Banca de QUALIFICAÇÃO: PAULO HONORIO DA COSTA FONSECA

DISCENTE : PAULO HONORIO DA COSTA FONSECA
DATA : 30/11/2017
LOCAL: Sala 38-D, DEART

MORFOLOGIAS DA MODA: ENSAIOS ANÁLITICOS DO ESTILO GRÁFICO DA FIGURA DE MODA E POSSIVEIS CONTRIBUIÇÕES AO ENSINO DE ARTES

Expressão gráfica em moda. Estilo. Abordagens artísticas no ensino do desenho de moda.

Essa dissertação objetiva investigar a presença do estilo visual no desenho e na ilustração do profissional e estudante que trabalha diretamente com a expressão gráfica da figura humana aplicada a moda e as formas que esses conteúdos são abordados nos livros didáticos de arte. A necessidade de se “catalogar o mundo” como autêntico veículo de conhecimento da verdade, é uma característica inerente à própria capacidade de raciocínio. Mesmo por trás do estudo de matérias tão irregulares e inexatas como a história, a estética e a teoria das artes, o pensamento lógico-analítico foi necessário para o desenvolvimento e melhor entendimento de seus conteúdos específicos. Através da análise e da comparação dos diferentes estilos visuais básicos torna-se possível um melhor entendimento dos múltiplos perfis, neles encontrados, mesmo que estes aparentemente soem por vezes com uma certa incoerência. Nas artes visuais, o estilo é a síntese última de todas as forças e fatores, a unificação, a integração de numerosas decisões e graus. No primeiro nível, está a eleição do meio e a influência deste meio sobre a forma e o conteúdo. Temos depois o propósito, a razão pela qual algo foi feito: para a sobrevivência, para a comunicação, para a expressão pessoal. A realização atual apresenta uma série de opções: a busca de decisões compositivas mediante a eleição de elementos e o reconhecimento do caráter elementar; a manipulação dos elementos através da eleição de técnicas apropriadas. O resultado final é uma expressão individual (ou as vezes coletiva) dirigida por todos à maior parte dos fatores mencionados, mas incluída principal e profundamente pelo que está ocorrendo no entorno social, físico, político e psicológico, entorno que é crucial para tudo o que fazemos ou expressamos visualmente. Qual é a influência perceptiva das forças exteriores sobre a realização de qualquer classe de objetos visuais e sobre a expressão de ideias? Devemos levar em conta as condições fisiológicas e as condições sociais, a conduta de grupo também exercem uma enorme influência sobre a percepção e a expressão. A política, a economia, o meio ambiente e os esquemas sociais criam, juntos uma psicologia de grupo. Estas mesmas forças, que dão lugar a linguagens individuais no uso verbal, se combinam no modo visual para criar um estilo comum de expressão. Seguindo esses conceitos, propomos uma tentativa de classificação do estilo visual da figura para a moda, não enfatizando a grafia no estilo da roupa em si, mas sem desprezá-la, já que a mesma está inserida dentro da trilogia moda-estilo-arte e suas formas distintas de apresentação e faz parte do reflexo de seu tempo e de sua sociedade, bem como o estilo visual aplicado à figura de moda e os fins aos quais ela se destina, e não ao projeto em si, dentro das diferentes profissões que requerem seu uso, bem como sua presença e uso no ensino das artes, mas verificando os meios também como itens relevantes, detendo-se enfaticamente nesta, o nosso objeto de estudo maior.

Externo ao Programa - 2002306 - KILDER CESAR DE ARAUJO RIBEIRO
Interno - 1674328 - MARCOS ALBERTO ANDRUCHAK