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Dissertações |
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KAYO ROBERTO VIEIRA
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TRANSFORMAÇÕES ESTRUTURAIS E INSTITUCIONAIS DA GESTÃO DO HULW/UFPB COM O ADVENTO DA EBSERH
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Orientador : DINAH DOS SANTOS TINOCO
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MEMBROS DA BANCA :
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MARIA ARLETE DUARTE DE ARAÚJO
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JOMARIA MATA DE LIMA ALLOUFA
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LENIN CAVALCANTI BRITO GUERRA
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Data: 10/07/2017
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Esta dissertação se propõe a compreender as mudanças estruturais e institucionais ocorridas na gestão do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), vinculado à Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com a adesão da universidade à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). A pesquisa realizada foi qualitativa e foi classificada como estudo de caso, tendo como sujeitos da pesquisa os gestores do HULW, a reitora da UFPB e o representante do sindicato dos servidores da UFPB. Os dados foram analisados e interpretados por meio de análise de conteúdo com a utilização de análise temática. No plano institucional, a mudança resultou na presença de uma organização com um novo formato jurídico na gestão do HULW, o de empresa pública, caracterizada por maior flexibilidade de gestão e sob a vigência de outros dispositivos normativos. No que se refere às mudanças estruturais ocorridas com a transição da gestão do HULW para a EBSERH verificou-se que a EBSERH dispõe de mecanismos e ferramentas mais modernas de gestão, com a implementação do planejamento estratégico e estrutura menos hierarquizada. Quanto ao desempenho, ainda não foi possível avaliar se houve ou não melhora, mesmo com as mudanças institucionais ocorridas, provenientes de alterações ou inovações normativas, tais como a Lei nº 12.550/2011, que criou a EBSERH. Por fim, em relação aos desafios organizacionais do HULW depois da transição, são apontadas as necessidades de melhoria da qualidade no atendimento, da superação da rigidez na gestão e melhor utilização dos recursos
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This dissertation is proposed to understand the structural and institutional changes occurred in the management of the Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), linked to the Universidade Federal da Paraíba (UFPB), with the adhesion of the university to Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). The research conducted was qualitative and was classified as a case study, taking as subjects of the research the managers of the HULW, the dean of the UFPB and the representative of the labor union of the servants of the UFPB. The data were analyzed and interpreted through content analysis with the use of thematic analysis. In what refers to the structural changes occurred with the transition of the management of the HULW for the EBSERH one checked that you arrange the EBSERH of mechanisms and tools more modern of management, with the implementation of the strategic projection and it structures less placed in a hierarchy. As for the performance, it was still not possible to value if it had or it does not improve, even with the occurred institutional changes, originating from alterations or prescriptive innovations, such as to Law nº 12.550/2011, which created the EBSERH. By end, regarding the organizational challenges of the HULW after the transition, the existent necessities of improvement of the quality in the service, of the overcoming of the rigidity in the management and better use of the resources.
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TANITE DE MELO SILVA
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RANKINGS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO EM AÇÕES: AS APARÊNCIAS ENGANAM?
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Orientador : VINICIO DE SOUZA E ALMEIDA
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MEMBROS DA BANCA :
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VINICIO DE SOUZA E ALMEIDA
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ANDERSON LUIZ REZENDE MOL
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GERALDO BEZERRA CAMPOS JUNIOR
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Data: 31/07/2017
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A presente pesquisa investigou se há persistência no desempenho de fundos de investimento de ações listados no ranking de fundos de ações da Revista Exame. Foram usados como referência os fundos de ações de acordo com a classificação da ANBIMA. Foi examinado se os mesmos apresentavam variações na volatilidade, retorno e desempenho ajustado ao risco no período anterior e posterior ao fechamento do ranking, que ocorre no último dia útil de setembro de cada ano. O período usado pela investigação deste trabalho foi de 2010 a 2015. A amostra da pesquisa foi composta pelos fundos listados no ranking da publicação escolhida. Foram analisados dados de 271 fundos quanto aos seus retornos, volatilidade e Índice de Sharpe. A análise estatística foi dividida em duas partes: na primeira foi analisado se cada um dos fundos apresentava resultados significativos por meio da realização do Teste T de Student quando comparados com eles mesmo em janelas de 22, 44 e 66 dias úteis anteriores e posteriores ao fechamento do ranking. Na segunda parte foi realizado o Teste T para verificar se havia significancia entre o melhor e o pior fundo em comparação aos demais fundos de um mesmo banco e ano. Não foi encontrada evidência de que há persistencia no desempenho dos fundos. Alguns bancos como Banco do Brasil, Bradesco, Itau e Santander apresentaram resultados significativos de fundos quando comparados com eles mesmos e quando comparados os melhores ou piores fundos em relação aos demais. De forma geral, os fundos apresentaram volatilidade maior no período que antecedia a apuração do ranking, como também os fundos com maior volatilidade foram os que tiveram os piores Índices de Sharpe.
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The present research investigated if there is persistence in the performance of stock investment funds listed in Exame magazine's stock funds ranking. There was used as reference the stock funds according to the classification of ANBIMA. It was examined if they showed changes in volatility, return and risk adjusted performance in the period before and after the closing of the ranking, which occurs on the last business day of September of each year. The period used for the investigation of this research was from 2010 to 2015. The research sample consisted of the funds listed in the ranking of the publication chosen. Data from 271 funds were analyzed for their returns, volatility and Sharpe Index. Statistical analysis was divided into two parts: the first one analyzed whether each of the funds presented significant results by means of the Student's T test when compared to them in windows of 22, 44 and 66 working days before and after closure Of the ranking. In the second part, the T-Test was performed to verify if there was a significance between the best and the worst fund compared to the other funds of the same bank and year. No evidence was found that there is persistence in the performance of funds. Some banks such as Banco do Brasil, Bradesco, Itau and Santander presented significant results of funds when compared to themselves and when comparing the best or worst funds in relation to the others. In general, the funds showed higher volatility in the period prior to the ranking, but also the funds with the highest volatility were those with the worst Sharpe Index.
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ISAQUE RENOVATO DE ARAÚJO
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Estratégia e forças competitivas no mercado de energia eólica: um estudo com agente local do RN
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Orientador : AFRANIO GALDINO DE ARAUJO
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MEMBROS DA BANCA :
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AFRANIO GALDINO DE ARAUJO
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JOSUÉ VITOR DE MEDEIROS JÚNIOR
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MAURO LEMUEL DE OLIVEIRA ALEXANDRE
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WALID ABBAS EL AOUAR
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Data: 31/07/2017
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O presente trabalho buscou Identificar e analisar de que maneira uma empresa enquadrada como agente no mercado livre de energia possui sua estratégia percebida por seu gestor, sendo utilizado para tal estudo as cinco forças de Porter, relacionando-as com as estratégias genéricas, para dessa forma compreender como o mercado é caracterizado, juntamente com a percepção do gestor acerca dele e as forças de Porter no mercado de energia eólica. Para tal foi utilizado de questionário Likert listando questões com as 5 forças sendo também feitos comentários junto as questões visando preencher lacunas que pudessem vir a aparecer observadas pelo questionário.
Como resultado pôde-se atingir satisfatoriamente os objetivos propostos, ao se ter as nuances do mercado de maneira tanto mais abrangente como com enfoque no mercado livre de energia.
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The present work sought to identify and analyze how a company classified as an agent in the free energy market has its strategy perceived by its manager, being used for such study the five forces of Porter, relating them with the generic strategies, in this way Understand how the market is characterized along with the manager's perception about it and Porter's strengths in the wind power market. To do this, a Likert questionnaire was used, listing questions with the 5 strengths, and comments were also made on the questions to fill in gaps that might appear to be observed by the questionnaire.
As a result, the proposed objectives could be satisfactorily achieved by having the market nuances in a more comprehensive way and with a focus on the free energy market.
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ALEXANDRE EDUARDO SOUZA PARENTE
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EDUCAÇÃO CORPORATIVA NO DESENVOLVIMENTO DA CARREIRA PROFISSIONAL EM UMA EMPRESA PÚBLICA: O caso da UNICORREIOS, na Diretória Regional do Rio Grande do Norte.
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Orientador : JOMARIA MATA DE LIMA ALLOUFA
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MEMBROS DA BANCA :
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HIRONOBU SANO
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JOMARIA MATA DE LIMA ALLOUFA
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RICHARD MEDEIROS DE ARAÚJO
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Data: 31/07/2017
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Este trabalho analisou a gestão de pessoas, do ponto de vista estratégico, observando a influência da Educação Corporativa, aplicada pela UNICORREIOS, no desenvolvimento da carreia profissional dos empregados da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT. O estudo se baseou no referencial teórico de Gestão de Pessoas, utilizando como ancora avaliativa o sistema de administração de carreiras proposto por Dutra (1996). Trata-se de uma pesquisa de natureza descritiva, do tipo estudo de caso, com uma abordagem de análise quantitativa e qualitativa. O estudo foi realizado na Diretoria Regional do Rio Grande do Norte e foi composto por 332 sujeitos, divididos em 3 grupos (Gestores, Facilitadores e Empregados). Os dados primários foram colhidos através de entrevistas semiestruturadas com os grupos de gestores e facilitadores, além da utilização de questionário, com escala Likert, aplicado junto ao grupo de empregados. A abordagem de análise dos dados qualitativos foi realizada através da análise documental e da análise de conteúdo (BARDIN, 2011), enquanto que o tratamento dos dados quantitativos foi realizado por meio de estatística descritiva, com a utilizado o coeficiente de correlação de Spearman. A pesquisa identificou haver uma forte integração entre o Sistema de Educação Corporativa e os objetivos estratégicos da ECT. Os resultados demostram existir uma influência moderada entre a Educação Corporativa oferecida pela UNICORREIOS e o desenvolvimento da carreira profissional, principalmente no que tange as variáveis impulso no desenvolvimento e frequência na participação dos empregados. Os indicadores ainda sugerem uma relação forte entre as variáveis, acúmulo de capital de carreira e a percepção de recompensas. Porém verificou-se que, do ponto de vista dos empregados, a relação entre sua participação no Sistema de Educação Corporativa e a possibilidade de recompensas advindas dessa participação, mesmo que exitosa, não é totalmente clara.
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This work analyzed the management of people, from a strategic point of view, observing the influence of Corporate Education, applied by UNICORREIOS, in the development of the professional career of the employees of the Brazilian Postal and Telegraph Company - ECT. The study was based on the theoretical reference of People Management, using as evaluation anchor the system of career management proposed by Dutra (1996). This is a descriptive, case-study-type research with a quantitative and qualitative analysis approach. The study was conducted at the Regional Board of Rio Grande do Norte and was composed of 332 subjects, divided into 3 groups (Managers, Facilitators and Employees). The primary data were collected through semi-structured interviews with the groups of managers and facilitators, as well as the use of a questionnaire with a Likert scale applied to the group of employees. The qualitative data analysis approach was performed through documentary analysis and content analysis (BARDIN, 2011), while the treatment of quantitative data was performed using descriptive statistics, using the Spearman correlation coefficient. The research identified a strong integration between the Corporate Education System and the strategic objectives of ECT. The results show that there is a moderate influence between the Corporate Education offered by UNICORREIOS and the development of the professional career, especially regarding the variables development momentum and frequency of employee participation. The indicators still suggest a strong relationship between the variables, accumulation of career capital and the perception of rewards. However, it was verified that, from the employees' point of view, the relationship between their participation in the Corporate Education System and the possibility of rewards arising from this participation, even if successful, is not totally clear.
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ANTONIO OLIVEIRA DO NASCIMENTO JUNIOR
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REMUNERAÇÃO VARIÁVEL NO SETOR PÚBLICO: estudo sobre a percepção dos servidores do centro obstétrico de um hospital da rede pública do Estado do Rio Grande do Norte sobre a Lei Nº 9.158 de gratificação de estímulo à produtividade.
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Orientador : HIRONOBU SANO
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MEMBROS DA BANCA :
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HIRONOBU SANO
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JOMARIA MATA DE LIMA ALLOUFA
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LENIN CAVALCANTI BRITO GUERRA
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Data: 31/07/2017
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As constantes mudanças ocorridas no ambiente organizacional e o intenso movimento pela qualidade e pelo aumento da produtividade no setor público, fez com que as políticas de estratégias sobre gestão por resultados, se tornasse uns dos recursos mais valioso para as organizações públicas. São comuns às tentativas de identificar modelos de gestão mais eficazes, fontes de vantagem competitiva e mecanismos para promover, de forma sustentada, o desenvolvimento organizacional. Uma das estratégias de gestão que busca a melhoria continua dos recursos humanos nas organizações, é a remuneração variável. Que tem como propósito de incentivar aos recursos humanos, através de uma remuneração por desempenho e por resultados, aumentando a eficiência e a eficácia dos serviços prestados a sociedade. No setor público, está concepção de remuneração variável, está tendo a sua abordagem no novo modelo de gestão pública, do qual procura uma maior flexibilização na implantação das estratégias organizacionais públicas e uma maior proximidade do servidor público com o cidadão. No setor de saúde pública no Brasil, há uma necessidade de restruturação em seu processo produtivo, pois encontra-se uma necessidade de um melhor desempenho na resolutividade nos atendimentos primários em saúde. Principalmente em áreas cuja a natureza é a preservação do ser humano. O presente trabalho tem como objetivo geral identificar quais as percepções dos servidores após a implementação da gratificação de estimulo à produtividade, no Centro Obstétrico de um Hospital da Rede Pública, O trabalho recorreu à análise dos funcionários públicos que trabalham no setor de obstetrícia do Hospital, utilizando o método de Likert como ferramenta para a elaboração do formulário de pesquisa. Os critérios de análise utilizados no método foram os aspectos da motivação individual, gestão e comportamento organizacional no setor público de saúde. Foram utilizados um questionário para a coleta de dados e planilha eletrônica para seu tratamento. Os resultados encontrados evidenciam que existe uma necessidade de melhoria nas condições de trabalho e de uma gestão de resultados mais eficiente na unidade hospitalar pesquisada. Dentre das dificuldades encontradas no setor de obstetrícia é a falta de qualidade na prestação de um serviço de qualidade, devido à ausência de insumos e a superlotação dos leitos. Os respondentes revelaram que a lei de incentivo a produtividade implementada pelo governo do Estado, possibilita um maior esforço no trabalho, além de proporcionar um ganho maior aos servidores. Sugere-se como trabalho futuro a utilização de outros métodos que possam avaliar as percepções dos servidores públicos, permita solucionar problemas complexos existente nas organizações públicas da Saúde do Brasil.
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The constant changes in the organizational environment and the intense movement for quality and the increase of productivity in the public sector, made the policies of strategies on management by results, become one of the most valuable resources for public organizations. They are common to attempts to identify more effective management models, sources of competitive advantage and mechanisms to sustainably promote organizational development. One of the management strategies that seeks the continuous improvement of human resources in organizations is variable remuneration. Its purpose is to encourage human resources, through remuneration for performance and results, increasing the efficiency and effectiveness of services provided to society. In the public sector, this concept of variable remuneration is being addressed in the new public management model, from which it seeks greater flexibility in the implementation of public organizational strategies and greater proximity of the public servant to the citizen. In the public health sector in Brazil, there is a need for restructuring in its productive process, as there is a need for a better performance in the resolution of primary health care. Especially in areas whose nature is the preservation of the human being. The present study has the general objective of identifying the perceptions of the employees after the implementation of the gratification stimulus to productivity, in the Obstetric Center of a Hospital of the Public Network. The study used the analysis of public employees working in the obstetrics sector of the Hospital, Using the Likert method as a tool for the elaboration of the research form. The analysis criteria used in the method were aspects of individual motivation, management and organizational behavior in the public health sector. A questionnaire was used for data collection and spreadsheet for its treatment. The results show that there is a need to improve the working conditions and a more efficient management of results in the hospital unit researched. Among the difficulties encountered in the obstetrics sector is the lack of quality in the provision of a quality service, due to the absence of supplies and the overcrowding of the beds. The respondents revealed that the productivity incentive law implemented by the state government allows a greater effort in the work, besides providing a greater gain to the servants. It is suggested as future work the use of other methods that can evaluate the perceptions of public servants, allow to solve complex problems existing in the public health organizations of Brazil.
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CAROLINE VIANELLO MARTINS
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RECURSOS E CAPACIDADES GERADORES DE VANTAGEM COMPETITIVA NA PÓS-GRADUAÇÃO:
A análise em uma Universidade Federal
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Orientador : MIGUEL EDUARDO MORENO ANEZ
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MEMBROS DA BANCA :
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FERNANDO PORFIRIO SOARES DE OLIVEIRA
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MANOEL VERAS DE SOUSA NETO
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MIGUEL EDUARDO MORENO ANEZ
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Data: 04/08/2017
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Diante da dinamicidade e competitividade cada vez mais intensas no mercado, uma estratégia adequada torna-se elemento essencial para a sobrevivência das organizações. Dessa maneira, adquirir vantagem competitiva perante seus concorrentes representa um fator cada vez mais complexo e necessário, fazendo com que os recursos e capacidades pertencentes às organizações caracterizem-se como elementos-chave nesse processo, assim, conhecê-los e, principalmente, entendê-los torna-se primordial. No entanto, apesar dos modelos criados para se entender a vantagem competitiva gerada através dos recursos e capacidades, é fato que nem todas as organizações funcionam da mesma maneira, fazendo com que os principais recursos e capacidades geradores de vantagem competitiva não sejam os mesmos para todas elas. Percebe-se que estes modelos são aplicados predominantemente em organizações privadas, havendo pouco conhecimento sobre sua efetividade nos demais tipos organizacionais, tornando-se necessário, dessa forma, um estudo aprofundado e direcionado para cada tipo de organização. Dentro deste contexto estão inseridas as Universidades públicas que, dentro de suas complexidades, cada vez mais prezam pela qualidade na oferta dos seus serviços, criando, assim, estratégias para a geração de vantagens competitivas e mecanismos capazes de mensurar seus desempenhos, nesse sentido, assuntos que envolvem o desempenho das instituições de ensino superior (IES) tem sido objeto de atenção crescente nos últimos anos, sendo tema de diversos estudos nacionais e internacionais. Sabendo disso, esta pesquisa, utilizando a estratégia de estudo de caso único, objetivou analisar os principais tipos de recursos e capacidades geradores de vantagem competitiva em um Programa de Pós-Graduação, sob o ponto de vista dos seus próprios discentes e docentes, utilizando a perspectiva do modelo VRIO. A coleta de dados foi feita por meio de análise documental e da aplicação de um roteiro semiestruturado. Dessa forma, essa pesquisa identificou que alunos e professores acreditam que apenas alguns recursos específicos são capazes de gerar vantagem competitiva ao PPGA, objeto deste estudo: a plataforma de informações financeiras Bloomberg e as disciplinas e professores de Metodologia. Já o recém-construído prédio de apoio às bases de pesquisa do Programa, bem como os docentes, discentes e a produção gerada pelo Programa foram identificados como geradores de paridade competitiva ao PPGA. Por fim, o Programa se encontra em desvantagem competitiva nos recursos/capacidades financeiros, tecnológicos, físicos, organizacionais (conteúdo do Programa), integrações com outros Programas e conexões corporativas do PPGA. Conclui-se também que a pesquisa é replicável, com roteiro de entrevista adaptável a qualquer Programa de Pós-Graduação do Brasil, e que os resultados encontrados pelo estudo podem servir de insumo ao planejamento estratégico do PPGA.
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In the face of increasing dynamism and competitiveness in the market, a good strategy becomes an essential element for the survival of organizations. In this way, acquiring a competitive advantage about the competitors represents an increasingly complex and necessary factor, making the organizations resources and capabilities key elements in this process. With that, to know them and, mainly, to understand them becomes primordial. However, despite the models created to understand the competitive advantage generated through resources and capabilities, it is a fact that not all organizations function in the same way, making the main features and capacities of competitive advantage not the same for all they. It is noticed, then, that these models are applied predominantly in private organizations, with just a little knowledge about their effectiveness in others organizational types, making it necessary, in this way, an in-depth and directed study for each type of organization. Within this context are included the public universities that, within their complexities, increasingly value the quality of their services, thus creating strategies for the generation of competitive advantages and mechanisms capable of measuring their performance. In this sense, the performance of higher education institutions (HEIs) has been the object of increasing attention in recent years, being the subject of several national and international studies. Knowing this, this research, using the single case study strategy, aimed to analyze the main types of resources and capacities generating competitive advantage in a Post Graduate Program (PGP), from the point of view of its own students and professors, using the Perspective of the VRIO model. Thus, the data collection was done through documentary analysis and the application of a semi-structured script. This research identified that students and professors believe that only a few specific resources are capable of generating competitive advantage to the PGP, such as the financial information platform Bloomberg and the methodology disciplines and professors. One of the buildings, the professors, students and the production generated by the Program were identified as generators of competitive parity to the PGP. Finally, the Program is at a competitive disadvantage in financial, technological, physical, content, integrations and the Program corporate connections resources and capacities. The results found by the study can serve as input to the strategic planning of the PGP, and can also be replicated to other Programs.
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DANIEL FRANCISCO DUMARESQ DE SOUZA
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PROPOSTA DE SUPORTE METODOLÓGICO PARA AVALIAÇÃO DE MATURIDADE EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS EM INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR.
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Orientador : LUCIANO FERREIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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ANDRE MORAIS GURGEL
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BRIVALDO ANDRE MARINHO DA SILVA
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JOSUÉ VITOR DE MEDEIROS JÚNIOR
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Data: 21/08/2017
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O objetivo do presente trabalho é desenvolver um suporte metodológico de avaliação de maturidade em gerenciamento de projetos para Instituições Federais de Ensino Superior. Para lograr tal atividade com êxito, a pesquisa se baseou em modelos de maturidade em gerenciamento de projetos já consolidados na academia e no mercado e nas principais críticas elencadas pela literatura. Com vistas a desenvolver o suporte metodológico sob a forma de um modelo de maturidade, foram levantados sete critérios para compor o modelo, sendo eles: capacidade técnica em gerenciamento de projetos, competência organizacional, competência comportamental, informatização, gestão de recursos, gestão de riscos e capacidade de inovação, com cinco níveis de maturidade que basearam um roteiro para entrevista semiestruturada. As respostas obtidas nas entrevistas servem como dados de entrada para método de apoio multicritério a decisão ELECTRE TRI. Este método possibilita a flexibilização das classes do modelo, adequando-o para o porte e realidade da organização pesquisada, por meio de elicitação de pesos, limiares entre classes e pseudocritérios. A aplicação ocorreu em quatro unidades institucionais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, tendo a Secretaria de Gestão de Projetos da mesma universidade como base para a elicitação dos valores do modelo. Os resultados obtidos apontam que três das quatro unidades estão dentro do padrão atualmente considerado como aceitável pela universidade. Uma destas unidades, contudo, corre sérios riscos de ser rebaixada para um nível abaixo. A quarta unidade foi alocada no mais baixo nível de maturidade. Dentre as contribuições deste estudo, destacam-se: (1) a possibilidade de flexibilização do modelo, de acordo com a necessidade da organização, (2) a proposta de modelo segmentado para IFES, algo até então não proposto e (3) o fato de levar em conta as principais críticas da literatura aos modelos tradicionais.
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The aim of this work is to develop a methodological support for project management evaluation in Brazilian Federal Universities (IFES). To fulfill this activity successfully, the research was founded on project management maturity models consolidated in the market and scientific literature, and on main critiques listed in this literature. With the objective of developing the methodological support in the form of a maturity model, we have defined seven criteria to compose the model: project management technical capacity, organizational skills, behavioral skills, informatization, resources management, risk management and innovation capability, with five levels of maturity which based a script for semi-structured interview. The responses provided input data to the Multicriteria Decision-Aid ELECTRE TRI. This method allows the flexibilization of classes of model, fitting it to the need of organization through elicitation of weights, thresholds between classes, and pseudo-criteria. The application of the model has occurred in four departments of Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN), having in Project Management Secretary of UFRN as partner for eliciting model values. The results show that three departments are within the acceptable standard for university. Although, one of them is about to be reallocated to a lower level of maturity. The fourth department was allocated to the lowest level. The main contributions of the present study are: (1) possibility of flexibilization of the model, according to the organization need, (2) segmented model for IFES, until now not proposed, and (3) a model that takes into account the main critiques to tradicional maturity models.
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REBECA ISABEL GUILLÉN CRUZ
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Processo de incubação de empresas de base tecnológica à luz da gestão de projetos: Um estudo de casos múltiplos
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Orientador : MANOEL VERAS DE SOUSA NETO
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MEMBROS DA BANCA :
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AFRANIO GALDINO DE ARAUJO
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ANDERSON PAIVA CRUZ
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MANOEL VERAS DE SOUSA NETO
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THIAGO CAVALCANTE NASCIMENTO
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Data: 30/11/2017
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O objetivo desta pesquisa é compreender como as incubadoras de empresas de base tecnológica desenvolvem seu processo de incubação à luz da gestão de projetos. A fim de cumprir o objetivo da pesquisa o estudo adotou uma abordagem qualitativa através de uma estratégia de estudo de casos múltiplos. Os dados foram coletados por meio de documentos e entrevistas semiestruturadas com os gestores de quatro incubadoras de empresas. A partir da revisão de literatura foi delineado um quadro conceitual que possibilitasse classificar as incubadoras de empresas na tipologia geracional, identificar como desenvolvem seu processo de incubação e identificar as áreas de conhecimento em gerenciamento de projetos adotadas pelas incubadoras no desenvolvimento de seu processo de incubação.
Os dados da pesquisa mostram que as quatro incubadoras de empresas estudadas se classificam na tipologia de incubadoras de empresas de segunda geração. A oferta de serviços destas incubadoras se resume em serviços de estrutura física e tecnológica e serviços de suporte empresarial. Existem poucas diferenças entre as quatro incubadoras de empresas, portanto, infere-se que são homogêneas quanto à sua proposta de valor e os serviços oferecidos. Esses resultados são coerentes com a afirmação de Lalkaka (2001 a) em relação a que este modelo de incubadoras de empresas ainda prevalece nos países em desenvolvimento.
Esta pesquisa, corroborou que as incubadoras de empresas desenvolvem seu processo de incubação conforme as diretrizes do modelo CERNE. Esses resultados explicam e justificam a sua adoção, lembrando que este foi desenvolvido com o intuito de disponibilizar boas práticas de gestão e ajudar às incubadoras de empresas de Brasil a se alinhar com o conceito de incubadoras de terceira geração.
Foram encontradas evidências que indicam que as incubadoras adotam as áreas de conhecimento em gerenciamento de projetos, destacando gerenciamento da integração, escopo, tempo, comunicações, recursos humanos e qualidade. O gerenciamento de custos e partes interessadas foi parcialmente identificado. Quanto ao gerenciamento de riscos e das aquisições não se encontrou evidências que permitissem identificar a adoção dessas áreas de conhecimento nas incubadoras de empresas estudadas.
E, por fim, conclui-se como verdadeira a declaração teórica desta pesquisa que afirma que as incubadoras de empresas de base tecnológica adotam as áreas de conhecimento de projetos para desenvolver o seu processo de incubação de empresas.
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The aim of this research is to understand how incubators of technology-based companies develop their incubation process in the light of project management. In order to meet the research goal, the study adopted a qualitative approach through a multiple case study strategy. The techniques of data collection used were documents and semi-structured interviews with the managers of four business incubators. From the literature review, a conceptual framework was designed to classify Business Incubators in the generational typology, to identify how they develop their incubation process and to identify the areas of knowledge in project management adopted by the incubators in the development of their incubation process.
The evidence allowed classifying the four Business Incubators in the typology of second generation of BI. The services offered by these incubators are summarized in services of physical and technological structure and business support services. There are few differences between the four business incubators, so it is inferred that the four incubators are homogeneous as to their value proposition and services offered. These results are consistent with Lalkaka's (2001a) statement that this incubator model still prevails in developing countries.
This research, corroborated that incubators of companies develop their incubation process according to the guidelines of the CERNE model. The evidence confirms that the incubators studied are homogeneous and do not show great differences in how to develop their incubation process. These results explain and justify the adoption of the CERNE model by the incubators to develop their incubation process, noting that this model was developed with the aim of providing good management practices and helping incubators of Brazilian companies to align with the concept of third generation incubators.
We found evidence that incubators adopt the areas of knowledge in project management, emphasizing integration management, scope of time, communications, human resources and quality. The stakeholders management were partially identified. No evidence was found regarding the adoption of risk management and procurement management
Finally, it concludes as a truth to the theoretical statement of this research, which states that incubators of technology-based companies adopt the areas of project management in their incubation process
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Teses |
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IÊDA ISABELLA DE LIRA SOUZA
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ESCOLAS DE GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE: um estudo acerca das Relações Interorganizacionais (RIOs) na perspectiva de redes
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Orientador : DINAH DOS SANTOS TINOCO
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MEMBROS DA BANCA :
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DINAH DOS SANTOS TINOCO
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HIRONOBU SANO
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PAMELA DE MEDEIROS BRANDÃO
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LENIN CAVALCANTI BRITO GUERRA
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MARLI DE FATIMA FERRAZ DA SILVA TACCONI
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Data: 24/02/2017
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Esta tese teve como objetivo geral analisar as relações interorganizacionais das Escolas de Governo do Rio Grande do Norte que fazem parte da Rede Nacional a partir da Análise de Rede Sociais (ARS). Partiu-se do pressuposto de que as relações interorganizacionais desenvolvidas entre as Escolas de Governo (EGRN, CEAF e EMGESP), por meio da participação na Rede Nacional, contribuem para o desenvolvimento de suas ações, mas de maneira distinta a depender das relações estabelecidas por cada escola e suas especificidades de atuação. Esta análise utilizou-se da Teoria de Redes Sociais como base conceitual e a Análise de Redes Sociais (ARS) como ferramenta analítica. Essa base conceitual e metodológica permitiu analisar as relações interorganizacionais da aludida Rede, a partir do mapeamento dos relacionamentos estabelecidos entre as Escolas de Governo potiguares e, entre essas e os outros atores organizacionais que se relacionam para o desenvolvimento de suas atividades. Com relação aos aspectos metodológicos utilizou-se do paradigma interpretativista, da abordagem qualitativa no estudo de caso da Rede das Escolas de Governo do Rio Grande do Norte. Como resultados, foram identificados que as relações interorganizacionais formam uma rede com baixo grau de conectividade e de relações assimétricas. Esta pode ser considera coesa, pois a maioria dos seus atores estão conectados por laços fortes. E a EGRN, apesar de ter diminuído suas ações por falta de recursos, é o ator central (intermediador), conectando atores antes desconectados e por consequência detém o maior controle. Outra característica da Rede das Escolas é o baixo grau de relação entre os atores, o que a classifica como difusa (esparsa), com pouco geração de informação. A configuração atual da Rede permite gerar contribuições para as ações, mas também, limitações. Considerando que as escolas menos conectadas também se configuram como as escolas com menor número de ações desenvolvidas, a exemplo da EGESP. E por outro, a escola com maior conectividade na rede, a EGRN, possui também um maior número de ações desenvolvidas. Assim, os resultados levam a concluir que o desenvolvimento das ações das Escolas de Governo recebe influencias do nível de relacionamentos por elas estabelecidos. Embora todas as escolas analisadas façam parte da Rede Nacional, observou-se que essas se relacionam de maneira distinta.
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This thesis had as general objective to analyze the interorganizational relations of the Schools of Government of Rio Grande do Norte that are part of the National Network from Social Network Analysis (ARS). It was assumed that the interorganizational relations developed between the Government Schools (EGRN, CEAF and EMGESP), through participation in the National Network, contribute to the development of their actions, but in a different way depending on the relations established by Each school and its specific features. This analysis used the Social Networks Theory as a conceptual basis and the Social Networks Analysis (ARS) as an analytical tool. This conceptual and methodological basis made it possible to analyze the interorganizational relations of the aforementioned Network, from the mapping of relationships established between the Government Schools of Potiguares and between these and other organizational actors that are related to the development of their activities. With regard to methodological aspects, the interpretative paradigm was used, from the qualitative approach in the case study of the Rio Grande do Norte Government School Network. As results, it was identified that interorganizational relationships form a network with low degree of connectivity and asymmetric relations. This can be considered cohesive because most of its actors are connected by strong ties. And the EGRN, despite having diminished its actions for lack of resources, is the central actor (intermediary), connecting previously disconnected actors and consequently has the greater control. Another feature of the School Network is the low degree of relationship between the actors, which classifies it as diffuse (sparse), with little information generation. The current configuration of the Network allows generating contributions to the actions, but also, limitations. Considering that the less connected schools are also configured as the schools with the lowest number of developed actions, such as EGESP. And on the other hand, the school with the greatest connectivity in the network, the EGRN, also has a greater number of actions developed. Thus, the results lead to the conclusion that the development of the actions of the Government Schools receives influences from the level of relationships established by them. Although all the schools analyzed are part of the National Network, it was observed that these are related in a different way.
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ROOSEVELT BEZERRA DA SILVA FILHO
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ARTICULAÇÃO HORIZONTAL: ANÁLISE DAS RELAÇÕES INTERGOVERNAMENTAIS NOS CONSELHOS NACIONAIS DE SECRETÁRIOS ESTADUAIS
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Orientador : HIRONOBU SANO
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MEMBROS DA BANCA :
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DINAH DOS SANTOS TINOCO
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HIRONOBU SANO
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LENIN CAVALCANTI BRITO GUERRA
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PAMELA DE MEDEIROS BRANDÃO
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RICHARD MEDEIROS DE ARAÚJO
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Data: 02/03/2017
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Este é um estudo acerca das relações intergovernamentais a partir das articulações horizontais desenvolvidas no âmbito dos Conselhos Nacionais de Secretários Estaduais. A pesquisa buscou analisar como ocorrem as articulações horizontais nos Conselhos Nacionais de Secretários de Estado e quais as suas implicações para a cooperação intergovernamental. Três pressupostos nortearam a pesquisa, o primeiro é que as dificuldades para o controle fiscal e manutenção da capacidade administrativa, por parte dos estados, promovem maior articulação entre os entes federativos; o segundo pressuposto é que visões não compartilhadas entre os secretários acerca de uma determinada questão dificultam à articulação e a cooperação intergovernamental e aumentam a necessidade de coordenação federativa; e o terceiro pressuposto é que a articulação horizontal sofre influência do cenário mais geral da federação. Os pressupostos advém da combinação dos aspectos que devem ser considerados para a análise de políticas públicas de Pierson (1995) com os fatores determinantes para a formação de alianças de Abrúcio e Gaetani (2006), a partir dessa fusão, foi possível compreender os fatores que permitem ou não a formação de articulação/cooperação/coordenação federativa em/entre três organizações que se preocupam em aproximar os estados e o Distrito Federal para debater questões de interesse comum, formar estratégias de ação coordenada e buscar exercer influências nas políticas que vêm do Governo Federal. Em linhas gerais, conclui-se que os três Conselhos apresentam graus de articulações diferentes, sejam estes no aspecto horizontal ou vertical, explicados pelo contexto em que estas organizações foram criados e desenvolveram suas relações ao longo do tempo ou pelo compartilhamento de visões dos secretários acerca dos problemas.
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This is a study of intergovernmental relations based on the horizontal articulations developed within the framework of the National Councils of State Secretaries. The research sought to analyze how horizontal articulations occur in the National Councils of Secretaries of State and what their implications for intergovernmental cooperation. Three assumptions guided the research, the first one is that the difficulties for the fiscal control and maintenance of the administrative capacity, by the states, promote greater articulation between federative entities; The second assumption is that non-shared views among the secretaries on a particular issue hinder articulation and intergovernmental cooperation and increase the need for federative coordination; And the third assumption is that the horizontal articulation is influenced by the more general scenario of the federation. The assumptions come from the combination of the aspects that should be considered for the analysis of Pierson's public policies (1995) with the determinants for the formation of alliances of Abrúcio and Gaetani (2006), from this fusion, it was possible to understand the factors that Whether or not they allow federation coordination / cooperation / coordination in or between three organizations that are concerned with bringing the states and the Federal District closer together to discuss issues of common interest, forming strategies for coordinated action and seeking to exert influences on policies that come from the Government Federal. In general terms, it is concluded that the three Councils present different levels of articulation, be they horizontal or vertical, explained by the context in which these organizations were created and developed their relations over time or by the sharing of visions of the secretaries about Problems.
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ANNA CECILIA CHAVES GOMES
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Mecanismos Intuitivo e Racional e Vieses Comportamentais: Evidências para o Brasil
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Orientador : ANDERSON LUIZ REZENDE MOL
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MEMBROS DA BANCA :
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ANDERSON LUIZ REZENDE MOL
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ANTONIO ALVES FILHO
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CHARLES ULISES DE MONTREUIL CARMONA
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DIOGO HENRIQUE SILVA DE LIMA
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WILSON TOSHIRO NAKAMURA
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Data: 09/03/2017
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A proposição de que um processamento composto por dois sistemas - Intuitivo e Racional - é responsável pelos processos cognitivos encontra inúmeras referências na literatura. Críticas recentes sugerem que o Sistema Intuitivo poderia ser composto por um Conjunto de Sistemas Autônomos (TASS) e o Racional por dois níveis de controle: mentalidade algorítmica e reflexiva. Embora exista significativa aceitação da estrutura tripla por estudos da inteligência artificial, a literatura atual converge para um processamento duplo, por isso ainda há discussões acerca dos componentes da mente. Dado que os sistemas seriam responsáveis pela promoção dos desvios sistemáticos do raciocínio normativo (vieses) e da avaliação de atributos heurísticos (heurística), tem-se que os estudos na área podem auxiliar no entendimento da decisão heurística, sendo necessários, assim, mais estudos, sobretudo empíricos, referentes ao assunto. Ante o exposto, o presente estudo trata de avaliar a arquitetura multivariada da dominância dos sistemas cognitivos na geração de vieses comportamentais. Para tal, aplicou-se um questionário feito com 2.958 participantes de 21 universidades públicas que mensurou a Heurística da Representatividade, Ancoramento, Heurística da Disponibilidade, Ilusão de Controle, Aversão à Perda, Excesso de Confiança, Otimismo, Efeito Dotação, Heurística do Afeto, Falácia da Conjunção, Efeito de Enquadramento, Contabilidade Mental, Efeito Disposição, Sistema Intuitivo e o Sistema Racional. As escalas foram validadas e analisadas por meio de uma Análise Fatorial Confirmatória e, em seguida, foram aplicados a Análise de Modelos de Equações Estruturais (SEM) e os testes de invariância para subamostras dos diferentes gêneros, regiões e áreas de formação profissional. Dentre as escalas utilizadas, apenas a de Aversão à Perda não foi possível de validação, provavelmente por ser considerada um recorte da original (demasiadamente grande para ser incluída). O Sistema Racional subdividiu-se em 2 fatores denominados de Algorítmico e de Reflexivo, corroborando com estudos acerca de uma estrutura tripartida. Estruturas bidimensionais foram observadas no Otimismo e Efeito Disposição, de acordo com o observado em Bandeira et al. (2002) e Melo (2014) respectivamente. No que tange à especificação do modelo estrutural, notou-se que o Excesso de Confiança, Otimismo e Pessimismo resultam de uma mesma combinação de sistemas, apresentando indícios de que esses poderiam de fato aparecerem em conjunto quando analisados empiricamente, conforme afirmado por Taylor e Brown (1988) e Barros e Silveira (2008). A Ancoragem estaria ocorrendo no que aparentaria ser um efeito de primming e a Contabilidade Mental mostrando-se ser parcialmente responsável por causar o Efeito Disposição, ambas as observações de acordo com a literatura da área. Já a Falácia da Conjunção, contrariamente ao esperado, não demonstrou relacionamento significativo com a Heurística da Representatividade, podendo esse resultado se dever ao instrumento, que mede a falácia, ser composto por questões demasiadamente tratadas na atualidade, assim, proporcionando que a Disponibilidade regesse predominantemente o viés. A SEM comprovou a influência dos sistemas racionais na Heurística do Afeto e Efeito Dotação, em consonância com Kahneman (2012). Por fim, ao se testar a invariância, tem-se em todos os casos a rejeição da hipótese de invariância, comprovando que os aspectos cognitivos apresentam forte subjetividade individual e ressaltam a importância do perfil para o entendimento da dominância dos sistemas.
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The proposition that a processing composed of two systems - Intuitive and Rational - is responsible for the cognitive processes finds numerous references in the literature. Recent reviews suggest that the Intuitive System could be composed of a Set of Autonomous Systems (TASS) and the Rational by two levels of control: algorithmic and reflexive mentality. Although there is significant acceptance of the triple structure by artificial intelligence studies, current literature converges to dual processing, so there are still discussions about the components of the mind. Given that the systems would be responsible for promoting systematic deviations of normative reasoning (biases) and evaluation of heuristic attributes (heuristics), it has to be that the studies in the area can help in the understanding of the heuristic decision, therefore, more studies are needed, especially empirical ones, referring to the subject. Given the above, the present study treat to evaluate the multivariate architecture of the dominance of cognitive systems in the generation of behavioral biases. For this, a questionnaire was done with 2,958 participants from 21 public universities that measured the Representativity Heuristic, Anchoring, Availability Heuristic, Illusion of Control, Loss Aversion, Overconfidence, Optimism, Endowment Effect, Affect Heuristic, Conjunction Fallacy, Framing Effect, Mental Accounting, Disposition Effect, Intuitive System, and the Rational System. The scales were validated and analyzed by a Confirmatory Factor Analysis and then applied to the Structural Equation Model (SEM) and the invariance tests for sub-samples of the different genres, regions and professional qualification areas. Among the scales used, only Loss Aversion was not validated, probably because it was considered a clipping of the original (too large to be included). The Rational System was subdivided into 2 factors called Algorithmic and Reflexive, corroborating with studies about a tripartite structure. Two-dimensional structures were observed in the Optimism and Disposition Effect, according to what was observed in Bandeira et al. (2002) and Melo (2014), respectively. Concerning the specification of the structural model, it was noted that the Overconfidence, Optimism and Pessimism result from the same combination of systems, presenting indications that these could indeed appear together when analyzed empirically, as stated by Taylor and Brown (1988) and Barros and Silveira (2008). Anchoring would be occurring in what would appear to be a primming effect and the Mental Accounting showing to be partially responsible for causing the Disposition Effect, both observations according to the literature of the area. On the other hand, the Fallacy of the Conjunction, contrary to what was expected, did not demonstrate a significant relationship with the Heuristic of Representation, and this result may be due to the instrument, that measured the fallacy, be composed of issues that are heavily treated in the present day, thus allowing Availability to predominantly govern the bias. The SEM proved the influence of rational systems on the Affect Heuristic and Endowment Effect, in consonance with Kahneman (2012). Finally, when testing the invariance, it has been that, in all cases the rejection of the invariance hypothesis, proving that the cognitive aspects present a strong individual subjectivity and emphasize the importance of the profile for the understanding of the dominance of the systems.
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GABRIEL MARTINS DE ARAUJO FILHO
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GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS E VALOR DA EMPRESA: O CASO DE UM HOSPITAL DE GRANDE PORTE DE NATAL RN COM ENFASE NOS INDICADORES DE RETENÇÃO DE PESSOAS E DESEMPENMHO ORGANIZACIONAL
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Orientador : MIGUEL EDUARDO MORENO ANEZ
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MEMBROS DA BANCA :
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MIGUEL EDUARDO MORENO ANEZ
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ANATALIA SARAIVA MARTINS RAMOS
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PATRICIA WHEBBER SOUZA DE OLIVEIRA
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MARCUS VINÍCIUS VERAS MACHADO
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TERESA DE SOUSA
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Data: 29/03/2017
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As métricas de gestão de pessoas relacionadas à rotatividade podem ter uma relação com o desempenho econômico-financeiro de uma organização, especialmente no que diz respeito a indicadores que influenciam a geração de valor econômico, com influência sobre o valor corporativo dos negócios. No entanto, a maior quantidade de estudos na área se concentram em analisar os precedentes da rotatividade, e não suas consequências no resultado das empresas. Este trabalho objetivou estabelecer a relação comparativa entre as métricas referentes à rotatividade de pessoal e os indicadores de desempenho constantes da árvore de geração de valor econômico de um hospital privado, cuja proposta metodológica envolve uma análise de correlação e de regressão múltipla, com base numa série de desempenho histórico num período de cinco anos. O conjunto de variáveis envolve aspectos relacionados a métricas de gestão de pessoas (indicadores de rotatividade), de desempenho organizacional, como custos de recursos humanos e de insumos, margem bruta, relação despesas operacionais/vendas, faturamento, índice de glosas, produtividade do corpo de enfermagem. Com base na literatura de recursos humanos, esperava-se observar que as variações nos índices de rotatividade influenciavam positiva ou negativamente no aumento do valor da empresa que, segundo Bender (2014), depende positivamente do crescimento das vendas, da margem de lucro operacional e do período de vantagem competitiva e, negativamente, da incidência de impostos, de investimentos incrementais em gastos de capital e em capital de giro, bem como do custo de capital. No entanto, no caso observado, as análises realizadas não foram suficientes para constatar a relação entre a rotatividade e o desempenho econômico-financeiro da empresa, fato que pode ser explicado pelas limitações da pesquisa e por envolver um período no qual a mudança do CEO provocou alterações na estratégia do negócio, que sofreu duas operações de aquisição de quotas no período, bem como houve um aumento considerável da quantidade de empregados, o que pode ter influenciado os indicadores de rotatividade. Em uma das simulações, a análise apresentou uma certa relação entre a taxa de absenteísmo e o faturamento, mesmo que com uma significância média, mas que sugere a realização de estudos futuros neste sentido. Quanto à rotatividade, ainda se torna necessário observar um período de maior estabilidade nos dados e, assim, talvez seja possível confirmar a relação positiva, negativa ou curvilinear entre a rotatividade e o desempenho econômico-financeiro, neste caso representado principalmente pelo faturamento do hospital.
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Human resources metrics related to turnover can be related to the economic and financial performance of an organization, especially with respect to indicators that influence the generation of economic value, influencing the corporate value of the business. However, the largest number of studies in the field focus on analyzing the turnover precedents, not their consequences on business outcomes. This work aimed to establish the comparative relationship between the metrics related to personnel turnover and the performance indicators in the tree of economic value generation of a private hospital, whose methodological proposal involves a correlation and multiple regression analysis, based on a series Performance over a period of five years. The set of variables involves aspects related to people management metrics (turnover indicators), organizational performance, such as human resources and input costs, profit margin, operating expenses / sales ratio, turnover, nurses productivity. Based on the human resource literature, it was expected that changes in turnover rates positively or negatively influenced the increase in the value of the company that, according to Bender (2014), depends positively on sales growth, operating profit margin and the period of competitive advantage and, negatively, the incidence of taxes, incremental investments in capital expenditures and working capital, as well as the cost of capital. However, in the case observed, the analyzes carried out were not enough to verify the relationship between turnover and the company's economic-financial performance, a fact that can be explained by the limitations of the research and because it involved a period in which the CEO's change caused changes in the business strategy, which underwent two quota acquisition operations in the period, as well as a considerable increase in the number of employees, which may have influenced the turnover indicators. In one of the simulations, the analysis presented a certain relation between the absenteeism rate and gross sales, even if with a mean significance, but which suggests the accomplishment of future studies in this sense. As for turnover, it is still necessary to observe a period of greater stability in the data and, thus, it may be possible to confirm the positive, negative or curvilinear relationship between turnover and economic and financial performance, in this case mainly represented by gross sales.
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IRIS LINHARES PIMENTA GURGEL
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AMBIDESTRIA ORGANIZACIONAL DE GESTORES DE EMPREENDIMENTOS DE BASE TECNOLÓGICA À LUZ DAS SUAS COMPETÊNCIAS PARA GERIR E BUSCAR OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO
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Orientador : ANATALIA SARAIVA MARTINS RAMOS
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MEMBROS DA BANCA :
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ANATALIA SARAIVA MARTINS RAMOS
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JOSUÉ VITOR DE MEDEIROS JÚNIOR
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MARCOS FERNANDO MACHADO DE MEDEIROS
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CRISTINA DAI PRÁ MARTENS
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ELVIS SILVEIRA MARTINS
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Data: 24/04/2017
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As empresas de base tecnológica enfrentam demandas duais de exploração de novos produtos e processos de aprimoramento de produtos existentes. Essas ações não são tarefas triviais para os empreendedores, porém são consideradas essenciais para o desempenho organizacional, uma vez que as competências empreendedoras orientam as ações a serem desenvolvidas na organização. A partir da revisão sistemática da literatura, verificou-se a não existência de estudos analisando os eixos da ambidestria a partir das competências empreendedoras. Nesse sentido, esta tese tem como objetivo analisar as competências de oportunidade e organizacional existentes nos empreendedores de empresas incubadas de base tecnológica e como estas competências direcionam suas ações para lidar com as forças contraditórias de exploração e explotação. Trata-se de um estudo qualitativo-descritivo, que a partir de um roteiro semiestruturado de entrevistas analisou as ações dos oito empreendedores de empresas na Inova Metrópole, incubadora de empresas de base tecnológica do Instituto Metrópole Digital da UFRN. Para o processo de análise dos dados qualitativos utilizou-se a análise de conteúdo categorial feita linha a linha, de forma que as entrevistas após sua transcrição, passaram por três momentos de codificação a inicial, focalizada e análise categorial. Para auxiliar na interpretação dos dados qualitativos foram criadas figuras, mapas de árvore e nuvens de palavras com o apoio do software NVivo® versão 11 para Windows. Esta pesquisa utilizou de critérios de qualidade para seu desenvolvimento, a citar triangulação, comparação intercasos e intracasos, detalhamento do processo de pesquisa, exame pelos pares e reflexividade. Os principais resultados da pesquisa foram a concentração das ações voltadas para a identificação de oportunidades na competência de oportunidade e na competência organizacional destacando-se as ações voltadas para o controle, delegação, liderança e motivação. Nos eixos da ambidestria, tem-se que os empreendedores se mostraram mais propensos a desenvolver ações para a explotação. Nesse sentido, observou-se que existe um alinhamento entre as competências estudadas e os eixos da ambidestria.
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Technology-based companies face dual demands for the exploration of new products and existing product enhancement processes. These actions are not trivial tasks for entrepreneurs, but are considered essential for organizational performance, since the entrepreneurial skills guide the actions to be developed in the organization. From the systematic review of the literature, it was verified the absence of studies analyzing the axes of the ambideestria from the entrepreneurial competences. In this sense, this thesis aims to analyze the opportunity and organizational skills existing in entrepreneurs of technology-based incubators and how these competencies direct their actions to deal with the contradictory forces of exploitation and exploitation. This is a qualitative-descriptive study that, based on a semi-structured interview script, analyzed the actions of the eight entrepreneurs at Inova Metrópole, an incubator of technology-based companies at the Instituto Metrópole Digital, UFRN. For the analysis of the qualitative data, we used the analysis of categorical content made line by line, so that the interviews after their transcription, went through three moments of codification the initial, focused and categorical analysis. To assist in the interpretation of qualitative data, figures, tree maps and word clouds were created with the support of NVivo® software version 11 for Windows. This research used quality criteria for its development, to cite triangulation, intercasos and intracasos comparison, detail of the research process, peer review and reflexivity. The main results of the research were the concentration of actions aimed at identifying opportunities in the competence of opportunity and in the organizational competence, highlighting the actions focused on control, delegation, leadership and motivation. In the ambidexterity axes, it has been that the entrepreneurs were more likely to develop actions for the exploitation. In this sense, it was observed that there is an alignment between the competences studied and the axes of ambidestria.
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ANNE EMILIA COSTA CARVALHO
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O impacto da regulação sobre a eficiência dos prestadores de serviços de água e esgoto no Brasil
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Orientador : LUCIANO MENEZES BEZERRA SAMPAIO
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MEMBROS DA BANCA :
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LUCIANO MENEZES BEZERRA SAMPAIO
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RAQUEL MENEZES BEZERRA SAMPAIO
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ALEXANDRO BARBOSA
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GESNER JOSE DE OLIVEIRA FILHO
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IGNACIO TAVARES DE ARAÚJO JUNIOR
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RUI DOMINGOS RIBEIRO DA CUNHA MARQUES
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Data: 07/07/2017
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No Brasil, alguns dos problemas críticos do setor de saneamento básico são o relevante déficit de acesso aos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, a dificuldade dos prestadores de serviços de água e esgoto (PSAEs) de executarem investimentos e a presença de ineficiências de operação e manutenção. Como alternativa para superar essas questões, o novo marco regulatório, instituído em 2007, fortaleceu a regulação e estabeleceu, entre seus objetivos regulatórios, a universalização do acesso e a eficiência dos sistemas. Nesse sentido, a presente tese busca analisar o impacto da regulação sobre a eficiência dos PSAEs no Brasil. Para tanto, foi configurado um modelo de análise envoltória de dados (DEA), inédito para o setor, que permite a avaliação da eficiência dinâmica global e das estruturas internas dos PSAEs, por meio de uma rede composta por 3 divisões interligadas para refletir os objetivos regulatórios: 1) Expansão/Melhoria de Sistemas de Abastecimento de Água (SAA); 2) Expansão/Melhoria de Sistemas de Esgotamento Sanitário (SES); e 3) Operação/Manutenção de SAA e SES. Aplicou-se o modelo DEA Network Dinâmico para 156 PSAEs, no período de 2006 a 2015, e os resultados indicaram baixos níveis de eficiência global. A divisão de Expansão/Melhoria de SAA obteve os melhores escores médios de eficiência, seguida pela divisão de Operação/Manutenção de SAA e SES e pela divisão de Expansão/Melhoria de SES. Os PSAEs regulados apresentaram melhores médias de eficiência no caso das divisões de Expansão/Melhoria de SAA e Operação/Manutenção de SAA e SES. Na segunda etapa da pesquisa, uma análise de conteúdo das normas de 52 reguladores identificou a presença de incentivos regulatórios em seis categorias temáticas propostas: 1) Regime tarifário; 2) Atualização de níveis tarifários; 3) Expansão e melhoria dos sistemas; 4) Condições gerais e qualidade da prestação dos serviços; 5) Gestão empresarial; e 6) Transparência e responsabilização. A análise destas categorias de incentivos revelou mudanças na forma de atuação dos reguladores ao longo do tempo e apontou fragilidades, como a baixa utilização de metas regulatórias e mecanismos tarifários de indução à eficiência. A identificação de incentivos regulatórios também permitiu a construção de um conjunto de variáveis representativas da regulação, que foram aplicadas nos modelos de dados em painel para aferição do impacto da regulação sobre a eficiência dos PSAEs. Os resultados obtidos na última etapa de análise permitiram a confirmação da hipótese central da tese, de que reguladores atuantes, quanto à definição de mecanismos de incentivos, impactam positivamente a eficiência dos PSAEs no Brasil. As novas variáveis, em conjunto com a análise específica para cada uma das divisões do modelo DEA Network Dinâmico, ampliou a discussão acerca do impacto da regulação sob a perspectiva da aplicação de diferentes estratégias regulatórias, demonstrando que a escolha de incentivos regulatórios, a intensidade da aplicação desses incentivos e, até mesmo, o número de entidades reguladoras atuantes, são aspectos decisivos para a eficiência dos PSAEs.
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In Brazil, some of the critical problems of the sanitation sector are the relevant deficit of water and sewage services, the difficulty of water and sewerage companies (WaSCs) to carry out investments and the existence of operating and maintenance inefficiencies. As an alternative to overcome these issues, the new regulatory framework, enacted in 2007, strengthened regulation and established among its regulatory objectives the universal access and water and sewerage systems efficiency. In this sense, this thesis aims to analyze the impact of regulation on the WaSCs efficiency in Brazil. To this end, we configured a data envelopment analysis (DEA) model unprecedented for the sector, which allows the evaluation of the overall dynamic efficiency and it also allows the evaluation of internal structures efficiency of WaSCs, through a network consisting of 3 interconnected divisions to reflect the regulatory objectives: 1) Expansion/Improvement of Water System; 2) Expansion/Improvement of Sewerage System; and 3) Operation/Maintenance of Water and Sewerage Systems. We ran a Dynamic and Network DEA model for 156 WaSCs in the period 2006-2015 and the results indicated low levels of overall efficiency. The Expansion/Improvement of Water System division achieved the best average efficiency scores, followed by the Operation/Maintenance of Water and Sewerage Systems division and the Expansion/Improvement of Sewerage System division. Regulated WaSCs presented better efficiency measures in the case of Expansion/Improvement of Water System and Operation/Maintenance of Water and Sewerage Systems divisions. In the second stage of the research, a content analysis of the standards issued by 52 regulators identified the presence of regulatory incentives in six proposed thematic categories: 1) Tariff regime; 2) Updating tariffs levels; 3) Systems expansion and improvement; 4) General standards and quality of services provision; 5) Management; and 6) Transparency and accountability. The content analysis of these incentives categories revealed changes in regulators strategies over time and indicated weaknesses, such as a low use of regulatory goals and tariff mechanisms that induce efficiency and productivity gains. The identification of regulatory incentives also allowed the construction of a set of variables capable to represent the regulation, that we applied on panel data models to assess the impact of regulation on WaSCs efficiency. The results obtained in the last stage of analysis allowed confirmation of the central hypothesis of this thesis, that active regulators, regarding the definition of incentive mechanisms, positively impact the WaSCs efficiency in Brazil. The new variables, along with a specific analysis for each Dynamic and Network DEA model division, broaden a discussion about the impact of regulation from a perspective of applying different regulatory strategies, demonstrating that choice of regulatory incentives, the intensity of these incentives and even the number of active regulators are decisive for the WaSCs efficiency.
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AMANDA BORGES DE ALBUQUERQUE ASSUNCAO
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ENSAIOS EXPERIMENTAIS DOS EFEITOS DA INFORMAÇÃO SOBRE VIESES COMPORTAMENTAIS
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Orientador : ANDERSON LUIZ REZENDE MOL
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MEMBROS DA BANCA :
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ANDERSON LUIZ REZENDE MOL
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ANTONIO ALVES FILHO
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DIOGO HENRIQUE SILVA DE LIMA
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GERALDO BEZERRA CAMPOS JUNIOR
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RODRIGO JOSÉ GUERRA LEONE
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Data: 10/07/2017
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Inúmeros estudos têm tratado das evidências de vieses comportamentais nas decisões dos indivíduos de forma isolada ou num composto de relacionamento. Entretanto não há relatos na academia sobre investigações que buscaram observar o efeito que a consciência sobre o viés ou conhecimento acerca dos vieses, pelos indivíduos, na redução de seus efeitos. Nesse sentido, a presente pesquisa tem por objetivo investigar o efeito moderador da informação sobre vieses comportamentais às decisões dos indivíduos. Dito de outra forma, esta investigação busca responder como a consciência (ou conhecimento acerca dos vieses) agem sobre suas decisões? Trata-se de uma pesquisa descritiva, quantitativa, desenvolvida a partir de um quase-experimento realizado por meio de survey. As amostras são do tipo não probabilísticas, compostas por participantes de um curso de extensão em finanças (210 observações válidas) e outra, por alunos do curso de graduação em Ciências Contábeis da UFRN (288 observações válidas). O quase-experimento foi implementado a partir de um plano de execução que buscou aferir a evidência e intensidade de vieses comportamentais em dois momentos distintos (antes e após) à exposição dos vídeos que explicava e promovia consciência e informação objetiva aos indivíduos sobre os diferentes vieses comportamentais. Utilizou-se a técnica da tabulação cruzada, tendo como verificador da significância estatística o teste de McNemar, tendo em vista ser o teste mais adequado para estudos do tipo “antes e depois”. Os resultados apontaram redução significativa dos efeitos para aversão à perda e contabilidade mental e marginalmente para os vieses de ancoragem. Entretanto, não foi possível evidenciar alterações significativas, do ponto de vista estatístico, para o efeito dotação. Portanto, a presente pesquisa apresenta indícios de retração dos efeitos dos vieses comportamentais a partir do momento que os indivíduos tomam consciência acerca dos vieses. Para verificar a persistência desses efeitos ao longo do tempo, foi realizada uma nova intervenção meses após (213 repetições válidas), buscando averiguar a possibilidade de o efeito ser apenas transitório. Para essa amostra, os efeitos parecem não persistir no tempo. Contudo, não descaracteriza a ideia central do trabalho, do conhecimento como atenuador dos vieses comportamentais, considerando que a intervenção realizada foi demasiadamente curta e suscitou efeitos significativos. Podendo-se provocar, inclusive, insights para trabalhos futuros, com a utilização de metodologias de longo prazo, como por exemplo cursos semestrais.
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Several studies have addressed the evidences of behavioral biases regarding individual’s decisions either in an isolated or in a group composition. However, there are not reports in the academy about researches that seek to observe how the consciousness impact about the bias or knowledge regarding biases by individuals in the reduction of its impacts. In this way, the current research has its main objective focused on the investigation of the decreasing impact of information regarding behavioral biases related to the decisions taken by individuals. In other words, this research seeks to answer how the conscious or knowledge about de biases act concerning their decisions. It is a descriptive, quantitative research developed from a quasi-experiment done through a survey. The samples are of non-probabilistic types, composed by participants of an extension course in finance (210 valid observations), and another one by the accounting students of UFRN (288 valid observations). The quasi-experiment was implemented from an execution plan that sought to determine the evidence and intensity of the behavioral biases in two distinctive moments, before and after, the exposition of the videos that explained and promoted the consciousness and objective information to the individuals about the different behavioral biases. The cross-tab technique was used having as a significant statistical verifier the McNemar test, bearing in mind that it would be the most adequated test for studies that involve “before and after”. The results have shown a significant reduction on the impact of the loss aversion and mental accounting and marginally for the anchoring biases. However, it was not possible to notice a significant change according to the statistical point of view regarding the endowment effect. Therefore, the current research presents retraction evidence about the impact on behavioral biases from the moment that the individuals have become conscious regarding the biases. To the verify the persistence of this impact over time, a new intervention was made a few months after, seeking to check the possibility of the impact being only transitory. For this sample, the impact does not seem to persist over time. However, that does not mischaracterize the main idea of the research, neither the knowledge as a dampening of the behavioral biases, considering that the intervention done was extremely short and raised significant impact, that could provoke insights for future researches with the use of long-term methodologies as for example, semester courses.
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FABRICIA ABRANTES FIGUEIREDO DA ROCHA
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MODELO DE SIMULAÇÃO PARA AVALIAR O EFEITO CHICOTE EM CADEIAS DE SUPRIMENTOS
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Orientador : LUCIANO FERREIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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LUCIANO FERREIRA
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AFRANIO GALDINO DE ARAUJO
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EVERTON SANTI
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MARLI DE FATIMA FERRAZ DA SILVA TACCONI
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TERESA DE SOUSA
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Data: 27/07/2017
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O Efeito Chicote (EC) é um fenômeno presente nas cadeias de suprimentos caracterizado pela variabilidade da demanda, ocasionando uma amplificação a montante das quantidades movimentadas, implicando na formação de estoques em excesso e, consequentemente, na elevação dos custos logísticos. Há consenso nos estudos anteriores quanto à definição e às causas que origina o EC. No entanto, os modelos propostos para a quantificação e o desenvolvimento de soluções para a mitigação do EC ainda constituem um amplo campo de pesquisa, face as lacunas identificadas na literatura, a exemplo de análises que contemplem composto de Marketing, capacidade de transporte, sazonalidade e custos. Desse modo, esse trabalho tem como objetivo desenvolver um modelo de apoio à gestão de cadeias de suprimentos para avaliar o impacto que ações de Marketing, desenvolvidas em períodos delimitados de tempo para estimular a comercialização dos produtos, exercem no EC. O racionamento no fornecimento, o lead time e o estoque mínimo, que são agentes causadores da variabilidade da demanda, além da diferenciação dos itens segundo a classificação ABC, foram considerados na estruturação do modelo. O estudo, então, pode ser enquadrado como exploratório e descritivo. Quanto a abordagem, a pesquisa assume um caráter qualitativo e quantitativo, de natureza aplicada, mediante o levantamento de dados junto a uma empresa atuante no varejo da construção civil, para auxiliar na identificação de valores de referência para validar o modelo proposto. Para viabilizar o estudo, diante da complexidade decorrente do relacionamento entre as variáveis envolvidas, foi utilizada como ferramenta a simulação, a partir da Dinâmica de Sistemas (DS), pois trata-se de um ambiente controlado, possibilitando a replicação com facilidade dos experimentos, viabilizando a construção de cenários e favorecendo análises, cujos resultados auxiliam o processo de tomada de decisão. As simulações executadas, respaldadas nas referências bibliográficas, permitiram atestar que o resgate do saldo de fornecimento na composição do pedido de compra reduz significativamente o EC; a presença de mais canais de distribuição elevam o EC; o estabelecimento de pontos mínimo e máximo para o estoque, em conformidade com a classificação ABC, permite reduzir o EC, dada a representatividade dos itens; a avaliação dos níveis de estoque e dos saldos de fornecimento atuam como elementos reguladores, podendo acarretar na redução do EC; e a prática de calendários de promoção e de racionamento do fornecimento incidem no aumento do EC.
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The bullwhip effect (BE) is a phenomenon present in the supply chains characterized by the variability of the demand, causing an amplification upstream of the quantities handled, implying in the formation of excess stocks and, consequently, in the increase of logistic costs. There is consensus in previous studies regarding the definition and causes of BE. However, the proposed models for the quantification and development of solutions for BE mitigation still constitute a broad field of research, given the gaps identified in the literature, such as analyzes that contemplate the composition of Marketing, transport capacity, seasonality and costs. Thus, the objective of this work is to develop a support model for the management of supply chains to evaluate the impact that Marketing actions, carried out in defined periods of time to stimulate the commercialization of the products, exercise in the BE. Supply rationing, lead time and minimum inventory, which are agents that cause variability in demand, besides the differentiation of items according to the ABC classification, were considered in the model structuring. The study, then, can be classified as exploratory and descriptive. Regarding the approach, the research assumes a qualitative and quantitative nature, of an applied nature, through the collection of data from a company that operates in the retail of civil construction, to assist in the identification of reference values to validate the proposed model. In order to make the study feasible, due to the complexity resulting from the relationship between the variables involved, it was used as a tool the simulation, from the System Dynamics (SD), because it is a controlled environment, allowing the replication with ease of the experiments, enabling the construction of scenarios and favoring analyzes, the results of which help the decision-making process. The simulations carried out, supported by bibliographical references, allowed us to confirm that the redemption of the supply balance in the purchase order composition significantly reduces the BE; the presence of more distribution channels elevates the BE; the establishment of minimum and maximum points for the stock, in accordance with the ABC classification, allows to reduce the BE, given the representativeness of the items; the evaluation of stock levels and supply balances act as regulatory elements, which may lead to the reduction of the BE; and the practice of promotion and supply rationing calendars focus on increasing the BE.
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JOHNATAN RAFAEL SANTANA DE BRITO
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FINANÇAS PÚBLICAS E FEDERALISMO FISCAL: Uma análise da efetividade fiscal dos municípios brasileiros.
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Orientador : HIRONOBU SANO
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MEMBROS DA BANCA :
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HIRONOBU SANO
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LUIZ ANTÔNIO ABRANTES
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MARIA ARLETE DUARTE DE ARAÚJO
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THIAGO FERREIRA DIAS
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ÍTALO FITTIPALDI
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Data: 21/08/2017
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Os estudos acerca do federalismo fiscal brasileiro têm desconsiderado o efeito que as transferências intergovernamentais causa na gestão fiscal dos municípios. Além disso, o conceito de efetividade, ou seja, a capacidade de se produzir resultados positivos, não é devidamente investigado no contexto da gestão fiscal dos governos subnacionais. Esta Tese busca, por meio da análise relativa à autonomia orçamentária e ao desequilíbrio fiscal efetivo, observados nos governos locais, apresentar uma visão alternativa à análise da gestão fiscal com base na verificação dos níveis de efetividade fiscal dos municípios. Considera-se nessa análise os aspectos fundamentais do arranjo federativo e os efeitos causados pelo flypaper effect e pelo fenômeno da ilusão fiscal, intrínsecos ao modelo. A questão de pesquisa que norteia o desenvolvimento deste estudo é: existem diferenças de efetividade fiscal entre municípios com características socioeconômicas e orçamentárias similares? Se sim, qual o reflexo dessas diferenças na gestão fiscal dos governos locais? A hipótese deste trabalho é que a gestão fiscal apresenta problemas em função desequilíbrio observado e do baixo nível de autonomia do ponto de vista orçamentário, considerando a relação entre as receitas tributárias e as receitas totais. Tais aspectos se comportam de forma diferente em cada município, resultando em variados níveis de efetividade fiscal. Para observar essas questões, foi construído um Coeficiente que desempenha a função de parâmetro gerencial para identificar do nível de efetividade da gestão fiscal da menor esfera de governo (Coeficiente de Efetividade Fiscal dos Municípios – CEFM). Além das variáveis orçamentárias, considerou-se algumas características socioeconômicas dos municípios a aplicou-se uma análise de cluster afim de agrupar os municípios semelhantes e observar, posteriormente, as mudanças nos agrupamentos ocasionadas pela inclusão do parâmetro de gestão fiscal. De forma sucinta, verificou-se que a administração dos recursos e as decisões de alocação dos mesmos são afetadas pelo nível de autonomia e pelo tamanho do desequilíbrio fiscal, e que existem níveis diferentes de efetividade na gestão fiscal dos municípios brasileiros.
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Studies on Brazilian fiscal federalism have disregarded the effect of intergovernmental transfers on the fiscal management of municipalities. Moreover, the concept of effectiveness, that is, the capacity to produce positive results, is not properly investigated in the context of the fiscal management of subnational government. This thesis seeks to present an alternative vision to the analysis of fiscal management based on the verification of the levels of fiscal effectiveness of municipalities, by means of the analysis of budgetary autonomy and effective fiscal imbalance observed in local governments. This analysis considers the fundamental aspects of the federative arrangement and the effects caused by the flypaper effect and the phenomenon of fiscal illusion, intrinsic to the model. The research question that guides the development of this study is: are there differences in fiscal effectiveness among municipalities with similar socioeconomic and budgetary characteristics? If so, what are the consequences of these differences in the fiscal management of local governments? The hypothesis of this work is that fiscal management presents problems due to imbalance observed and the low level of autonomy from the budgetary point of view, considering the relation between tax revenues and total revenues. These aspects behave differently in each municipality, resulting in varying levels of fiscal effectiveness. In order to observe these questions, a Coefficient was constructed that behaves as a managerial parameter that identifies the level of effectiveness of the fiscal management of the smallest sphere of government (Fiscal Effectiveness Coefficient of Municipalities - CEFM). In addition to the budgetary variables, we considered some socioeconomic characteristics of the municipalities and applied a cluster analysis in order to group the similar municipalities and to observe, later, the changes in the clusters caused by the inclusion of the fiscal management parameter. Succinctly, it was verified that the level of autonomy and the size of the fiscal imbalance affect the administration of resources and the allocation decisions, and that there are different levels of effectiveness in the fiscal management of Brazilian municipalities.
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JEANNE CHRISTINE MENDES TEIXEIRA
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PLANO MUNICIPAL DE GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS (PMGIRS): atores, processos, instituições, representações e resultados
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Orientador : DINAH DOS SANTOS TINOCO
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MEMBROS DA BANCA :
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MARIA ARLETE DUARTE DE ARAÚJO
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JOMARIA MATA DE LIMA ALLOUFA
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FABIO RESENDE DE ARAUJO
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LENIN CAVALCANTI BRITO GUERRA
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RICHARD MEDEIROS DE ARAÚJO
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Data: 30/08/2017
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Esta tese visa compreender a dinâmica da implementação do PMGIRS no município de Natal/RN. O estudo parte da premissa de que a implementação do PMGIRS é constituída por uma multiplicidade de atores públicos e privados, e consequentemente, por representações, instituições, processos e resultados estabelecendo um caráter de interdependência necessário à sua execução. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso. O estudo adotou como ferramenta de análise o modelo do Pentágono das Políticas Públicas elaborado por Lascoumes; Le Galès (2012).Para a coleta de dados foi feito uso de pesquisa bibliográfica, documental e de campo. O estudo realizou entrevistas semiestruturadas com a URBANA, responsável pela execução de ações do PMGIRS/Natal, com membros da SEMURB, responsável por promover a implementação de políticas municipais de meio ambiente e educação ambiental, com representante da Cooperativa de Catadores, e com representantes da UFRN, Supermercado Extra e Shopping Midway Mall, grandes geradores de resíduos sólidos. Verificou-se que para a execução do PMGIRS/Natal houve necessidade de readaptação no arranjo institucional do órgão responsável pela implementação do plano, identificação de conflitos entre atores públicos e privados e pequenos avanços no que se refere aos resultados associados às ações de educação ambiental. Identificou-se, também, que parte dos grandes geradores entrevistados demonstrou desconhecimento da PNRS, bem como, de outros dispositivos legais do município; que o princípio da responsabilidade compartilhada é um dos elementos impulsionadores do plano, no entanto, não foram efetivadas pelo setor privado, ações no âmbito da logística reversa; que as cooperativas de catadores apresentam uma estrutura operacional limitada dificultando a ampliação da atuação do serviço de coleta seletiva; que um passo significativo foi dado em função da inclusão social dos catadores. Porém, a falha na mobilização entre o poder público e as cooperativas precariza o serviço oferecido. Esta tese concluiu que a multiplicidade de atores envolvidos na execução do PMGIRS/Natal levou a interações distintas e fragmentadas em torno de ideias, instituições, representações e processos, e resultou em uma dinâmica marcada pela inefetividade institucional-administrativa (falta de infraestrutura, não-cumprimento de normas e regras, monitoramento deficiente) e por gargalos limitadores de esforços em torno das ações propostas, o que pode comprometer a sua implementação.
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This thesis aims to understand the dynamics of the implementation of PMGIRS in the municipality of Natal. The study is based on the premise that the implementation of the PMGIRS consists of a multiplicity of public and private actors, and consequently, representations, institutions, processes and results, establishing a necessary interdependence to its execution. This is a research of a qualitative nature, of the type of case study. The study adopted as an analysis tool the Pentagon's model of Public Policies elaborated by Lascoumes; Le Galès (2012), That when analyzing the implementation of public action through the articulation between actors, representations, institutions, processes and results seeks to obtain a more precise understanding of the dynamics of implementation of public action emphasizing if there were transformations or adaptations during its execution. For data collection, were used research of bibliographical, documentary and field. The study carried out semi-structured interviews with URBANA, responsible for the execution of actions of the PMGIRS / Natal, with members of SEMURB, responsible for promoting the implementation of municipal environmental policies and environmental education, with representative of the Cooperators of Collectors, and representatives of UFRN, Extra Supermarket and Shopping Midway Mall, large generators of solid waste. It was verified that for PMGIRS / Natal implementation, it was necessary to readjust the institutional arrangement of the agency responsible for implementing the plan, to identify conflicts between public and private actors, and to make small progress in relation to the results associated with environmental education actions. It was also identified that some of the large generators interviewed showed ignorance of the PNRS, as well as other legal provisions of the municipality; That the principle of shared responsibility is one of the driving forces of the plan, however, the private sector did not implement actions in the field of reverse logistics; That the collector cooperatives have a limited operational structure that makes it difficult to expand the service of the selective collection service; That a significant step was taken in the light of the social inclusion of the waste pickers. However, the lack of mobilization between the public power and the cooperatives precarizes the service offered. This thesis concluded that the multiplicity of actors involved in the implementation of PMGIRS/Natal (2012) led to distinct and fragmented interactions around ideas, institutions, representations and processes and resulted in a dynamic marked by institutional and administrative inefficiency (lack of infrastructure, non- Compliance with rules and regulations, poor monitoring) and bottlenecks limiting efforts around the proposed actions, which may jeopardize their implementation.
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MARCIA FERNANDA SILVA MACEDO GALVAO
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Causas da judicialização e suas consequências para implementação da Política Oncológica no Rio Grande do Norte.
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Orientador : HIRONOBU SANO
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MEMBROS DA BANCA :
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FERNANDO LUIZ ABRUCIO
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HIRONOBU SANO
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JAMES BATISTA VIEIRA
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MARIA ARLETE DUARTE DE ARAÚJO
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SANDRA CRISTINA GOMES
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Data: 01/09/2017
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A judicialização das políticas públicas de saúde é um fenômeno contemporâneo e crescente na realidade brasileira, tendo a potencialidade de gerar impactos na gestão pública, seja de forma positiva ou negativa. Nesse sentido, a presente tese buscou compreender as causas da judicialização e suas consequências para a gestão pública na implementação da política de oncologia no Rio Grande do Norte. Para tanto, incorporou-se os objetivos e categorias analíticas da tese (falhas, causas, consequências, alternativas e evidências) ao ciclo judicializado de políticas públicas de Barreiro e Furtado (2015), adaptando-o de modo a analisar uma política pública federal e que tivesse a sua implementação regida pelo modelo top down, e fosse analisada pelas vertentes: disposição dos serviços, hierarquia, comunicação e estrutura hierárquica (modelo de Edwards). Dando sequências as definições da tese, foi escolhida a metodologia de estudo de caso, tendo como unidade analítica o Rio Grande do Norte, como fonte de dados: a) decisões judiciais proferidas em segunda instância pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte e pelo Tribunal Regional Federal 5ª região, em uma análise histórica a partir de 2007 até 2016, b) documentos de gestão: plano estadual de saúde, plano plurianual, plano estadual de oncologia, relatório anuais de gestão e c) entrevistas a profissionais vinculados a gestão e a execução da política oncológica no Rio Grande do Norte. Os dados foram então analisados por meio da análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultados revelaram que as principais causas da judicialização de medicamentos oncológicos no RN envolvem: restrições orçamentárias e financeiras, existência dos vazios assistenciais, inconsistência com os prestadores de serviços oncológicos, falta de atualização dos protocolos clínicos envolvendo medicamentos oncológicos, dificuldades no diagnóstico do câncer e no acesso dos pacientes aos serviços do SUS. Os medicamentos mais demandados judicialmente (2007-2016) foram: trastuzumabe, rituximabe, temozolamida, sunatinibe, bevacizumabe, bortezomide, sorafenibe e cetuximabe, sendo o câncer de mama e o linfoma não hodgkin os mais prevalente nas decisões. Evidenciou-se que para a gestão pública, os efeitos são primordialmente negativos e focados no desajuste orçamentário e financeiro e no prejuízo na prestação dos serviços para a coletividade. Contudo, a presente tese, aponta alternativas possíveis de serem aplicadas pelos entes federativos, tanto a curto prazo quanto a longo prazo, que são capazes de mitigar os possíveis danos para o serviço público de saúde, requerendo empenho de todos os envolvidos em prol do bem maior: a assistência oncológica pública sendo prestada com excelência e abrangência, para todos que necessitam de tratamentos para o câncer no estado do Rio Grande do Norte. Com isso, a presente tese, subsidia a gestão pública, a medida que analisa conjuntamente causas, efeitos e alternativas envolvendo a judicialização e a oncologia no RN, permitindo que sejam traçadas estratégias para concomitantemente diminuir os efeitos negativos da judicialização, ampliar a capacidade de debate envolvendo os efeitos positivos e com isso expandir a implementação da política oncológica em todo estado.
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The judicialization of public health policies is a contemporary and growing phenomenon in the Brazilian reality, with the potential to generate impacts on public management, whether positive or negative. In this sense, the present thesis sought to understand the causes of the judicialization and its consequences for the public management in the implementation of the policy of oncology in Rio Grande do Norte. For this purpose, the objectives and analytical categories of the thesis (failures, causes, consequences, alternatives and evidences) were incorporated into the judiciary cycle of public policies of Barreiro and Furtado (2015), adapting it in order to analyze a federal public policy and Which had its implementation governed by the top down model, and was analyzed by the following aspects: service provision, hierarchy, communication and hierarchical structure (Edwards’ model). Following the definitions of the thesis, the methodology of case study was chosen, having as analytical unit the state of Rio Grande do Norte, and as data source: a) judicial decisions rendered in second instance by the Court of Justice of Rio Grande do Norte and by the 5th region Federal Regional Court, in a historical analysis from 2007 to 2016, b) management documents: state health plan, multiannual plan, state oncology plan, annual management reports and c) interviews with management professionals and Implementation of cancer policy in Rio Grande do Norte. The data were then analyzed through the content analysis of Bardin (2011). The results showed that the main causes of cancer drug treatment in the newborns include: budgetary and financial constraints, existence of care gaps, inconsistency with providers of cancer services, lack of updating of clinical protocols involving cancer drugs, difficulties in diagnosing cancer and In the patients' access to SUS services. The drugs most demanded judicially (2007-2016) were: trastuzumab, rituximab, temozolamide, sunatinib, bevacizumab, bortezomide, sorafenib and cetuximab, with breast cancer and non-hodgkin lymphoma being the most prevalent in decisions. It has been shown that, for public management, the effects are primarily negative and focused on budget and financial mismatch and the loss in the provision of services to the community. Nevertheless, this thesis points out possible alternatives to be applied by federative entities, both in the short term and in the long term, that are able to mitigate the possible damages to the public health service, requiring the commitment of all those involved in favor of the greater good: public cancer care being provided with excellence and comprehensiveness for all who need cancer treatments in the state of Rio Grande do Norte. Thus, the present thesis subsidizes public management, as it analyzes jointly the causes, effects and alternatives involving the judicialization and oncology in the NN, allowing strategies to be drawn up simultaneously to reduce the negative effects of the judicialization, to increase the capacity for debate Involving the positive effects and, therefore expanding the implementation of cancer policy throughout the state.
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RENAN FELINTO DE FARIAS AIRES
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REVERSÃO DE ORDEM NO MÉTODO TECHNIQUE FOR ORDER PREFERENCE BY SIMILARITY TO IDEAL SOLUTION – TOPSIS
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Orientador : LUCIANO FERREIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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ADIEL TEIXEIRA DE ALMEIDA FILHO
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ALEXANDRE BEVILACQUA LEONETI
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ANDRE MORAIS GURGEL
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LUCIANO FERREIRA
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LUCIANO MENEZES BEZERRA SAMPAIO
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Data: 29/09/2017
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Durante as últimas décadas, vários métodos de Apoio Multicritério à Decisão (MCDM) têm sido utilizados para auxiliar decisores na seleção de melhores alternativas para problemas de decisão diversos. Dentre eles, o Technique for Order Preference by Similarity to Ideal Solution (TOPSIS) é um dos mais utilizados. Apesar da sua grande difusão, este tem sido criticado devido à ocorrência de um problema chamado rank reversal (reversão de ordenação), que, em sua mais conhecida denominação, se refere à mudança na ordenação de um grupo de alternativas anteriormente ordenadas após uma alternativa irrelevante ter sido adicionada ou excluída desse grupo. Apesar da quantidade significativa de estudos sobre este problema para os métodos MCDM, tem-se que a análise desse problema para o TOPSIS ainda é feita de forma superficial, sem um estudo criterioso acerca das causas e condições de ocorrência, bem como marcada por proposições de modelos inadequados. Por conta disso, o objetivo desse estudo foi propor uma extensão do método TOPSIS para minimizar a reversão de ordenação. Para isso, foi realizada uma pesquisa experimental a partir de simulações computacionais geradas aleatoriamente com base em quatro situações de reversão selecionados na literatura. Nos casos de ambas as problemáticas investigadas, de escolha e de ordenação, foram analisados os efeitos da normalização utilizada e dos limiares de indiferença. Adicionalmente, os casos da problemática de escolha também foram analisados a partir da regressão logística, no intuito de estimar as condições em que há uma maior probabilidade de ocorrência de reversão de ordenação. Com base nos experimentos e na análise dos modelos da literatura, foi proposta uma extensão do TOPSIS. O modelo proposto é baseado na definição de um conjunto de valores intitulado de Domínio, que representa os valores limites de cada critério na matriz de decisão no intuito de ultrapassar os inconvenientes do TOPSIS. Para a validação da proposta, foi realizada uma aplicação numérica para a problemática de seleção de estudantes e concluiu-se que o modelo proposto é robusto por, simultaneamente, evitar a ocorrência da reversão de ordenação e apresentar uma boa capacidade discriminatória.
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During the last decades, various multi-criteria decision-making methods (MCDM) have been used to assist decision makers in selecting the best alternatives for many decision problems. Among them, the Technique for Order Preference by Similarity to Ideal Solution (TOPSIS) is one of the most used. Despite its wide dissemination, it has been criticized due to the occurrence of a problem called rank reversal, which in its most known meaning refers to the change in the ordering of a group of previously ordered alternatives after an irrelevant alternative has been added or removed from this group. Despite the significant amount of research on this problem for MCDM methods, it has been superficially analyzed in the case of TOPSIS, without a careful study on the occurrence causes and conditions, as well as marked by propositions inadequate models. Therefore, the aim of this study was to propose an extension of the TOPSIS method to minimize rank reversal. For this, it was realized an experimental research through computer simulations randomly generated based on four reversal situations selected in the literature. In the cases of the both problems types investigated, of choice and rank, the effects of the normalization used and the indifference thresholds were analyzed. In addition, the cases of the problem of choice were also analyzed from the logistic regression, in order to estimate the conditions in which there is a greater probability of occurrence of rank reversal. Based on the experiments and analysis of the literature models, an extension of TOPSIS was proposed. The proposed model is based on the definition of a set of values called Domain, which represents the limit values of each criterion in the decision matrix in order to overcome the drawbacks of TOPSIS. For the validation of the proposal, a numerical application was made for the problem of student selection and it was concluded that the proposed model is robust because it simultaneously prevents the occurrence of ranking reversal and presents a good discriminatory capacity.
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BRUNO CAMPELO MEDEIROS
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LIFE CYCLE CANVAS (LCC): ANÁLISE DE UM MODELO DE GESTÃO VISUAL PARA O PLANEJAMENTO DE PROJETOS COM BASE NO GUIA PMBOK
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Orientador : MANOEL VERAS DE SOUSA NETO
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MEMBROS DA BANCA :
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MANOEL VERAS DE SOUSA NETO
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ANDRE MORAIS GURGEL
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JOSUÉ VITOR DE MEDEIROS JÚNIOR
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BRIVALDO ANDRE MARINHO DA SILVA
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THIAGO CAVALCANTE NASCIMENTO
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Data: 30/11/2017
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Este estudo tem como objetivo analisar a influência do modelo Life Cycle Canvas (LCC), por meio da gestão visual, para o planejamento de projetos, tendo como base o Guia PMBOK. Argumenta-se que as organizações de um modo geral enfrentam diversas mudanças, sobretudo em suas estruturas, baseadas em um cenário de maior competição e de uma necessidade de modernização organizacional. Dentro deste contexto, as práticas de gestão de projetos recebem maior atenção e passam a ser adotadas por essas organizações. O planejamento é uma das etapas mais relevantes da gestão de projetos, pois define a linha de base para a sua execução, além de deliberar os procedimentos relativos ao monitoramento e controle das atividades envolvidas. Contudo, em meio à ausência de uma cultura orientada a projetos e de maior complexidade inerente ao contexto organizacional, observa-se que as práticas tradicionais de planejamento, tais como o Guia PMBOK, apresentam dificuldades de aderência a este novo cenário, ao passo que modelos e ferramentas visuais baseadas em telas (canvas) ganham espaço, ao proporem uma forma mais simples e flexível para planejar projetos. Tais modelos tem sua origem na abordagem Lean, vinculada à gestão operacional, e assumiram um novo conceito, a partir do modelo Business Model Canvas (BMC), proposto por Osterwalder e Pigneur (2011). Desde então, têm-se surgido diversos modelos e ferramentas visuais para planejamento, especialmente na área de gestão de projetos. No entanto, ainda há uma carência de estudos que comprovem que modelos visuais baseados em canvas podem ser úteis ao planejamento de projetos, e que, ao mesmo tempo, contemple as boas práticas sugeridas pelas abordagens tradicionais de gerenciamento. No intuito de comprovar tal relação, a presente pesquisa analisa o LCC, proposto por Veras (2016), relacionando os benefícios da gestão visual presentes neste modelo com os processos sugeridos pelo Guia PMBOK para planejar projetos. Para isto, a presente pesquisa utilizou uma abordagem metodológica dedutiva, de natureza quantitativa, por meio de uma survey realizada com 104 profissionais que utilizaram o modelo LCC para planejar projetos, onde foram utilizados a análise descritiva, o teste U de Mann-Whitney e a técnica de análise de regressão linear múltipla para analisar os dados. Os resultados demonstraram que o modelo LCC se mostrou aderente às práticas sugeridas pelo Guia PMBOK. Em relação à utilização de ferramentas de apoio ao planejamento de projetos, a pesquisa evidenciou que o grupo de respondentes que utilizou essas ferramentas teve uma percepção superior em relação ao modelo LCC, quando foi comparado ao grupo que não utilizou. O estudo ainda observou que quanto mais o modelo LCC torna visível e transparente as informações, promove a comunicação entre os envolvidos e promove a coordenação do trabalho na elaboração do projeto, mais ele influencia no planejamento de projetos. Estes resultados reforçam a importância de utilizar estruturas visuais de planejamento na gestão de projetos, desde que elas contemplem os aspectos relacionados às práticas já reconhecidas neste campo de atuação e que gerentes de projeto possam estimular esses benefícios propostos pela gestão visual.
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This study aims to analyze the influence of model Life Cycle Canvas (LCC), through visual management, for project planning, based on the PMBOK Guide. It is argued that organizations generally face several changes, especially in its structures, based on a scenario of increased competition and a need for organizational modernization. Within this context, the project management practices receive more attention and are adopted by these organizations. Planning is one of the most relevant stages of project management, because it defines the baseline for it´s execution, in addition to resolving the procedures for monitoring and control of the activities involved. However, in the absence of a project-oriented culture and of greater complexity inherent in the organizational context, the traditional practices of planning, such as the PMBOK Guide, present difficulties of adherence to this new scenario, while canvas-based models and visual tools gain space, by proposing a simple and flexible way to plan projects. Such models have your origin in Lean approach, linked to the operational management, and assumed a new concept, from the model Business Model Canvas (BMC), proposed by Osterwalder and Pigneur (2011). Since then, several models and visual tools have been developed for planning, especially in the area of project management. However, there is still a lack of studies proving that canvas-based visual models can be useful in planning projects, and at the same time admire the good practices suggested by traditional management approaches. In order to prove this relationship, this research examines the LCC proposed by Veras (2016), relating the benefits of visual management present in this model with the processes suggested by the PMBOK Guide to plan projects. For this, the present research used a deductive methodological approach, quantitative in nature, through a survey conducted with 104 professionals who used the LCC model to plan projects, where the descriptive analysis, the Mann-Whitney U test and the technique of multiple linear regression analysis to analyze the data. The results showed that the LCC model proved to be adherent to the practices suggested by the PMBOK Guide. In relation to the use of tools to support project planning, research showed that the group of respondents who used these tools had a higher perception relative to LCC model when it was compared to the group that did not use. The study also observed that the more the LCC model becomes visible and transparent information, promotes communication between those involved and promotes the coordination of work in the preparation of the project, the more it influences in project planning. These results reinforce the importance of using visual planning structures in project management, so long as they behold the aspects already recognized practices in this field and that project managers can stimulate these benefits proposed by visual management.
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CAMILA CRISTINA RODRIGUES SALGADO
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TRANSIENT COMPETITIVE ADVANTAGE MODEL (TCAM): UM MODELO PARA ANÁLISE DA CONJUNTURA DE EMPRESAS NO CONTEXTO DE VANTAGENS COMPETITIVAS TRANSITÓRIAS
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Orientador : AFRANIO GALDINO DE ARAUJO
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MEMBROS DA BANCA :
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AFRANIO GALDINO DE ARAUJO
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BENNY KRAMER COSTA
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LISSA VALERIA FERNANDES FERREIRA
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MANOEL VERAS DE SOUSA NETO
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MARLI DE FATIMA FERRAZ DA SILVA TACCONI
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Data: 20/12/2017
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Uma característica proeminente da economia de hoje é a consistência da mudança rápida. Contudo, muitas das ideias em estratégia vêm de uma época em que as coisas eram mais estáveis, o que tem contribuído para que o pensamento permaneça enraizado em uma era de inércia e estabilidade. Nesse contexto, McGrath (2013b) propõe uma nova perspectiva que se baseia na ideia da vantagem competitiva transitória, ou seja, envolve a adoção de práticas que se adaptem a ambientes em que as vantagens vêm e vão, assim como propõe um novo manual da estratégia, que permite que práticas mais maleáveis possam emergir. No entanto, apesar do conceito de vantagem competitiva transitória ser um marco no novo cenário competitivo, trata-se de uma teoria ainda em seus primeiros passos, assim como necessita de uma abordagem prática que facilite sua disseminação. Dessa forma, na medida em que ainda não existem meios de se analisar essas ideias na prática, tornando-as de fato uma contribuição às organizações, o presente estudo teve como objetivo propor um modelo para analisar a conjuntura de empresas no contexto de vantagens competitivas transitórias. Para isso, foi realizada uma pesquisa exploratória, de caráter aplicado, conduzido de acordo com a abordagem qualitativa. Em termos operacionais, a pesquisa cumpriu as seguintes fases: revisão teórica; elaboração do modelo preliminar - submetido à avaliação por meio de pré-teste; elaboração do modelo final; e aplicação prática através de estudo de casos múltiplos. Como resultado, foi elaborado e aplicado o Transient Competitive Advantage Model (TCAM), modelo baseado nos elementos Reconfiguração Contínua, Alocação de Recursos, Liderança, Inovação e Desligamento, que fundamentam a competição no cenário de vantagens competitivas transitórias. Já no que se refere aos casos, tem-se que o TCAM foi aplicado com gestores de seis empresas que têm a tecnologia como elemento central, e dos oito cenários gerados por meio do TCAM foi possível identificar quatro deles: ambiente desfavorável; ambiente propício, mas inexplorado; ambiente alerta, mas engessado; e ambiente consistente, mas assistemático e reativo. De forma geral, esses resultados refletem realidades ainda distantes da competição na era de vantagens transitórias, apesar do contexto dinâmico do qual fazem parte.
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A prominent feature of today's economy is the consistency of rapid change. However, many of the ideas in strategy come from a time when things were more stable, which has contributed to the fact that the thought remains rooted in an era of inertia and stability. In this context, McGrath (2013b) proposes a new perspective that is based on the idea of transient competitive advantage, that is, it involves the adoption of practices that adapt to environments in which the advantages come and go, as well as proposes a new strategy playbook, which allows more malleable practices to emerge. However, although the concept of transient competitive advantage is a milestone in the new competitive landscape, it is a theory still in its first steps, as well as needs a practical approach that facilitates its dissemination. Thus, to the extent that there are still no means to analyze these ideas in practice, making them a contribution to organizations, the present study aimed to propose a model to analyze the business environment in the context of transient competitive advantages. For this, an exploratory research was carried out, of applied character, conducted according to the qualitative approach. In operational terms, the research accomplished the following phases: theoretical revision; preparation of the preliminary model - submitted to the evaluation by pre-test; elaboration of the final model; and practical application through multiple case studies. As a result, the Transient Competitive Advantage Model (TCAM) was developed and applied based on the elements Continuous Reconfiguration, Resource Allocation, Leadership, Innovation and Disengagement, which underpin the competition in the scenario of transient competitive advantages. Regarding the cases, the TCAM was applied with managers of six companies that have the technology as a central element, and of the eight scenarios generated through the TCAM it was possible to identify four of them: unfavorable environment; environment conducive but unexplored; alert environment, but immobilized; and consistent environment, but non-systematic and reactive environment. In general, these results reflect realities still distant from competition in the era of transient advantages, despite the dynamic context of which they are part.
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PATRICK REINECKE DE ALVERGA
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Controvérsias na Implementação de um Sistema de Informação sob a perspectiva da Teoria Ator-Rede: estudo de caso em uma instituição do poder judiciário
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Orientador : ANATALIA SARAIVA MARTINS RAMOS
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MEMBROS DA BANCA :
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ANATALIA SARAIVA MARTINS RAMOS
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MIGUEL EDUARDO MORENO ANEZ
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AARAO LYRA
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JOHNATAN RAFAEL SANTANA DE BRITO
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LUCIENE BRAZ FERREIRA
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Data: 28/12/2017
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O tema da implementação de Sistemas de Informação (SI) vem recebendo a atenção de pesquisadores, profissionais e empresários há mais de quatro décadas, por sua relevância e complexidade organizacional. Um dos principais problemas investigados deve-se ao fato de que, considerando a comparação com objetivos previamente planejados, nem sempre os sistemas implementados são bem-sucedidos nas organizações. Esta tese defende que as constantes interações entre atores/actantes (chamadas de translações) afetam o atingimento dos objetivos inicialmente propostos para esse sistema devido às controvérsias geradas no momento dessas interações. Para endereçar o problema da pesquisa, empreendemos um estudo de caso qualitativo que tem como objetivo explorar as controvérsias a partir das translações na implementação de um SI, tendo como objeto um novo sistema automatizado de controle de ponto funcional que foi implantado em uma instituição do poder judiciário do estado do Rio Grande do Norte. O arcabouço teórico é a Teoria Ator/Rede (TAR), com foco no desenvolvimento e aplicação dos conceitos da Problematização, Atração de Interesses, Envolvimento e Mobilização. Nos procedimentos de coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com participantes da implantação do sistema mencionado. Para triangulação do material empírico, foram também analisados os documentos de referência, tais como resoluções, portarias e casos de uso (“use cases”), os quais contribuíram para a fase de desenvolvimento do sistema. A análise de conteúdo permitiu mapear os actantes e as translações, propondo uma compreensão mais aprofundada sobre o fenômeno das controvérsias na implementação deste sistema investigado. Como contribuição, o entendimento do processo de implementação de um SI sob a perspectiva da TAR pode ajudar as organizações a aumentar as chances de sucesso na implementação de um novo sistema de informação.
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The theme of the implementation of Information Systems (SI) has been receiving the attention of researchers, professionals, and entrepreneurs for more than four decades, due to its relevance and organizational complexity. One of the main problems investigated is the fact that, considering the comparison with previously planned objectives, the implemented systems are not always successful in organizations. This thesis argues that the constant interactions between actors/actants (called translations) affect the attainment of the objectives initially proposed for this system due to the controversies generated at the time of these interactions. To address the research problem, we develop a qualitative case study which purpose is to explore the controversies from the translations in the implementation of an IS. The research object is a new automated system of functional point control that was implanted in a judicial institution of the state of Rio Grande do Norte. The theoretical framework is the Actor-Network Theory (ANT), focused on the development and application of the concepts of Problematization, Attraction of Interest, Involvement, and Mobilization. In the data collection procedures, semi-structured interviews were carried out with participants of the implementation of the mentioned system. For triangulation of the empirical material, reference documents were also analyzed, such as resolutions, ordinances and use cases, which contributed to the development phase of the system. The content analysis allowed to map the actants and the translations, proposing a deeper understanding of the phenomenon of the controversies in the implementation of this system investigated. As a research contribution, understanding the process of implementing an IS from an ANT perspective can help organizations increase the chances of success in implementing a new information system.
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