Banca de QUALIFICAÇÃO: César Augusto Barreto da Silva

DATA: 25/07/2011
LOCAL: nepsa

INTEGRAÇÃO DE SISTEMAS: UM ESTUDO ENTRE A PLATAFORMA MOODLE E O SIGAA NA UFRN

sistema de gestão acadêmica, sistema de gestão da aprendizagem, prática docente

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração

Esta pesquisa tem por finalidade analisar a relevância da integração de dois sistemas de gestão utilizados atualmente pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN, sendo eles o Sistema Integrado de Atividades Acadêmicas – SIGAA e o Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment - Moodle . Para tanto se faz necessário analisar a utilização das tecnologias da informação e comunicação no desenvolvimento das atividades de educação à distância. É importante frisar também as características dos sistemas de informação e suas tipologias. Baseado em conceitos dos sistemas ERP – Enterprise Resource Planing esta pesquisa se propõe a analisar as funcionalidades SIGAA e do Moodle utilizados na UFRN, bem como identificar suas fragilidades (limitações) e aspectos positivos quanto a sua integração. Frente ao exposto, se fará necessário a realização de entrevistas com os responsáveis por cada sistema analisado para conhecer as funcionalidades de cada plataforma. Posteriormente será aplicado um questionário com os docentes do curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Gestão Pública, na modalidade a distância, a fim de realizar um comparativo entre os aspectos positivos e negativos frente às características e funcionalidades apresentadas pelos responsáveis técnicos de cada sistema. Por fim o pesquisador deverá utilizar-se do sistema com um usuário genérico para evidenciar os aspectos apresentados nas fases anteriores da pesquisa.

Externo ao Programa - 3229319 - APUENA VIEIRA GOMES
Presidente - 1149367 - MANOEL VERAS DE SOUZA NETO
Interno - 1149626 - MAURO LEMUEL DE OLIVEIRA ALEXANDRE
Notícia cadastrada em: 18/07/2011 10:56