZENREUTER
-
MARCOS ALBERTO ANDRUCHAK
-
ROGÉRIO JÚNIOR CORREIA TAVARES
-
Data: 31/08/2018
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta dissertação apresenta um estudo sobre as Histórias em Quadrinhos - HQs e suas possibilidades de uso no ensino de Arte do ensino médio. Para tal, realizou-se além de um levantamento e análise bibliográfica o planejamento e execução de duas ações com o ensino e aprendizagem de Quadrinhos na Escola de Ensino Médio Adauto Bezerra - Barbalha/Ceará. Foi realizada uma oficina intitulada "Leitura e Produção de História em Quadrinhos na Escola" e também um conjunto de aulas durante um bimestre letivo em uma turma de primeiro ano do ensino médio. Para a fundamentação teórica e planejamento das experiências tomamos como referência os estudos de Ana Mae Barbosa (2009), Waldomiro Vergueiro (2009) e João Marcos Parreira Mendonça (2006, 2008) dentre outros autores que se dedicam ao ensino de artes, quadrinhos na educação e quadrinhos no ensino de artes respectivamente. Nas experiências buscou-se, primeiramente, aproximar os participantes das HQs, estimulando-os a desenvolverem sua capacidade de leitura de imagens, através da identificação e compreensão dos principais elementos que compõem a linguagem visual e da linguagem dos quadrinhos em particular. Contextualizou-se a história das HQs e foram discutidos e experimentados diferentes modos de produção de quadrinhos, culminando com a produção de narrativas visuais pelos participantes. As aulas de arte em uma turma regular tiveram os quadrinhos como conteúdo e objeto de ensino e aprendizagem buscando uma prática que superasse o uso dos quadrinhos apenas como ferramenta didática. Conclui-se com esse estudo, que ainda se faz necessário consolidar o entendimento dos quadrinhos como Arte e de seu lugar legítimo como um dos conteúdos do ensino da Arte. Nesse sentido, esse trabalho colabora para a constituição e consolidação de um modo de ver as HQ para além de simples entretenimento, mas também como instrumento de ensino e aprendizagem de Arte, bem como um conteúdo legítimo a ser apreendido nas aulas de Artes do ensino médio.
-
Mostrar Abstract
-
This dissertation presents a study about comics and their possibilities arts teachin in high school. To achieve this, a survey and bibliographical analysis was carried out on the planning and execution of two actions with the teaching and leaming of Comics in the Adauto Bezerra – Barbalha/Ceará High School. A workshop entitled "Reading and Production of Comic History at School" was held, as well as a set of classes during a two-month course in a first-year high school class, For the theoretical foundation and planning of the experiments we take as reference the studies of Ana Mae Barbosa (2009), Waldomiro Vergueiro (2009) and João Marcos Parreira Mendonça (2006, 2008) among other authors dedicated to teaching arts, comics in education and comics in art education respectively. In the experiments, we first sought to bring the participants closer to the comics, stimulating them to develop their ability to read images by identifying and understanding the main elements that make up the visual language and the language of the comics in particular. The comics history was contextualized and different modes of comic production were discussed and experimented, culminating in the production of visual narratives by the participants. The art classes in a regular class had the comics as content and object of teaching and learning seeking a practice that surpassed the use of comics only as a didactic tool. It concludes with this study, that it is still necessary to consolidate the understanding of comics as Art and its legitimate place as one of the contents of the teaching of Art. This work contributes to the constitution and consolidation of a way of seeing the HQ beyond mere entertainment, but also as an instrument of teaching and learning of Art, as well as a legitimate content to be learned in the classes of High school arts.
|
|
6
|
-
RAFAELA FARIAS NOBREGA
-
A ARTE INDÍGENA PARA ALÉM DOS CLICHÊS: POR NOVAS ABORDAGENS NAS AULAS DE ARTE
-
Orientador : LAIS GUARALDO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ADEILZA GOMES DA SILVA BEZERRA
-
BETTINA RUPP
-
LAIS GUARALDO
-
MARCOS ALBERTO ANDRUCHAK
-
RENATA VIANA DE BARROS THOME
-
Data: 19/09/2018
-
-
Mostrar Resumo
-
Esse projeto tem como objetivo contribuir para o exercício de práticas pedagógicas relacionadas com temáticas indígenas comprometidas com pesquisas científicas. Práticas pedagógicas que valorizem e desmistifiquem os acontecimentos históricos relacionados com os contextos dos povos tribais, de maneira a difundir e valorizar a sua produção artística e cultural ao longo da história do Brasil.
Para isso, foram analisadas as maneiras como os conteúdos relacionados com esse tema foram tratados nos materiais didáticos disponíveis para o programa Nacional do livro didático (PNLD) e observado os desafios relacionados com a formação da imagem do índio no ambiente escolar. Também foi realizada uma pesquisa a respeito da história da presença indígena no Brasil e seu legado cultural. A partir dessa análise, algumas abordagens foram formuladas, no sentido de contribuir para que conteúdos relacionados com a produção artística indígena sejam trabalhados nas escolas de forma a terem respaldo científico.
-
Mostrar Abstract
-
This project aims to contribute to the practice of pedagogical practices related to indigenous themes committed to scientific research. Pedagogical practices that value and demystify historical events related to the contexts of tribal peoples, in order to disseminate and value their artistic and cultural production throughout the history of Brazil.
In order to do this, we analyzed the ways in which the contents related to this theme were treated in the didactic material available for the National Textbook Program (PNLD) and observed the challenges related to the formation of the image of the Indian in the school environment. A research was also carried out on the history of the indigenous presence in Brazil and its cultural legacy. Based on this analysis, some approaches were formulated in order to contribute to content related to indigenous artistic production being worked in schools in order to have scientific support.
|
|
7
|
-
GABRIELLE MARIA DE SOUZA LEITE
-
A VALORIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO ESTÉTICO DE RAIZ AFRICANA NA SALA DE AULA: CONTRIBUIÇÕES DO ACERVO DO MUSEU AFRO BRASIL
-
Orientador : LAIS GUARALDO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ADEILZA GOMES DA SILVA BEZERRA
-
LAIS GUARALDO
-
MARCOS ALBERTO ANDRUCHAK
-
RENATA VIANA DE BARROS THOME
-
Data: 29/10/2018
-
-
Mostrar Resumo
-
Este presente trabalho busca contribuir para a efetiva implementação da lei 10.639/03 no ensino das artes visuais através do estudo do patrimônio africano no Brasil. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, que tem como objetivo conhecer e estudar o patrimônio estético do Museu Afro Brasil através da análise do seu acervo permanente físico e digital, as ações pedagógicas ali desenvolvidas e do seu discurso curatorial, com o intuito de selecionar informações e formular proposições de artes visuais na escola que possam colaborar para as relações étnicas-raciais através da arte. Tendo como objetivo a ampliação do conhecimento sobre o patrimônio estético de matriz africana, foram realizadas uma série de visitas ao Museu Afro Brasil no mês de março e abril de 2018, com a intenção de conhecer o acervo e as ações educativas e de formação ali realizadas. Nos resultados analisados constatamos que o museu oferece uma didática acessível, com material de apoio para professores através do acervo digital e também através da participação nas ações pedagógicas, constamos também novas abordagens para a contextualização das temáticas “Ancestralidade”, “Identidade” e “Feminino”. A análise dos aspectos expositivos do acervo permanente focou na contribuição que o acervo pode fornecer para a o aprimoramento da abordagem do tema na escola. Os principais referenciais teóricos utilizados na análise das temáticas abordadas foram Munanga (1999), Barbosa (2008), Sousa (2009), Fonseca (2017).
-
Mostrar Abstract
-
This work aims to contribute to the effective implementation of law 10.639 / 03 in the teaching of visual arts through the study of African heritage in Brazil. It is a research of a qualitative nature, whose objective is to know and study the aesthetic heritage of the Afro-Brazilian Museum through the analysis of its permanent physical and digital collection, the pedagogical actions developed there and its curatorial discourse, in order to select information and formulate visual arts propositions in school that can collaborate for ethnic-racial relations through art. Aiming at expanding knowledge about the aesthetic heritage of the African matrix, a series of visits were made to the Afro Brasil Museum in March and April 2018, with the intention of knowing the collection and the educational and training actions carried out there . In the results analyzed, we found that the museum offers an accessible didactics, with support material for teachers through the digital collection and also through participation in pedagogical actions, we also present new approaches for the contextualization of the themes "Ancestry", "Identity" and "Feminine ". The analysis of the expository aspects of the permanent collection focused on the contribution that the collection can provide to the improvement of the approach of the theme in the school. The main theoretical references used in the analysis of the themes were Munanga (1999), Barbosa (2008), Sousa (2009), Fonseca (2017).
|
|
8
|
-
PAULO HONORIO DA COSTA FONSECA
-
MORFOLOGIAS DA MODA: ENSAIOS ANALÍTICOS DO ESTILO GRÁFICO DA FIGURA DE MODA E POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES AO ENSINO DE ARTES
-
Orientador : NARA GRACA SALLES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MARCOS ALBERTO ANDRUCHAK
-
MARIA GORETE FELIPE
-
NARA GRACA SALLES
-
URÂNIA AUXILIADORA SANTOS MAIA DE OLIVEIRA
-
Data: 17/12/2018
-
-
Mostrar Resumo
-
A dissertação objetiva investigar a presença do estilo visual no desenho e na ilustração do estudante e do profissional que trabalha ou trabalhará diretamente com a expressão gráfica da figura humana aplicada a moda e as formas que esses conteúdos são abordados nos diferentes níveis do ensino de arte. A necessidade de se catalogar o mundo como autêntico veículo de conhecimento da verdade, é uma característica inerente à própria capacidade de raciocínio. Mesmo por trás do estudo de matérias tão subjetivas como a história, a estética e a teoria das artes, o pensamento lógico-analítico se faz necessário para o desenvolvimento e melhor entendimento de seus conteúdos específicos. Através da análise e da comparação das diferentes categorias, correntes ou escolas de estilos básicos, torna-se possível um melhor entendimento dos múltiplos perfis, neles encontrados, mesmo que estes aparentemente soem por vezes com uma certa incoerência, pois dependem das influencias externas individuais e peculiares de cada um, bem como os meios utilizados. Nas artes visuais, o estilo é a síntese última de todas as forças e fatores, a unificação, a integração de numerosas decisões e graus. No primeiro nível, está a eleição do meio e a influência deste meio sobre a forma e o conteúdo. Temos depois o propósito, a razão pela qual algo foi feito: para a sobrevivência, para a comunicação ou para a expressão pessoal. A realização atual apresenta uma série de opções: a busca de decisões compositivas mediante a eleição de elementos e o reconhecimento do caráter elementar; a manipulação dos elementos através da eleição de técnicas apropriadas. O resultado final é uma expressão individual, muito embora em algumas vezes se apresente como coletiva; dirigida por todos à maior parte dos fatores mencionados, mas incluída principal e profundamente pelo que está ocorrendo no entorno social, físico, político e psicológico, espaços que são cruciais para tudo que fazemos ou expressamos visualmente. Investigo qual é a influência perceptiva das forças exteriores sobre a realização de qualquer classe de objetos visuais e sobre a expressão de ideias. Assim sendo deve-se levar em conta as condições fisiológicas e as condições sociais, e ainda a conduta de grupo; pois estes aspectos também exercem uma enorme influência sobre a percepção e a expressão. A política, a economia, o meio ambiente e os esquemas sociais criam, juntos uma psicologia de grupo. Estas mesmas forças, que dão lugar a linguagens individuais no uso verbal, se combinam no modo visual para criar um estilo comum de expressão. Seguindo esses conceitos, propomos uma maneira de classificação do estilo visual da figura para a moda, não enfatizando a grafia no estilo da roupa em si, mas sem desprezá-la, já que a mesma está inserida dentro da trilogia moda-estilo-arte e suas formas distintas de apresentação; fazendo parte do reflexo de seu tempo e de sua sociedade, bem como o estilo visual aplicado à figura de moda e os fins aos quais ela se destina, e não ao projeto ou design, dentro das diferentes profissões que requerem seu uso. Enfoco neste estudo aspectos da expressão gráfica na moda e sua presença e uso no ensino da moda nos diferentes níveis da educação, através das artes visuais, verificando os meios (secos ou líquidos), a saber desenho ou pintura, pelo uso das ferramentas que se utilizam para tal, variados materiais, incluindo os naturais/locais em técnicas mistas. Riscadores, recortados, construídos, colados ou virtuais também como itens relevantes.
-
Mostrar Abstract
-
This dissertation aims to investigate the presence of visual style in the drawing and illustration
of the professional and student who works directly with the graphic expression of the human figure
applied to fashion and the forms that these contents are approached in art textbooks. The need to
"catalog the world" as an authentic vehicle for the knowledge of truth is an inherent characteristic of
one's own reasoning ability. Even behind the study of such irregular and inaccurate subjects as history,
aesthetics and the theory of the arts, logical-analytical thinking was necessary for the development and
better understanding of its specific contents. Through the analysis and comparison of the different basic
visual styles it becomes possible to better understand the multiple profiles found in them, even if they
seem to sometimes sound with some incoherence. In the visual arts, style is the ultimate synthesis of
all forces and factors, unification, integration of numerous decisions and degrees. At the first level is
the election of the medium and the influence of this medium on form and content. We then have the
purpose, the reason why something was done: for survival, for communication, for personal expression.
The present realization presents / displays a series of options: the search of compositive decisions by
means of the election of elements and the recognition of the elementary character; the manipulation of
the elements through the election of appropriate techniques. The end result is an individual (or sometimes
collective) expression addressed by most of the above factors, but mainly and deeply embedded by what
is occurring in the social, physical, political, and psychological environment, an environment that is crucial
to everything we do or express it visually. What is the perceptive influence of external forces on the
realization of any class of visual objects and on the expression of ideas? We must take into account
physiological conditions and social conditions, group conduct also exert a huge influence on perception
and expression. Politics, economics, the environment, and social schemas together create a group psychology.
These same forces, which give rise to individual languages in verbal use, combine in visual mode to create a
common style of expression. Following these concepts, we propose an attempt to classify the visual style
of the figure for fashion, not emphasizing the spelling in the style of the clothing itself, but without
neglecting it, since it is inserted within the trilogy fashion-style-art and their different forms of presentation
and is part of the reflection of their time and society, as well as the visual style applied to the fashion figure
and the purposes for which it is intended, and not the project itself, within the different professions that
require its use, as well as its presence and use in the teaching of the arts, but verifying the means also as
relevant items, stopping emphatically in this, our object of greater study.
|
|