Dissertações/Teses

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2020
Dissertações
1
  • ANDREIA SILVA DE MELO
  • O JOGO PODE SE TRANSFORMAR EM DANÇA: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA ESCOLA PÚBLICA

  • Orientador : MARCILIO DE SOUZA VIEIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CAROLINA ROMANO DE ANDRADE
  • LARISSA KELLY DE OLIVEIRA MARQUES
  • MARCILIO DE SOUZA VIEIRA
  • MARINEIDE FURTADO CAMPOS
  • Data: 30/07/2020

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  • O trabalho traz uma reflexão sobre a inclusão de alunos com surdez na escola e
    as possibilidades de ensino, nas aulas de dança para o Ensino Fundamental I.
    Trata-se de um relato de experiência na Escola Municipal de 1º e 2º graus Vicente
    de França Monte, localizada no Município de São Gonçalo do Amarante/RN.
    Dentre as viabilidades para se trabalhar com a educação artística, elegeu-se partir
    de investigações corporais por meio do jogo, como ponto referencial para a
    intervenção pedagógica. O nosso escrito tem por objetivos refletir sobre as
    contribuições do jogo para o ensino da dança com crianças surdas e ouvintes;
    indicar uma possibilidade de trabalhar a dança por meio do jogo; considerando as
    experiências histórico corporais trazidas pelos estudantes. Definimos que a
    metodologia utilizada envolve a pesquisa descritiva qualitativa sob um viés do
    estudo de caso instrumental. A escolha do tema proposto favorece ao
    conhecimento, à valorização e ressignificação corporal por parte dos discentes,
    bem como, contribui para o entendimento das relações inclusivas e simbólicas que
    se inscrevem historicamente pelo corpo. Percebe-se que trabalhar com o
    conteúdo de forma inclusiva permite ampliar as visões intrínsecas dos educandos
    sobre o modo de perceber o mundo, como também possibilita a descoberta de
    outros modos de contextualizar a dança a partir das experiências vividas pelos
    alunos no decorrer da pesquisa.


  • Mostrar Abstract
  • The work brings a reflection on the inclusion of students with deafness in school
    and the teaching possibilities, in dance classes for Elementary School. It is an
    experience report in the Municipal School of 1st and 2nd degrees Vicente de
    França Monte, located in São Gonçalo do Amarante / RN. Among the feasibility to
    work with artistic education, it was chosen to start body investigations through the
    game, as a reference point for pedagogical intervention. Our writing aims to reflect
    on the contributions of the game to the teaching of dance with deaf and hearing
    children; indicate a possibility of working the dance through the game; considering
    the historical body experiences brought by the students. We define that the
    methodology used involves qualitative descriptive research focus in a instrumental
    case study. The choice of the proposed theme favors students' knowledge,
    appreciation and resignification on the part of the students, as well as contributing
    to the understanding of the inclusive and symbolic relationships that are historically
    inscribed by the body. It is noticed that working with the content in an inclusive way
    allows to expand the students' intrinsic views on the way of perceiving the world, as
    well as allowing the discovery of other ways to contextualize the dance from the
    experiences lived by the students during the research.

2
  • VIVIANE DOS SANTOS DANTAS
  • A DANÇA NA ESCOLA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA A DISCIPLINA DE COMPONENTE ELETIVO NO NOVO ENSINO MÉDIO

  • Orientador : MARCILIO DE SOUZA VIEIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CAROLINA ROMANO DE ANDRADE
  • LARISSA KELLY DE OLIVEIRA MARQUES
  • MARCILIO DE SOUZA VIEIRA
  • MARINEIDE FURTADO CAMPOS
  • Data: 31/07/2020

  • Mostrar Resumo
  • Esta dissertação artístico/educativo traz como título “A Dança na Escola: uma
    Proposta Pedagógica para a Disciplina de Componente Eletivo no Ensino Médio.”
    Tem como objetivo geral, descrever itinerários pedagógicos em Dança, desenvolvida
    em minha docência no Centro Estadual de Educação Profissional Dr. Ruy Pereira
    dos Santos. Para aplicação dessa pesquisa, foi necessário: (1) conhecer a atual
    conjuntura do Ensino de Arte/Dança no currículo; (2) e desenvolver esse ensino
    através da Técnica Klauss Vianna na escola. Tendo como base a Técnica Klauss
    Vianna (TKV) realizada na Disciplina de Componente Eletivo “Conhecendo Si por
    um novo olhar”, que viabiliza o sujeito de forma integral a partir da Educação
    Somática. Nesse contexto buscamos ampliar a discussão diante da nova conjuntura
    do Ensino Médio hoje no Brasil. E para essa discussão, partimos das seguintes
    questões: De que forma a Dança e a Técnica Klauss Vianna poderiam estar
    inseridas na formação integral desse aluno no Ensino Médio? Quais contribuições
    possíveis do ensino de Dança na formação integral desse aluno nesse nível de
    ensino? Nessa escrita consideramos também a Educação Somática como conteúdo
    de Dança na escola, como um elemento de contribuição na formação integral desse
    sujeito. Para responder às questões citadas, utilizamos a metodologia qualitativa
    descritiva, sob o viés dos métodos bibliográfico e observação, em que abordamos
    alguns pontos sobre o ensino de Arte à luz da Base Nacional Comum Curricular
    (BNCC, 2018) e da Lei 13.415/2017. Tivemos como referencial teórico no campo do
    ensino da Dança na escola a autora Isabel Marques (2001) e como base
    metodológica o entendimento de corpo proposto por Klauss Vianna (2005), e para
    sistematização e aplicação da Técnica Klauss Vianna a professora Jussara Miller
    (2007).  A pesquisa propõe um diálogo sobre minha experiência enquanto docente
    no Centro Estadual de Educação Profissional Dr. Ruy Pereira dos Santos, localizado
    no município de São Gonçalo do Amarante no Estado do Rio Grande do Norte (RN),
    com interfaces na Técnica Klauss Vianna (TKV). Para realização dessa pesquisa, as
    aulas de Dança foram distribuídas na Disciplina de Componente Eletivo, a qual
    está inserida no Eixo de Formação Técnica e Profissional do Currículo na Escola em
    Tempo Integral, que tem como base o Modelo da Escola da Escolha, criado no ano
    de 2000, na cidade do Recife – PE, no Ginásio Pernambucano por um ex-aluno da
    mesma, que se sentiu sensibilizado pelo abandono aquela instituição.


  • Mostrar Abstract
  • This artistic / educational dissertation is entitled “A Dança na Escola: A Pedagogical
    Proposal for the Discipline of Elective Component in High School.” Its general
    objective is to describe pedagogical itineraries in Dance, developed in my teaching at
    the State Center for Professional Education Dr. Ruy Pereira dos Santos. To apply
    this research, it was necessary to: (1) know the current conjuncture of Art / Dance
    Teaching in the curriculum; (2) and develop this teaching through the Klauss Vianna
    Technique at school. Based on the Klauss Vianna Technique (TKV) carried out in the
    Elective Component Discipline “Knowing Yourself through a New Look”, which
    enables the subject to be integrally based on Somatic Education. In this context, we
    seek to expand the discussion in the face of the new conjuncture of high school
    today in Brazil. And for this discussion, we start from the following questions: How
    could Dance and Technique Klauss Vianna be inserted in the integral formation of
    this student in High School? What possible contributions of dance education to the
    integral education of this student at this level of education? In this writing, we also
    consider Somatic Education as dance content at school, as an element of
    contribution to the integral formation of this subject. To answer the aforementioned
    questions, we used the descriptive qualitative methodology, under the bias of
    bibliographic and observation methods, in which we addressed some points about
    the teaching of Art in the light of the Common National Curricular Base (BNCC, 2018)
    and Law 13.415 / 2017. We had the author Isabel Marques (2001) as a theoretical
    reference in the field of dance education at school and as a methodological basis the
    understanding of the body proposed by Klauss Vianna (2005), and for the
    systematization and application of the Klauss Vianna Technique to teacher Jussara
    Miller (2007 ). The research proposes a dialogue about my experience as a teacher
    at the State Center for Professional Education Dr. Ruy Pereira dos Santos, located in
    the municipality of São Gonçalo do Amarante in the State of Rio Grande do Norte
    (RN), with interfaces in the Klauss Vianna Technique (TKV ). To carry out this
    research, the dance classes were distributed in the Discipline of Elective Component,
    which is inserted in the Axis of Technical and Professional Training of the Curriculum
    in the School in Full Time, which is based on the Model of the School of Choice,
    created in the year of 2000, in the city of Recife - PE, at the Gymnasium
    Pernambucano by a former student of the same, who felt touched by the
    abandonment of that institution.

3
  • LUIZ ANTONIO DIAS BORGES
  • DESENHO ANIMADO COM USO DO CELULAR: PRATICANDO ARTE E TECNOLOGIA NA ESCOLA

  • Orientador : RODRIGO MONTANDON BORN
  • MEMBROS DA BANCA :
  • MARCOS BUCCINI PIO RIBEIRO
  • MARCELO BOLSHAW GOMES
  • MARINEIDE FURTADO CAMPOS
  • RODRIGO MONTANDON BORN
  • Data: 13/08/2020

  • Mostrar Resumo
  • A presente dissertação analisa o uso da tecnologia e da arte dentro da sala de aula através do
    desenho animado criado por celular e tablets, desenvolvido a partir de técnicas atreladas aos
    dispositivos que os alunos utilizam em seu dia a dia. O uso dos aparelhos tecnológicos, muitas
    vezes é visto de forma negativa, no entanto, dependendo do direcionamento, pode ajudar na
    descoberta de novos conhecimentos com conexões imediatas com a comunidade escolar e até
    fora dela. O texto mostra também as dificuldades que existem quanto as novas tecnologias
    ligadas aos alunos e professores, os softwares possíveis para se fazer arte, no caso animação e
    a usabilidade desses programas e dos aparelhos. O trabalho é desenvolvido a partir de
    experiência no laboratório de informática da Escola Estadual Ana Júlia de Carvalho
    Mousinho que foi a principal fonte de pesquisa. O objetivo é analisar a produção de desenhos
    animados criados por uma turma de 30 alunos das 1as séries do Ensino Médio, em uma oficina
    de animação desenvolvida por celulares e tablets, evidenciando maneiras de estender o
    aproveitamento dessas ferramentas para aulas de artes. Para o conjunto de teóricos utilizados
    na pesquisa, destaque para Sérgio Silveira (2004) e José Moran (2000), quanto ao uso da
    tecnologia em sala de aula de forma livre e as conexões possíveis quanto ao uso desta na
    contemporaneidade; Paulo Freire (2002) e Edgard Morin (2005) pensando na aquisição de
    conhecimento tanto na sala de aula e na busca da autonomia dos nossos alunos em termos
    educacionais; assim como Ana Mae Barbosa (2010) pelo teor artístico na educação; Jorge
    Bondia (2002) e Maria Cláudia Gomes (2017) nas busca da experiência em aulas de
    animação; entre outros autores que, de alguma forma, elucidam o ensino das artes e da
    tecnologia.


  • Mostrar Abstract
  • This dissertation analyzes the use of technology and art within the classroom through the
    cartoon created by cell phones and tablets, developed from techniques that are in the devices
    that students use in their daily lives. The use of technological devices is often seen in a
    negative way, however, depending on the direction, it can help in the discovery of new
    knowledge with immediate connections with the school community and even outside it. Te
    text also analyze the difficulties that have regarding new technologies linked to students and
    teachers, the possible software to make art, in the case animation and the usability of these
    programs and devices. The work was developed from experience in the computer lab of the
    State School Ana Júlia de Carvalho Mousinho that was the main source of research. The
    objective is to analyze the production of cartoons created by a group of 30 students from the
    1st grade of High School, in an animation workshop developed by cell phones and tablets,
    showing ways to extend the use of these tools to art classes. For the set of theorists used in the
    research, prominence for Sérgio Silveira (2004) and José Moran (2000), regarding the use of
    technology in the classroom in a free form and the possible connections regarding its use in
    contemporary times; Paulo Freire (2002) and Edgard Morin (2005) thinking about the
    acquisition of knowledge both in the classroom and in the search for the autonomy of our
    students in educational terms; as well as Ana Mae Barbosa (2010) for the artistic content in
    education; Jorge Bondia (2002) and Maria Cláudia Gomes (2017) in search of experience in
    animation classes; among other authors who, in some way, elucidate the teaching of the arts
    and technology.

4
  • MARIA GLAUDETE DANTAS DE LIMA
  • O LEGADO ESTÉTICO DO MODERNISMO BRASILEIRO COM ÊNFASE NA SEMANA DE ARTE MODERNA DE 1922: Uma reflexão em sala de aula do Novo Ensino Médio nas Aulas de Artes Visuais

  • Orientador : RENATA VIANA DE BARROS THOME
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ARLETE DOS SANTOS PETRY
  • DIEGO SOUZA DE PAIVA
  • RENATA VIANA DE BARROS THOME
  • Data: 20/08/2020

  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho tem como tema o legado do Modernismo Brasileiro com
    ênfase na Semana de Arte Moderna de 1922: Uma reflexão nas aulas de Artes
    Visuais do Novo Ensino Médio e apresenta um material didático desenvolvido
    em sala de aula através da abordagem de uma proposta pedagógica sobre o
    referido assunto, ressaltando os acontecimentos na Semana de 1922, a partir
    da leitura e releitura das obras de artistas de destaque à época do evento.
    Elegemos como objetivo geral analisar criticamente o legado do Modernismo
    Brasileiro no hoje da História da Arte, considerando a aplicabilidade da
    experiência pedagógica referente à recriação da Semana de Arte Moderna de
    1922 com alunos do segundo ano do Novo Ensino Médio da Escola Estadual
    Mascarenhas Homem. Outros objetivos mais específicos também foram
    considerados, tais como: apresentar as experiências pedagógicas
    desenvolvidas na escola sobre o legado do Modernismo Brasileiro no hoje da
    história da arte; mostrar os resultados dos trabalhos dos alunos realizados na
    escola; elaborar diretrizes para o aperfeiçoamento de novos projetos
    pedagógicos. Para explorar a temática, tomamos por base uma problemática
    que interroga, sobretudo, como trabalhar com o legado do modernismo em sala
    de aula na atualidade, ressignificando-o e aproximando-o dos alunos do Novo
    Ensino Médio da Escola Estadual Mascarenhas Homem? O lócus da pesquisa
    é a Escola Estadual Mascarenhas Homem, localizada no Bairro de Lagoa
    Seca, Natal/RN, sendo sujeitos atuantes, os alunos do Novo Ensino Médio
    matriculados na disciplina de Artes Visuais. A metodologia se caracteriza como
    uma experiência em sala de aula, unindo a pesquisa bibliográfica ao método de
    investigação escolhido identificado como pesquisa-ação com abordagem
    qualitativa, na perspectiva de Thiollent citado por Baldissera (2001); Pope,
    Mays (2005); Barbier (2004); Bogdan e Biklen (1982), dentre outros. Para os
    aportes teóricos, recorremos a autores como Paulo Freire (1996); Antoni
    Zaballa (1998); Hugo B. Bozzano e outros (2013); Kátia Helena Pereira (2007);
    Mírian Celeste Moreira e outros (2009); Mirian Celeste Martins e outros (1998);
    Neide Rezende (2006); Dóris Maria Malfatii (2009); Cibele Regina de Carvalho
    (2007); Israel Pedrosa (2009); Aracy Amaral (1976); Béa Meira e outros (2017);
    Ana Mae Barbosa (2011) e Marilda Oliveira de Oliveira (2007), numa
    abordagem a partir da leitura de mundo ao ensino de arte sob a visão de cada
    autor. Ressaltamos, pois, que os resultados deste artigo e proposta pedagógica
    poderão contribuir para o desenvolvimento de uma reflexão sobre a arte de
    ensinar Artes Visuais e/ou Teatro no Novo Ensino Médio, considerando a
    práxis pedagógica em função da construção do conhecimento que deve se
    concretizar no ambiente da sala de aula em qualquer escola, seja ela pública
    ou particular.


  • Mostrar Abstract
  • Cette œuvre a pour thème l'héritage du modernisme brésilien en mettant l'accent sur la Semaine de l'art moderne de 1922: une réflexion dans les classes d'arts visuels du nouveau lycée et présente du matériel didactique développé en classe à travers l'approche d'une proposition pédagogique sur la sujet mentionné, mettant en évidence les événements de la Semaine de 1922, de la lecture et la relecture des œuvres d'artistes exceptionnels au moment de l'événement. Nous avons choisi comme objectif général d'analyser de manière critique l'héritage du modernisme brésilien dans l'histoire de l'art d'aujourd'hui, en considérant l'applicabilité de l'expérience pédagogique concernant la recréation de la Semaine d'art moderne de 1922 avec les élèves de la deuxième année du nouveau lycée de l'école publique Mascarenhas Homem. D'autres objectifs plus spécifiques ont également été envisagés, tels que: présenter les expériences pédagogiques développées à l'école sur l'héritage du modernisme brésilien dans l'histoire de l'art aujourd'hui; montrer les résultats du travail des élèves à l'école; élaborer des lignes directrices pour l'amélioration de nouveaux projets pédagogiques.Pour explorer le thème, nous prenons comme base un problème qui interroge, par-dessus tout, comment travailler avec l'héritage du modernisme en classe aujourd'hui, en lui donnant un nouveau sens et en le rapprochant des élèves du nouveau lycée de l'école publique Mascarenhas Homem? Le lieu de la recherche est l'école publique Mascarenhas Homem, située dans le quartier de Lagoa Seca, Natal / RN, étant des sujets actifs, les élèves du nouveau lycée inscrits dans la discipline des arts visuels. La méthodologie est caractérisée comme une expérience en classe, combinant la recherche bibliographique avec la méthode de recherche choisie identifiée comme la recherche-action avec une approche qualitative, dans la perspective de Thiollent citée par Baldissera (2001); Pape, Mays (2005); Barbier (2004); Bogdan et Biklen (1982), entre autres. Pour les contributions théoriques, nous utilisons des auteurs tels que Paulo Freire (1996); Antoni Zaballa (1998); Hugo B. Bozzano et al (2013); Kátia Helena Pereira (2007); Mírian Celeste Moreira et al (2009); Mirian Celeste Martins et al (1998); Neide Rezende (2006); Dóris Maria Malfatii (2009); Cibele Regina de Carvalho (2007); Israël Pedrosa (2009); Aracy Amaral (1976); Béa Meira et al (2017); Ana Mae Barbosa (2011) et Marilda Oliveira de Oliveira (2007), dans une approche de la lecture du monde à l'enseignement de l'art du point de vue de chaque auteur. Nous soulignons donc que les résultats de cet article et de cette proposition pédagogique peuvent contribuer au développement d'une réflexion sur l'art d'enseigner les Arts Plastiques et / ou le Théâtre au Nouveau Lycée, compte tenu de la pratique pédagogique en fonction de la construction des savoirs qui doivent se matérialiser. dans l'environnement de la classe dans n'importe quelle école, qu'elle soit publique ou privée.

2019
Dissertações
1
  • LINA IZABEL SENA DE BRITO
  • DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE A ENCENAÇÃO O SOM QUE SE FAZ DEBAIXO D’ÁGUA DO GRUPO CORES TEATRO DA UFRN E A CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ENCENAÇÃO ESTRELA

  • Orientador : MARCILIO DE SOUZA VIEIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • JONAS DE LIMA SALES
  • MARCILIO DE SOUZA VIEIRA
  • MARINEIDE FURTADO CAMPOS
  • Data: 26/03/2019

  • Mostrar Resumo
  • O presente trabalho analisa parte da criação da encenação O som que se faz debaixo d’água do Cores Teatro, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, metodologicamente numa perspectiva fenomenológica de Maurice Merleu-Ponty, aliada ao pensamento teatral de Antonin Artaud que condiciona o teatro à vida. Ainda alia-se a esta investigação, um diálogo das possibilidades pedagógicas de criação da encenação Estrela construída em sala de aula, com alunos do Ensino Fundamental I da Escola Municipal Celso Monteiro Furtado, na cidade de João Pessoa na Paraíba. De acordo com estes referenciais é possível compreender o corpo como expressividade das vivências perceptivas de si e do outro numa criação de teatro e na vida.


  • Mostrar Abstract
  • El presente trabajo analiza parte de la creación de la escenación O som que se faz debaixo d’água del Cores Teatro de la Universidad Federal do Rio Grande do Norte, metodológicamente en una perspectiva fenomenológica de Maurice Merleu-Ponty, aliada al pensamiento teatral de Antonin Artaud que condiciona el teatro a la vida. Aún se alía a esta investigación, un diálogo de las posibilidades pedagógicas de creación de la escenación Estrela construida en el aula, con alumnos de la Enseñanza Fundamental I de la Escuela Municipal Celso Monteiro Furtado, en la ciudad de João Pessoa en Paraíba. De acuerdo con estos referenciales es posible comprender el cuerpo como expresividad de las vivencias perceptivas de sí y del otro en una creación de teatro y en la vida.

2018
Dissertações
1
  • EMANUEL ALVES LEITE
  • LUGAR DE CIRCO É NA ESCOLA: O ESTUDO DA PALHAÇARIA EM EXPERIÊNCIA ARTÍSTICA PEDAGÓGICA

  • Orientador : MARCILIO DE SOUZA VIEIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • LAIS GUARALDO
  • MARCILIO DE SOUZA VIEIRA
  • MONIQUE DEHEINZELIN
  • NAIRA NEIDE CIOTTI
  • Data: 20/07/2018

  • Mostrar Resumo
  • Esta dissertação diz respeito à pesquisa denominada “Lugar de Circo é na
    Escola: O Estudo da Palhaçaria em Experiência Artística Pedagógica”. Tem
    como objeto de pesquisa o estudo do circo e da palhaçaria na Educação Básica
    de ensino, a partir da análise do relato de experiência do projeto
    artístico/pedagógico “Lugar de Circo é na Escola”, buscando ampliar a discussão
    do conteúdo “circo e palhaço” em sala de aula. Enquanto
    palhaço/professor/pesquisador, passei a refletir sobre como construir um
    percurso artístico/pedagógico sistematizado para os estudos do circo e do
    palhaço em turmas do ensino fundamental nas séries finais da Escola Maria de
    Lourdes Bezerra, no município de Macau/RN, culminando no desenvolvimento
    do projeto “Lugar de Circo é na Escola”, que se tornou objeto de análise e
    reflexão desta pesquisa dissertativa. A pesquisa se desenvolveu a partir dos
    seguintes questionamentos: Por que estudar circo e palhaço na escola? Qual o
    potencial de uma ação como essa no contexto escolar? É possível ensinar a ser
    palhaço? Que possibilidades metodológicas podem ser utilizadas para a
    aprendizagem da palhaçaria na escola? Para responder às questões citadas, a
    pesquisa ancora sua escrita na análise qualitativa, tendo como método a análise
    de conteúdo proposta por Bardin (1977). Buscando compreender como se deu
    o desenvolvimento, o envolvimento dos participantes e os desdobramentos do
    projeto artístico/pedagógico já citado, bem como descrever e analisar o percurso
    pedagógico e metodológico proposto pelo docente para um estudo
    teórico/prático do circo e da palhaçaria, as reflexões em torno da pesquisa se
    constroem e ampliam-se a partir da relação estabelecida entre o
    desenvolvimento do projeto “Lugar de Circo é na Escola” na construção da
    identidade dos palhaços (alunos) durante o projeto intercruzado aos estudos da
    história do circo e da palhaçaria no Brasil e no mundo, além de apontar
    desdobramentos dessa ação no ambiente escolar e fora dele. Para nossos
    estudos e desenvolvimento dessa escrita, dialogamos com os seguintes autores:
    naquilo que diz respeito à compreensão histórica do circo e da palhaçaria no
    Brasil e no mundo, além de práticas vivenciais ligadas ao tema dessa
    dissertação, a exemplo referenciamos Bolognesi (2003), Thebas (2005), Burnier
    (2001), Lecoq (2010); sobre a Arte, o diálogo se deu com Barbosa (1991) e
    Desgranges (2003), tudo isso para entender a pedagogia por mim utilizada no
    desenvolvimento do projeto “Lugar de Circo e na Escola”. Assim, os autores
    citados dão base para a costura dos retalhos de nossa empreitada pedagógica.


  • Mostrar Abstract
  • This dissertation concerns the research called "Circus Place is in the School: The
    Study of the Clown in Artistic Pedagogical Experience" whose object of research
    is the study of circus and clowning in the regular system of education, based on
    the analysis of the story of experience of the artistic / pedagogical project "Lugar
    de Circo é na Escola". Seeking to broaden the discussion of the circus and clown
    content in the classroom, as a clown / teacher / researcher, I began to reflect on
    how to construct an artistic / pedagogical path systematized for circus and clown
    studies in elementary school classes in the final series of the School Maria de
    Lourdes Bezerra in the municipality of Macau / RN, culminating in the
    development of the project "Lugar de Circo é na Escola", which became the
    object of analysis and reflection of this dissertative research. The research
    develops from the following questions: Why study circus and clown in school?
    What is the potential of such an action in the school context? Is it possible to
    teach to be a clown? What methodological possibilities can be used for learning
    the tricks in school? To answer the questions cited, the research anchors its
    writing in the qualitative analysis, having as a method the Content Analysis
    proposed by Bardin (1977). Seeking to understand how the development took
    place, the involvement of the participants and the unfolding of the artistic /
    pedagogical project already mentioned, as well as to describe and analyze the
    pedagogical and methodological course proposed by the teacher for a theoretical
    / practical study of circus and clowning. The reflections around the research are
    built and broadened from the relationship established between the development
    of the project "Circus Place is in School" in the construction of the identity of the
    clowns (pupils) during the intercross project to the studies of the circus history
    and of the clownwork in Brazil and in the world, besides pointing out unfolding of
    this action in the school environment and outside it. For our studies and
    development of this writing, we dialogued with the following authors, in what
    concerns the understanding of circus and clownish history in Brazil and in the
    world, as well as experiential practices related to the theme of this dissertation,
    for example, Bolognesi (2003), Thebas (2005), Burnier (2001), Lecoq (2010).
    From Da Arte, the dialogue was with Barbosa (1991) and Desgranges (2003) to
    understand the pedagogy I used in the development of the project "Place of
    Circus and in School", so the cited authors provide the basis for sewing the flaps
    of our pedagogical work.

2
  • RICARDO NUNES CORINGA
  • PERCURSO EDUCATIVO DO CINEMA NO ESPAÇO ESCOLAR

  • Orientador : MARCILIO DE SOUZA VIEIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ARLETE DOS SANTOS PETRY
  • AVELINO ALDO DE LIMA NETO
  • MARCILIO DE SOUZA VIEIRA
  • Data: 30/07/2018

  • Mostrar Resumo
  • A intenção desta dissertação a priori foi a de estabelecer parâmetros que
    definam a relevância do cinema como arte e forma de alfabetização visual.
    Além de salientar a sua importância nas práticas pedagógicas, o mesmo vem
    sendo um fomentador de conhecimento em sala de aula. O cinema é uma
    ferramenta instigadora, que pode facilitar o desenvolvimento do ensino e
    aprendizagem dos indivíduos envolvidos, e essa experiência no caso do projeto
    Luz, câmera, ação: o cinema na escola, deu-se por meio da vivência em sala
    de aula com a produção e experimentação em cinema, por meio de análises
    críticas, assim como compreensão da construção poética e técnica de um
    filme. A pesquisa teve como objetivo descrever e analisar a experiência
    vivenciada em sala de aula com a produção de curtas-metragens a partir da
    utilização do uso do celular, bem como compreender como se deu o processo
    de aprendizagem visual no componente curricular Arte a partir de tal
    experiência. A dissertação pautou-se nas seguintes questões de estudo: Quais
    são as potencialidades pedagógicas do cinema em sala de aula? É possível
    uma produção cinematográfica de curtas-metragens no espaço escolar
    utilizando-se de um aparelho celular para tal empreendimento? É possível uma
    alfabetização visual a partir do cinema na escola? A metodologia que embasa
    esse estudo é de natureza qualitativa descritiva sob o viés da pesquisa ação.


  • Mostrar Abstract
  • The intention of this dissertation a priori was to establish parameters that define
    the relevance of cinema as art and form of visual literacy. In addition to
    emphasizing its importance in pedagogical practices, it has been a promoter of
    knowledge in the classroom. Cinema is an instigating tool, which can facilitate
    the development of the teaching and learning of the individuals involved, and
    this experience in the case of the project Light, camera, action: the cinema in
    the school, was through the experience in the classroom with the production
    and experimentation in cinema, through critical analysis, as well as
    understanding the poetic and technical construction of a film. The research
    aimed to describe and analyze the experience lived in the classroom with the
    production of short films based on the use of the cell phone, as well as to
    understand how the visual learning process took place in the curricular
    component Art from such experience. It was based on the following questions of
    study: What are the pedagogical potentialities of cinema in the classroom? Is it
    possible to produce a short film in the school space using a cellular device for
    such an undertaking? Is visual literacy possible from the movies at school? The
    methodology that bases this study is qualitative descriptive nature under the
    bias of action research.

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  • MÁRCIA LE SÉNÉCHAL HISSETT
  • DESENHO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Orientador : LAIS GUARALDO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • MARCOS ALBERTO ANDRUCHAK
  • LAIS GUARALDO
  • BETTINA RUPP
  • ADEILZA GOMES DA SILVA BEZERRA
  • Data: 09/08/2018

  • Mostrar Resumo
  • O desenho, como forma expressiva, atividade lúdica, recreação e recurso didático é muito utilizado no Ensino Fundamental. Esta realidade vem se perpetuando na história desta fase elementar da formação dos sujeitos. Para muitos deles, quando falamos em aulas de Artes, é motivo de entusiasmo e logo declaram: Vamos desenhar! Outros se colocam na defensiva, dizendo: Não sei desenhar! Isto é o que presenciamos em muitas escolas e, com a introdução de outras linguagens artísticas no currículo escolar, tais como música, teatro e dança, o tempo para aprender a desenhar nos anos finais do Ensino Fundamental ficou ainda mais reduzido e, de certa forma, perdido numa tentativa de misturar as quatro linguagens, em abordagem tida como transdisciplinar. Por esta razão, esta pesquisa empenhou-se em rever o desenho para os jovens estudantes envolvidos neste momento de formação e desenvolvimento humano. Em duas experiências distintas no Rio Grande do Norte (RN): na Vila de Ponta Negra, Natal e em Parnamirim, foram associadas práticas – dentro e fora da escola -e, referenciais teóricos e artísticos, clássicos e da contemporaneidade, de forma que pudéssemos entender melhor o processo de ensino e aprendizagem do grafismo como propulsor do desenvolvimento cognitivo e integral neste momento da vida dos jovens estudantes. As buscas e práticas demonstraram como o desenho contribui para a organização do pensamento, para a aquisição de habilidades organizacionais, projetivas, criativas e expressivas, elevando o potencial de síntese e resolução de problemas por parte dos estudantes. A abordagem metodológica desenvolvida foi de natureza qualitativa, permitindo explorar todas as dimensões da singularidade do desenho para o desenvolvimento integral do ser humano, possibilitando a melhor compreensão do objeto de estudo. Permitiu também a criação de um método de contextualização para cada experiência, confirmando assim, de forma aberta, a renovação da abordagem a cada nova experiência, mesmo sendo o tema milenar e os conceitos e elementos da linguagem tão conhecido por aqueles que a ele se dedicam. O estudo mostrou a importância de se estudar o desenho de forma sistematizada, num bloco bem organizado de ações, logo nos primeiros momentos dos anos finais, de maneira que os estudantes possam aprender, superar dificuldades e sistemas de representação culturalmente assimilados, fortalecendo a autoestima e o empoderamento dos mesmos na utilização dos grafismos tanto em momentos de livre expressão, como recurso expressivo nas mais diferenciadas necessidades – dentro e fora da escola- e, também na aquisição de autonomia para continuar a aprendizagem, direcionando-a para futuras profissões e soluções para criação de estratégias e esquemas, nos mais diferentes momentos da vida. Por tudo isto, defende-se aqui que o desenho é indispensável para o desenvolvimento global do ser humano e por razões profundas não pode ser deixado de lado ou abordado como recurso didático secundário nos anos finais do Ensino Fundamental.


  • Mostrar Abstract
  • Drawing as an expressive form, play activity, recreation and didactic resource is widely used in Elementary School. This reality has been perpetuating itself in the history of this elementary phase of the formation of the subjects. For many of them, when we talk about art classes, it is a source of enthusiasm and soon they say: Let's draw! Others put themselves on the defensive, saying: I do not know how to draw! This is what we see in many schools and, with the introduction of other artistic languages in the school curriculum, such as music, theater and dance, the time to learn to draw in the final years of Elementary School has been further reduced and, in a way , lost in an attempt to mix the four languages, in an approach considered as transdisciplinary. For this reason, this research has undertaken to review the design for the young students involved in this moment of human development and formation. In two different experiences in Rio Grande do Norte (RN): in the Vila de Ponta Negra, Natal and Parnamirim, practices were associated - inside and outside the school - and theoretical and artistic references, classical and contemporaneity, so that we could to better understand the teaching and learning process of graphics as a driver of cognitive and integral development at this point in the lives of young students. The researches and practices demonstrated how the design contributes to the organization of the thinking, to the acquisition of organizational, projective, creative and expressive abilities, raising the potential of synthesis and problem solving by the students. The methodological approach developed was qualitative, allowing to explore all the dimensions of the singularity of the design for the integral development of the human being, allowing a better understanding of the object of study. It also allowed the creation of a method of contextualization for each experience, thus confirming, in an open way, the renewal of the approach to each new experience, even though the millennial theme and the concepts and elements of the language are well known to those who dedicate themselves to it . The study showed the importance of studying design in a well-organized block of actions, in the first moments of the final years, so that students can learn, overcome difficulties and assimilated systems of representation, strengthening self-esteem and the use of graphics both in moments of free expression and expressive resource in the most differentiated needs - inside and outside the school - and also in the acquisition of autonomy to continue learning, directing it to future professions and solutions for strategies and schemes, in the most different moments of life. For all this, it is argued here that drawing is indispensable for the overall development of the human being and for deep reasons can not be overlooked or approached as a secondary didactic resource in the final years of Elementary School.

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  • DIVA PERLA PEIXOTO DE MATTOS
  • TÁ NA AULA, TÁ NO FACE! A UTILIZAÇÃO DO FACEBOOK COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE ARTES VISUAIS NA ESCOLA MUNICIPAL GREGÓRIO BEZERRA, OLINDA/PE

  • Orientador : ROGERIO JUNIOR CORREIA TAVARES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALINE CORSO
  • EDSON DO PRADO PFUTZENREUTER
  • MARCOS ALBERTO ANDRUCHAK
  • ROGERIO JUNIOR CORREIA TAVARES
  • Data: 31/08/2018

  • Mostrar Resumo
  • As redes sociais estão presentes no dia a dia da população urbana mundial,
    conectando pessoas- com interesses em comum de forma interativa, sendo um dos
    motivos que levou o Facebook a tornar-se a rede social digital mais utilizada da
    atualidade. Apresentando, em sua plataforma, recursos e ferramentas que, aliadas à
    prática educacional, possibilitam um ensino e uma aprendizagem interativa e
    colaborativa, o presente trabalho tem como objetivo identificar os potenciais
    pedagógicos da referida rede, utilizada como recurso metodológico na disciplina de
    Arte, com os alunos do 6º ao 9° da Escola Municipal Gregório Bezerra, situada na
    cidade de Olinda, em Pernambuco. Busca apresentar o conjunto de atividades
    realizadas a partir de conteúdos online no grupo fechado "Tá na Aula, no Face!",
    analisando suas contribuições para o desenvolvimento do pensamento artístico
    possibilitando a construção de conhecimento dos estudantes de forma não
    tradicional. Esta é uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, sob o viés da
    pesquisa-ação participante utilizando a Teoria Fundamentada para a análise dos
    dados coletados. A partir do relato sobre a criação da internet, do desenvolvimento
    da sociedade em rede, das comunidades virtuais e das redes sociais, construímos
    um percurso que nos leva às suas influências na educação. Considerando que
    essas redes de conexões transformaram o comportamento das pessoas em relação
    umas as outras, cabe a escola e ao professor acompanhar essas mudanças, pois
    faz parte do processo educativo de todo cidadão. 


  • Mostrar Abstract
  • Social networks are present in the daily lives of the world's urban population by
    connecting people with common interests in an interactive way, being one of the
    reasons that led Facebook to become the most used digital social network today. In
    its platform, resources and tools that, together with educational practice, make
    teaching and interactive and collaborative learning possible, the present work aims to
    identify the pedagogical potentials of said network, used as a methodological
    resource in the Arts discipline, with the students from the 6th to the 9th of the
    Municipal School Gregório- Bezerra, at Olinda city, in Pernambuco. It seeks to
    present the set of activities, carried out from online content in the closed group "Tá na
    Aula, Tá no Face!" (It’s in the classroom, it’s in the Face, in brazilian portuguese
    language),
    analyzing their contributions to the development of artistic thinking,
    enabling the construction of students' knowledge in a non-traditional way. This is a
    qualitative bibliographic research, under the bias of the participatory action research
    using the Grounded Theory for the analysis of the data collected. Starting from the
    subjects of internet origins, the development of networked society, virtual
    communities and social networks, we have built a path that leads us to its influences
    in education. Considering that these networks of connections have transformed the
    behavior of people in relation to each other, it is up to the school and the teacher to
    follow these changes, since it is part of the educational process of every citizen. 

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  • FÁBIO TAVARES DA SILVA
  • A LEITURA E A PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO DE ARTE NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO ADAUTO BEZERRA - BARBALHA, CEARÁ

  • Orientador : ROGERIO JUNIOR CORREIA TAVARES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALINE CORSO
  • EDSON DO PRADO PFUTZENREUTER
  • MARCOS ALBERTO ANDRUCHAK
  • ROGERIO JUNIOR CORREIA TAVARES
  • Data: 31/08/2018

  • Mostrar Resumo
  • Esta dissertação apresenta um estudo sobre as Histórias em Quadrinhos - HQs e
    suas possibilidades de uso no ensino de Arte do ensino médio. Para tal, realizou-se
    além de um levantamento e análise bibliográfica o planejamento e execução de
    duas ações com o ensino e aprendizagem de Quadrinhos na Escola de Ensino
    Médio Adauto Bezerra - Barbalha/Ceará. Foi realizada uma oficina intitulada "Leitura
    e Produção de História em Quadrinhos na Escola" e também um conjunto de aulas
    durante um bimestre letivo em uma turma de primeiro ano do ensino médio. Para a
    fundamentação teórica e planejamento das experiências tomamos como referência
    os estudos de Ana Mae Barbosa (2009), Waldomiro Vergueiro (2009) e João Marcos
    Parreira Mendonça (2006, 2008) dentre outros autores que se dedicam ao ensino de
    artes, quadrinhos na educação e quadrinhos no ensino de artes respectivamente.
    Nas experiências buscou-se, primeiramente, aproximar os participantes das HQs,
    estimulando-os a desenvolverem sua capacidade de leitura de imagens, através da
    identificação e compreensão dos principais elementos que compõem a linguagem
    visual e da linguagem dos quadrinhos em particular. Contextualizou-se a história das
    HQs e foram discutidos e experimentados diferentes modos de produção de
    quadrinhos, culminando com a produção de narrativas visuais pelos participantes. As
    aulas de arte em uma turma regular tiveram os quadrinhos como conteúdo e objeto
    de ensino e aprendizagem buscando uma prática que superasse o uso dos
    quadrinhos apenas como ferramenta didática. Conclui-se com esse estudo, que
    ainda se faz necessário consolidar o entendimento dos quadrinhos como Arte e de
    seu lugar legítimo como um dos conteúdos do ensino da Arte. Nesse sentido, esse
    trabalho colabora para a constituição e consolidação de um modo de ver as HQ para
    além de simples entretenimento, mas também como instrumento de ensino e
    aprendizagem de Arte, bem como um conteúdo legítimo a ser apreendido nas aulas
    de Artes do ensino médio.


  • Mostrar Abstract
  • This dissertation presents a study about comics and their possibilities arts teachin in
    high school. To achieve this, a survey and bibliographical analysis was carried out on
    the planning and execution of two actions with the teaching and leaming of Comics in
    the Adauto Bezerra – Barbalha/Ceará High School. A workshop entitled "Reading
    and Production of Comic History at School" was held, as well as a set of classes
    during a two-month course in a first-year high school class, For the theoretical
    foundation and planning of the experiments we take as reference the studies of Ana
    Mae Barbosa (2009), Waldomiro Vergueiro (2009) and João Marcos Parreira
    Mendonça (2006, 2008) among other authors dedicated to teaching arts, comics in
    education and comics in art education respectively. In the experiments, we first
    sought to bring the participants closer to the comics, stimulating them to develop their
    ability to read images by identifying and understanding the main elements that make
    up the visual language and the language of the comics in particular. The comics
    history was contextualized and different modes of comic production were discussed
    and experimented, culminating in the production of visual narratives by the
    participants. The art classes in a regular class had the comics as content and object
    of teaching and learning seeking a practice that surpassed the use of comics only as
    a didactic tool. It concludes with this study, that it is still necessary to consolidate the
    understanding of comics as Art and its legitimate place as one of the contents of the
    teaching of Art. This work contributes to the constitution and consolidation of a way of
    seeing the HQ beyond mere entertainment, but also as an instrument of teaching and
    learning of Art, as well as a legitimate content to be learned in the classes of High
    school arts.

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  • RAFAELA FARIAS NOBREGA
  • A ARTE INDÍGENA PARA ALÉM DOS CLICHÊS: POR NOVAS ABORDAGENS NAS AULAS DE ARTE

  • Orientador : LAIS GUARALDO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ADEILZA GOMES DA SILVA BEZERRA
  • BETTINA RUPP
  • LAIS GUARALDO
  • MARCOS ALBERTO ANDRUCHAK
  • RENATA VIANA DE BARROS THOME
  • Data: 19/09/2018

  • Mostrar Resumo
  • Esse projeto tem como objetivo contribuir para o exercício de práticas pedagógicas relacionadas com temáticas indígenas comprometidas com pesquisas científicas. Práticas pedagógicas que valorizem e desmistifiquem os acontecimentos históricos relacionados com os contextos dos povos tribais, de maneira a difundir e valorizar a sua produção artística e cultural ao longo da história do Brasil.

    Para isso, foram analisadas as maneiras como os conteúdos relacionados com esse tema foram tratados nos materiais didáticos disponíveis para o programa Nacional do livro didático (PNLD) e observado os desafios relacionados com a formação da imagem do índio no ambiente escolar.  Também foi realizada uma pesquisa a respeito da história da presença indígena no Brasil e seu legado cultural. A partir dessa análise, algumas abordagens foram formuladas, no sentido de contribuir para que conteúdos relacionados com a produção artística indígena sejam trabalhados nas escolas de forma a terem respaldo científico.


  • Mostrar Abstract
  • This project aims to contribute to the practice of pedagogical practices related to indigenous themes committed to scientific research. Pedagogical practices that value and demystify historical events related to the contexts of tribal peoples, in order to disseminate and value their artistic and cultural production throughout the history of Brazil.

    In order to do this, we analyzed the ways in which the contents related to this theme were treated in the didactic material available for the National Textbook Program (PNLD) and observed the challenges related to the formation of the image of the Indian in the school environment. A research was also carried out on the history of the indigenous presence in Brazil and its cultural legacy. Based on this analysis, some approaches were formulated in order to contribute to content related to indigenous artistic production being worked in schools in order to have scientific support.

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  • GABRIELLE MARIA DE SOUZA LEITE
  • A VALORIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO ESTÉTICO DE RAIZ AFRICANA NA SALA DE AULA: CONTRIBUIÇÕES DO ACERVO DO MUSEU AFRO BRASIL

  • Orientador : LAIS GUARALDO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ADEILZA GOMES DA SILVA BEZERRA
  • LAIS GUARALDO
  • MARCOS ALBERTO ANDRUCHAK
  • RENATA VIANA DE BARROS THOME
  • Data: 29/10/2018

  • Mostrar Resumo
  • Este presente trabalho busca contribuir para a efetiva implementação da lei 10.639/03
    no ensino das artes visuais através do estudo do patrimônio africano no Brasil. Trata-se
    de uma pesquisa de natureza qualitativa, que tem como objetivo conhecer e estudar o
    patrimônio estético do Museu Afro Brasil através da análise do seu acervo permanente
    físico e digital, as ações pedagógicas ali desenvolvidas e do seu discurso curatorial, com
    o intuito de selecionar informações e formular proposições de artes visuais na
    escola que possam colaborar para as relações étnicas-raciais através da
    arte. Tendo como objetivo a ampliação do conhecimento sobre o patrimônio estético de
    matriz africana, foram realizadas uma série de visitas ao Museu Afro Brasil no mês de
    março e abril de 2018, com a intenção de conhecer o acervo e as ações educativas e de
    formação ali realizadas. Nos resultados analisados constatamos que o museu oferece
    uma didática acessível, com material de apoio para professores através do acervo digital
    e também através da participação nas ações pedagógicas, constamos também novas
    abordagens para a contextualização das temáticas “Ancestralidade”, “Identidade” e
    “Feminino”. A análise dos aspectos expositivos do acervo permanente focou na
    contribuição que o acervo pode fornecer para a o aprimoramento da abordagem do tema
    na escola. Os principais referenciais teóricos utilizados na análise das temáticas
    abordadas foram Munanga (1999), Barbosa (2008), Sousa (2009), Fonseca (2017).


  • Mostrar Abstract
  • This work aims to contribute to the effective implementation of law 10.639 / 03 in the
    teaching of visual arts through the study of African heritage in Brazil. It is a research of
    a qualitative nature, whose objective is to know and study the aesthetic heritage of the
    Afro-Brazilian Museum through the analysis of its permanent physical and digital
    collection, the pedagogical actions developed there and its curatorial discourse, in order
    to select information and formulate visual arts propositions in school that can
    collaborate for ethnic-racial relations through art. Aiming at expanding knowledge
    about the aesthetic heritage of the African matrix, a series of visits were made to the
    Afro Brasil Museum in March and April 2018, with the intention of knowing the
    collection and the educational and training actions carried out there . In the results
    analyzed, we found that the museum offers an accessible didactics, with support
    material for teachers through the digital collection and also through participation in
    pedagogical actions, we also present new approaches for the contextualization of the
    themes "Ancestry", "Identity" and "Feminine ". The analysis of the expository aspects of the permanent collection focused on the contribution that the collection can provide
    to the improvement of the approach of the theme in the school. The main theoretical
    references used in the analysis of the themes were Munanga (1999), Barbosa (2008),
    Sousa (2009), Fonseca (2017).

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  • PAULO HONORIO DA COSTA FONSECA
  • MORFOLOGIAS DA MODA: ENSAIOS ANALÍTICOS DO ESTILO GRÁFICO DA FIGURA DE MODA E POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES AO ENSINO DE ARTES

  • Orientador : NARA GRACA SALLES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • MARCOS ALBERTO ANDRUCHAK
  • MARIA GORETE FELIPE
  • NARA GRACA SALLES
  • URÂNIA AUXILIADORA SANTOS MAIA DE OLIVEIRA
  • Data: 17/12/2018

  • Mostrar Resumo
  • A dissertação objetiva investigar a presença do estilo visual no desenho e na ilustração do estudante e do profissional que trabalha ou trabalhará diretamente com a expressão gráfica da figura humana aplicada a moda e as formas que esses conteúdos são abordados nos diferentes níveis do ensino de arte. A necessidade de se catalogar o mundo como autêntico veículo de conhecimento da verdade, é uma característica inerente à própria capacidade de raciocínio. Mesmo por trás do estudo de matérias tão subjetivas como a história, a estética e a teoria das artes, o pensamento lógico-analítico se faz necessário para o desenvolvimento e melhor entendimento de seus conteúdos específicos. Através da análise e da comparação das diferentes categorias, correntes ou escolas de estilos básicos, torna-se possível um melhor entendimento dos múltiplos perfis, neles encontrados, mesmo que estes aparentemente soem por vezes com uma certa incoerência, pois dependem das influencias externas individuais e peculiares de cada um, bem como os meios utilizados. Nas artes visuais, o estilo é a síntese última de todas as forças e fatores, a unificação, a integração de numerosas decisões e graus. No primeiro nível, está a eleição do meio e a influência deste meio sobre a forma e o conteúdo. Temos depois o propósito, a razão pela qual algo foi feito: para a sobrevivência, para a comunicação ou para a expressão pessoal. A realização atual apresenta uma série de opções: a busca de decisões compositivas mediante a eleição de elementos e o reconhecimento do caráter elementar; a manipulação dos elementos através da eleição de técnicas apropriadas. O resultado final é uma expressão individual, muito embora em algumas vezes se apresente como coletiva; dirigida por todos à maior parte dos fatores mencionados, mas incluída principal e profundamente pelo que está ocorrendo no entorno social, físico, político e psicológico, espaços que são cruciais para tudo que fazemos ou expressamos visualmente. Investigo qual é a influência perceptiva das forças exteriores sobre a realização de qualquer classe de objetos visuais e sobre a expressão de ideias. Assim sendo deve-se levar em conta as condições fisiológicas e as condições sociais, e ainda a conduta de grupo; pois estes aspectos também exercem uma enorme influência sobre a percepção e a expressão. A política, a economia, o meio ambiente e os esquemas sociais criam, juntos uma psicologia de grupo. Estas mesmas forças, que dão lugar a linguagens individuais no uso verbal, se combinam no modo visual para criar um estilo comum de expressão. Seguindo esses conceitos, propomos uma maneira de classificação do estilo visual da figura para a moda, não enfatizando a grafia no estilo da roupa em si, mas sem desprezá-la, já que a mesma está inserida dentro da trilogia moda-estilo-arte e suas formas distintas de apresentação; fazendo parte do reflexo de seu tempo e de sua sociedade, bem como o estilo visual aplicado à figura de moda e os fins aos quais ela se destina, e não ao projeto ou design, dentro das diferentes profissões que requerem seu uso. Enfoco neste estudo aspectos da expressão gráfica na moda e sua presença e uso no ensino da moda nos diferentes níveis da educação, através das artes visuais, verificando os meios (secos ou líquidos), a saber desenho ou pintura, pelo uso das ferramentas que se utilizam para tal, variados materiais, incluindo os naturais/locais em técnicas mistas. Riscadores, recortados, construídos, colados ou virtuais também como itens relevantes.


  • Mostrar Abstract
  • This dissertation aims to investigate the presence of visual style in the drawing and illustration 
    of the professional and student who works directly with the graphic expression of the human figure 
    applied to fashion and the forms that these contents are approached in art textbooks. The need to 
    "catalog the world" as an authentic vehicle for the knowledge of truth is an inherent characteristic of 
    one's own reasoning ability. Even behind the study of such irregular and inaccurate subjects as history, 
    aesthetics and the theory of the arts, logical-analytical thinking was necessary for the development and 
    better understanding of its specific contents. Through the analysis and comparison of the different basic
     visual styles it becomes possible to better understand the multiple profiles found in them, even if they
     seem to sometimes sound with some incoherence. In the visual arts, style is the ultimate synthesis of
     all forces and factors, unification, integration of numerous decisions and degrees. At the first level is
     the election of the medium and the influence of this medium on form and content. We then have the 
    purpose, the reason why something was done: for survival, for communication, for personal expression. 
    The present realization presents / displays a series of options: the search of compositive decisions by 
    means of the election of elements and the recognition of the elementary character; the manipulation of 
    the elements through the election of appropriate techniques. The end result is an individual (or sometimes
     collective) expression addressed by most of the above factors, but mainly and deeply embedded by what
     is occurring in the social, physical, political, and psychological environment, an environment that is crucial
     to everything we do or express it visually. What is the perceptive influence of external forces on the
     realization of any class of visual objects and on the expression of ideas? We must take into account
     physiological conditions and social conditions, group conduct also exert a huge influence on perception 
    and expression. Politics, economics, the environment, and social schemas together create a group psychology. 
    These same forces, which give rise to individual languages in verbal use, combine in visual mode to create a 
    common style of expression. Following these concepts, we propose an attempt to classify the visual style
     of the figure for fashion, not emphasizing the spelling in the style of the clothing itself, but without 
    neglecting it, since it is inserted within the trilogy fashion-style-art and their different forms of presentation
     and is part of the reflection of their time and society, as well as the visual style applied to the fashion figure 
    and the purposes for which it is intended, and not the project itself, within the different professions that 
    require its use, as well as its presence and use in the teaching of the arts, but verifying the means also as 
    relevant items, stopping emphatically in this, our object of greater study. 
2017
Dissertações
1
  • ILLIAN NARAYAMA ROCHA OLIVEIRA
  • Arte do Patrimônio Campinense: mediação do ensino de Arte por meio de projeto

  • Orientador : MARCOS ALBERTO ANDRUCHAK
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANDREA JANE DA SILVA
  • MARCILIO DE SOUZA VIEIRA
  • MARCOS ALBERTO ANDRUCHAK
  • NARA GRACA SALLES
  • Data: 20/02/2017

  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho consiste em uma análise reflexiva a partir de uma experiência de
    ensino utilizando a proposta de trabalho por projeto como intervenção no processo
    ensino/aprendizagem da disciplina de Artes na Escola Estadual de Ensino Médio Dr.
    Hortênsio de Sousa Ribeiro, localizada no município de Campina Grande/PB. Tendo
    como tema utilizado na proposta de projeto, a Educação Patrimonial, considerando o
    processo educacional como mediação entre o patrimônio cultural, o ensino e a
    escola e a escola como patrimônio, a partir de referenciais teóricos publicados pelo
    Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN ). São destacados os
    principais fundamentos da proposta de ensino por projeto a partir do modelo
    indicado pelo filósofo e educador William Kilpatrick e as propostas refletidas pelo
    educador Fernando Hernández, ambos incluem em suas perspectivas teóricas as
    ideias do filósofo e educador John Dewey. A experiência de ensino analisada, é
    resultado de uma intervenção nas aulas de Artes da referida escola, objetivando
    solucionar problemas detectados em sala de aula relacionado ao ensino e
    aprendizagem, tratando-se dessa forma, de uma pesquisa-ação. Com esta pesquisa
    pretende-se realizar uma análise na experiência de ensino apresentada como
    intervenção, para tentar compree nder os motivos dos problemas identificados na
    sala de aula da turma participante e se com a didática realizada foram solucionados
    ou amenizado os problemas, a partir das atividades e resultados do projeto aplicado.
    A análise é refletida além das atividades, a partir dos depoimentos dos estudantes
    envolvidos.


  • Mostrar Abstract
  • This work consists of a reflective analysis based on a teaching experience using the
    proposal of work by project as an intervention in the teaching / learning process of
    the discipline of Arts at the State School of High School Dr. Hortênsio de Sousa
    Ribeiro, located in the city of Campina Large / PB. Based on the project proposal,
    Patrimonial Education, considering the educational process as mediation between
    cultural heritage, teaching and school and school as patrimony, based on theoretical
    references published by the Institute of National Historical and Artistic Heritage
    (IPHAN). The main foundations of the project-by-project proposal are highlighted
    from the model indicated by the philosopher and educator William Kilpatrick and the
    proposals reflected by the educator Fernando Hernández, both include in their
    theoretical perspectives the ideas of the philosopher and educator John Dewey. The
    teaching experience analyzed is the result of an intervention in the Arts classes of the
    referred school, aiming to solve problems detected in the classroom related to
    teaching and learning, in this way, an action research. Th is research intends to
    perform an analysis in the teaching experience presented as intervention, to try to
    understand the motives of the problems identified in the classroom of the participant
    group and if with the didactics were solved or softened the problems, from the
    activities and Results of the project. The analysis is reflected beyond the activities,
    from the statements of the students involved.

2016
Dissertações
1
  • ARTUR MARTINS GARCEZ
  • GRUPO DE DANÇA DO COLÉGIO MARISTA DE NATAL: Um percurso formativo em danças Populares

  • Orientador : MARCILIO DE SOUZA VIEIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • MARCILIO DE SOUZA VIEIRA
  • JOSE SAVIO OLIVEIRA DE ARAUJO
  • TEODORA DE ARAUJO ALVES
  • THIAGO SILVA DE AMORIM JESUS
  • Data: 20/06/2016

  • Mostrar Resumo
  • A pesquisa apresentada aqui é motivada por minhas experiências e vivências
    com as danças populares no Colégio Marista de Natal. A escrita se propôs,
    enquanto objetivo, a compreender a importância de ensinar danças populares a
    uma equipe de alunos do Colégio Marista de Natal, bem como refletir a partir
    de narrativas poéticas a construção de dois processos coreográficos criados
    para o Grupo de Dança Popular. A partir do objetivo proposto, questionou-se:
    Por que é importante ensinar a esses jovens danças populares na Educação
    Básica? O trabalho foi desenvolvido através de uma análise, descritiva com
    base em um estudo de campo. A metodologia Descritiva com Estudo de
    Campo pode ser uma alternativa aplicável em diferentes áreas do
    conhecimento e de atuação. A prática da pesquisa exige intensas relações
    entre pesquisadores e atores da situação-problema. A intervenção da pesquisa
    foi feita junto aos componentes do Grupo.de Dança Popular do Colégio Marista
    de Natal. Esses alunos fazem parte do 7° ano do Ensino Fundamental a 3a
    série do Ensino Médio. A pesquisa, dessa forma, torna-se relevante para o
    meio acadêmico e artístico, uma vez que os escritos sobre grupos de dança
    popular na escola ainda estão em construção. A contribuição que pretendo dar,
    especificamente, ao Ensino da Arte justifica-se pela importância de sugerir
    essas discussões para o âmbito escolar, considerando que a arte insere-se
    nesse como componente curricular que carece de uma discussão mais
    ampliada sobre as Artes Cênicas em especial. A pesquisa se justifica ainda por
    compreender que a Dança, em especial, as danças da Cultura Popular são
    pouco valorizadas no espaço escolar e que esta, na escola, pode ser vista
    como um espaço de aprendizado possibilitando uma formação em dança.
    Nesta dissertação, houve a descrição do !ocus do objeto de estudo e foi feita
    uma apreciação a partir de narrativas poéticas de dois processos coreográficos
    (Espetáculos), a saber: Danço Antônio Nobrega e Penso Cascudo, Danço
    Ariano.


  • Mostrar Abstract
  • The research here presented is motivated by my own experiences with the folk
    dances in Marista of Natal School. The search is proposed, while objective, reflect
    on the presence of the teaching of dances popular in the Marista of Natal
    School from the Group of the said dances popular school, as well as analyze the
    construction of two processes various choreographic created to the Said Group.
    From the proposed objective, you wondered: Why is it important to teach dances
    popular in Basic Education? What is the meaning of these dances in a context of
    dance group? The methodological process of this text is not dissociated from textual
    our praxis/search with the teaching of the dances popular in the educational context
    of a private school of Natal and was developed through the descriptive qualitative
    research whose nature is empirical under the bias of the field study. This research
    had not the intention to exhaust the narration of the Dance Group of the Marista of
    Natal School, nor of the dances popular experienced by him, but to draw, among the
    countless trajectories and lineages presented here, questionings applicants and the
    new paths to be travelled by students/dancers and choreographer/director who are
    also researchers-artists. We highlight some points of this reflection as notes for the
    epistemological activity and the knowledge of dance in the school space. Epistemic
    scenarios that may become a research agenda, namely: discussion of popular
    culture in the context of the teaching of dance and the experience of the processes of
    creation as a possibility of application of these references both in the classroom,
    either in dance groups; listening and participation of pupils in drafting and creation of
    various choreographic processes; opening of managers and coordinators for an
    understanding of dance that exceed the appendix for other disciplines or that it be
    treated only in the week of the folklore or seasonal feasts of the school; expanded
    discussion of dance as an area of knowledge that has its own content.

2
  • POLLYANNA GUIMARAES DA SILVA DE MORAIS
  • A FOTOGRAFIA EM SALA DE AULA: selfie, hipermídia e criação

  • Orientador : ROGERIO JUNIOR CORREIA TAVARES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALINE CORSO
  • CHARLES ANDRYE GALVAO MADEIRA
  • MARCOS ALBERTO ANDRUCHAK
  • ROGERIO JUNIOR CORREIA TAVARES
  • Data: 25/07/2016

  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho investiga como pode se dar o direcionamento da prática fotográfica
    artística a partir de sua prática cotidiana e, ainda, de que maneira essa inter-relação pode
    contribuir para o ensino de artes visuais nas escolas, sobretudo no ensino médio. Para tanto,
    serão utilizados os conceitos de selfie, imagens técnicas e da fotografia artística e comercial.
    Nesse sentido, propõe-se uma reflexão sobre o contexto sociocultural envolvido na prática do
    selfie, e ainda práticas pedagógicas que envolvam a promoção, o direcionamento e o estímulo
    à fruição, produção e reflexão da fotografia pensada artisticamente. Como resultado, foi
    produzido um blog através do qual foram promovidos desafios fotográficos; registrados os
    conteúdos das aulas de forma hipertextual; e divulgados os trabalhos artísticos produzidos
    pelos alunos durante a disciplina. Além das fotografias, os alunos produziram curtas
    metragens sob o tema “Problemáticas do uso indiscriminado da autoimagem nas redes
    sociais”, com base em discussões em sala de aula sobre arte, mídia e sociedade.


  • Mostrar Abstract
  • This paper investigates how can happen the direction of the photographic art practice
    from their daily practice and also how this interrelationship can contribute to the teaching of
    visual arts in schools, especially in high school. Therefore, the concepts of selfie, technical
    images and artistic and commercial photography will be used. Thus, it is made a reflection on
    the sociocultural context involved in the practice of the selfie, and a practice in the classroom
    involving the promotion, direction and encouragement to fruition, production and reflection of
    artistically designed photo. As a result , it has produced a blog through which photographic
    challenges were promoted ; recorded the contents of classes hypertextual form ; and released
    the artwork produced by the students during the course. In addition to the photographs, the
    students produced short films on the theme "Problematic of the indiscriminate use of self
    image in social networks ", based on discussions in class about art, media and society.

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  • MARIA DE FÁTIMA ALVES DE SENA
  • ESCOLAS TECNICAS DE DANÇA: UM OLHAR INVESTIGATIVO SOBRE A CONSTITUIÇÃO DO CENTRO EDUCACIONAL NORTE-RIO-GRANDENSE DE ARTES

  • Orientador : MARCILIO DE SOUZA VIEIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • MARCILIO DE SOUZA VIEIRA
  • KARENINE DE OLIVEIRA PORPINO
  • ROSIE MARIE NASCIMENTO DE MEDEIROS
  • ROSA CRISTINA PRIMO GADELHA
  • Data: 27/07/2016

  • Mostrar Resumo
  • A história do ensino de Dança em nível Técnico no Brasil é recente, data dos
    anos de 1960, sendo uma das mais antigas a Escola de Teatro e Dança do
    Pará. Convém ressaltar que tais escolas estão ligadas no seu início ao ideário
    da Escola Técnica no Brasil datado dos anos de 1900 que tinham por objetivo
    profissionalizar o indivíduo. A pesquisa é de natureza qualitativa descritiva
    sobre a dança e seu ensino técnico na cidade do Natal e teve objeto de estudo
    o Centro Educacional Norte-Rio-Grandense de Artes (CENA). Ao se utilizar
    dessa forma a pesquisa e ao adotá-la nos despimos de uma atitude apoiada
    em uma lógica linear racionalista. Para a produção de dados de pesquisa
    alguns procedimentos foram utilizados: revisão de literatura, pesquisa
    documental, fontes da memória viva, entrevistas para a coleta dos dados e
    discussão da coleta do material. Partindo do entendimento de que as escolas
    técnicas de dança são locais de formação propõe -se nesta pesquisa
    apresentar, discutir e analisar o Curso Técnico de Dança do Estado do Rio
    Grande do Norte (CENA - Centro Educacional Norte-Rio-Grandense de Artes),
    bem como suas metas e projeto artístico/pedagógico enquanto ensino
    profissionalizante. A referida pesquisa dispõe-se ainda a compreender como se
    constituiu-constitui a criação do CENA, com foco no contexto social, político e
    cultural do Estado.


  • Mostrar Abstract
  • The history of the Technical level dance education in Brazil is recent. It has
    begun in the 1960s and one of the first examples is the School of Theater and
    Dance of Pará. It is worth mentioning that these schools are linked at its
    inception to the ideals of the Technical School in Brazil dating from the 1900s
    which were focused in professionalizing citizens. The research is of descriptive
    and qualitative nature about the dance and its technical education in the city of
    Natal and its object of study was Centro Educacional Norte-Rio-Grandense de
    Artes (CENA). By using this method of research and in order to apply it, we
    undressed ourselves of an attitude supported by a rational and linear logic. For
    the production of research data some procedures were used , such as: literature
    review, documentary research, living memory sources, interviews for data
    collection and discussion of data collection. Based on the understanding that
    the technical dance schools are artistic training places we proposed in this
    research to present, to discuss and to analyze the Technical Course of Rio
    Grande do Norte State Dance, as well as its goals and artistic / pedagogical
    project as professional education. This research‘s effort also aims at understand
    the creation and conception of the CENA, focusing on social, political and
    cultural contexts within the State.

4
  • LARISSE KALINE PEREIRA DA COSTA
  • UMA EXPERIÊNCIA EM ENSINO DE TEATRO COM UMA TURMA DE
    CORREÇÃO DE FLUXO NUMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DO
    NATAL - RN

  • Orientador : MARCILIO DE SOUZA VIEIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • JOSE SAVIO OLIVEIRA DE ARAUJO
  • LUIZ CARVALHO DE ASSUNCAO
  • MARCILIO DE SOUZA VIEIRA
  • TÁCITO FREIRE BORRALHO
  • Data: 27/07/2016

  • Mostrar Resumo
  • Esta pesquisa apresenta a relação entre jogos teatrais e o teatro de bonecos
    presente em uma prática pedagógica realizada, no ano de 2013, com uma turma de
    correção de fluxo escolar nas aulas do componente curricular Arte – Ensino de
    Teatro. Como inspiração para a execução deste projeto, foi fundamental o estudo da
    vida e obra do Mestre Chico Daniel e o seu Teatro João Redondo. Este trabalho
    pretende descrever e analisar um processo de ensino e aprendizagem por meio do
    Teatro, tendo como campo de pesquisa a Escola Municipal Djalma Maranhão. A
    Pesquisa-Ação foi a linha de pesquisa social escolhida para guiar esta análise, pois
    tem como foco a resolução de problemas. A proposta em análise possibilitou que a
    maioria dos alunos da turma do 4º ano “H” da EMDM pudesse se voltar para uma
    prática teatral pautada no sistema de jogos e no teatro de bonecos, como também
    na construção de conhecimentos acerca do teatro em geral e no teatro de títeres.
    Essa experiência se tornou exitosa, pois mostrou que pode, através do trabalho
    desenvolvido com esses educandos, colaborar com as evoluções em seus
    processos de ensino e aprendizagem, uma vez que se encontravam comprometidos
    por meio de diferentes obstáculos que assolavam essa turma.


  • Mostrar Abstract
  • This research shows the relationship between theater games and puppets theater
    present in a pedagogical practice, held in the 2013, in a group of school flow
    correction during the classes of the curriculum component Art - Theatre Teaching. As
    inspiration for the implementation of this project, it was essential the study of the life
    and the work of master Chico Daniel and his João Redondo Theater. This study aims
    to describe and analyze a teaching-learning process through Theater, having as
    research field the Djalma Maranhão Municipal School. The Action -Research was the
    social research line chosen to guide this analysis because it is focused on solving
    problems. The purpose in analysis allowed most of the 4
    th
    graders, in classroom H in
    the Djalma Maranhão Municipal School, to be involved in a theatrical practice based
    on the games system and in the puppet theater, as well as in the knowledge
    construction about the puppets theater and the theater in general. This experience
    was successful due to the fact it was able, through the work developed with these
    students, to cooperate with their development in the teaching-learning process which
    had been problematic because of different obstacles in that group.

5
  • ELYZANGELA FERNANDES ALENCAR
  • PEDAGOGIA DA AUTONOMIA: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA ESTÉTICA TEATRAL

  • Orientador : NARA GRACA SALLES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • MARCOS ALBERTO ANDRUCHAK
  • MARINEIDE FURTADO CAMPOS
  • NARA GRACA SALLES
  • RAFAELLA LIRA AMORIM
  • SANDRO SOUZA SILVA
  • Data: 19/08/2016

  • Mostrar Resumo
  • A linha condutora desse trabalho refere-se a abordagem dialógica no Ensino de
    Teatro. O que direciona as atividades desenvolvidas na pesquisa é o crescimento
    duplo e partilhado na criação cênica, através de procedimentos pedagógicos que
    levam em consideração a autonomia. Nesse processo educador e educandos,
    desenvolvem-se na criação cênica, na qual é estruturada uma dramaturgia, que
    remete a curiosidade epistemológica, levando em consideração suas
    individualidades. Como primeiras conclusões percebemos que essa abordagem
    proporciona proximidade entre educador e educando e que pode servir como
    referência para outros educadores e grupos de teatro que queiram realizar essa
    abordagem.


  • Mostrar Abstract
  • The guiding principle of this work refers to the dialogical approach in Theatre
    Education. What directs the activities developed in the researchis the double growth
    and shared in the scenic creation through pedagogical practices that take into
    account the autonomy. In this process educator and students, develop the scenic
    creation, which is structured one dramaturgy , which refers to epistemological
    curiosity , taking into account their individuality . As first conclusion swerealized that
    this approach provides proximity between educator and student and can serve for
    other educators and theater groups who want to carry out this approach .

6
  • GLÍCIA FERNANDES BEZERRA GOMES
  • OFICINAS TEATRAIS COM A ESTÉTICA DO TEATRO DO OPRIMIDO HOJE: UMA PROPOSTA DIDÁTICA

  • Orientador : NARA GRACA SALLES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • LAURICE MARIA MAIA DE LUCENA
  • MARINEIDE FURTADO CAMPOS
  • NARA GRACA SALLES
  • SANDRO SOUZA SILVA
  • URÂNIA AUXILIADORA SANTOS MAIA DE OLIVEIRA
  • Data: 26/08/2016

  • Mostrar Resumo
  • O presente projeto refere-se à proposta de pesquisa sobre a aplicabilidade do método

    do teatro didático proposto pelos teatrólogos Augusto Boal e Bertolt Brecht, em oficinas

    teatrais para crianças e adolescentes da rede pública de ensino. Objetiva

    principalmente desenvolver uma investigação avaliativa dos efeitos educativos,

    políticos e sociais, pois eles têm a finalidade de sensibilizar, agindo como estimulante

    para o debate sobre os problemas sociais, gerando discussão e a problematização de

    questões do cotidiano, fornecendo uma maior reflexão das relações de poder, através

    das subjetividades existentes entre opressor e oprimido.


  • Mostrar Abstract
  • This article refers to the research proposal on the applicability of the teaching method

    proposed by theater playwrights Bertolt Brecht and Augusto Boal , in theater workshops

    for adolescents in public schools. It aims primarily to develop an evaluative research of

    educational purposes , political and social , as they are intended to raise awareness,

    acting as a stimulant to the debate on social problems , generating discussion and the

    questioning of everyday issues , providing a greater reflection of relations power, by

    exploiting stories between oppressor and oppressed.

7
  • ANTONIO GOMES PEREIRA NETO
  • Teatro Folia: Descrição de um processo artístico-educacional

  • Orientador : NARA GRACA SALLES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • LAURICE MARIA MAIA DE LUCENA
  • MARINEIDE FURTADO CAMPOS
  • NARA GRACA SALLES
  • SANDRO SOUZA SILVA
  • URÂNIA AUXILIADORA SANTOS MAIA DE OLIVEIRA
  • Data: 26/08/2016

  • Mostrar Resumo
  • A dissertação investiga o Teatro Dramático Popular e seus elementos

    pedagógicos agregados a prática da atividade artísticas na escola e descreve

    um processo de ensino-aprendizagem através do Teatro de Cultura Popular.

    As propostas de atividades são direcionadas aos alunos do Ensino

    Fundamental II, para serem aplicadas em sala de aulas, junto as técnicas e os

    procedimentos que facilitarão o aprendizado e a formação artística do aluno.

    Vários pesquisadores e teóricos possibilitaram uma base teórica à pesquisa do

    Teatro de Cultura Popular na escola como: Viola Spolin, Ana Mae Barbosa,

    Flávio Desgranges, Richard Courtney, Ricardo Japiassu, Altimar Pimentel,

    Hermilo Borba Filho, Lourdes Ramalho. A teoria dará suporte à construção

    concreta de informações e procedimentos através do ensino de teatro a partir

    das raízes do Teatro Dramático Popular. Os alunos serão avaliados de acordo

    com cada etapa do processo, salientando que, a cada jornada haverá

    procedimentos avaliativos diferenciados, entre as jornadas de aprendizagem

    estão: As brincadeiras e atividades lúdicas, Jogos dramáticos, Exercícios

    teatrais e Jogos de improvisação. Possibilitando a interrelação dos alunos, sua

    formação estética e artística e o estudo das técnicas da improvisação teatral

    dos brincantes populares interconectados ao fazer teatral. Com caráter

    pedagógico, as atividades propõem uma reflexividade sobre as artes e a

    aquisição do educando ao Teatro de Cultura Popular, sendo as atividades,

    contextualizas ao seu cotidiano, tendo como ponto de partida a fruição do

    saber.


  • Mostrar Abstract
  • The dissertation investigates the Popular Drama Theatre and its teaching

    related elements the practice of artistic activity in school and describes a

    process of teaching and learning through the Theatre of Popular Culture. The

    proposed activities are directed at elementary school students II, to be applied

    in the classroom, with the techniques and procedures that will facilitate learning

    and artistic development of the student. Several researchers and theoretical

    allowed a theoretical basis for research of Popular Culture Theatre at school as

    Viola Spolin, Ana Mae Barbosa, Flávio Desgranges, Richard Courtney, Ricardo

    Japiassu, Altimar Pimentel, Hermilo Borba Filho, Lourdes Ramalho. The theory

    will support the concrete construction information and procedures through

    theater education from the roots of the Popular Drama Theatre. Students will be

    assessed according to each step of the process, stressing that every day will be

    different evaluative procedures between learning journeys are: The games and

    play activities, dramatic games, drama exercises and improvisation games.

    Allowing the interrelation of the students, their aesthetic and artistic education

    and the study of the techniques of theatrical improvisation of popular brincantes

    interconnected to do theater. With pedagogical, the activities propose a

    reflexivity on the arts and the acquisition of educating the Theatre of Popular

    Culture, and the activities, contextualizas to their daily lives, taking as its

    starting point the fruition of knowledge.

8
  • CLAUDIO ROCHA VASCONCELOS
  • O Grande Jogo do Poder: Um Caminho Metodológico Para o Ensino do Teatro

  • Orientador : NARA GRACA SALLES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • LAURICE MARIA MAIA DE LUCENA
  • MARINEIDE FURTADO CAMPOS
  • NARA GRACA SALLES
  • SANDRO SOUZA SILVA
  • URÂNIA AUXILIADORA SANTOS MAIA DE OLIVEIRA
  • Data: 26/08/2016

  • Mostrar Resumo
  • Este artigo apresenta uma descrição densa que tem como finalidade realizar uma

    análise sobre a prática de ensino de teatro desenvolvida pelo Centro de Teatro do

    Oprimido do Rio de Janeiro (CTO), em projetos de formação de agentes

    multiplicadores do método do Teatro do Oprimido (TO). Nele, foi dado um recorte

    específico, analisando o método utilizado pelo CTO para introduzir o conceito de

    cenografia e a função dela em um espetáculo de Teatro Fórum. Para tanto foi feita

    uma descrição do método de trabalho e uma análise das etapas de aplicação das

    técnicas em busca de constatações quanto a eficiência do método de trabalho

    proposto pelo CTO como uma colaboração ao ensino de teatro. O estudo toma

    como ponto de partida um jogo específico utilizado pelo CTO durante a realização

    de suas oficinas, “o grande jogo do poder”, e observa nele o potencial das técnicas

    propostas pelo como uma forma de desenvolver um trabalho pedagógico em arte de

    maneira dialógica, lúdica e eficiente.


  • Mostrar Abstract
  • This article presents a dense description that aims to make an analysis of the

    practice of theater education developed by the Oppressed Theatre Center of Rio de

    Janeiro (CTO), in training projects multipliers method of Theatre of the Oppressed

    (TO ). It was given a specific focus, analyzing the method used by the CTO to

    introduce the concept of scenography and her role in a show of Forum Theatre. For

    both a description of the working method and an analysis of the steps of applying the

    techniques in search of findings as the efficiency of the working method proposed by

    the CTO as a collaboration to theater education was made. The study takes as its

    starting point a specific game used by CTO during the performance of their

    workshops, "the great power of the game", and it notes the potential of the 

    techniques proposed by as a way to develop a teaching job in art dialogically , playful

    and efficient.

9
  • JOÃO MARIA DOS SANTOS DAMASCENO
  • O ATELIÊ DE ARTE COMO INSPIRAÇÃO PARA A CRIAÇÃO DE ESPAÇOS NO ENSINO DE ARTES VISUAIS NA ESCOLA

  • Orientador : ROGERIO JUNIOR CORREIA TAVARES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • JOSE SAVIO OLIVEIRA DE ARAUJO
  • MARCOS ALBERTO ANDRUCHAK
  • MAURA COSTA BEZERRA
  • ROGERIO JUNIOR CORREIA TAVARES
  • Data: 05/09/2016

  • Mostrar Resumo
  • Esta investigação compreende a importância do espaço de atuação do
    professor para o processo de ensino e aprendizagem de arte na sala de aula.
    Discute sobre as lacunas, dificuldades e limitações existentes no contexto escolar
    brasileiro no tocante aos espaços destinados às atividades de artes visuais. Além
    disso, busca-se problematizar o assunto a partir dos parâmetros e critérios
    educacionais atuais, os quais indicam o quanto a influência da estrutura física e dos
    ambientes podem ser determinantes para o ensino-aprendizagem. O trabalho faz
    referência a alguns artistas atuantes no Rio Grande do Norte que enfatizam a
    importância do ateliê de arte como lugar de produção de conhecimento. Verifica-se
    também a opinião de alguns alunos do ensino médio sobre o que os mesmos
    pensam a respeito do espaço que utilizam na escola para a disciplina de Artes
    Visuais. Parte-se do pressuposto de que o espaço de produção artística torna-se um
    importante articulador no processo de desenvolvimento para o trabalho de alunos
    numa escola. Sendo, portanto, um recurso significativo no amparo aos objetivos da
    disciplina. Por isso o texto traz depoimentos de professores e artistas que ressaltam
    o ateliê como espaço imprescindível para a produção artística. Toma-se como eixos
    norteadores desta discussão exemplos de propostas pedagógicas como a Escola da
    Ponte, Pedagogia de Reggio Emília e as Técnicas Freinet, as quais fundamentam-se
    em ideias que, epistemologicamente, se contrapõem aos modelos tradicionais,
    tornando-se inovadoras e merecedoras de atenção para possíveis reflexões sobre a
    situação educacional brasileira atual, principalmente no tocante ao ensino de Arte
    em escolas públicas.


  • Mostrar Abstract
  • This investigation embraces the importance of the teacher's performance space for
    Arts teaching and learning process in the classroom. It discusses the gaps,
    constraints and limitations in the school context in terms of spaces for Visual Arts
    activities. In addition, the aim is to discuss the subject from current parameters and
    educational criteria, which indicate how the influence of physical structure and the
    environment can be determinant in the teaching-learning process. The paper refers
    to some artists from Rio Grande do Norte that emphasize the importance of the art
    studio as a place of knowledge production. There is also the view of some high
    school students about what they think of the space used in the school subject of
    Visual Arts. It also assumes that the space of artistic production is fundamental in the
    process of developing the work of students in school as well as a significant feature
    in the support to the subject’s objectives. Therefore, the text brings testimonials from
    teachers and artists who emphasize the art studio as essential for artistic production.
    The guiding principles of this discussion are examples of pedagogical proposals as
    the ‘Escola da Ponte’, Pedagogy of Reggio Emilia and Freinet techniques, which are
    based on ideas that, epistemically, counteract the traditional models, becoming
    innovative and worthy of attention for possible reflections on the current Brazilian
    educational situation, especially with regard to Arts education in public schools.

10
  • DOMINIQUE CRISTINA SOUZA DE SENA MARANHAO
  • OS SABERES DAS ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O OLHAR DE UMA PROFESSORA NUMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE NATAL/RN

  • Orientador : MARCOS ALBERTO ANDRUCHAK
  • MEMBROS DA BANCA :
  • MARCOS ALBERTO ANDRUCHAK
  • MARCILIO DE SOUZA VIEIRA
  • GILVANIA MAURICIO DIAS DE PONTES
  • ANDREA JANE DA SILVA
  • Data: 26/12/2016

  • Mostrar Resumo
  • A presente dissertação refere-se à pesquisa de mestrado profissional em Artes Visuais/UFRN, tratando dos saberes dos professores no ensino de Artes Visuais na educação Infantil numa instituição pública do município de Natal. Assim sendo, definimos como objetivo dessa pesquisa analisar como ocorre o ensino de Artes Visuais numa instituição pública de educação infantil pela narrativa de uma professora, bem como refletir a partir da observação da sala de aula docente como tal ensino é agenciado. Desse objetivo geral, definimos os seguintes objetivos específicos: Investigar qual a concepção de Artes Visuais da professora em questão; investigar quais os saberes da formação da professora ela salienta para justificar a prática do ensino com Artes Visuais na educação infantil; destacar as concepções que a professora possui sobre o ensino de Artes Visuais na educação infantil; analisar os saberes que a professora tem pela sua formação que justificam sua prática. Nosso trabalho se inscreve na Abordagem Qualitativa da Pesquisa Educacional, a metodologia aplicada é um estudo de caso e tem como procedimentos de construção dos dados a entrevista semiestruturada e a observação participativa. Nosso campo empírico foi constituído numa escola da região metropolitana de Natal/RN, que oferece educação infantil. O sujeito da pesquisa é uma professora que atua como titular na turma do nível 2, crianças entre 3 a 4 anos de idade e possui 8 anos de prática docente. Da análise dos dados, fundamentada pela metodologia estudo de caso, emergiram três temas: educação infantil, Artes Visuais e saberes na Educação Infantil. Buscamos caracterizar o ensino da Artes Visuais na educação infantil tendo com fundamento as concepções explicitadas na narrativa e na prática da professora investigada; identificar as concepções sobre Artes Visuais na educação infantil da professora; e analisar os saberes da professora acerca do ensino das artes visuais. A carência dos saberes dos professores da educação infantil da instituição da rede pública do município de Natal acerca da linguagem das Artes Visuais demonstra que é importante o acesso, o estudo, a pesquisa, a formação em Arte para que tenham conhecimento da relevância dela como área de conhecimento. A necessidade de formação continuada e profissional dos professores, apropriada para as Artes Visuais, como cursos de pós-graduação e extensão, com enfoque na docência em Artes, é um grande estímulo e avanço para os professores e para a melhoria das aulas de Arte, a formação cultural, sendo assim o professor pode ter a teoria, o conhecimento e adequar a sua prática pedagógica. É preciso ter um olhar atento para esse trabalho com Artes Visuais na educação infantil nas escolas, repensar a importância dessa linguagem, a formação do professor, uma prática significativa, valorizando a criatividade, o desenvolvimento infantil, o potencial das crianças. A pesquisa realizada, junto aos autores e a professora, ratifica a nossa compreensão de que a necessidade de formação dos professores pedagogos pode estar relacionada a lacunas da formação inicial e continuada.


  • Mostrar Abstract
  • The present dissertation refers to the research of professional masters in Visual Arts / UFRN, dealing with the knowledge of teachers in teaching Visual Arts in Child Education in a public institution in the city of Natal. Therefore, we define as objective of this research to analyze how the teaching of Visual Arts occurs in a public institution of early childhood education by the narrative of a teacher, as well as reflect from the observation of the classroom teaching as such teaching is agenciada. From this general objective, we define the following specific objectives: To investigate the conception of Visual Arts of the teacher in question; To investigate the knowledge of the teacher's training she emphasizes to justify the practice of teaching with visual arts in early childhood education; To highlight the conceptions that the teacher has about the teaching of visual arts in early childhood education; To analyze the knowledge that the teacher has for her training that justify her practice. Our work is part of the Qualitative Approach of Educational Research, the applied methodology is a case study and has as procedures of data construction semi-structured interview and participatory observation. Our empirical field was constituted in a school of the metropolitan region of Natal / RN, that offers education for children. The subject of the research is a teacher who acts as a holder in the class of level 2, children between 3 and 4 years of age and has 8 years of teaching practice. From the data analysis, based on the case study methodology, three themes emerged: infant education, visual arts and child education; We aim to characterize the teaching of the Visual Arts in early childhood education, based on the concepts explained in the narrative and in the practice of the teacher investigated; To identify the conceptions about Visual Arts in the teacher education of the child; And to analyze the teacher's knowledge about the teaching of the visual arts. The lack of knowledge of the teachers of early childhood education at the public school in the municipality of Natal about the language of the Visual Arts shows that access, study, research and training in Art are important for them to be aware of its relevance as an area of knowledge. The need for continuing and professional teacher training, appropriate for the Visual Arts, such as postgraduate and extension courses, focusing on teaching in Arts, is a great stimulus and advance for teachers and for the improvement of Art classes, The cultural formation, so the teacher can have theory, knowledge and adapt his pedagogical practice. It is necessary to have a close look at this work with Visual Arts in children's education in schools, to rethink the importance of this language, teacher training, a meaningful practice, valuing creativity, child development, children's potential. The research carried out, together with the authors and the teacher, confirms our understanding that the need for teacher education teachers may be related to the lack of initial and continuing education.

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