Utilização de vídeo-aulas como ferramentas para promover melhorias no processo de ensino e aprendizagem em química na modalidade à distância.
Educação à distância. Vídeo-aulas. Química.
Na sociedade atual o uso das chamadas tecnologias da informação e comunicação, está promovendo uma revolução nas formas de ensinar e aprender através das modalidades de cursos à distância, especialmente no ensino superior. Estudos mostram que alunos nesta modalidade apresentam grandes dificuldades no processo de aprendizagem, principalmente quando tratamos de disciplinas experimentais e com alto poder de abstração como a Química. O objetivo do presente trabalho é promover melhorias no processo de ensino e aprendizagem na disciplina “Química da vida” ofertada para o curso de licenciatura em Química na modalidade a distância da UFRN. Para isto foram analisadas provas do semestre 2011.2, com o intuito de identificar quais são as principais dificuldades dos alunos diante das avaliações. A partir dessas dificuldades foram desenvolvidas vídeo-aulas, referentes aos assuntos que geram maiores dificuldades aos alunos as quais foram o objeto de estudo deste trabalho. Sendo as melhorias promovidas pelas vídeo-aulas no processo de aprendizagem dos alunos obtidas, a partir de um questionário respondido pelos alunos no ambiente virtual de aprendizagem, e a partir da sua taxa de sucesso ao final da disciplina.