Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) iniciou suas atividades em 1978, com um dos primeiros mestrados da UFRN, e passou a disponibilizar curso de doutorado a partir de 2006. Ao longo dos seus mais de 40 anos de existência, tem formado capital humano para atuar nas mais diversas instituições e empresas do estado do Rio grande do Norte e do Brasil - são mais de 450 dissertações de mestrado e 50 teses de doutorado defendidas (disponíveis no link Ensino e Dissertações/Teses do site do PPGA).

Os pesquisadores e alunos do programa contam com uma ótima infraestrutura para pesquisa, com o acervo das bibliotecas da UFRN, salas amplas e novas para os grupos de pesquisa, com acesso às bases de artigos do Periódicos, auditórios, espaço de convivência, etc. Também, há um número razoável de bolsas de pesquisa para mestrandos e doutorandos que queiram se dedicar exclusivamente ao programa, alocadas segundo critérios definidos em resolução do programa (disponível no link Documentos do site do PPGA). A nossa seleção de mestrado e doutorado é 100% on line, feita pelo Sigaa, sistema eletrônico da UFRN, e baseada no teste Anpad e em pré-projeto, este último avaliado às cegas por uma banca de professores de cada linha de pesquisa (editais no link Processos Seletivos do site do PPGA).

O PPGA-UFRN é um programa conhecido por sua inserção social e projetos com esse fim, como foi o Minter com a UFPA, do Pará, concluído em 2010, e, em andamento, com início em 2016, um Dinter com a UPE e a UFRPE, universidades de Pernambuco e, atualmente, um projeto de cooperação/convênio com o Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Viçosa (PPG-ADM/UFV) e com o Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável da Universidade Federal do Cariri (PRODER/UFCA).

Para retomar o Conceito 5, o PPGA promoveu uma mudança em seu projeto pedagógico, entre fim de 2017 e início de 2018, simplificando sua grade curricular e proporcionando uma maior escolha de optativas aos seus alunos. Após o credenciamento de novos docentes e reestruturação de linhas de pesquisa, o programa atualmente tem uma área de concentração - Gestão Organizacional – e três (3) linhas de pesquisas: Organizações, Estratégia e Tecnologia da Informação; Métodos Quantitativos, Avaliação de Políticas e Finanças; Gestão Social e Políticas Públicas. A seguir, os descritores de cada Linha de Pesquisa e seus docentes.


Linha de pesquisa: Organizações, Estratégia e tecnologia da Informação

Descritores: Estratégia organizacional, adoção de inovações em tecnologias de informação em organizações privadas, públicas e sociais; comportamento do consumidor online, marketing digital e interface marketing-logística; comprometimento e comportamento organizacional; gestão de projetos e governança de projetos; empreendedorismo; gamificação, metodologias ativas em Administração. 

Docentes: Adrianne Paula Andrade, Anatália Saraiva Ramos, Afrânio Galdino de Araújo, Carlos Alberto Medeiros, Dinara Calazans, Miguel Moreno Añez, Carlos Alberto Medeiros, Maria Valéria Araújo, Max Brito.


Linha de pesquisa: Métodos Quantitativos, Avaliação de Políticas e Finanças

Descritores: Avaliação de políticas públicas e programas sociais baseada em métodos quantitativos com aplicação em diversas áreas tais como: saúde, educação, saneamento básico, energia, gás natural, transportes públicos, telecomunicações, empreendedorismo, gestão de operações e logística, controle externo; regulação e análise contábil e financeira de serviços de utilidade pública; finanças em geral, modelos de volatilidade, riscos e derivativos, apreçamento de ativos, gestão de carteira, finanças comportamentais, inovação financeira, análise de governança e das atividades do Conselho de administração, estrutura de ativos e valor.

Docentes: Anderson Mól, Alexandro Barbosa, Vinicio Almeida, Israel Felipe, Anne Carvalho.


Linha de pesquisa: Gestão Social e Políticas Públicas

Descritores: Avaliação de políticas públicas e sociais; inovação no setor público; políticas públicas e gestão pública; Gestão social, gestão de empreendimentos econômico-solidários.

Docentes: Janaynna Ferraz, Hironobu Sano, Luciano Sampaio, Raquel Sampaio, Washington Sousa.

 

Os docentes e discentes do PPGA atuam em diversos grupos de pesquisa –cadastrados no diretório do CNPq e na base de grupos de pesquisa da UFRN e descritos no link Outras Opções e Grupos de Pesquisa no site do PPGA – nos quais desenvolvem projetos de pesquisa cujos principais resultados são divulgados em periódicos nacionais e internacionais. Destacam-se artigos aceitos ou publicados nos periódicos: Revista de Administração Pública (RAP), Revista de Administração Contemporânea (RAC), Brazilian Business Review (BBR), Organizações & Sociedade, Revista de Administração de Empresas (RAE), Cadernos EBAPE.BR, Revista de Contabilidade e Organizações, Cadernos de Saúde Pública, Pesquisa Operacional, Computers in Human Behavior, Expert Systems with Applications, Utilities Policy, Education Policy Analysis Archives (epaa), Plos One, Journal of Operational Research Society, Production Planning & Control, Journal of Production Economics, Journal of Business Research (JBR), Journal of Small Business Management (JSBM), entre outros.

Visando uma maior internacionalização, o programa participa do recém aprovado Programa Institucional de Internacionalização (Print) da Capes, coordenado pela Pró-reitoria de Pós-graduação da UFRN, com os objetivos principais de consolidar uma rede de pesquisa com instituições estrangeiras que permitam aos nossos alunos fazerem parte de suas formações no exterior e o aumento das publicações em periódicos internacionais. 

 

Endereço:

Programa de Pós-Graduação em Administração

Edifício do Centro de Ciências Sociais Aplicadas

Campus Universitário – Bairro Lagoa Nova – Caixa Postal 1620

CEP: 59072-970 – NATAL/RN – BRASIL


Contatos:

WhatsApp: +55 84 99193-6456

Email (secretaria): ppga.ccsa@gmail.com / ppga@ccsa.ufrn.br 

Email (coordenação): coord.ppga@ccsa.ufrn.br

  

Servidores:

Marcel Nobre (secretário)

 

 

Endereço Alternativo


Coordenação do Programa

  • - ISRAEL JOSÉ DOS SANTOS FELIPE

    Telefone/Ramal: (84) 9919-36456

    Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    E-mail: ppga.ccsa@gmail.com

  • - JANAYNNA DE MOURA FERRAZ

    Telefone/Ramal: (84) 99193-6456

    Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    E-mail: ppga@ccsa.ufrn.br

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao