Banca de DEFESA: JOSE JAILDO DA SILVA OLIVEIRA

DISCENTE : JOSE JAILDO DA SILVA OLIVEIRA
DATA : 24/09/2020
LOCAL: sala remota

SOB A LUZ DO CINEMA: UMA EXPERIÊNCIA COM A PRODUÇÃO AUDIOVISUAL NO ENSINO DE ARTES VISUAIS NA ESCOLA MEDIADA PELO SMARTPHONE

Ensino de Artes Visuais. Audiovisual. Curta-metragem. Escola.

Este trabalho tem como objeto de pesquisa a produção de filmes curtas-metragens mediada pelo uso do smartphone, no contexto das aulas do componente Arte. Apontamos como objetivo analisar a produção destes curtas-metragens feita pelos alunos do Ensino Médio, de modo aproximar os conteúdos curriculares do cotidiano deles. A experiência se deu com a participação de duas turmas de estudantes dos 1º anos, da Escola Estadual Prefeito Antônio Conserva Feitosa, em Juazeiro do Norte-CE.  A metodologia que embasa este estudo é a pesquisa qualitativa norteada sob a ótica da Pesquisa-Ação, a qual foi desenvolvida com o professor como investigador participante da ação em conjunto com seus alunos colaboradores. Adotamos a Abordagem Triangular de Barbosa (2012) como aporte teórico orientador das nossas atividades sob os eixos do ver/fazer/contextualizar. Buscamos dialogar com os autores Orofino (2005), Duarte (2009) e Jullier e Marie (2009) na perspectiva de compreendermos nossa prática docente na sala de aula, bem como, lançarmos um novo olhar para o ambiente escolar neste momento em que ele se encontra permeado pelas novas tecnologias digitais.

Externa à Instituição - ADEILZA GOMES DA SILVA BEZERRA
Interna - 2292957 - ARLETE DOS SANTOS PETRY