GESTÃO DE COMPETÊNCIAS EM ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS: O PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO ORGANIZACIONAL E SEUS IMPACTOS JUNTO AOS SERVIDORES NA SECRETARIA ESTADUAL DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS (SEARH/RN)
Mudanças do Estado, Gestão de pessoas, Competências, Transformações Organizacionais.
O Estado vem passando por mudanças com o intuito de atender uma sociedade com demandas cada vez mais exigentes. Técnicas do meio privado começam a ser empregadas na tentativa de sobrepor as disfunções enraizadas pela burocracia, tornando a máquina mais ágil. Através de lei federal a Gestão de Pessoas por Competências foi estabelecida como referencia para a administração de Recursos Humanos do setor público, na tentativa de desenvolver profissionalmente os servidores, embasados principalmente nos três pilares do modelo: o conhecimento, as habilidades e atitudes. Este trabalho tem por objetivo Compreender, na visão dos colaboradores, os impactos percebidos diante das transformações organizacionais ocorridas na Secretaria de Administração e Recursos Humanos do Estado do Rio Grande do Norte na tentativa de implementar uma Gestão de Pessoas baseada em Competências. Inicialmente buscou-se demonstrar um breve histórico das transformações do Estado Moderno e de particularidades do servidorismo no Brasil; a evolução do conceito de competências e características desse modelo de gestão de pessoas, além da implicação de sua implementação em um ambiente macro-organizacional diferenciando-o do modelo tradicional aplicado até então aos recursos humanos.