Banca de DEFESA: CRISANTO DANTAS SALES DE FREITAS

DATA : 23/12/2022
LOCAL: Sala virtual

Ensino de Música na Educação Pública: Caminhos Dalcrozianos

Ensino de música, Dalcroze, rítmica musical, melodias folclóricas.

Esta pesquisa buscou analisar e encontrar respostas sobre o ensino de música, a partir da educação rítmica musical, baseada nos preceitos de Émile Jaques Dalcroze (1865-1950). Como trajeto, essa pesquisa tem uma parte teórica e uma parte prática: iniciou-se a partir de leituras e fichamentos, com foco na pesquisa bibliográfica, para termos o aprofundamento maior do assunto. Em um segundo passo, foi feita uma depuração dos resultados para chegarmos ao ponto culminante desse estudo, que foi a elaboração e aplicação de uma sequência de sete aulas, guiadas pelos princípios da metodologia e filosofia Dalcroziana 1 . O momento seguinte dessa pesquisa foi a parte prática, que se realizou em uma turma do sétimo ano do Ensino fundamental da Escola Estadual João Ferreira de Souza, situada na cidade de Santa Cruz/RN. Na oportunidade, os alunos vivenciaram atividades lúdicas com a experimentação dos preceitos da metodologia Dalcroziana, com o intuito principal de aguçar o processo de ensino e aprendizagem no componente curricular de Artes/música. Durante as intervenções práticas em sala de aula, foram utilizadas melodias e ritmos afro-ameríndios de um grupo folclórico de Boi de Reis da comunidade, com a pretensão de aproximar a vivência educativa à comunidade que circunda à escola.

Externo à Instituição - JOSÉ RAFAEL MADUREIRA - UFVJM
Interna - 2141640 - RENATA VIANA DE BARROS THOME
Presidente - 1674934 - TANIA MARIA DE ARAUJO LIMA
Notícia cadastrada em: 13/12/2022 12:13