Teatro Folia: Descrição de um processo artístico-educacional
Cultura Popular. Teatro/Educação. Ensino-Aprendizagem.
A dissertação investiga o Teatro Dramático Popular e seus elementos
pedagógicos agregados a prática da atividade artísticas na escola e descreve
um processo de ensino-aprendizagem através do Teatro de Cultura Popular.
As propostas de atividades são direcionadas aos alunos do Ensino
Fundamental II, para serem aplicadas em sala de aulas, junto as técnicas e os
procedimentos que facilitarão o aprendizado e a formação artística do aluno.
Vários pesquisadores e teóricos possibilitaram uma base teórica à pesquisa do
Teatro de Cultura Popular na escola como: Viola Spolin, Ana Mae Barbosa,
Flávio Desgranges, Richard Courtney, Ricardo Japiassu, Altimar Pimentel,
Hermilo Borba Filho, Lourdes Ramalho. A teoria dará suporte à construção
concreta de informações e procedimentos através do ensino de teatro a partir
das raízes do Teatro Dramático Popular. Os alunos serão avaliados de acordo
com cada etapa do processo, salientando que, a cada jornada haverá
procedimentos avaliativos diferenciados, entre as jornadas de aprendizagem
estão: As brincadeiras e atividades lúdicas, Jogos dramáticos, Exercícios
teatrais e Jogos de improvisação. Possibilitando a interrelação dos alunos, sua
formação estética e artística e o estudo das técnicas da improvisação teatral
dos brincantes populares interconectados ao fazer teatral. Com caráter
pedagógico, as atividades propõem uma reflexividade sobre as artes e a
aquisição do educando ao Teatro de Cultura Popular, sendo as atividades,
contextualizas ao seu cotidiano, tendo como ponto de partida a fruição do
saber.