Banca de DEFESA: VIVIANE DOS SANTOS DANTAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VIVIANE DOS SANTOS DANTAS
DATA : 31/07/2020
HORA: 15:30
LOCAL: sala remota
TÍTULO:

A DANÇA NA ESCOLA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA A DISCIPLINA DE COMPONENTE ELETIVO NO NOVO ENSINO MÉDIO


PALAVRAS-CHAVES:

Escola. Dança. Ensino Médio. Técnica Klauss Vianna.


PÁGINAS: 89
RESUMO:

Esta dissertação artístico/educativo traz como título “A Dança na Escola: uma
Proposta Pedagógica para a Disciplina de Componente Eletivo no Ensino Médio.”
Tem como objetivo geral, descrever itinerários pedagógicos em Dança, desenvolvida
em minha docência no Centro Estadual de Educação Profissional Dr. Ruy Pereira
dos Santos. Para aplicação dessa pesquisa, foi necessário: (1) conhecer a atual
conjuntura do Ensino de Arte/Dança no currículo; (2) e desenvolver esse ensino
através da Técnica Klauss Vianna na escola. Tendo como base a Técnica Klauss
Vianna (TKV) realizada na Disciplina de Componente Eletivo “Conhecendo Si por
um novo olhar”, que viabiliza o sujeito de forma integral a partir da Educação
Somática. Nesse contexto buscamos ampliar a discussão diante da nova conjuntura
do Ensino Médio hoje no Brasil. E para essa discussão, partimos das seguintes
questões: De que forma a Dança e a Técnica Klauss Vianna poderiam estar
inseridas na formação integral desse aluno no Ensino Médio? Quais contribuições
possíveis do ensino de Dança na formação integral desse aluno nesse nível de
ensino? Nessa escrita consideramos também a Educação Somática como conteúdo
de Dança na escola, como um elemento de contribuição na formação integral desse
sujeito. Para responder às questões citadas, utilizamos a metodologia qualitativa
descritiva, sob o viés dos métodos bibliográfico e observação, em que abordamos
alguns pontos sobre o ensino de Arte à luz da Base Nacional Comum Curricular
(BNCC, 2018) e da Lei 13.415/2017. Tivemos como referencial teórico no campo do
ensino da Dança na escola a autora Isabel Marques (2001) e como base
metodológica o entendimento de corpo proposto por Klauss Vianna (2005), e para
sistematização e aplicação da Técnica Klauss Vianna a professora Jussara Miller
(2007).  A pesquisa propõe um diálogo sobre minha experiência enquanto docente
no Centro Estadual de Educação Profissional Dr. Ruy Pereira dos Santos, localizado
no município de São Gonçalo do Amarante no Estado do Rio Grande do Norte (RN),
com interfaces na Técnica Klauss Vianna (TKV). Para realização dessa pesquisa, as
aulas de Dança foram distribuídas na Disciplina de Componente Eletivo, a qual
está inserida no Eixo de Formação Técnica e Profissional do Currículo na Escola em
Tempo Integral, que tem como base o Modelo da Escola da Escolha, criado no ano
de 2000, na cidade do Recife – PE, no Ginásio Pernambucano por um ex-aluno da
mesma, que se sentiu sensibilizado pelo abandono aquela instituição.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - CAROLINA ROMANO DE ANDRADE - UNESP
Externa ao Programa - 1164369 - LARISSA KELLY DE OLIVEIRA MARQUES
Presidente - 1958705 - MARCILIO DE SOUZA VIEIRA
Interna - 221.918.794-20 - MARINEIDE FURTADO CAMPOS - UFRN
Notícia cadastrada em: 16/07/2020 09:39
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