|
Dissertações |
|
1
|
-
ANA MARIA JERÔNIMO SOARES
-
Ações Afirmativas para Acesso ao Ensino Superior Estimulam o Empreendedorismo Minoritário? Uma Análise Empírica de uma Universidade Brasileira
-
Orientador : FELIPE LUIZ NEVES BEZERRA DE MELO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
FELIPE LUIZ NEVES BEZERRA DE MELO
-
LUCIANO MENEZES BEZERRA SAMPAIO
-
MARIA EDUARDA TANNURI-PIANTO
-
RENATO LIMA DE OLIVEIRA
-
Data: 24/02/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
O impacto de Ações Afirmativas (AA) para acesso ao ensino superior está em pauta em todo o mundo, visto que tais políticas incentivam a escolaridade de grupos minoritários e afetam as vidas de indivíduos historicamente desfavorecidos. Nesta perspectiva, frequentar a universidade aumenta o acesso das minorias à Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), bem como à diversidade e inovação, podendo ser um fator relevante na idealização de empreendimentos. Todavia, existem poucas evidências empíricas acerca do efeito de frequentar uma universidade de excelência sobre a probabilidade de tornar- se um empreendedor. Desta forma, o objetivo deste estudo é avaliar se a bonificação (pontuação adicional) para admissão em uma universidade brasileira está positivamente relacionada à probabilidade de um indivíduo iniciar um novo negócio. A política analisada consiste no Argumento de Inclusão (AI) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que adicionava 10% à nota no processo seletivo para estudantes egressos de escolas públicas até o ano de 2012. Como estratégia de análise foi utilizado o método de Regression Discontinuity Design (RDD) em um conjunto de dados que combina a candidatura à UFRN entre 2010 e 2012 com informações de abertura e sociedade em empresas, disponibilizadas pela Receita Federal até 2021 (cobrindo o período a partir do ingresso na UFRN e considerando até cinco anos após a formação), e a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS 2017) do Ministério do Trabalho e Emprego. Em síntese, não foram identificados efeitos estatisticamente significantes de frequentar a UFRN, beneficiado pela política, sobre a probabilidade de empreender. No entanto, ao restringir a análise ano a ano, os coeficientes se alteram apenas para 2010, havendo, portanto, um efeito negativo significante, indicando que os beneficiados pela política que ingressaram na UFRN no referido ano apresentam redução na probabilidade de empreender. Ademais, os resultados de uma análise adicional mostram que candidatos elegíveis, especificamente do gênero masculino, que ingressaram na universidade por meio da política tiveram um aumento nos anos de educação e na probabilidade de concluir a faculdade, logo, a formação acadêmica pode gerar perspectivas futuras de empregos formais, aumentando o custo de oportunidade de empreender.
-
Mostrar Abstract
-
The impact of Affirmative Actions (AA) for access to higher education is on the agenda around the world, as such policies encourage the schooling of minority groups and affect the lives of historically disadvantaged individuals. In this perspective, attending university increases the access of minorities to Research and Development (R&D), as well as to diversity and innovation, which can be a relevant factor in the idealization of
enterprises. However, there is little empirical evidence about the effect of attending an excellent university on the probability of becoming an entrepreneur. Thus, the aim of this study is to assess whether the bonus (additional score) for admission to a Brazilian university is positively related to the probability of an individual starting a new business. The policy analyzed consists of the Argument for Inclusion (AI) of the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN), which added 10% to the grade in the selection process for students from public schools until 2012. As an analysis strategy, the Regression Discontinuity Design (RDD) method was used in a dataset that combines the application to UFRN between 2010 and 2012 with information on opening and partnership in companies, made available from the Brazilian Federal Revenue until 2021 (covering the period to starting at UFRN course and considering up to five years after graduation), and the Relação Anual de Informações Sociais (RAIS 2017) from the Ministry of Labor and Employment. In summary, there were no statistically significant effects of attending UFRN, benefiting from the policy, on the probability of undertaking. However, by restricting the analysis from year on year, the coefficients change only for 2010, having, therefore, a significant negative effect, indicating that those benefited by the policy who joined UFRN in that year present a reduction in the probability of undertaking. Furthermore, the results of an additional analysis show that eligible candidates who entered university through politics, specifically males, had an increase in years of education and in the probability of completing college, so academic training can generate future prospects of formal jobs, increasing the opportunity cost of entrepreneurship.
|
|
2
|
-
JORGE ÍTALO MACÊDO PRUDÊNCIO DE LIMA
-
APRENDIZADO DE CONCEITOS DE ADMINISTRAÇÃO EM DISCIPLINAS DE GRADUAÇÃO ATRAVÉS DE CASOS PARA ENSINO
-
Orientador : MAX LEANDRO DE ARAUJO BRITO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MAX LEANDRO DE ARAUJO BRITO
-
MARIA VALERIA PEREIRA DE ARAUJO
-
ANDRÉA DO NASCIMENTO BARBOSA CACHO
-
Data: 24/02/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
O objetivo do presente trabalho é investigar a apropriação de conceitos introdutórios de Administração a partir das implicações do método do caso. Como objetivos específicos estão: identificar a utilização dos conhecimentos teóricos nas respostas do alunado; compreender a articulação entre teoria e prática; e analisar o processo reflexivo na utilização do método do caso. A pesquisa parte da ontologia da interação sujeito-objeto, a partir da obra piagetiana, dado que seus arquivos colocam o Ser Social como a perspectiva mais adequada para compreender o estudo do discurso lógico do ente. Diante o exposto, a pesquisa está alicerçada no paradigma interpretativista, na qual o autor interpreta aquilo que é falado pelos entrevistados ou produtores do conteúdo a ser explorado. Tal método, composto por procedimentos sistemáticos, A pesquisa é qualitativa e analisou repostas de Casos para Ensino aplicados em 14 turmas diferentes, entre 2011 e 2020, compreendendo 219 respostas. Nesse cenário, para compreender as construções teóricas desenvolvidas pelos alunos em sala a partir dos casos para ensino propostos, o método utilizado será a Análise de Conteúdo. Como resultados o estudo identificou que existe a utilização de conhecimentos teóricos nas respostas do alunado; em muitas respostas existe a articulação entre teoria e prática; embora o processo reflexivo nas respostas do alunado aos caso nem sempre é evidenciada. Por fim, o estudo conclui que a apropriação de conceitos introdutórios de Administração a partir da utilização do método do caso é em grande maioria inadequada, por dar preferência a conhecimentos prévios em detrimento aos aspectos teóricos estudados pode alcançar o entendimento do conteúdo emitido, bem como fazer inferências sobre as respostas coletadas. Os resultados do estudo podem demonstrar diferentes níveis e características de apropriação dos conceitos de administração por meio da utilização de casos para ensino.
-
Mostrar Abstract
-
The objective of this study is to investigate the appropriation of introductory concepts of Business based on the implications of the case teaching method. The specific objectives are: to identify the use of theoretical knowledge in students' answers; to understand the articulation between theory and practice; and to analyse the reflective process in the use of the case method. The research starts from the ontology of subject-object interaction, from the Piagetian work, given that its archives place the Social Being as the most adequate perspective to understand the study of the logical discourse of the being. Given the above, the research is grounded on the interpretativist paradigm, in which the author interprets what is spoken by the interviewees or producers of the content to be explored. Such method, composed of systematic procedures, The research is qualitative and analyzed responses from Cases for Teaching applied in 14 different classes, between 2011 and 2020, comprising 219 responses. In this scenario, to understand the theoretical constructions developed by students in the classroom from the proposed teaching cases, the method used will be Content Analysis. As results the study identified that there is the use of theoretical knowledge in student responses; in many responses there is articulation between theory and practice; although the reflective process in student responses to the cases is not always evidenced. Finally, the study concludes that the appropriation of introductory concepts of Business from the use of the case method is largely inadequate, by giving preference to prior knowledge over the theoretical aspects studied can achieve understanding of the content issued, as well as make inferences about the answers collected. The results of the study can demonstrate different levels and characteristics of appropriation of management concepts through the use of cases for teaching.
|
|
3
|
-
CAROLINE DE ALBUQUERQUE MOURÃO ALVES
-
AS LÓGICAS CAUSATION E EFFECTUATION NO EMPREENDORISMO: UMA ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA EMPRETEC NO RN
-
Orientador : AFRANIO GALDINO DE ARAUJO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
AFRANIO GALDINO DE ARAUJO
-
DINARA LESLYE MACEDO E SILVA CALAZANS
-
MAURO LEMUEL DE OLIVEIRA ALEXANDRE
-
FELIPE LUIZ NEVES BEZERRA DE MELO
-
Data: 21/03/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
No campo das organizações, Saras Sarasvathy, cientista de estratégica e economia comportamental, propôs uma lógica de tomada de decisão na criação e condução de novos negócios chamada Effectuation, que didaticamente representa uma oposição ao modelo Causation, baseado na lógica preditiva. No mundo empresarial, apresenta-se como uma alternativa ao modo racional, sustentada em conceitos teóricos, principalmente diante de cenários de alta incerteza, como o de empreender. Considerando o empreendedorismo uma notória alternativa profissional com influência no desenvolvimento social e econômico de uma localidade, ele tem recebido relevantes apoios formais de políticas públicas e iniciativas privadas, e como justificativa desta pesquisa, será ressaltado o Sebrae por meio do curso Empretec, que já atraiu mais de 7.000 empreendedores no estado e mais de 285.000 no Brasil. O objetivo é de analisar as relações entre características de empreendedores ex-participantes do Empretec do Sebrae/RN e as abordagens Causation e Effectuation em seus negócios. O método adotado foi quantitativo, por meio de uma pesquisa empírica, cujos dados foram obtidos, em corte transversal, por meio da aplicação de um questionário baseado em um instrumento de pesquisa já validado nacional e internacionalmente. Além da descrição do perfil da amostra, técnicas estatísticas foram utilizadas: Análise Fatorial Exploratória e Regressão Linear Múltipla Robusta (pela utilização da técnica de bootstrap), contando com o auxílio dos programas G*Power 3 para tratamento da amostra e do SPSS 27 para os demais procedimentos. Os resultados estatísticos permitiram inferir que ambas as abordagens e suas respectivas variáveis são contundentes, mas especialmente a de Causation, que também é impactada com significância pelo gênero, origem de recursos e o fato de os participantes estarem atualmente empreendendo. A de Effectuation é timidamente influenciada pelas mesmas variáveis, e não há homogeneidade de significância dentro de suas distintas dimensões.
-
Mostrar Abstract
-
In the field of organizations, Saras Sarasvathy, strategic and behavioral economics scientist, proposed a decision-making logic in the creation and conduct of new businesses called Effectuation, which didactically represents an opposition to the Causation model, based on predictive logic. In the business world, it presents itself as an alternative to the rational way, supported by theoretical concepts, especially in the face of high uncertainty scenarios, such as entrepreneurship. Considering entrepreneurship as a notorious professional alternative with influence on the social and economic development of a locality, it has received relevant formal support from public policies and private initiatives, and as a justification for this research, Sebrae will be highlighted through the Empretec course, which has already attracted more than 7,000 entrepreneurs in the state and more than 285,000 in Brazil. The objective is to analyze the relationships between the characteristics of entrepreneurs who were former participants of Empretec do Sebrae/RN and the Causation and Effectuation approaches in their businesses. The method adopted was quantitative, through an empirical research, whose data were obtained, in cross-section, through the application of a questionnaire based on a research instrument already validated nationally and internationally. In addition to the description of the sample profile, statistical techniques were used: Exploratory Factor Analysis and Robust Multiple Linear Regression (using the bootsrap technique), with the help of the programs G*Power 3 for sample treatment and SPSS 27 for the other procedures. The statistical results allowed us to infer that both approaches and their respective variables are strong, especially that of Causation, which is also significantly impacted by gender, origin of resources and the fact that the participants are currently undertaking. Effectuation is timidly influenced by the same variables, and there is no homogeneity of significance within its different dimensions.
|
|
4
|
-
GEORGE WAGNER DE PAULA GADELHA TEIXEIRA
-
FORMULAÇÃO DE ESTRATÉGIAS NA PERSPECTIVA DO DECISOR: VALIDAÇÃO DE ESCALA PARA O SETOR PÚBLICO
-
Orientador : AFRANIO GALDINO DE ARAUJO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
AFRANIO GALDINO DE ARAUJO
-
DINARA LESLYE MACEDO E SILVA CALAZANS
-
MAURO LEMUEL DE OLIVEIRA ALEXANDRE
-
FELIPE LUIZ NEVES BEZERRA DE MELO
-
Data: 22/03/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta survey tem o objetivo geral de validar para o contexto público a escala desenvolvida por Lucian, Barbosa, Sousa, Pereira e Silva (2008), que busca compreender como as estratégias são formuladas a partir da mente do estrategista. Para atender a esse objetivo geral, foram desenvolvidos os seguintes objetivos específicos: i) Caracterizar, em termos de gênero, faixa etária, formação acadêmica e tempo de serviço, os responsáveis pela tomada de decisão estratégica no IFRN; ii) Validar a dimensão pensamento estratégico para o contexto público; iii) Validar a dimensão formação da estratégia para o âmbito público; e iv) Validar a dimensão mudança estratégica para a esfera pública. Essa escala tem por base os estudos de De Wit e Meyer (2004), os quais descrevem que a formulação de estratégia é um construto tridimensional composto por paradoxos que influenciam o cognitivo do decisor no momento da tomada de decisão estratégica. As dimensões e paradoxos são: i) pensamento estratégico, composto pelo paradoxo do pensamento lógico versus o criativo; ii) formação de estratégia, composta pelo paradoxo da formação deliberada versus a emergente; e iii) mudança estratégica, constituída pelo paradoxo da mudança evolucionária versus a revolucionária. O objeto de estudo para validar esse questionário é o Instituto Federal do Estado do Rio Grande do Norte (IFRN). A escala de Lucian et al. (2008) foi aplicada de forma online, através do site Google Forms, junto aos servidores públicos que compõem o colegiado no IFRN, denominado de Colégio Gestor. No tratamento dos dados, foi realizada uma análise gráfica para caracterizar os respondentes da pesquisa e uma análise fatorial confirmatória (AFC) para validar a escala. Quantos aos achados, este estudo identificou que há duas vezes mais homens do que mulheres atuando na formulação de estratégias no IFRN, a média de idade dos respondentes é de 36 anos, aproximadamente 95% dos respondentes têm formação superior ou alguma pós-graduação e têm até 15 anos de serviço pelo IFRN. Por fim, as três dimensões da escala apresentaram consistência e adequação e, sendo assim, foram validadas para o setor público.
-
Mostrar Abstract
-
This survey has the general objective of validating for the public context the scale developed by Lucian, Barbosa, Sousa, Pereira e Silva (2008), which seeks to understand how strategies are formulated from the strategist's mind. To meet this general objective, the following specific objectives were developed: i) Characterize, in terms of gender, age, academic background and length of service, those responsible for strategic decision-making at the IFRN; ii) Validate the strategic thinking dimension for the public context; iii) Validate the formation dimension of the strategy for the public sphere; and iv) Validate the strategic change dimension for the public sphere. This scale is based on the studies by De Wit e Meyer (2004), who describe that strategy formulation is a three-dimensional construct composed of paradoxes that influence the decision maker's cognitive at the time of strategic decision-making. The dimensions and paradoxes are: i) strategic thinking, comprising the paradox of logical versus creative thinking; ii) strategy formation, composed by the paradox of deliberate versus emergent formation; and iii) strategic change, constituted by the paradox of evolutionary versus revolutionary change. The object of study to validate this questionnaire is the Federal Institute of the State of Rio Grande do Norte (IFRN). The Lucian et al. (2008) was applied online, through the Google Forms website, with public servants who make up the collegiate at the IFRN, called Colégio Gestor. In the treatment of data, a graphical analysis was performed to characterize the survey respondents and a confirmatory factor analysis (CFA) to validate the scale. As for the findings, this study identified that there are twice as many men as women working in the formulation of strategies at the IFRN, the average age of respondents is 36 years old, approximately 95% of respondents have higher education or some postgraduate degree and have up to 15 years of IFRN service. Finally, the three dimensions of the scale showed consistency and adequacy and, therefore, were validated for the public sector.
|
|
5
|
-
LAUDINÉIA PONTES DOS SANTOS
-
Aspectos históricos e situacionais no orçamento da Rede Federal de Educação Profissional
-
Orientador : MAX LEANDRO DE ARAUJO BRITO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MAX LEANDRO DE ARAUJO BRITO
-
MARIA VALERIA PEREIRA DE ARAUJO
-
ANDRÉA DO NASCIMENTO BARBOSA CACHO
-
Data: 25/03/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
O estudo teve como objetivo analisar a influência de aspectos históricos e situacionais no orçamento do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte no período de expansão da Rede Federal de Educação Profissional brasileira. A análise foi dividida na caracterização do orçamento público brasileiro, na verificação das questões legais da ampliação da Rede Federal de Educação Profissional e na identificação de possíveis fatores contingenciais orçamentários. O percurso metodológico foi estabelecido quanto aos fins, como pesquisa exploratória e descritiva. Em uma abordagem quali-quantitativa. Como resultados, o estudo revela a existência de fatores contingenciais orçamentários do ambiente. Por fim, o estudo conclui que os três aspectos são representativos ao orçamento federal do Instituto Federal do Rio Grande do Norte na sua fase de expansão.
-
Mostrar Abstract
-
The study aimed to analyze the influence of historical issues and budgetary contingency factors on the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte in the period of expansion of the Brazilian Federal Network of Professional Education. The analysis was divided in the characterization of the Brazilian public budget, in the verification of the legal questions of the expansion of the Federal Network of Vocational Education and in the identification of possible budgetary contingency factors. The methodological course was established in terms of purposes, as an exploratory and descriptive research. In a quali-quantitative approach. As a result, the study reveals the existence of contingency budgetary factors in the environment. Finally, the study concludes that there are three representative aspects to the federal budget of the Instituto Federal do Rio Grande do Norte in its expansion phase.
|
|
6
|
-
RAUL OMAR DE OLIVEIRA DANTAS
-
ANÁLISE ECONOMÉTRICA DOS PADRÕES DE DESCONTOS NAS MODALIDADES DE CONTRATAÇÕES PÚBLICAS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE.
-
Orientador : RAQUEL MENEZES BEZERRA SAMPAIO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
RAQUEL MENEZES BEZERRA SAMPAIO
-
ANNE EMILIA COSTA CARVALHO
-
JAIME DE JESUS FILHO
-
Data: 29/04/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
O controle de custos e contratações públicas de uma nação é essencial para o seu desenvolvimento econômico e aprimoramento social. As compras governamentais no Brasil envolvem um mercado de cerca de quinhentos bilhões de reais por ano, em contratações públicas. Esse estudo tem como foco o estudo do comportamento do mercado de licitações públicas, ao avaliar os descontos típicos nos certames ocorridos no estado do Rio Grande do Norte, ocorridos entre 2015 a 2018, a partir de 105.206 licitações, coletadas junto ao Portal de Transparência do TCE-RN. Verificou-se através de regressões múltiplas que os descontos ofertados nas licitações apresentaram um comportamento atrativo ao erário, na maioria das modalidades licitatórias atualmente disponíveis, quando comparadas as contratações diretas por dispensa ou inexigibilidade de Licitação. Destacam-se as contratações logradas através de pregões eletrônicos e pregões presenciais, pelo excelente desempenho quanto à economicidade. Também foi observado desempenho positivo em algumas faixas de valores para as contratações advindas de Convite, Tomada de Preço e Concorrência. Os benefícios médios de cada uma das modalidades, e suas respectivas significâncias estatísticas, foram apresentados de acordo com faixas representativas de valores em função dos limites legais previstos para tais modalidades. Portanto, essa pesquisa visa oportunizar para o gestor público e a comunidade acadêmica, através de dados e estudos estatísticos, subsídios iniciais, para a tomada de decisões, e compreensão da expectativa do comportamento de mercado em compras de produtos e serviços, considerando que as escolhas das modalidades licitatórias demonstraram impactos médios distintos em relação à economicidade do erário.
-
Mostrar Abstract
-
National budget control and public contracts is essential for the national social and economic development. Nowadays, public contracts in Brazil are evaluated around five hundred billion of Reais per year, in contracts covering the Federal, Federal District, States and Municipalities. This article focuses on analysis the market behavior of public bidding. It evaluates through multiple linear regressions the average characteristic contracts discounts based on data base collected at the state of Rio Grande do Norte, Brazil, among 105,206 contracts, occurred from 2015 until 2018, through ordinary least squares based on public bidding modality, contract value, contract additive and other factors. It was concluded based on OLS regressions that the contracts offer a direct correlation with the selected variables, according to the value ranges set at the database. The contracts achieved through “Pregão Presencial”, “Pregão Eletrônico” and “Chamamento Público” achieved excellent performance in terms of economy. As well, a positive performance was also observed in some ranges of values for contracts arising from “Convite”, “Tomada de Preço” e “Concorrência”. The benefits of each one of the contracts modalities, and their statistical significance, were detailed along this article. So, this research offers to the academic community statistical analysis and numerical fundaments initial subsidies for decision-making, and understanding the expectation of Brazilian public market behavior on purchases of products and services.
|
|
7
|
-
ALEX MATIAS GOMES
-
Análise de Sentimentos dos Conteúdos Gerados pelos Usuários no Twitter a partir das comunicações dos políticos em relação à vacina da Covid-19
-
Orientador : MARIA VALERIA PEREIRA DE ARAUJO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MARIA VALERIA PEREIRA DE ARAUJO
-
MAX LEANDRO DE ARAUJO BRITO
-
GABRIEL RODRIGO GOMES PESSANHA
-
Data: 12/05/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
A pandemia do novo coronavírus alterou a vida de milhões de pessoas e foi um importante marco para o crescimento das mídias sociais e do Conteúdo Gerado pelos Usuários nessas mídias. Dentre os diversos temas relacionados à pandemia que foram destaque nas redes sociais, a vacina contra a Covid-19 foi um dos temas mais abordados. No Brasil, os discursos e posicionamentos políticos sobre as vacinas geraram reações nas redes, o que poderia influenciar comportamentos da população sobre a vacinação, desta forma este estudo foi realizado com o objetivo de analisar as comunicações de políticos brasileiros e os conteúdos gerados pelos usuários sobre a vacina contra a Covid-19 no Twitter. Com base em 3907 tweets de políticos e 146.536 tweets em resposta a essas comunicações, coletados através da aplicação Snscrape, realizaram-se duas análises, uma de conteúdo quantitativa e uma de sentimentos. A Análise de Conteúdo, dividida por grupos de políticos, mostrou que os conceitos mais frequentes faziam menção a logísticas das vacinas, obrigatoriedade da vacinação e críticas ao presidente, já a Análise de Sentimentos, realizada através de método não supervisionado com uso do léxico Oplexicon em português mostrou que a maioria dos conteúdos teve sentimento negativo com 35,5%, revelando discordância com as opiniões das comunicações políticas, já o sentimento positivo e neutro foram respectivamente 34% e 30,5%, o que demonstrou acirramento dos sentimentos. Em uma análise segmentada foi observado que um grupo de políticos que defendeu tópicos considerados antivacina teve proporcionalmente mais conteúdos com sentimento negativo. Na conclusão é ressaltada a singularidade deste estudo, a contribuição à pesquisa de um fluxograma de escolha de método de Análise de Sentimentos e a indicação de trabalhos futuros.
-
Mostrar Abstract
-
The new coronavirus pandemic changed the lives of millions of people and was an important milestone for the growth of social media and User-generated Content in these media. Among the various topics related to the pandemic that were highlighted on social media, the vaccine against Covid-19 was one of the most addressed topics. In Brazil, speeches and political positions about vaccines generated reactions on the networks, which could influence the population's behavior about vaccination, thus this study was carried out with the objective of analyzing the communications of Brazilian politicians and the User-generated Content about the vaccine against to Covid-19 on Twitter. Based on 3907 tweets from politicians and 146,536 tweets in response to these communications, collected through the Snscrape application, two analyzes were carried out, one of quantitative content and one of sentiments. The Content Analysis, divided by groups of politicians, showed that the most frequent concepts mentioned the logistics of vaccines, mandatory vaccination and criticism of the president, whereas the Sentiment Analysis, carried out through an unsupervised method using the Oplexicon lexicon in Portuguese showed that most of the contents had a negative sentiment with 35.5%, revealing disagreement with the opinions of political communications, while positive and neutral sentiment were respectively 34% and 30.5%, which showed an intensification of feelings. In a segmented analysis, it was observed that a group of politicians who defended topics considered anti-vaccination had proportionally more content with negative sentiment. The conclusion highlights the uniqueness of this study, the contribution to the research of a flowchart for choosing a Sentiment Analysis method and the indication of future researches. Keywords: sentiment analysis; political communication; user-generated content; Covid-19.
|
|
8
|
-
ANA CLARA FIRMINO DE OLIVEIRA ROCHA
-
AMBIDESTRIA ORGANIZACIONAL NO AMBIENTE DAS FINTECHS: UMA PROPOSTA DE FRAMEWORK
-
Orientador : AFRANIO GALDINO DE ARAUJO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
AFRANIO GALDINO DE ARAUJO
-
DINARA LESLYE MACEDO E SILVA CALAZANS
-
MAURO LEMUEL DE OLIVEIRA ALEXANDRE
-
FELIPE LUIZ NEVES BEZERRA DE MELO
-
Data: 22/09/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta dissertação permeia um estudo conceitual e empírico da ambidestria organizacional em FinTechs, cujo objetivo é propor framework para que os empreendedores possam desenvolver atividades de exploration e exploitation simultaneamente, ou seja, um comportamento ambidestro visando maior vantagem competitiva. Nesse sentido, as FinTechs, que são empresas de base tecnológica de serviços financeiros, têm crescido e ganhado destaque no mundo nos últimos cinco anos, provocando uma disrupção no sistema bancário e financeiro, especialmente por focar nas necessidades dos clientes, ter um modelo de negócio com custos menos onerosos e mais eficiente que empresas tradicionais do ramo, à medida que enfrentam grande competitividade no mercado dinâmico. Sendo assim, a investigação é estruturada inicialmente com uma fundamentação teórica construída a partir de revisão de literatura sobre ambidestria e desempenho organizacional em empresas de base tecnológica, além de documentos e pesquisas que exploram as características inerentes ao ecossistema brasileiro de FinTechs. Em sequência, a proposta metodológica é compreendida por uma abordagem qualitativa, com finalidades exploratória e descritiva, e aplicação do framework em sete estudos de caso localizados na região Nordeste brasileira. Em relação à análise de dados, fez-se uma análise de conteúdo categorial dos discursos dos entrevistados, sendo auxiliado pelo software Atlas-TI® versão 22. Em suma, verificou-se a existência de comportamento ambidestro e de alguns elementos estratégicos associados nas FinTechs estudadas, assim como diferentes níveis das atividades de exploration e exploitation, que estão relacionados à maturidade e à estrutura do negócio. Por fim, criou-se um framework adaptado para uso prático dos empreendedores de FinTechs.
-
Mostrar Abstract
-
This dissertation permeates a conceptual and empirical study of organizational ambidexterity in fintechs, whose objective is to propose a framework for entrepreneurs to develop exploration and exploitation activities simultaneously, that is, an ambidextrous behavior aiming at greater competitive advantage. In that regard, fintechs, which are technology-based companies of financial services, have grown and gained prominence in the world in the last five years, causing a disruption in the banking and financial system, especially by focusing on the needs of customers, have a business model with less costly and more efficient than traditional companies as they face great competitiveness in the dynamic market. Thus, the research is structured initially with a theoretical foundation built from a literature review on ambidexterity and organizational performance in technology-based companies, documents and researches that explore the characteristics inherent to the Brazilian ecosystem of fintechs. In sequence, the methodological proposal is understood by a qualitative approach, with exploratory and descriptive purposes, and application of the framework in seven case studies located in the Brazilian Northeast region. In relation to data analysis, a categorical content analysis of the interviewees' discourses was made, being aided by the Atlas-TI Software version 22. As a result, it was verified the existence of ambidextrous behavior and some associated strategic elements in the fintechs studied, as well as different levels of exploration and exploitation activities, which are related to the maturity and structure of the business. Finally, a framework adapted for the practical use of fintech entrepreneurs was created.
|
|
9
|
-
THIAGO DE OLIVEIRA
-
As Contribuições do Escritório de Gerenciamento de Projetos ao Desempenho Organizacional: Validação Empírica Através de um Modelo Estrutural
-
Orientador : ANDRE MORAIS GURGEL
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CARLOS ALBERTO FREIRE MEDEIROS
-
ANDRE MORAIS GURGEL
-
JOSUÉ VITOR DE MEDEIROS JÚNIOR
-
MANOEL VERAS DE SOUSA NETO
-
LUCIANO FERREIRA DA SILVA
-
Data: 30/09/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente dissertação objetiva analisar como o Desempenho do Escritório de Gerenciamento de Projetos contribui ao Desempenho Organizacional. Para isso, esse trabalho se dividi em três artigos. O primeiro artigo apresenta uma investigação sob a atuação do Project Management Office (PMO) nas organizações a partir da análise do estado da arte sobre a temática. Para isso, é realizada uma revisão sistemática da literatura, baseada na recomendação PRISMA. Para a análise descritiva dos resultados, qualitativa e quantitativa, foram utilizados os softwares MS Excel (v.2110), VOSviewer (v.1.6.14), bem como as plataformas online WordArt.com e Lucidchart.com. A partir da análise do corpus textual dos trabalhos selecionados, foi possível apresentar a atuação dos PMOs, suas variações, os tipos de organizações onde estão inseridos, bem como suas contribuições, desafios, melhorias e proposições de investigações futuras. No segundo artigo é realizada uma revisão sistemática da literatura para se investigar como o desempenho do PMO está relacionado ao desempenho organizacional na literatura vigente. Com o apoio do Software IRAMUTEQ para a realização da Análise de Conteúdo e Descritiva do corpus textual, foi possível observar que há um notório interesse dos pesquisadores em investigar o PMO sob os aspectos de Desempenho, Desafios, Gestão e Engajamento das Equipes, Funções do PMO e o seu Suporte à Gestão da Mudança. Ademais, é possível ressaltar a importância do Fator Humano (equipes), Parceiros e Partes Interessadas em apoio ao PMO, além de levar em consideração, na atuação do PMO, as Capacidades e Tensões que o PMO sofre como consequência às Capacidades e Tensões Organizacionais. Diante esses resultados, foi possível construir um modelo teórico, baseado nas recomendações e achados das pesquisas, que apresenta a relação do desempenho do PMO com o desempenho organizacional. Por fim, o terceiro artigo objetiva investigar se Project Management Office (PMO) contribui, de forma positiva e significativa, com o desempenho organizacional, sob o aspecto quantitativo e sob a ótica de gestão de projetos. Para isso, um modelo teórico baseado na literatura é construído e aplicado através de um Survey de corte transversal, aplicado nas principais plataformas e redes sociais de profissionais de gestão de projetos. Diante o trabalho ser desenvolvido sob uma perspectiva quantitativa, para a análise dos dados coletados é utilizada a abordagem de Modelagem por Equações Estruturais, com o apoio do software SmartPLS. Diante os resultados, é possível rejeitar a hipótese nula, ou seja, foi comprovado que há correlações positivas e significativas entre os construtos do modelo estrutural, Desempenho Organizacional e Desempenho do PMO, e estas são significativas, de acordo com todos os indicadores de qualidade e ajuste do modelo testado na pesquisa. Além disso, é confirmada a hipótese da presente pesquisa. Por fim, é evidenciada a notória contribuição do PMO na aprendizagem, estratégia, cultura, inovação, gestão da mudança e, por fim, desempenho organizacional.
-
Mostrar Abstract
-
This dissertation aims to analyze how the Project Management Office's Performance contributes to Organizational Performance. For this, this work was divided into three articles. The first article presents an investigation into the role of the Project Management Office (PMO) in organizations from the analysis of the state of the art on the subject. For this, a systematic review of the literature is performed, based on the PRISMA recommendation. For the descriptive analysis of the results, both qualitative and quantitative, the software MS Excel (v.2110), VOSviewer (v.1.6.14), as well as the online platforms WordArt.com and Lucidchart.com were used. From the analysis of the textual corpus of the selected works, it was possible to present the performance of PMOs, their variations, the types of organizations where they are inserted, as well as their contributions, challenges, improvements and proposals for future investigations. In the second article, a systematic literature review is carried out to investigate how PMO performance is related to organizational performance in the current literature. With the support of the IRAMUTEQ Software to perform the Content and Descriptive Analysis of the textual corpus, it was possible to observe that there is a notorious interest of researchers in investigating the PMO under the aspects of Performance, Challenges, Management and Team Engagement, PMO Functions and its Change Management Support. In addition, it is possible to emphasize the importance of the Human Factor (teams), Partners and Stakeholders in support of the PMO, in addition to considering, in the performance of the PMO, the Capacities and Tensions that the PMO suffers because of the Organizational Capacities and Tensions. In view of these results, it was possible to build a theoretical model, based on the recommendations and findings of research, which presents the relationship between PMO performance and organizational performance. Finally, the article aims to analyze whether the Project Management Office (PMO) contributes, in a positive and significant way, to organizational performance, from the quantitative aspect and from the perspective of project management. For this, a theoretical model based on the literature is built and applied through a cross-sectional Survey, applied on the main platforms and social networks of project management professionals. As the work is developed from a quantitative perspective, the Structural Equation Modeling approach is used to analyze the collected data, with the support of the SmartPLS software. In view of the results, it is possible to reject the null hypothesis, that is, it has been proven that there are positive and significant correlations between the constructs of the structural model, Organizational Performance and PMO Performance, and these are significant, according to all indicators of quality and adequacy of the model tested in the research. Furthermore, the hypothesis of the present research is confirmed. Finally, the notorious contribution of the PMO in learning, strategy, culture, innovation, change management and, finally, in organizational performance.
|
|
10
|
-
SOLANGE DOS SANTOS RODRIGUES
-
CAPACIDADES GOVERNATIVAS: UM MODELO PROPOSITIVO A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS SERVIDORES DO GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE.
-
Orientador : ANDERSON LUIZ REZENDE MOL
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANDERSON LUIZ REZENDE MOL
-
HIRONOBU SANO
-
GABRIELA FIGUEIREDO DIAS
-
LUCIANA DA COSTA FEITOSA
-
Data: 14/11/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001." É possível constatar que nos últimos anos, a eficiência tem sido tema pertinente para a gestão pública. Em consequência disso, a literatura tem se dedicado cada vez mais aos estudos sobre o contexto das capacidades dos governos em promover a entrega de serviços públicos com qualidade e eficiência. Nessa perspectiva, os conceitos Governança Pública e Governabilidade são amplamente explorados na literatura, e a partir dos quais surge o conceito de Capacidades Governativas como um conjunto de atributos necessários à administração pública. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo geral estabelecer um Modelo de Capacidades Governativas a partir da percepção dos servidores do Estado do Rio Grande do Norte. Em termos metodológicos trata-se de uma pesquisa de natureza quantitativa com aplicação de um survey. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário estruturado aplicado a uma amostra composta por 150 servidores do estado do RN. Os dados foram tratados estatisticamente aplicando técnicas multivariadas, mais especificamente a Análise Fatorial Exploratória, Análise Fatorial Confirmatória e a Modelagem de Equações Estruturais. Assim sendo, implementou-se uma Análise Fatorial Exploratória- AFE, com o objetivo fundamental de averiguar se o modelo descreve bem as características dos dados. A AFE permitiu a extração de 6 fatores dos instrumentos das capacidades governativas, que representam suas dimensões. Tais dimensões conseguem capturar 76,9% da variância presente nos dados, representando ampla comunalidade entre as variáveis observadas, garantindo ampla capacidade de representação do modelo. A partir da Análise Fatorial Confirmatória – AFC, foi possível compreender quais os indicadores de maior impacto em cada dimensão a partir da percepção da amostra. Neste ponto, destacam-se o Relacionamento e articulação com outros entes Estaduais que se apresenta como indicador de maior impacto (coeficientes padronizados = 0,906), o que implica em 82,08% da variância da variável sendo explicada pela característica latente de “Capacidade Política”, por exemplo. Ressalta-se que o Modelo aqui proposto obteve boa aderência às evidências empíricas e, portanto, pode ser utilizado como representação de uma teoria explicativa dos fatores determinantes das Capacidades Governativas no âmbito da Gestão Pública, sobretudo quanto aos aspectos necessários para a entrega de serviços públicos com qualidade e eficiência. Conclui-se, portanto, que as Capacidades Governativas de um ente federado podem ser representadas como um conjunto das 6 dimensões associadas que permitem a gestão pública atuar de forma efetiva sobre o desenvolvimento territorial.
-
Mostrar Abstract
-
This study was supported in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) – Finance Code 001." It can be seen that in recent years, efficiency has been a relevant topic for public management. As a result, the literature has been devoted to more and more studies on the context of governments' capacities to promote the delivery of services with quality and efficiency. In this, the concepts of Public Governance and Governability are widely explored in the literature, and from which the concepts of Capabilities arise as a set of attributes of public governance. In this sense, this research has as general objective to establish a Model of Governmental Capabilities from the perception of the servants of the State of Rio Grande do Norte. In methodological terms, it is a research of a quantitative nature with the application of a survey. Data collection was carried out through a structured questionnaire applied to a sample of 150 public servants in the state of RN. Data were statistically treated by applying multivariate techniques, more specifically Exploratory Factor Analysis, Confirmatory Factor Analysis and Structural Equation Modeling. Therefore, an Exploratory Factor Analysis - EFA was implemented, with the fundamental objective of verifying whether the model describes the characteristics of the data well. The AFE allowed the extraction of 6 factors from the instruments of government capacities, which represent their dimensions. Such dimensions manage to capture 76.9% of the variance present in the data, representing ample commonality between the variables observed, ensuring ample capacity for representing the model. From the Confirmatory Factor Analysis - AFC, it was possible to understand which indicators have the greatest impact in each dimension from the sample's perception. At this point, we highlight the Relationship and articulation with other State entities, which is presented as an indicator of greater impact (standardized coefficients = 0.906), which implies in 82.08% of the variance of the variable being explained by the latent characteristic of "Political Capacity ", for example. It is noteworthy that the Model proposed here has good adherence to empirical evidence and, therefore, can be used as a representation of an explanatory theory of the determining factors of Government Capabilities in the scope of Public Management, especially regarding the aspects necessary for the delivery of public services with quality and efficiency. It is concluded, therefore, that the Government Capabilities of a federated entity can be represented as a set of 6 associated dimensions that allow public management to act effectively on territorial development.
|
|
11
|
-
LUIS FERNANDO RIBEIRO MARTINS
-
RESISTÊNCIA À MUDANÇA: ANÁLISE DA REAÇÃO AOS MECANISMOS DE GESTÃO DE RISCOS NAS ORGANIZAÇÕES
-
Orientador : AFRANIO GALDINO DE ARAUJO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
AFRANIO GALDINO DE ARAUJO
-
ANATALIA SARAIVA MARTINS RAMOS
-
ANDRE MORAIS GURGEL
-
RAFAEL RODRIGUES DA SILVA
-
Data: 06/12/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta dissertação é resultado de uma pesquisa que teve por objetivo principal analisar as dimensões da resistência à mudanças organizacionais, de modo especial na implantação de mecanismos de gestão de riscos. Para atingir esse objetivo, foram realizadas duas Revisões Sistemáticas da Literatura (RSL) para darem respaldo à criação de um modelo quantitativo, por meio de equações estruturais, utilizando o método Partial Least Squares (PLS-SEM) e a validação do modelo com amostragem nas IFES. Os achados da pesquisa permitem: verificar alguns fatores que causam resistência nos servidores nas mudanças organizacionais e auxiliar os gestores, principalmente de organizações públicas, quando do planejamento de mudanças organizacionais, de modo especial a implantação de medidas de governança, proporcionando ideias para o direcionamento de ações que amenizem a resistência à mudança. Quanto à contribuição à literatura, acredita-se que este estudo sintetizou conceitos relativos aos mecanismos e práticas de governança, de modo especial a gestão de riscos e apresentou a relação entre a Teoria da Agência e as medidas de governança nas organizações, bem como sua relação com as contratações públicas. Também relacionou variáveis que influenciam na resistência de servidores à implantação de mudanças organizacionais e testou um modelo com servidores das IFES que pode servir de referência para pesquisas subsequentes na área.
-
Mostrar Abstract
-
This dissertation is the result of research whose main objective was to analyze the dimensions of resistance to organizational changes, especially in the implementation of risk management mechanisms. To achieve this objective, two Systematic Literature Reviews (SLR) were carried out to support the creation of a quantitative model, through structural equations, using the Partial Least Squares method (PLS-SEM) and the validation of the model with sampling in the IFES. The findings of the research allow: to verify some factors that cause resistance in the servers in the organizational changes and to help the managers, mainly of public organizations, when planning organizational changes, in special way the implantation of governance measures, providing ideas for the direction of actions that ease resistance to change. As for the contribution to the literature, it is believed that this study synthesized concepts related to governance mechanisms and practices, especially risk management, and presented the relationship between Agency Theory and governance measures in organizations, as well as their relationship with public procurement. It also related variables that influence the servers' resistance to the implementation of organizational changes and tested a model with IFES servers that can serve as a reference for subsequent research in the area.
|
|
12
|
-
THIAGO WANDERLEY MACEDO NEVES DE ALMEIDA
-
Observações e Inferências Sobre o Custo Fixo na Estratégia de Put Protetora
-
Orientador : VINICIO DE SOUZA E ALMEIDA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CLAUDIO HENRIQUE DA SILVEIRA BARBEDO
-
ISRAEL JOSÉ DOS SANTOS FELIPE
-
VINICIO DE SOUZA E ALMEIDA
-
Data: 26/12/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
O Seguro de Carteira Baseado em Opções deve evitar perdas e capturar ganhos, pelo custo de um “prêmio”, mas na prática o custo do prêmio pode ser muito alto para capturar ganhos nas diferentes condições de mercado. Com base nessa premissa, o objetivo deste estudo é analisar uma alternativa otimizada ao Seguro de Carteira Baseado em Opções, assumindo que a probabilidade de um evento negativo varia com o tempo e, portanto, o piso do seguro não deve ser mantido a qualquer custo. Para atingir o objetivo, foram cruzados dados entre data de rolagem e percentual fixo do custo do seguro, utilizando dados históricos de 678.546 negociações, o que possibilitou a obtenção de 3.700 carteiras. A análise dos dados foi realizada por meio de estatística descritiva e econométrica, bem como regressões lineares simples. Os resultados demonstraram que o piso segurado variou com a volatilidade implícita nos preços das opções, indicando a possibilidade de obter melhor razão retorno-risco e menor drawdown quando comparado à carteira desprotegida, mostrando uma correlação positiva entre custo e retorno para custos baixos e uma correlação negativa para maiores custos. Além disso, pode-se indiretamente inferir que a explicação para os resultados advém de a percepção de risco pelo mercado não representar o risco real. Assim como a estabilização e a possível recuperação dos preços que ocorrem após uma queda significativa, a confiança do mercado não é restaurada na mesma proporção. É por isso que a volatilidade permanece em níveis elevados, consequentemente, elevando o custo do seguro, mesmo com menores probabilidades de eventos negativos.
-
Mostrar Abstract
-
The Options Based Portfolio Insurance (OBPI) should avoid losses and capture gains, by the cost of a “premium”, but in practice the premium cost can be too high to capture gains in the different market conditions. Based on this premise, the objective of this study is to analyze an optimized alternative to Options Based Portfolio Insurance, assuming that the probability of an extreme negative event varies with time, and therefore the insurance floor should not be maintained at any cost. To achieve the objective, data were crossed between the rollover date and a fixed insurance cost on equity, using historical data from 678,546 trades, which resulted in 3,700 portfolios. Data analysis was performed using descriptive and econometric statistics with simple linear regressions. The results demonstrated that the insured floor varied with the volatility implied in option prices, indicating the possibility of obtaining better return-risk ratio and lower drawdown when compared to the unprotected portfolio, showing a positive correlation between insurance cost and return-risk ratio for low costs and a negative correlation for higher costs. Furthermore, it can be indirectly inferred that the explanation for the results comes from the perception of risk by the market not representing the real risk. As with the stabilization and possible recovery of prices that occur after a significant drop, market confidence is not restored to the same proportion. That’s why volatility remains at high levels, consequently, raising the insurance cost, even with lower probabilities of extreme negative events.
|
|
13
|
-
LUANA DE ANDRADE PINHEIRO BORGES
-
POTENCIAL EMPREENDEDOR E ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO NA VISÃO DE UNIVERSITÁRIAS DA ÁREA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
-
Orientador : ANATALIA SARAIVA MARTINS RAMOS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ADRIANNE PAULA VIEIRA DE ANDRADE
-
ANATALIA SARAIVA MARTINS RAMOS
-
FERNANDA FRANCIELLE DE OLIVEIRA MALAQUIAS
-
JANAYNNA DE MOURA FERRAZ
-
Data: 29/12/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
O objetivo deste trabalho é compreender como o estereótipo de gênero pode ter uma relação no potencial empreendedor de universitárias da área de Tecnologia da Informação (TI). Estudos anteriores focam mais em estudos quantitativos e poucos aprofundam o tema do potencial empreendedor sob o ponto de vista das estudantes de cursos da área tecnológica, considerando mais especificamente as questões de gênero. Por meio de pesquisa qualitativa básica, foram realizadas nove entrevistas semiestruturadas com alunas do curso de Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Como estratégia de análise, empregou-se a análise de conteúdo, na modalidade temática/categorial, com apoio do software ATLAS.ti® versão 8.4.24. Dentre os resultados, destaca-se que a ampla maioria das entrevistadas expressa pouca intenção de abrir um negócio na sua área de formação. As estudantes entrevistadas também percebem que o curso de BTI não tem proporcionado um ambiente que estimule o potencial empreendedor das estudantes, entendem que ainda é incipiente a educação empreendedora e que os estereótipos de gênero colaboram para enfraquecer o desejo de futuramente serem empreendedoras. Na visão das entrevistadas, as barreiras para as mulheres abrirem um negócio são maiores que os aspectos motivadores. A pesquisa enriquece o campo do empreendedorismo feminino na perspectiva da formação de nível superior em tecnologia da informação. Como contribuição prática, a pesquisa tece considerações sobre como o curso de BTI da UFRN pode desenvolver ou avançar em ações que estimulem o gênero feminino no ramo dos negócios de base tecnológica e que leve em conta as subjetividades das estudantes.
-
Mostrar Abstract
-
The objective of this dissertation is to understand how the gender stereotype can have a relationship with the entrepreneurial potential of female university students in the area of information technology (IT). Previous studies have focused on quantitative studies, and few have explored the subject of entrepreneurial potential from the point of view of female students of technological courses, considering more specifically gender issues. Using a basic qualitative research design, data was collected with nine semistructured interviews were conducted with female students of the Bachelor of Information Technology (BTI) course at the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN). As an analysis strategy, content analysis was used, in the thematic / category mode, with the support of ATLAS.ti® 8.4.24. Among the results, note that the vast majority of interviewees expressed little intention of opening a business in their field of education. The interviewed students also perceive that the BTI course has not provided an environment that stimulates their entrepreneurial potential, they understand that entrepreneurial education is still incipient, and that gender stereotypes contribute to weakening their desire to become entrepreneurs in the future. In the opinion of the interviewees, the barriers for women to open a business are greater than the motivational aspects. Research enriches the field of female entrepreneurship from the perspective of higher education in information technology. As a managerial contribution, the research considers how the BTI can develop or advance in actions that stimulate the female gender in the field of technology-based businesses and that take into account the subjectivities of the students.
|
|
|
Teses |
|
1
|
-
WALBER SANTOS BAPTISTA
-
CONTRIBUIÇÕES DO SISTEMA DE INOVATIVIDADE ORGANIZACIONAL, PARA A GERAÇÃO DE INOVAÇÃO INTRAORGANIZACIONAL, CAPAZ DE GERAR VANTAGEM COMPETITIVA, EM ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS EM SERRA TALHADA-PE
-
Orientador : MIGUEL EDUARDO MORENO ANEZ
-
MEMBROS DA BANCA :
-
FERNANDO PORFIRIO SOARES DE OLIVEIRA
-
HILKA PELLIZA VIER MACHADO
-
ISABELLA FRANCISCA GOUVEIA DE VASCONCELOS
-
ISRAEL JOSÉ DOS SANTOS FELIPE
-
MIGUEL EDUARDO MORENO ANEZ
-
MILER FRANCO D ANJOUR
-
Data: 29/04/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
O principal objetivo desta tese de doutoramento é analisar as contribuições do Sistema de Inovatividade Organizacional para geração da Inovação Intraorganizacional como fonte de vantagem competitiva para as organizações de Serra Talhada-PE, Nordeste do Brasil. Foi necessário estabelecer quatro objetivos específicos a fim de alcançar o Objetivo Geral. O quadro teórico, que foi aplicado para apoiar este objetivo, incluiu os seguintes construtos-chave: i) a Capacidade de Inovar; ii) o Sistema de Inovatividade Organizacional; iii) a Inovação Intraorganizacional; iv) a Etapa Estratégica para a Vantagem Competitiva; e v) a Mudança Organizacional. Há um capítulo sobre o modelo propositivo para a concepção do estudo, bem como um capítulo sobre a metodologia, que, neste trabalho, é uma investigação quantitativa. Propõe como requisito a utilização de estatística descritiva e estatística inferencial, bem como, alguns métodos de análise multivariada, com a análise exploratória de fatores (utilizando o programa Stata 13) e a análise confirmatória de fatores, com PLS, com a Modelagem de Equações Estruturais, com Mínimos Quadrados Parciais (utilizando o programa SmartPLS 3). Foi também necessária uma revisão bibliográfica a fim de identificar as obras (artigos e livros) que poderiam ser selecionadas para reforçar a base teórica deste estudo. O campo do estudo foi a cidade de Serra Talhada-PE, para a determinação da amostra. Como não foi possível pesquisar toda a População, escolheu-se a tipologia de Amostra de Estrutura Fechada ou Convencional, com a subtipologia Amostra por Conveniência. A pesquisa de campo ocorreu no período de abril a setembro de 2020, período este que se transcorreu durante a Pandemia da COVID-19. Em função disto, a estratégia de aplicação do survey passou de presencial a virtual, conseguindo que alguns empresários, gestores e outros colaboradores, pudessem responder ao survey, resultando uma amostra de 226 respondentes, que corresponderam a 120 negócios (públicos e privados), equivalente a 2,0%, com uma margem de erro de 8,86% e um nível de significância de 95%, sendo assim, aceitável. O meio de coleta de dados se deu via recursos tecnológicos (E-mail, Facebook Business, LinkedIn, Messenger e WhatsApp). Também foi necessária uma revisão da literatura, a fim de identificar as obras (entre artigos e livros) que pudessem ser selecionadas para fortalecer a base teórica, condizente ao estudo. Dos resultados obtidos, merecem destaque os objetivos específicos. O primeiro, ‘da descrição do ambiente sócio-organizacional’, foi realizado a partir do Método da Estatística Descritiva. O segundo, ‘da abrangência multidimensional dos construtos’, foi alcançado com o método da análise fatorial exploratória. O terceiro, ‘o tipo de relação entre as variáveis endógenas e exógenas’, foi atingido mediante uma análise fatorial confirmatória, utilizando a Método SEM/PLS. E o quarto objetivo foi finalizado com a apresentação do ‘Modelo Estrutural Reflexivo, do SEM/PLS’. Concluiu-se que o comportamento organizacional foi atípico pois, para que pudessem voltar à competição na dinâmica mercadológica, com ou sem a transitoriedade competitiva, os negócios persistiram nos riscos e nas incertezas daquele momento, até então, vivenciados pelos negócios.
-
Mostrar Abstract
-
The main objective of this doctoral thesis is to analyze the contributions of the Organizational Innovativeness System to the generation of Intra-organizational Innovation as a source of competitive advantage for organizations in Serra Talhada-PE, Northeast Brazil.The structure of the work is composed of: chapter 1 - introduction; chapter 2 - theoretical framework; chapter 3 - proposed model for the study design; chapter 4 - methodological procedures; chapter 5 - results and discussion; and, chapter 6 - conclusion. It was necessary to establish four specific objectives in order to achieve the General Objective. The theoretical framework, which was applied to support this objective, included the following key-constructs: i) the Capacity to Innovate; ii) the Organizational Innovativeness System; iii) Intra-organizational Innovation; iv) the Strategic Stage to Competitive Advantage; and v) Organizational Change. There is a chapter on the propositional model for the study design, as well as a chapter on the methodology, which, in this work, is a quantitative research. It proposes as a requirement the use of descriptive statistics and inferential statistics, as well as, some methods of multivariate analysis, with exploratory factor analysis (using the Stata 13 program) and the confirmatory factor analysis, with PLS, with Structural Equation Modeling, with Partial Least Squares (using the SmartPLS 3 program). A literature review was also necessary in order to identify the works (articles and books) that could be selected to reinforce the theoretical basis of this study. The field of study was the city of Serra Talhada-PE, in order to determine the sample. As it was not possible to survey the entire population, the Closed or Conventional Structure Sample typology was chosen, with the subtype Sampling by Convenience. The field research took place from April to September 2020, which was during the COVID-19 Pandemic. Because of this, the survey application strategy changed from face-to-face to virtual, getting some business owners, managers and other collaborators to answer the survey, resulting in a sample of 226 respondents, corresponding to 120 businesses (public and private), equivalent to 2.0%, with a margin of error of 8.86% and a 95% significance level, thus being acceptable. The means of data collection was via technological resources (E-mail, Facebook Business, LinkedIn, Messenger, and WhatsApp). A literature review was also necessary in order to identify the works (among articles and books) that could be selected to strengthen the theoretical basis of the study. From the results obtained, the specific objectives are worth mentioning. The first, 'of the description of the socio-organizational environment', was carried out as from the Descriptive Statistics Method. The second, "the multidimensional comprehensiveness of the constructs", was achieved through the exploratory factor analysis method. The third, 'the type of relationship between the endogenous and exogenous variables', was achieved by a confirmatory factor analysis, using the SEM/PLS Method. And the fourth objective was finalized with the presentation of the 'Reflective Structural Model, from SEM/PLS'. It was concluded that the organizational behavior was atypical because, in order to return to the competition in the market dynamics, with or without the competitive transience, the businesses persisted in the risks and uncertainties of that moment, until then, experienced by the businesses.
|
|
2
|
-
ANA PAULA DA SILVA FARIAS
-
A GOVERNANÇA INTERATIVA E A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NA UFRPE
-
Orientador : JOMARIA MATA DE LIMA ALLOUFA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
VINICIO DE SOUZA E ALMEIDA
-
DENISE CLEMENTINO DE SOUZA
-
DIOGO HENRIQUE HELAL
-
JOMARIA MATA DE LIMA ALLOUFA
-
MARIA ARLETE DUARTE DE ARAÚJO
-
RICHARD MEDEIROS DE ARAÚJO
-
Data: 30/05/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
As universidades federais são instituições complexas, em termos de estrutura, gestão e processos de decisão e constituem-se num tipo específico de organização, devido a autonomia prevista em lei, ao princípio da indissociabilidade, a diversidade de objetivos e a multiplicidade de seus membros. Com estilo próprio de estrutura, forma de agir e de tomar decisões e um formato de administração educacional que demanda habilidades e técnicas adequadas a sua realidade, é possível explorar a governança dessa instituição a partir de uma perspectiva que considera suas características, sua natureza democrática e autônoma e a interação entre seus atores. À luz do modelo de governança interativa de Kooiman et al. (2008) é possível enxergar a universidade como um sistema social composto por um sistema de governo, um sistema a ser governado e as interações, que fluem entre esses dois sistemas e discutir uma questão que se apresenta num contexto diverso, complexo e dinâmico, que é a curricularização da extensão. Assim, esta pesquisa tem como objetivo compreender de que forma o sistema de governança da UFRPE afeta a curricularização da extensão. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, qualitativo, com aplicação de entrevistas semiestruturadas com servidores da UFRPE. Os resultados revelaram que o sistema de governança interativa da UFRPE foi comandado pelos Pró-reitores de Ensino e de Extensão, atores legitimados pelos demais participantes, em função dos cargos que ocupam na instituição, do seu vínculo com a curricularização da extensão e do apoio da Reitoria. A governança hierárquica foi predominante na ação desses atores que atuaram de forma privilegiada e tomaram decisões centralizadas que afetaram a curricularização em aspectos ligados à interdisciplinaridade e à indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
-
Mostrar Abstract
-
Federal universities are complex institutions, in terms of structure, management and decision-making processes, and constitute a specific type of organization, due to the autonomy provided by law, the principle of inseparability, the diversity of objectives and the multiplicity of its members. With its own style of structure, way of acting and making decisions and an educational administration format that demands skills and techniques appropriate to its reality, it is possible to explore the governance of this institution from a perspective that considers its characteristics, its democratic nature and autonomy and the interaction between its actors. In light of the interactive governance model by Kooiman et al. (2008) it is possible to see the university as a social system composed of a system of government, a system to be governed and the interactions that flow between these two systems and to discuss an issue that presents itself in a diverse, complex and dynamic context, which is the curricularization of extension. Thus, this research aims to understand how the governance system of UFRPE affects the curricularization of extension. This is an exploratory and descriptive, qualitative study, with application of semi-structured interviews with UFRPE servers. The results revealed that the interactive governance system at UFRPE was commanded by the Deans of Education and Extension, actors legitimized by the other participants, depending on the positions they occupy in the institution, their link with the extension curricularization and the support of the Rectory. Hierarchical governance was predominant in the action of these actors who acted in a privileged way and made centralized decisions that affected the curricularization in aspects related to interdisciplinarity and the inseparability between teaching, research and extension.
|
|
3
|
-
IGOR MARTINS
-
GESTÃO POR COMPETÊNCIAS NA ESFERA PÚBLICA E SUA TRANSVERSALIDADE NORMATIVA: ORIGENS, CAUSAS, CONSEQUÊNCIAS E SIGNIFICAÇÕES NO CONTEXTO DE UM ESCOLA DE GOVERNO.
-
Orientador : HIRONOBU SANO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANNE EMILIA COSTA CARVALHO
-
ANTONIO ALVES FILHO
-
ANTONIO ISIDRO DA SILVA FILHO
-
HIRONOBU SANO
-
SANDRO TRESCASTRO BERGUE
-
Data: 30/05/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
A Gestão de Pessoas por Competências é um modo de pensar e agir na conduta das políticas de recursos humanos, que presume através da soma de aptidões gerar um ganho qualitativo para as organizações. Nos anos 2000 já se configurava uma realidade no setor privado, sendo oficialmente absorvido pelo setor público no ano de 2006, através da publicação do Decreto Lei 5707/06, documento que foi revogado e atualizado por duas vezes (2019 e 2020), para um alinhamento do discurso da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP) mais próximos dos preceitos da abordagem por competências. Diante desse contexto, essa tese teve como guia de conduta responder como as mudanças na normativa do PNDP convergem com os preceitos epistemológicos da Gestão de Pessoas por Competências e como essas transformações afetam a atuação de uma Escola de Governo? Apresentará três artigos para discutir de forma propositiva a cena em questão: o primeiro focará quais as principais mudanças de normativas do Plano Nacional de Desenvolvimento de Pessoal, observando se houve uma melhor alinhamento com a teoria da gestão de pessoas por competências – através de uma análise documental, triangulando com uma proposição de modelo teórico; o segundo irá analisar bibliometricamente o panorama das pesquisas científicas nacionais sobre a GPPC na esfera pública, entre 2006 e 2022, buscando apontar se existe um cenário propício para uma produção especializada a respeito do tema; e o terceiro se propõe a analisar se as mudanças normativas que direcionam o PNDP e fatores intervenientes influenciam significativamente nas proposições das ações de desenvolvimento de pessoal da Escola de Governo/RN e na sua percepção de contribuição para o avanço do serviço público estadual – sendo realizado através de uma pesquisa qualitativa e estudo de caso simples. A síntese dos resultados é de que a lei que conduz o PNDP conseguiu se realinhar com os preceitos teóricos da Gestão por Competências, dando a normativa um caráter mais holístico, no qual foi realocado o protagonismo do servidos para as necessidades das instituições; o campo teórico da produção nacional foi identificado como imaturo e pouco propício ao desenvolvimento epistemológico do tema, principalmente pelos poucos centros especializados e baixo intercâmbio das obras nacionais; e a Escola de Governo do RN ao decorrer de sua existência sempre esteva à frente da normativa do PNDP, com seus procedimentos seguindo as diretrizes mesmo antes dos Decretos serem publicados. Mas ao se falar nos fatores intervenientes, observa-se um processo de entropia da instituição, com diminuição do seu alcance e de estrutura, o não sentimento de prioridade por parte do atual ciclo político, julgando que os programas de formação e capacitação de pessoal não estão na agenda do atual Governo, fatores que contribuem para percepção de não cumprimento de sua missão e subutilização da instituição no papel de desenvolvimento das competências estaduais.
-
Mostrar Abstract
-
People Management by Competencies is a way of thinking and acting in the conduct of human resources policies, which assumes through the sum of skills to generate a qualitative gain for organizations. In the 2000s, it was already a reality in the private sector, being officially absorbed by the public sector in 2006, through the publication of Decree Law 5707/06, a document that was revoked and updated twice (2019 and 2020), for an alignment of the discourse of the National People Development Policy (PNDP) closer to the precepts of the competence approach. Given this context, this thesis had as a guide of conduct to answer how the changes in the PNDP regulations converge with the epistemological precepts of People Management by Competencies and how do these transformations affect the performance of a School of Government? It will present three articles to discuss in a purposeful way the scene in question: the first will focus on the main normative changes of the National Personnel Development Plan, observing if there was a better alignment with the theory of people management by competences - through an analysis documentary, triangulating with a theoretical model proposition; the second will bibliometrically analyze the panorama of national scientific research on GPPC in the public sphere, between 2006 and 2022, seeking to point out whether there is a favorable scenario for a specialized production on the subject; and the third proposes to analyze if the normative changes that direct the PNDP and intervening factors significantly influence the proposals of the actions of personnel development of the School of Government/RN and its perception of contribution to the advancement of the state public service - being carried out through qualitative research and simple case study. The synthesis of the results is that the law that guides the PNDP was able to realign itself with the theoretical precepts of Management by Competencies, giving the regulations a more holistic character, in which the role of service was reallocated to the needs of institutions; the theoretical field of national production was identified as immature and not very conducive to the epistemological development of the theme, mainly due to the few specialized centers and low exchange of national works; and the RN School of Government throughout its existence was always ahead of the PNDP regulations, with its procedures following the guidelines even before the Decrees were published. But when talking about the intervening factors, there is a process of entropy in the institution, with a decrease in its reach and structure, the lack of a feeling of priority on the part of the current political cycle, judging that the training and qualification programs of personnel do not factors that contribute to the perception of non-fulfillment of its mission and underutilization of the institution in the role of developing state competences are on the agenda of the current Government.
|
|
4
|
-
PAULEMIR GONÇALVES CAMPOS
-
Gestão da TI Bimodal na Administração Pública Federal Brasileira – Proposta de Framework de Melhores Práticas para a Transformação Digital
-
Orientador : MANOEL VERAS DE SOUSA NETO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
THÁRCYLLA REBECCA NEGREIROS CLEMENTE
-
AFRANIO GALDINO DE ARAUJO
-
FERNANDO PONTUAL DE SOUZA LEÃO JÚNIOR
-
GILSON GOMES DA SILVA
-
MANOEL VERAS DE SOUSA NETO
-
Data: 15/07/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
"Objetivo: Considerando a Gestão da TI Bimodal para obter-se uma Transformação Digital (TD) adequada da Administração Pública Federal (APF) do Brasil, e que o SERPRO (Serviço Federal de Processamento de Dados) é a maior empresa de TI da APF brasileira e objeto de estudo dessa pesquisa de doutorado, pretende-se propor um framework para a Gestão da TI Bimodal do SERPRO com as melhores práticas para a TD da APF brasileira.
Metodologia: Essa pesquisa contém três fases: ‘1. Pesquisa Exploratória e Bibliográfica’, ‘2. Coleta dos Dados’, e ‘3. Análise dos Dados Coletados’. Na ‘fase-1’ pretende-se descobrir o que tem sido feito na Gestão da TI Bimodal para a TD na APF do Brasil. Na ‘fase-2’ ocorrerá a aplicação de um questionário de levantamento on-line pela Internet com 30 questões (perfil do respondente, quantitativas e qualitativas) perante pessoas de TI (Tecnologia da Informação) do SERPRO (Sede Brasília e demais regionais). E, na ‘fase-3’ será efetuada uma análise quantitativa e uma análise qualitativa das respostas obtidas.
Resultados Esperados: Que essa tese de doutorado seja um norte para a Gestão da TI Bimodal do SERPRO, inclusive com o emprego de melhores práticas para o sucesso da TD da APF brasileira.
Conclusão: A principal contribuição desse enorme esforço de pesquisa em nível de doutorado foram as sugestões de melhorias apontadas pelo framework proposto ajustado teórico-empírico para a Gestão da TI Bimodal do SERPRO com as melhores práticas para Transformação Digital (TD) da Administração Pública Federal (APF) brasileira focando nas dimensões ‘Gestão’, ‘Governança’ e ‘Arquitetura’ da TI Bimodal e nas dimensões ‘Estratégia’ e ‘Arquitetura’ da TD."
-
Mostrar Abstract
-
Goal: Considering the Bimodal IT Management to obtain an adequate Digital Transformation (DT) of the Federal Public Administration (FPA) of Brazil, and that SERPRO (Data Processing Federal Service) is the largest IT company of the Brazilian FPA and study object this doctoral research, it is aiming to proposal a framework for the Bimodal IT Management of SERPRO with the best practices for the DT of the Brazilian FPA.
Metodology: This research contain three phases: ‘1. Exploratory and Bibliographic Research’, ‘2. Data Collect’, and ‘3. Analysis of Collected Data'. In 'phase-1' it is goal to find out what has been done in Bimodal IT Management for DT in FPA of Brazil. In 'phase-2', an on-line survey questionnaire will be applied by Internet with 30 questions (respondent profile, quantitative and qualitative) to IT (Information Technology) people from SERPRO (Brasília Headquarters and other regional offices). And, in 'phase-3', a quantitative analysis and a qualitative analysis of the answers obtained will be executed.
Hoped Results: That this doctoral thesis be a guide to Bimodal IT Management of SERPRO, including the use of best practices for the success of the DT of Brazilian FPA.
Conclusion: The main contribution of this great effort research at the doctoral level were the suggestions for improvements indicated by the theoretical-empirical ajusted proposal framework for the Bimodal IT Management of SERPRO with the best practices for Digital Transformation (DT) of the Brazilian Federal Public Administration (FPA) focusing on the ‘Management’, 'Governance' and 'Architecture' dimensions of the Bimodal IT and on the 'Strategy' and 'Architecture' dimensions of the DT.
|
|
5
|
-
LUÍS OTHON BASTOS
-
Artigo 1:
"O Frete de Retorno nas Ferrovias Regionais de Cargas Brasileiras"
Artigo 2:
"O Frete de Retorno nas Ferrovias Regionais de Cargas Brasileiras - Caso Ferrovia Transertaneja"
-
Orientador : VINICIO DE SOUZA E ALMEIDA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ADMIR ANTONIO BETARELLI
-
MARCOS ANDRÉ MENDES PRIMO
-
ISRAEL JOSÉ DOS SANTOS FELIPE
-
MANOEL VERAS DE SOUSA NETO
-
VINICIO DE SOUZA E ALMEIDA
-
Data: 18/11/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Artigo 1:
"Investigar os motivos pelos quais o frete ferroviário de retorno não foi contemplado no projeto nem na operação das ferrovias regionais de cargas brasileiras. Também questiona as razões pelas quais as referidas ferrovias não atuam como instrumento para melhorias das condições socioeconômicas de sua área de influência nem na integração nacional. "
Artigo 2:
"Este artigo apresenta um estudo preliminar acerca da viabilidade do frete de retorno de carga (sentido oeste/leste) na Ferrovia Transertaneja. A linha férrea, em fase de implantação e cuja trajetória cortará longitudinalmente todo estado de Pernambuco, fora projetada para o transporte de minérios do sertão pernambucano e piauiense para o porto de Suape/PE. "
-
Mostrar Abstract
-
Article 1:
"This article aims to investigate the reasons why the return rail freight was not contemplated in the project or in the operation of Brazilian regional freight railroads. It also questions the reasons why these railroads do not act as an instrument for improving the socioeconomic conditions of their area of influence nor for national integration."
Article 2:
"This article presents a preliminary study of freight return railway cargo (west/east direction) feasibility on the Transertaneja Railway. The railway line, which is in the implementation phase and whose trajectory will cut longitudinally the entire state of Pernambuco, prior objective is the ores transport of from the Pernambuco and Piauí backlands to Suape port."
|
|
6
|
-
IVANCIL TIBURCIO CAVALCANTI
-
PAPÉIS DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO E O INVESTIMENTO CORPORATIVO
-
Orientador : ANDERSON LUIZ REZENDE MOL
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANDERSON LUIZ REZENDE MOL
-
ISRAEL JOSÉ DOS SANTOS FELIPE
-
VINICIO DE SOUZA E ALMEIDA
-
JOYCE MARIELLA MEDEIROS CAVALCANTI
-
MARCELLE COLARES OLIVEIRA
-
Data: 01/12/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente tese respondeu a três objetivos principais, desenvolvidos na forma de três artigos interconectados, que utilizaram os papéis exercidos pelos Conselhos de Administração (CAs) de empresas do segmento básico de Governança Corporativa da B3 Brasil Bolsa Balcão S.A como variável explicativa. A determinação dos papéis foi inferida por uma análise de conteúdo de 2.394 decisões contidas nas Atas de Reuniões do Conselho de Administração (CA), no período de 2014–2018, com base na classificação proposta por Schwartz-Ziv e Weisbach (2013). O primeiro objetivo observou que os papéis, gerencial e de supervisão, exercidos de forma predominante pelo CA afetaram a taxa de investimento corporativo em ativos imobilizados, identificando que esses papéis se relacionaram, significativa e distintivamente, com a referida taxa; o gerencial a afetou positivamente, e o de supervisão, negativamente, sugerindo que a atuação gerencial do CA estimula o investimento devido ao foco na Gestão, enquanto o de supervisão o inibe. Nesse sentido, o trabalho aprofundou a análise para identificar se o incremento ou a redução do nível de investimento foram acompanhados pela melhoria da eficiência do investimento (EI). Assim, o segundo objetivo investigou se a predominância de cada papel se relacionou com a EI, visto que a melhoria dela é obtida pela redução da assimetria de informações e dos conflitos de agência — função atribuída ao Conselho de Administração pela Teoria da Agência (TA). Os resultados reportam que Conselhos gerenciais estão associados à diminuição da ineficiência relacionada ao subinvestimento, enquanto, nos Conselhos de supervisão, ocorre o contrário. Também, observou-se que nenhum dos dois papéis se associou, significativamente, à redução da ineficiência global e ao sobreinvestimento, sugerindo que, nas empresas da amostra, a forma de atuação do CA foi indiferente para explicar o sobreinvestimento, por isso não se pôde argumentar que os dois papéis estariam associados ao aumento ou à diminuição do excesso de investimento motivado por conflitos de agência (empire building, excesso de confiança etc). Por sua vez, o terceiro objetivo analisou o investimento permanente em participações em outras empresas, uma vez que maiores desembolsos nesse tipo de investimento aumentariam o número de empresas controladas e coligadas do grupo empresarial, elevando os problemas de agência e a dificuldade de monitoramento pelo elevado número de transações entre as companhias do grupo, exigindo mais do CA. Com base nisso, foi testada a hipótese de que a predominância do papel de supervisão está associada à diminuição do número de empresas do grupo devido ao foco no monitoramento. Os dados reportaram que as holdings da amostra, com papel predominantemente gerencial do CA, tiveram, estatisticamente, uma mediana de empresas controladoras/coligadas maior e distinta do que aquelas cujo papel foi de supervisão, porém, a predominância desse papel não foi associada, significativamente, à redução do número de subsidiárias. A análise documental, também, indicou que o papel gerencial ocorreu com maior frequência, e a maioria das decisões tomadas foram sobre questões “financeiras” e “formais” ou relacionadas à área de “pessoal e benefícios”. Nenhum dos papéis tiveram relação com uma maior participação de investidores institucionais na sala do Conselho.
-
Mostrar Abstract
-
This thesis responded to three main objectives, developed in the form of three interconnected articles, which used the roles played by the Boards of Directors (CAs) of companies in the basic segment of Corporate Governance of B3 Brasil Bolsa Balcão S.A as an explanatory variable. The determination of the roles was inferred by a content analysis of 2,394 decisions contained in the Minutes of Meetings of the Board of Directors (CA), in the period 2014–2018, based on the classification proposed by Schwartz-Ziv and Weisbach (2013). The first objective observed that the roles, managerial and supervisory, predominantly exercised by the CA affected the rate of corporate investment in fixed assets, identifying that these roles were significantly and distinctly related to that rate; the managerial one affected it positively, and the supervisory one, negatively, suggesting that the managerial performance of the CA stimulates investment due to the focus on Management, while the supervisory one inhibits it. In this sense, the work deepened the analysis to identify whether the increase or decrease in the level of investment was accompanied by an improvement in investment efficiency (EI). Thus, the second objective investigated whether the predominance of each role was related to IE, since its improvement is obtained by reducing information asymmetry and agency conflicts — a role assigned to the Board of Directors by the Agency Theory (AT). The results report that management boards are associated with a decrease in inefficiency related to underinvestment, while in supervisory boards, the opposite occurs. Also, it was observed that neither of the two roles was significantly associated with the reduction of global inefficiency and overinvestment, suggesting that, in the companies in the sample, the form of action of the Board of Directors was indifferent to explain the overinvestment, so it was not possible to argue that the two roles would be associated with the increase or decrease of excess investment motivated by agency conflicts (empire building, excess confidence, etc.). In turn, the third objective analyzed the permanent investment in participations in other companies, since greater disbursements in this type of investment would increase the number of subsidiaries and affiliated companies of the business group, increasing agency problems and the difficulty of monitoring due to the high number of transactions between the companies of the group, demanding more from the Board. Based on this, we tested the hypothesis that the predominance of the supervisory role is associated with the decrease in the number of companies in the group due to the focus on monitoring. The data reported that the holdings in the sample, with a predominantly managerial role of the CA, had, statistically, a median of controlling/affiliated companies higher and different than those whose role was supervisory, however, the predominance of this role was not significantly associated, to the reduction in the number of subsidiaries. The document analysis also indicated that the managerial role occurred more frequently, and most of the decisions made were about “financial” and “formal” issues or related to the area of “personnel and benefits”. None of the papers were related to a greater participation of institutional investors in the Board room.
|
|
7
|
-
MARIA JOSÉ DA SILVA FEITOSA
-
PROCESSO DE INOVAÇÃO SOCIAL: O PROGRAMA DE ENSINO MÉDIO INTEGRAL EM PERNAMBUCO
-
Orientador : HIRONOBU SANO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CARLA REGINA PASA GÓMEZ
-
HIRONOBU SANO
-
LILIA ASUCA SUMIYA
-
MIGUEL EDUARDO MORENO ANEZ
-
SUZANNE ÉRICA NÓBREGA CORREIA
-
Data: 20/12/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente estudo se propôs a compreender o processo de uma inovação social, enfatizando a percepção/avaliação dos usuários e implementadores no estágio pós-implementação, a partir de uma adaptação do processo de inovação social de Mulgan (2014), composto por sete etapas: oportunidade ou desafio; geração de ideias; desenvolvimento do projeto e experimentação; avaliação do protótipo ou projeto piloto, aprimoramento, identificação de fontes de receita e meios de institucionalização; entrega, implementação, avaliação após implementação, adaptação; crescimento e expansão; mudando sistemas. Para tanto, foi realizado um estudo exploratório e descritivo, de abordagem predominantemente qualitativa, conduzido por pesquisa bibliográfica e documental, bem como aplicação de questionário semiestruturado e observação não participante. A pesquisa foi realizada em cinco Escolas de Referência em Ensino Médio, que fazem parte de cinco municípios localizados na microrregião do sertão do Pajeú do Estado de Pernambuco. Participaram da pesquisa 14 professores (implementadores) e 42 estudantes (usuários). Em termos percentuais, a percepção dos professores quanto à categoria “aspectos econômico-financeiros e político-legais” mostrou-se em estado crítico, com uma insatisfação de 44% e satisfação de 49%. Já na percepção dos estudantes, a referida categoria apresentou-se em situação de alerta com uma insatisfação de 33% e satisfação de 53%. Já em relação à categoria que envolve aspectos técnicos, relacionais e socioculturais, os estudantes demonstraram satisfação de 66% e insatisfação de 19%, revelando estado de alerta dentro dos parâmetros considerados na pesquisa, enquanto que os professores expressaram satisfação de 83% e insatisfação de 8%, o aponta para um estado favorável. Os achados também apontam que as etapas do processo de inovação social estão consolidadas, exceto os estágios de crescimento e expansão e mudança sistêmica. No que tange à percepção dos usuários e implementadores na avaliação da política após a implementação, foram constatadas as barreiras econômico-financeira e político-legal afetando a implementação da política pública. Por outro lado, os resultados indicam para os aspectos técnicos, relacionais e socioculturais como facilitando, de modo geral, a implementação da política pública estudada. Diante desses resultados, o presente estudo confirma a tese de que a percepção/avaliação dos usuários e implementadores no estágio pós-implementação pode ajudar a explicar as barreiras e/ou facilitadores ao longo do processo de inovação social, sobretudo, na fase de implementação da inovação social. Quanto às limitações do presente estudo, pode-se citar a dificuldade de acesso às informações, considerando que, em relação aos estudantes, a quase totalidade é menor de idade, sendo necessária a autorização prévia dos pais para participação dos discentes na pesquisa. Em relação aos professores, os mesmos são sobrecarregados com atividades, devido à intensa rotina do ensino médio integral, o que também se tornou um dificultador no acesso à informação. Em relação às sugestões para futuros trabalhos, recomenda-se a aplicação do instrumento disponível na presente pesquisa em escolas de outras microrregiões do Estado de Pernambuco, visando diagnóstico e análises comparativas. Sugere-se ainda executar a pesquisa em outras unidades da federação e comparar os resultados entre as mesmas. Também seria interessante realizar um estudo em escolas de ensino médio regular e comparar com os achados de escolas de ensino médio integral, fazendo as devidas adaptações no instrumento de pesquisa.
-
Mostrar Abstract
-
The present study aimed to understand the social innovation process, emphasizing the perception/evaluation of users and implementers in the post-implementation stage, based on an adaptation of the social innovation process of Mulgan (2014), consisting of seven stages: opportunity or challenge; idea generation; project development and experimentation; evaluation of the prototype or pilot project, improvement, identification of revenue sources and means of institutionalization; delivery, implementation, evaluation after implementation, adaptation; growth and expansion; changing systems. To this end, an exploratory and descriptive study was carried out, with a predominantly qualitative approach, conducted through bibliographic and documentary research, as well as semi-structured questionnaire application and non-participant observation. The research was conducted in five “Escolas de Referência em Ensino Médio”, which are part of five municipalities located in the micro-region of the “Sertão do Pajeú” in Pernambuco State. Fourteen teachers (implementers) and forty two students (users) participated in the research. In percentage terms, the teacher’s perception regarding the category “economic-financial and political-legal aspects” shows a critical state, with dissatisfaction of 44% and satisfaction of 49%. On the other hand, in the students’ perception, this category was in an alert situation, with dissatisfaction of 33% and satisfaction of 53%. As for the category that involves technical, relational, and sociocultural aspects, the students showed satisfaction of 66% and dissatisfaction of 19%, revealing an alert state within the parameters considered in the research, while the teachers expressed satisfaction of 83% and dissatisfaction of 8%, pointing to a favorable situation. The findings also indicate that the stages of the social innovation process are consolidated, except growth and expansion and systemic change. Regarding the user’s perception and implementer’s perception in evaluating the policy after implementation, the economic-financial and political-legal barriers were found to affect the public policy implementation. On the other hand, the results indicate the technical, relational, and sociocultural aspects as facilitating, in general, the public policy implementation studied. Given these results, the present study confirms the thesis that the perception/evaluation of users and implementers in the post-implementation stage can help explain the barriers and/or facilitators throughout the social innovation process, especially in the implementation phase of social innovation. As for the limitations of this study, it is possible to mention the difficulty of access to information, considering that almost all students are minors, requiring prior parental permission to participate in the research. As for the teachers, they are overloaded with activities due to the intense routine of the full time high school, which also became a hindrance in the access to information. In relation to suggestions for future work, it is suggested the application of the instrument available in this research in schools in other microregions of the State of Pernambuco, aiming at diagnosis and comparative analysis. It is suggested to carry out the research in other units of the federation and compare the results among them. It may be interesting to carry out a study in regular high schools and compare it with the findings of integral high school, making the necessary adaptations in the research instrument.
|
|
8
|
-
POLYANA TENÓRIO DE FREITAS E SILVA
-
ENSAIOS SOBRE POLÍTICAS DE PERMANÊNCIA PARA ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: AVALIAÇÃO DO PROGRAMA BOLSA PERMANÊNCIA
-
Orientador : LUCIANO MENEZES BEZERRA SAMPAIO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
KALINCA LÉIA BECKER
-
ANNE EMILIA COSTA CARVALHO
-
LUCIANO MENEZES BEZERRA SAMPAIO
-
MARCO TÚLIO ANICETO FRANCA
-
RAQUEL MENEZES BEZERRA SAMPAIO
-
Data: 21/12/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
A evasão no ensino superior é uma questão de interesse mundial e, para reduzi-la, foram criadas diversas políticas de incentivo à permanência de estudantes nas universidades. No Brasil, o Programa Bolsa Permanência (PBP) é uma das principais políticas de assistência estudantil, visando evitar que estudantes de baixa renda abandonem a universidade. Este trabalho apresenta três ensaios sobre avaliação de políticas de permanência de alunos e sua aplicação no PBP. O primeiro ensaio teve como objetivo identificar padrões de avaliação das políticas de retenção de alunos no ensino superior por meio de uma revisão sistemática da literatura, selecionando 39 documentos da Scopus, Sage Journals, Web of Science, Google Acadêmico e Periódicos CAPES. Quanto às formas de avaliação, os resultados indicaram a predominância de análises dos efeitos das políticas sobre a evasão, mas alguns trabalhos avaliaram o desempenho e o tempo de formação dos alunos. Os estudos foram direcionados, em sua maioria, para ambientes universitários públicos, o que indica escassez de produção científica em instituições de ensino privadas. Quanto aos formatos das políticas de permanência, a literatura apontou quatro tipos de auxílios com diferentes naturezas: financeiro, assistencial, baseado no mérito acadêmico e por critérios de necessidade/vulnerabilidade dos alunos. A pesquisa propôs um modelo tríplice para avaliação das políticas de permanência, considerando permanência, desempenho e tempo até a formatura. O segundo ensaio analisa os efeitos do PBP para estudantes de instituições de ensino superior privadas sobre o tempo de conclusão e sobre a diplomação. Utilizou-se a análise de sobrevida associada ao pareamento de escore de propensão, com base nos dados do censo do ensino superior entre 2010 e 2017. Os alunos incluídos no programa, a partir do 4º ano, apresentam menor risco de evasão, maior probabilidade de diplomação e conclusão dos estudos em menos tempo do que aqueles que não estão no programa, mesmo que não ocorra dentro do prazo regulamentar. Por fim, o terceiro ensaio propõe avaliar o PBP sob duas perspectivas: efeitos na evasão e desempenho acadêmico dos alunos abrangidos. Foram utilizadas bases de dados de censos do ensino superior de 2010 a 2017 e provas do ENADE de 2017 a 2019. A aplicação do modelo de diferenças-em-diferenças com múltiplos períodos de tempo mostrou que o PBP tem efeitos redutores na evasão e que esse efeito é maior de acordo com o tempo de exposição dos alunos à bolsa. Além disso, a inserção no programa apresentou correlação positiva com melhor desempenho dos alunos no ENADE, volume anual de leitura e carga horária semanal de estudo.
-
Mostrar Abstract
-
Dropout in higher education is a matter of global interest and, to reduce it, several policies were created to encourage students to stay in universities. In Brazil, the Permanence Scholarship Program (PSP) is one of the main student assistance policies, aiming to prevent low-income students from dropping out of university. This work presents three essays about evaluation for student retention policies and its application in the PSP. The first essay aimed to identify patterns of evaluation of student retention policies in higher education through a systematic literature review, selecting 39 documents from Scopus, Sage Journals, Web of Science, Google academic, and CAPES Periodicals. Regarding the forms of evaluation, the results indicated the predominance of analyzes on the effects of policies on dropout, but some works evaluated the performance and time to graduation of students. The studies were mostly directed to public university environments, which indicates a scarcity of scientific production in private educational institutions. As for the formats of permanence policies, the literature pointed out four types of aid with different natures: financial, assistance, based on academic merit, and by criteria of need/vulnerability of students. The research proposed threefold model for evaluation of permanence policies, considering permanence, performance, and time until graduation. The second essay analyzes the effects of PSP for students from private higher education institutions on the time of completion and rate of degree obtention. Survival analysis associated with propensity score matching was used, based on data from the higher education census between 2010 and 2017. Students included in the program, from the 4th year onwards, are at lower risk of evasion, have greater probability of graduation, and complete the studies in less time than those not in the program, even if it does not happen within the regulatory deadline. Finally, the third essay proposes to evaluate the PSP from two perspectives: effects on dropout and academic performance of the students covered. Databases of higher education censuses from 2010 to 2017 and ENADE tests from 2017 to 2019 were used. The application of the difference-in-differences model with multiple time periods showed that the PSP has reducing effects on dropout and that this effect is greater according to the time students are exposed to the scholarship. Also, insertion in the program showed a positive correlation with better performance of students in ENADE, annual reading volume and weekly hours of study
|
|
9
|
-
FABIANA DE SOUZA LEÃO
-
Contribuições da Antroposofia para a Gestão Organizacional: uma análise do fenômeno social Escola Waldorf Rural Turmalina(EWRT)
-
Orientador : WASHINGTON JOSE DE SOUSA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ROSANA LUCILLE BASSINELLO SARAIVA
-
ANATALIA SARAIVA MARTINS RAMOS
-
FERNANDO GOMES DE PAIVA JÚNIOR
-
MAURO LEMUEL DE OLIVEIRA ALEXANDRE
-
WASHINGTON JOSE DE SOUSA
-
Data: 28/12/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente pesquisa aborda a visão da Antroposofia, enquanto ‘‘Ciência Espiritual’’, cocriada pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner no início do século XX, para a espiritualização da gestão organizacional contribuindo para seja mais livre, justa e fraterna. Nessa perspectiva há um encorajamento dos sujeitos membros do organismo vivo a se autodesenvolverem e serem mais altruístas, cooperativos e solidários. Exercitando a constante busca pelo conhecimento de si mesmo, na medida em que assume responsabilidade e realiza atividades que são do interesse da comunidade. A ênfase passa a ser no Social por meio de um Individual fortalecido, pleno, autêntico. As diretrizes organizacionais estão pautadas na autogestão, em decisões tomada em grupo e de modo colegiado e em uma incipiente sociocracia. O estudo baseia-se no ideal de Trimembração Social pautado na Liberdade no âmbito cultural, na Igualdade nas relações jurídico-políticas e na Fraternidade, base de numa economia pautada em relações de troca mais solidárias e fraternas. Rudolf Steiner preconiza que a Trimembração Social só vem ser praticada e compreendida primeiramente na iniciativa social da escola Waldorf. Formando crianças e jovens com o alimento anímico de que necessitam. Assim, os ciclos de vida do desenvolvimento humano é caracterizado por períodos demarcadamente de 7 em 7 anos. Dos 0 aos 7 anos, há uma formação do ser humano de que o mundo é bom. Dos 7 aos 14 anos, o mundo é belo. E dos 14 aos 21 anos, o mundo é verdadeiro. Desse modo, o objetivo é compreender contribuições da Antroposofia para a Gestão Organizacional na escola Waldorf Rural Turmalina. Tendo como questão norteadora: até que ponto as premissas antroposóficas contribuem para uma gestão mais livre, igualitária e fraterna? Quanto ao método, o estudo é descritivo e exploratório realizado por meio do método da observação fenomenógica de Goethe. A tese foi elaborada no estilo ensaístico e na perspectiva da autoetnografia. A partir disto, o fenômeno social foi observado em seu fluxo e dinâmica. Sendo considerado os seguintes ciclos de vida: desde a germinação(em 2015), surgimento(2016), crescimento(2017 e 2018), amadurecimento(2018 e 2019), fenecimento(2020/2021), morte e ressignificação(2021), e ressurreição(2022). Assim, constituindo um fenômeno social, a organização é compreendida enquanto um organismo vivo. Sendo analisado de modo similar ao utilizado para desvendar o ‘‘fenômeno natural’’. O estudo buscou ao longo de 7 anos a compreensão da ‘‘planta primordial’’ ou essência, substrato, o ‘‘Atman’’(ou o ‘‘Eu Superior’’) do organismo social. Um primeiro passo foi a caracterização física do organismo vivo trimembrado. Foram analisadas, assim, as dimensões físicas e o modo como se apresenta estruturalmente a organização, tais como: estrutura organizacional, quadro funcional, quantidade de famílias membros, entorno pedagógico etc. Um segundo passo, foi analisar a dinâmica, o ritmo e os fluxos organizacionais. De que modo são estabelecidas as rotinas, métodos, regras e até que ponto os membros se sentem envolvidos e comprometidos com as decisões tomadas grupo e de modo colegiado. Esses aspectos foram analisados por meio de observação participante em reuniões do Anel de Gestão Compartilhada, Assembléias Gerais e análise de 13 entrevistas semiestruturadas realizadas de modo online por meio de formulário do Google. As 20 questões do instrumento de coleta estão fundamentadas nos aspectos teóricos antroposóficos de análise da caracterização do organismo vivo e consideram categorias de análise que são as seguintes dimensões trimembradas: pensar-sentir-querer, sono-sonho-vigília, simpatia-empatia-antipatia; e, além disso, a análise dos principais acontecimentos ao longo do 1o setênio de vida, dos 0 aos 7 anos, de 2015 a 2022. Conclui-se que nas relações ainda predomina o egoísmo, o Individualismo e os impulsos antissociais. Gerando apatia, descompromisso, falta de envolvimento em atividades em grupo, aumento do índice de inadimplência, absenteísmo nos eventos e nas aulas, saída como membro da comunidade com retirada do filho ou filha da escola. Em contrapartida, as decisões nas mais diversas esferas da comunidade são tomadas em grupo, de modo colaborativo e colegiado. A organização encontra-se estruturada de modo horizontal, prevalecendo a autogestão e a sociocracia. Na comunidade escolar investigada não há um(a) diretor(a) mas atores sociais autônomos que assumem e fazem as tarefas sozinhos, se organizam em duplas ou em equipes pequenas, ou até mesmo em grupos maiores para o planejamento, acompanhamento, execução e avaliação de atividades rotineiras e eventuais dependendo das demandas que surgem. Ao todo o organismo vivo é constituído por 130 famílias, todas de algum modo ou de outro, estimuladas à atuação direta ou indireta na gestão. Divididas em mantenedora, conselho gestor, delegações, comissões, grupos de trabalho(GTs), mutirões e liderança de sala. A gestão até certo ponto é de portas abertas. Mas algumas instâncias ainda não se abriram para acolher os novos pais e mães que se inscreveram a participar. Há, no geral, ambiente propício para o autodesenvolvimento a partir de relações interpessoais saudáveis, com respeito, amor e confiança. A vida financeira da instituição está prejudicada devido ao alto índice de inadimplência e saída de algumas famílias da escola devido à perda significativa no orçamento familiar ocasionado, sobretudo, pela retração na economia durante o período pandêmico. Na estrutura organizacional, houve uma forte presença de conflitos, o nível de confiança e senso de coerência. Assim, no organismo vivo trimembrado em análise apresenta-se o desafio de conseguir estabelecer no âmbito da Filosofia e da Cultura, relações mais livres, espontâneas, autênticas; (no âmbito do Direito, dimensão político-jurídica, relações mais inclusivas e igualitárias; no âmbito da Economia, relações altruístas, fraternas, amorosas. Pautadas na confiança, no senso de coerência e no livre arbítrio. Visando a conquista do predomínio do impulsos sociais sob o impulsos antissociais no ser humano.
-
Mostrar Abstract
-
The present research approaches the vision of Anthroposophy, as a ''Spiritual Science'', co-created by the Austrian philosopher Rudolf Steiner in the beginning of the 20th century, for the spiritualization of organizational management, contributing to be more free, fair and fraternal. In this perspective, there is an encouragement of the members of the living organism to self-develop and be more altruistic, cooperative and solidary. Exercising the constant search for self-knowledge, as it assumes responsibility and carries out activities that are in the interest of the community. The emphasis shifts to the Social through a strengthened, full, authentic Individual. The organizational guidelines are based on self-management, on group and collegiate decision-making and on an incipient sociocracy. The study is based on the ideal of Social Trimembership based on Freedom in the cultural sphere, on Equality in legal-political relations and on Fraternity, the basis of an economy based on more solidary and fraternal exchange relationships. Rudolf Steiner advocates that Social Trimembering only comes to be first practiced and understood in the social initiative of the Waldorf school. Forming children and young people with the soul food they need. Thus, the life cycles of human development are characterized by periods markedly every 7 years. From 0 to 7 years old, there is a formation of the human being that the world is good. From 7 to 14 years old, the world is beautiful. And from 14 to 21 years old, the world is thrue.
|
|