|
Dissertações |
|
1
|
-
JUVENCINA MAGNA SILVA DE ARAÚJO
-
ENSINO DE TEATRO: UMA CHAVE A DIÁLOGOS SOBRE ESTEREÓTIPOS NEGATIVOS COM ESTUDANTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
-
Orientador : NARA GRACA SALLES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
NARA GRACA SALLES
-
TANIA MARIA DE ARAUJO LIMA
-
URÂNIA AUXILIADORA SANTOS MAIA DE OLIVEIRA
-
Data: 27/02/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
RESUMO
Esta pesquisa tem como foco o teatro em diálogo com o estudo de estereótipos negativos no âmbito escolar dos anos iniciais e suas repercussões, partindo da escuta reflexiva dos estudantes envolvidos, acerca do contexto no qual a Escola Municipal Professor Berilo Wanderley está inserida, bem como apreciações artísticas, análises críticas e experimentações sobre esse tema. No lugar de professora, pesquisadora, artista e apreciadora das artes, fui instigada a refletir sobre a condição estigmatizada dos estudantes que compõem a referida escola, localizada no município de Natal/RN. Os primeiros raios da análise surgiram ao ter contato com a obra fílmica A Chave do vale Encantado (2019), ao me deparar com possibilidades de “brincar” com meus alunos e alunas, através do caráter ficcional da linguagem teatral, contando histórias onde fosse possível considerar a pluralidade humana em suas mais diversas possibilidades, desconstruindo, portanto, a ideia das “histórias únicas”, delineadas pelo pincel eurocêntrico e colonizado, a fim de revelar a criança como ser ativo, situado no tempo e no espaço, sujeito participante, ator e autor na sua relação consigo mesmo, com os outros e com o mundo. O estudo tomou corpo seguindo alguns questionamentos, o principal deles refere-se as possibilidades metodológicas a serem utilizadas para investigar os estereótipos dentro do contexto escolar. Como resposta a isso, dialogo com os seguintes autores: Paulo Freire (2020), Augusto Boal (1999), Bruno Bettelheim (2020), Erving Goffman (1980), bell hooks (2020), Chimamanda Adichie (2019), dentre outros apresentados nesta viagem artística-pedagógica, onde a travessia de uma obra fílmica para o teatro resulta numa cena curta de caráter experimental e colaborativo.
-
Mostrar Abstract
-
The present paper is focused on the study of negative stereotypes in the school setting of the initial school grades and their repercussions, stemming from reflective listening on the context in which Escola Municipal Professor Berilo Wanderley is embedded, as well as artistic appreciation, critical analyses, and experiments on the subject. As an art teacher, researcher, and appreciator, I have been instigated to reflect upon the stigmatized condition of the students of the referred school, located in the city of Natal, RN. The first analysis insights emerged when I watched the film Chave do Vale Encantado (2019), as I came across the possibility of "playing" with my students, through the fictional character of the theatrical language, telling stories where it would be possible to consider human plurality in its most diverse possibilities, therefore deconstructing the "single stories" idea, outlined by an eurocentric and colonial paintbrush. The study has been embodied following some questions, the main one being about the methodological possibilities to be used to discuss stereotypes in the school context. As a response to that, I engage in a dialogue with the following authors: Paulo Freire (2020), Augusto Boal (1999), Bruno Bettelheim (2020), Erving Goffman (1980), bell hooks (2020), Chimamanda Adichie (2019), among others presented on this artistic/pedagogical journey, where the crossing of a film work to theater results in a short scene of experimental and collaborative character.
|
|
2
|
-
STHELA CRISTINA DE MEDEIROS GOMES AMARAL
-
Música na Escola Básica: experiências de criar, apreciar e performar na Oficina de Musicalização através da flauta doce com alunos do Ensino Fundamental em tempo de distanciamento físico
-
Orientador : CAROLINA CHAVES GOMES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CAROLINA CHAVES GOMES
-
LUIS RICARDO SILVA QUEIROZ
-
RENATA VIANA DE BARROS THOME
-
Data: 25/03/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho refere-se a uma pesquisa sobre as experiências de criar, apreciar e performar na Oficina de Musicalizaçãoatravésda flauta doce da Escola Municipal Professor Arnaldo Monteiro Bezerra, em Natal, RN, em tempo dedistanciamento físico. Oobjetivo geral é expor, refletir, analisar e discutir as experiências relacionadas à aprendizagem musical querefletemnaformaçãohumana.Trata-sedeumainvestigaçãoavaliativados desdobramentosda músicana formação dos estudantesna Educação Básica. As experiências vivenciadas e as atividades desenvolvidas foram realizadas no Ensino Fundamental Anos Iniciais, perpassadas pela pesquisa-ação na abordagem qualitativa, utilizando-sedos registros das aulas através de imagens, escritos e filmagens, como também entrevistas com os alunos e depoimentos de familiares, professores e equipe gestora. Como aportes teóricos principais da Educação Musical utilizamos Swanwick (2003a, 2003b, 2014), Penna (2010), Loureiro (2003), Brito (2019) eBastian (2018).Na contextualização da pandemia da Covid-19 temos Cruz (2020) e Ricci e Vieira (2020). Nas reflexões sobre o saber da experiência buscamos fundamentação em Bondiá (2018) e Santana (2010). Concluímos então,quefoi um projeto desenvolvido com êxito, tanto no lado pedagógico como no lado artístico, refletindo ações com resultados perceptíveis na aprendizagem e crescimento musical, pessoal e social dos estudantes, que se desenvolveram artística e musicalmente, cognitiva e culturalmente.Essa experiência deve oferecer discussões que fomentem o ensino de música na Escola Básica, apontando caminhos possíveis nas relações de ensino e aprendizagem.
-
Mostrar Abstract
-
The present work refers to research with the experiences of composing, auditioning, and performing in the Musicalization Workshop with the fluteatMunicipal School Professor Arnaldo Monteiro Bezerra, in Natal, RN, during the period of physical distancing. The general objective is to expose, reflect, analyze, and discuss experiences related to musical learningthatreflectonhumanformation.Thisisanevaluativeinvestigationofthe consequences of music inthe shaping of students in education. The lived experiences and the developed activities were carried out in Elementary School, permeated by action research in a qualitative approach, using class records through images, writings, and filming, as well as interviews with students and testimonials from family members, teachers, and management staff. As themain theoretical contributions of Music Education, we used Swanwick (2003a, 2003b, 2014), Penna (2010), Loureiro (2003), Brito (2019), and Bastian (2018). In the context of the Covid-19 pandemic, we have Cruz (2020) and Ricci and Vieira (2020). In the reflections on the knowledge of experience, we seek foundation in Bondiá (2018) and Santana (2010). We conclude that it was a successfully developed project, both on the pedagogical and artistic sides, reflecting actions with noticeable results in the musical, personal, and social learning and growth of the students, who developed artistically and musically, cognitively and culturally. This experience can offer discussions that encourage the teaching of music in schools, pointing out possible paths in the teaching and learning relationships.
|
|
3
|
-
ILTON LUIZ FONSECA DE OLIVEIRA
-
Fotoperfomance: Intervindo no Cotidiano
-
Orientador : RODRIGO MONTANDON BORN
-
MEMBROS DA BANCA :
-
EDUARDO ROMERO LOPES BARBOSA
-
LAIS GUARALDO
-
RODRIGO MONTANDON BORN
-
Data: 03/04/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente artigo é um relato de experiência com fotoperformance nas aulas de Artes no Campus Picuí do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. O objetivo geral desta pesquisa é investigar o desenvolvimento de ações voltadas para uma categoria de arte, a fotoperformance, na perspectiva da contextualização e mobilização da realidade sociocultural dos estudantes no ensino médio. Especificamente, este trabalho busca analisar minha experiência docente, a partir de uma ação pedagógica voltada à fotoperformance, para provocar reflexões com o intuito de aperfeiçoar a prática em sala de aula e aprofundar os conhecimentos em relação a estratégias didáticas. A pesquisa é norteada por referências da pesquisa-ação, a exemplo de Gil 1991) e Tripp (2005). A respeito da performance, a pesquisa teórica está embasada nos seguintes autores: Richard Schechner (2003); Jorge Glusberg (2009); Roselee Goldberg (2012); Regina Mellin (2008); Gilberto Icle (2018). Com esta pesquisa, alcançou-se a reflexão sobre a importância da estratégia didática para se efetivar o conhecimento em Artes Visuais, a importância da fotografia como registro e a fotoperformance como arte.
-
Mostrar Abstract
-
This article is an experience report with photoperformance in Arts classes at Campus Picuí of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Paraíba. The general objective of this research is to investigate the development of actions aimed at a category of art, photoperformance, from the perspective of contextualizing and mobilizing the sociocultural reality of students in high school. Specifically, this work seeks to analyze my teaching experience, from a pedagogical action focused on photoperformance, to provoke reflections with the aim of improving practice in the classroom and deepening knowledge in relation to didactic strategies. The research is guided by action-research references, such as Gil 1991) and Tripp (2005). Regarding performance, the theoretical research is based on the following authors: Richard Schechner (2003); Jorge Glusberg (2009); Roselee Goldberg (2012); Regina Mellin (2008); Gilberto Icle (2018). With this research, a reflection was reached on the importance of the didactic strategy to achieve knowledge in Visual Arts, the importance of photography as a record and photoperformance as art.
|
|
4
|
-
ROSINEIDE SOARES SILVA
-
Com quais diálogos se faz uma performance na EJA?
-
Orientador : RODRIGO MONTANDON BORN
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ARLETE DOS SANTOS PETRY
-
EDUARDO ROMERO LOPES BARBOSA
-
RODRIGO MONTANDON BORN
-
Data: 15/04/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta dissertação apresenta como tema a performance no ensino de Artes Visuais, tendo como objeto de pesquisa, os caminhos dialógicos de uma performance. Imbricada aos contextos de vidas discentes, a pesquisa objetivaanalisar, identificar e compreender o processo de criação da performance em Artes Visuais, realizado por estudantes da Educação de Jovens e Adultos-EJA, mediado por caminhos dialógicos. Ela se insere no âmbito da Educação de Jovens e Adultos, com a participação de discentes do nível IV, de uma Escola Municipal localizadaemNatal/RN.Metodologicamenteembasa-senapesquisaqualitativana perspectiva da A/r/tografia, como investigação viva que entrecruza vida, fazer artístico, pesquisa e prática docente/discente. Sua condução epistemológica fazelo com a concepção teórica da arte como Experiência, segundo Dewey (2010) e Larrosa (2015); a Pedagogia Freiriana (1996, 2020, 2021a, 2021b, 2021c) sob o viés da dialógica; a Abordagem Triangular sistematizada por Barbosa A. (1998, 2003, 2010, 2015, 2019); as especificidades e possibilidades da Performance nas Artes Visuais, conforme Melim (2008) e Barbosa E. (2018); para abordar aspectos da EJA, Arroyio (2017); O aporte artístico das ações performáticas ancora-se no Parangolé de Hélio Oiticica, de acordoFavaretto (2015) e Waly (2015), dentre outros autores. Apreendemos com esta investigação que o processo de construção de uma ação performática em Artes Visuais, imbricada aos contextos de vida discentes, potencializa saberes e promove transformações na percepção estética e crítica dos sujeitos. A problematização das visualidades por meio dessa ação, fomenta aos diálogos corpocomocampodeexperiência,estéticadocotidiano,contextospropositores, materialidade/processos de criação e mediação pedagógica,levando a uma experiência estética singular. Reconhecemos que o ato performático como forma particular de percepção do corpo, dá sentido às visualidades que dele se configuram em ação performática, perpassando da narrativa à poética imagética pelos discentes da Educação de Jovens e Adultos.
-
Mostrar Abstract
-
This dissertationpresents as its theme the performance in the teaching of Visual Arts, having as its research object, the dialogical paths of a performance. Imbricated to the contexts of students' lives, the research aims to analyze, identify and understand the creating process of the performance in Visual Arts, executed by students of Youth and Adult Education-YAE, mediated by dialogical paths. It is inserted in the scope of Youth and Adult Education, with the participation of level IV students from a Municipal School located in Natal/RN. Methodologically, it is based on qualitative research from the perspective of A/r/tography, as a living investigation that intertwines life, artistic work, research and teaching/student practice. Its epistemological approach links with the theoretical conception of art as Experience, according to Dewey (2010) and Larrosa (2015); the Freirian Pedagogy (1996, 2020, 2021a, 2021b, 2021c) under the dialogic bias; the Triangular Approach systematized by Barbosa A. (1998, 2003, 2010, 2015, 2019); the specificities and possibilities of Performance in the Visual Arts, according to Melim (2008) and Barbosa E. (2018); to address aspects of YAE, Arroyio (2017); The artistic contribution of the performative actions is anchored in Hélio Oiticica's Parangolé, according to Favaretto (2015) and Waly (2015), among other authors. We apprehend, with this investigation, that the construction process of a performative action in Visual Arts, imbricated to the students' life contexts, enhances knowledge and promotes transformations in the aesthetic and critical perception of the subjects. The problematization of visualities through this action encourages the body dialogues as a field of experience, daily aesthetics, proposer contexts, materiality/creation processesand pedagogical mediation, leading to a singular aesthetic experience. We recognize that the performative act as a particular form of perception of the body, gives meaning to the visualities that are configured from it in a performative action, passing from narrative to imagery poetics by students of Youth and Adult Education.
|
|
5
|
-
BARBARA GRACE TINÔCO
-
O uso das TICs nas aulas de música: um estudo de caso com turmas do 9° ano da E. E. Dr. Manoel Dantas
-
Orientador : CAROLINA CHAVES GOMES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CAROLINA CHAVES GOMES
-
JUCIANE ARALDI BELTRAME
-
RENATA VIANA DE BARROS THOME
-
Data: 02/06/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa refere-se a uma experiência de uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas aulas de música das turmas do 9° ano da Escola Estadual Dr. Manoel Dantas situada na cidade de Santo Antônio do Salto da Onça no ano de 2022. O objetivo geral desta pesquisa é analisar o espaço e relevância do uso das TICs nas aulas de música da escola básica. Além de evidenciar o uso das TICs e discutir seu espaço no planejamento e condução das aulas de música da instituição escolar citada acima, especificamente nas turmas do 9° ano, e, com isso, apresentar possibilidades de inserção das TICs no processo de ensino e aprendizagem de música nos anos finais do Ensino Fundamental para a comunidade docente. A pesquisa foi realizada entre 2021 e 2022 e traz consigo uma revisão de literatura sobre o tema das TDICs na educação musical e alguns conceitos importantes para a execução das aulas utilizando tecnologias, além de trazer análise dos planos de aula utilizados e entrevistas com os alunos participantes. Foram utilizadas tecnologias para composição/performance, audição/apreciação, e contextualização/reflexão, levando em conta fatores sociais da própria escola, dos alunos, dos recursos etc. A metodologia da pesquisa é de abordagem predominantemente qualitativa, do tipo estudo de caso, em que são combinadas diversas fontes de construção de dados, como questionários e entrevistas. O resultado da análise dos dados, ao final do trabalho, reforça que o uso dessas tecnologias em sala de aula teve um impacto positivo no ensino e aprendizagem dos alunos das turmas participantes, o uso dessas tecnologias despertou mais interesse dos alunos e revela também que mesmo após as aulas os alunos deram continuidade ao fazer musical utilizando essas tecnologias.
-
Mostrar Abstract
-
This research refers to an experience of use of Information and Communication technologies on 9th grade music lessons of the Escola Estadual Dr. Manoel Dantas located at the Santo Antônio do Salto da Onça city. The main goal of this research is to analyze the space and relevance of the use of ICTs in music classes in elementary schools, in addition to highlighting the use of ICTs and discussing its space in the planning and conducting of music classes at the school institution mentioned above, specifically in the 9th grade classes, and with that to present possibilities of insertion of ICTs in the process of teaching and learning of music in the final years of Elementary School for the teaching community. The research was carried out between 2021 and 2022, it brings with it a literature review on the subject of ICTs in music education and some important concepts for the execution of classes using technologies, in addition to bringing analysis of the lesson plans used and interviews with the participating students.
|
|
6
|
-
LUCIFRANCE FIGUEIREDO DA CUNHA
-
Produção audiovisual nas aulas de artes visuais: leitura, contextualização e criação artística a partir de elementos da linguagem visual
-
Orientador : ARLETE DOS SANTOS PETRY
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ARLETE DOS SANTOS PETRY
-
REJANE RECKZIEGEL LEDUR
-
RENATA VIANA DE BARROS THOME
-
SALETE PAULINA MACHADO SIRINO
-
Data: 26/06/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Este artigo discute sobre o ensino de Artes Visuais à luz da utilização de produções audiovisuais nacionais e estrangeiras pré-selecionadas para exibição em sala de aula, identificando nessas produções os elementos visuais: cor e luz, aproximando-os dos elementos do audiovisual: enquadramento, planos, ângulos, movimentos de câmera e edição. Tal estudo foi realizado nas turmas do 2º ano do curso técnico integrado em Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN –, na cidade de Apodi, compreendendo o período de isolamento ocasionado pela pandemia da COVID-19. Tem por objetivo consolidar uma proposta pedagógica que utilize o audiovisual nas aulas de Artes Visuais. Para alcançar tal propósito, foi realizado uma análise teórica das relações possíveis entre o audiovisual e os conteúdos das Artes Visuais que são passíveis de serem trabalhadas a partir dele, além da identificação dos acertos e erros durante o percurso didático-pedagógico. Apoia-se nos escritos de Barbosa (2014), Pillar (1999) e Ostrower (2013) sobre estudos de imagens no ensino de arte, de Berle (2021), Ferreira (2010), Kielt (2020), Moraes (2021) e Vilaça (2013) no que concerne a reflexões sobre a utilização do audiovisual como recurso pedagógico e, por fim, da tessitura de diálogos com autores que abordam o cinema na educação escolar, como Bergala (2008), Bazin (2018) e Fresquet (2017). Como metodologia, utiliza da pesquisa ex-post-facto para analisar, avaliar e refletir sobre o ensino de arte a partir do uso de produções audiovisuais no ensino remoto, ocorrido no período da pandemia. Como procedimentos técnicos, este estudo fez uso de questionário eletrônico e de análise documental. Como resultado, foi perceptível a necessidade de encontros presenciais frequentes, em quantidades maiores, para que a apreciação, discussão e análise pudessem ser efetivas, além de dar foco ao trabalho com outros elementos da linguagem visual. Outra conclusão foi a importância de uma maior quantidade e diversidade de produções audiovisuais para apreciação, servindo para aprimorar o olhar estético e a análise apurada das imagens em movimento, o que ainda auxiliaria na qualificação das produções dos estudantes.
-
Mostrar Abstract
-
This article discusses the teaching of Visual Arts in the light of the use of national and foreign audiovisual productions pre-selected for exhibition in the classroom, identifying in these productions the visual elements: color and light, bringing them closer to the audiovisual elements: framing, plans, angles, camera movements and editing. This study was carried out in the 2nd year classes of the integrated technical course in Informatics at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte - IFRN -, in the city of Apodi, comprising the period of isolation caused by the COVID-19 pandemic. . It aims to consolidate a pedagogical proposal that uses audiovisual in Visual Arts classes. To achieve this purpose, a theoretical analysis of the possible relationships between the audiovisual and the contents of the Visual Arts that are likely to be worked on from it was carried out, in addition to the identification of successes and errors during the didactic-pedagogical course. It relies on the writings of Barbosa (2014), Pillar (1999) and Ostrower (2013) on studies of images in art teaching, Berle (2021), Ferreira (2010), Kielt (2020), Moraes (2021) and Vilaça (2013) with regard to reflections on the use of audiovisual as a pedagogical resource and, finally, the fabric of dialogues with authors who address cinema in school education, such as Bergala (2008), Bazin (2018) and Fresquet (2017). As a methodology, it uses ex-post-facto research to analyze, evaluate and reflect on art teaching based on the use of audiovisual productions in remote teaching, which occurred during the pandemic period. As technical procedures, this study used an electronic questionnaire and document analysis. As a result, it was noticeable the need for frequent face-to-face meetings, in larger quantities, so that the appreciation, discussion and analysis could be effective, in addition to giving focus to the work with other elements of the visual language. Another conclusion was the importance of a greater quantity and diversity of audiovisual productions for appreciation, serving to improve the aesthetic look and the accurate analysis of moving images, which would also help in the qualification of the students&; productions.
|
|
7
|
-
TÉRCIA MARIA DE SOUZA SILVA
-
ENSINO DE MÚSICA E A INTERDISCIPLINARIDADE: a interface das artes no cotidiano escolar, um diálogo possível.
-
Orientador : RENATA VIANA DE BARROS THOME
-
MEMBROS DA BANCA :
-
LUIS RICARDO SILVA QUEIROZ
-
RENATA VIANA DE BARROS THOME
-
TANIA MARIA DE ARAUJO LIMA
-
Data: 21/07/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho propõe demonstrar a importância da arte e suas interfaces, no cotidiano escolar, proporcionando um diálogo através do ensino e aprendizagem da música. Tal proposta pode promover a interdisciplinaridade através das produções artísticas durante o processo de criação, do improviso e das descobertas artísticas, favorecendo assim, o desenvolvimento em âmbito individual e coletivo. Inspirada no pensamento de John Paynter, com ênfases à criatividade, a experiência docente se insere em um universo complexo, vislumbrado por Carl Rogers e Edgar Morin, à constante reconstrução e articulação do conhecimento. É neste contexto que temos promovido atividades que buscam envolver e tornar o processo de criação artística mais dinâmico e inovador através de construção de paródias e poemas musicados em forma de Rap.
-
Mostrar Abstract
-
The present work proposes to demonstrate the importance of art and its interfaces, in the school routine, providing a dialogue through the teaching and learning of music. Such a proposal can promote interdisciplinarity through artistic productions during the creation process, improvisation and artistic discoveries, thus favoring development at an individual and collective level. Inspired by the thinking of John Paynter, with an emphasis on creativity, the teaching experience is inserted in a complex universe, envisioned by Carl Rogers and Edgar Morin, to the constant reconstruction and articulation of knowledge. It is in this context that we have promoted activities that seek to involve and make the process of artistic creation more dynamic and innovative through the construction of parodies and poems set to Rap music.
|
|
8
|
-
KAENIA SANTOS LOPES DE PAIVA
-
DA IMAGÉTICA DAS REDES SOCIAIS NA ATUALIDADE À CONSTRUÇÃO DE UM NOVO “OLHAR-SE”: UM ESTUDO DE CASO EM EDUCAÇÃO E CULTURA VISUAL
-
Orientador : MARCOS ALBERTO ANDRUCHAK
-
MEMBROS DA BANCA :
-
Maria Emilia Sardelich
-
FABIOLA CRISTINA ALVES
-
MARCOS ALBERTO ANDRUCHAK
-
SUÉLY GLEIDE PEREIRA DE SOUZA ANDRADE
-
Data: 01/12/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Esse estudo faz uma reflexão sobre uma prática em arte-educação voltada para cultura visual, onde o principal objetivo é promover a percepção de um pensamento crítico sobre as imagens midiáticas na atualidade e seus impactos na assimilação dos adolescentes, partindo da percepção histórica da variação de padrões de beleza, ressaltando a necessidade de um ensino da leitura de imagens não só de cunho histórico e social, mas principalmente crítico. Tal análise se fundamenta na percepção de belo desenvolvida pelo filósofo Roger Scruton, na espetacularização da existência na visão de Paula Sibilia na observação crítica da imagética das redes sociais – Instagram –, com um comparativo com as fotografias do artista Sebastião Salgado. Alicerçada em uma metodologia de pesquisa de estudo de caso em pesquisa-ação e uma metodologia de ensino na Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa, direcionando uma base investigativa fundamentada na participação efetiva dos discentes, onde foram promovidos diálogos e análises críticas tendo como base fundante a percepção imagética (fotografia), se buscou elucidar a questão: é possível ensinar a pensar o belo a partir dos valores que o indivíduo julga fundamental? Esse estudo visa desenvolver nos envolvidos a percepção de como eles se sentem diante das imagens das redes sociais, averiguar a possibilidade de promover uma mudança nesse sentimento – quando de cunho negativo –, oportunizar uma percepção crítica sobre essas imagens e analisar a possível existência de mudança de percepção dessas.
-
Mostrar Abstract
-
This study deals with a practice in art education centered around visual culture, where the main goal is to promote the perception of critical thinking about mediatic images today and their impact on the assimilation of adolescents, starting from the historical perception of variation standards of beauty, emphasizing the need for image reading teaching not only of a historical and social nature, but also mainly critical. Such analysis is based on the perception of beauty developed by the philosopher Scruton, on the spectacularization of existence in the view of Sibilia, on the critical observation of the imagery of social networks – Instagram –, with a comparison with the photographs of the artist Sebastião Salgado. Based on a methodology of case study action research and a methodology of teaching Ana Mae Barbosa's Triangular Approach, directing an investigative base based on the effective participation of students, where dialogues and critical analyzes were promoted based on imagery perception (photography), We sought to elucidate the question: Is it possible to teach how to think about beauty based on the values that the individual considers fundamental? This study aims to develop, in those involved, the perception of how they feel in front of the images of the social networks, to verify the possibility of promoting a change in this feeling – when of a negative nature –, to provide a critical perception about these images and to analyze the possible existence of change in their perception.
|
|
9
|
-
DANIELA DANTAS GONÇALVES DE OLIVEIRA
-
UMA METAMORFOSE: O ARTISTA-DOCENTE, ENTRE LUGARES COMUNS E LUGARES DISTINTOS
-
Orientador : REBEKA CAROÇA SEIXAS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ARLETE DOS SANTOS PETRY
-
KEILA FONSECA E SILVA
-
REBEKA CAROÇA SEIXAS
-
Data: 07/12/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta dissertação diz respeito à pesquisa denominada “Uma metamorfose: o artista- docente, entre lugares comuns e lugares distintos”. O respectivo objetivo deste trabalho é apresentar a identidade do artista-docente, quando atua em sala de aula, conciliando os papéis de artista e de professor de forma híbrida. Aborda-se as características peculiares e o diálogo em torno do processo, a partir de uma análise bibliográfica e das experiências de profissionais da área, buscando ampliar o discurso dos artistas que se encontram em situação pedagógica. Todavia, não menosprezando e levando em consideração àqueles que somente ministram a disciplina de artes de forma teórica. Tudo isso, visto que, enquanto artista-docente passei a refletir sobre a minha prática cotidiana, identificando a forma plural de tratar os processos de cunho artístico com base nas relações e conteúdo que surgem dos alunos. Tal problemática consiste em responder as seguintes questões: Em que medida o fazer artístico transforma o espaço de sala de aula, promovendo um encontro de valores e referências na contribuição do ensino-aprendizagem? Qual motivação garante que o artista possa usar o ambiente escolar para desenvolver práticas artísticas-culturais? Esses questionamentos se fizeram necessário, pela ótica e considerando a contribuição oportuna, que se dá quando esses papéis, o de professor e a do artista se complementam. Na compreensão de que, enquanto artista-docente, sendo um ou outro não se dissociam, mas se articulam, envolvendo a prática e a teoria em uma dinâmica contínua. Ainda assim, esse estudo apresenta o artista-docente imbuído em propostas que começam de exercícios com experiências artísticas-estéticas à didáticas-pedagógicas. Fomentou-se uma análise do fazer arte em sala de aula, da postura do artista que se inclina a ensinar de forma contemplativa e reflexiva. Para tanto, levou-se em consideração as opiniões apuradas através de um questionário com professores de arte e artistas-docentes da rede pública de ensino, além de trazer o relato/imagens de experiências vivenciadas. Bem como, para o estudo e o desenvolvimento da escrita deu-se como referência: Telles et al. (2021), Perobelli (2009), Loponte (2005, 2010), Corazza (2023), Born (2012), Dewey (2010), Eisner (2008), Larrosa (2020), Arroyo (2000), Paulo Freire (1996), Rancière (2002) dentre outros. Tudo para que seja ampliado o conhecimento da função que desempenha o artista-docente, na esperança de auxiliar no processo de identificação de semelhantes.
-
Mostrar Abstract
-
This work addresses the analogous relationship of the artist who is an art teacher, when dealing with the identity of this professional, when he works between the stages and/or in the classroom, based on the theme “A metamorphosis: the artist-teacher, between common places and different places”, the peculiar characteristics and the dialogue involved in the process are approached. This problem consists in understanding: To what extent does artistic work transform the classroom space, promoting a meeting of values and references in the contribution of teaching-learning? And, on the other hand, how does the role of teaching affect, change and contribute to the artist's career and work? This questioning is necessary, due to the fact of a persistent diffusion, in view of the discussions related to artistic practice and teaching in Art. The purpose of this study is to exhort the possibilities of perception through art, in line with the various areas of knowledge that link practice and theory, artistic-aesthetic experiences to a didactic-pedagogical proposal. An analysis of making art in the classroom was promoted, as well as the attitude of the artist who is in a pedagogical situation and the difficulties encountered in educational institutions. For that, the opinions transcribed through a questionnaire with experience reports were taken into account, it is a collection of data between artists and art teachers, in addition to having a bibliographic study for better elaboration and reflection on the optics of cognitive, aesthetic and didactic skills. The research data are being archived in the hope that the results will corroborate with the promotion of an analysis capable of clarification about the artist-teacher and the art teacher.
|
|