Banca de DEFESA: THAISES CARLA GUEDES FERNANDES DUTRA

DATA : 30/12/2022
LOCAL: sala remota

Literatura Negra em Performance: Uma abordagem antirracista no ambiente escolar

Performance; Literatura Negra; Cultura Antirracista.

O presente texto tem como objetivo relatar a experiência de uma performance artístico-literária a ser implementada no ambiente da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Pedro Pascoal de Oliveira, em Juazeirinho/PB. Buscaremos por meio dessa intervenção escolar ampliar o conhecimento, a valorização da diversidade cultural e racial do povo negro e, por consequência, promover uma prática antirracista na e a partir da referida instituição de ensino. Isso se dará por meio de atividades que abrangerão as linguagens artísticas diversas e gêneros como o poema e o rap, por exemplo. Desse modo, a palavra poética poderá vincular-se a outras dizibilidades a fim de que a imagem, o som, o movimento, a memória, os gestos e até mesmo o silêncio possam consistir em elementos que, associados, representem um discurso dinâmico e fluido e que, por consequência, reitere o que se quer comunicar a partir do texto escrito, ressignificando-o num conjunto expressivo mais amplo. Faz-se necessário enfatizar que a atividade se tornará efetivamente possível em virtude da Lei 10.639/03 e que, para tanto, mediaremos a leitura e a reflexão de textos de autoria negra que proporcionarão a quebra de estereótipos que marcam a história dessa comunidade por muito tempo. A questão problema, portanto, que norteará a pesquisa será: de que modo a literatura negra em performance poderá efetivar uma prática antirracista na sociedade atual na e a partir da Escola Estadual Pedro Pascoal de Oliveira de Juazeirinho/PB? Ademais, tratar-se-á de uma pesquisa com metodologia aplicada, fundamentada por meio das percepções e dos sentimentos produzidos pelos discentes após o contato com a literatura em performance, sendo o discente o sujeito e o objeto da pesquisa. Enquanto fundamentação teórica, buscaremos contribuições da performance literária em Paul Zumthor (2010) e Diana Taylor (2013), bem como a poesia rapper em Amarino Queiróz (2007). Além deles, levaremos para reflexão em sala de aula artistas, poetisas e poetas negros que abordem o tema antirracista em seus escritos.

Externo ao Programa - 1249415 - AMARINO OLIVEIRA DE QUEIROZ - nullInterna - 2141640 - RENATA VIANA DE BARROS THOME
Presidente - 1674934 - TANIA MARIA DE ARAUJO LIMA
Externa à Instituição - TATIANA WONSIK RECOMPENZA JOSEPH