Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA CRISTINA BATISTA DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA CRISTINA BATISTA DOS SANTOS
DATA: 23/03/2012
LOCAL: sinfa

CONCEPÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO E ADMINISTRADOR EM TEMPOS DE CAPITALISMO FLEXÍVEL: UMA ABORDAGEM CRÍTICA

ADMINISTRAÇÃO. ADMINISTRADOR. CAPITALISMO FLEXÍVEL. TEORIA CRÍTICA.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração

A Administração como trabalho, e seu corolário, um trabalhador-administrador, são os conceitos apresentados para estudo neste projeto de tese, desde uma perspectiva crítica frankfurtiana, considerando-os em sua constituição sócio-histórica contemporânea: o contexto do capitalismo flexível. Parte-se do entendimento da Administração como trabalho, uma atividade transformadora do homem e da sociedade, a qual se inscreve como processo de trabalho na concretude das relações de produção; e, ainda, do Administrador, profissional assalariado, como integrante da classe-que-vive-do-trabalho (ANTUNES, 2003a, 2003b, 2005). A proposição inicial do projeto é de que há, na Administração, um problema conceitual, de definição, "ontológico”, que pode especialmente em tempos de mudanças implicar em problemas existenciais para o profissional da área, o Administrador. A partir desta proposição, o projeto questiona: Quais as concepções de Administração e Administrador em tempos de capitalismo flexível? O termo concepção é utilizado em seu sentido filosófico, isto é, “operação pela qual o sujeito forma, a partir de uma experiência física, moral, psicológica ou social, a representação de um objetivo de pensamento ou conceito” (JAPIASSU; MARCONDES, 2008, p. 51). Levando em conta que algumas concepções se tornam dominantes em um campo, e constroem paradigmas norteadores da ação dentro deste mesmo campo, através da reprodução discursiva - já que o discurso se serve dos conceitos que edificam os paradigmas (ALBANDES-MOREIRA, 1993) - o projeto propõe o estudo das concepções socializadas nos discursos sobre a Administração e o Administrador, de um campo específico, o campo administrativo, entendendo que o mesmo é formado por agentes discursivos diversos, tais como: Administradores, empresários, subordinados da gerência, autores da área, professores, e alunos de Administração. O objetivo geral decorrente da questão de pesquisa consiste em compreender criticamente as concepções do campo administrativo sobre a Administração e o Administrador, em tempos de capitalismo flexível; e os objetivos específicos são: (i) Identificar as concepções do campo administrativo sobre a Administração, em tempos de capitalismo flexível; (ii) identificar as concepções do campo administrativo sobre o Administrador, em tempos de capitalismo flexível; (iii) discutir, a partir de uma abordagem crítica frankfurtiana, os resultados dos objetivos anteriores. A Teoria Crítica associada à Escola de Frankfurt (primeira geração) é o quadro epistemológico de referência do projeto, o qual propõe a mediação dos seguintes pares categóricos dialéticos para exame do “real”: história versus naturalização; práxis social versus sistema; emancipação versus alienação/dominação. Metodologicamente, trata-se de uma proposta de pesquisa integralmente qualitativa, com coleta e análise qualitativa de dados, a ser realizada na perspectiva de um artesanato intelectual (MILLS, 2008). Para a fase da coleta de dados, propõe-se um mix metodológico, com uso de tipos variados de entrevistas: (i) entrevista narrativa com história de vida; (ii) entrevista com uso de elementos-estímulo; e (iii) entrevistas narrativas ficcionais. A técnica de análise qualitativa indicada no projeto é a hermenêutico-dialética (MINAYO, 2002, 2004; STEIN, 1987). O projeto socializa, ainda, os resultados de uma leitura crítica à literatura do campo administrativo, em que descreve e discute as concepções de Administração e Administrador em sete discursos do referido campo: (i) no discurso taylorista; (ii) em Fayol; (iii) em Drucker; (iv) no discurso da qualidade (Deming); (v) no toyotismo (Ohno); (vi) no discurso da reengenharia (Champy); e (vii) em Mintzberg.

Externo à Instituição - FABIO VIZEU FERREIRA - UP
Interno - 345845 - JOMARIA MATA DE LIMA ALLOUFA
Presidente - 347006 - JOSE ARIMATES DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 16/02/2012 15:30