RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL: O Caso do Projeto " Escola de Informática e Cidadania" da Mineradora "Y" situada no Estado do Pará.
Responsabilidade Social. Educação. Inclusão Digital
O tema Responsabilidade Social Empresarial (RSE) é relativamente recente no meio acadêmico nacional e no mundo dos negócios como prática de gestão. Pela carência de socialização de experiências e de clareza de conceitos, ocorrem desvios no entendimento do tema e na condução das intervenções. Procurou-se averiguar, nesta pesquisa, o desenvolvimento do Projeto de Responsabilidade Social Empresarial ―Escola de Informática e Cidadania‖ de uma Mineradora situada no Estado do Pará, objetivando avaliá-lo e posteriormente compreendê-lo. Para isso, buscou-se descrever as características e estrutura da Escola, identificar as linhas e diretrizes adotadas por esse Projeto e identificar a influência e resultados do mesmo na vida de alunos, professores e egressos da Escola. Caracteriza-se por um estudo de caso com abordagem qualitativa de caráter descritivo, realizada através de entrevistas estruturadas numa amostra de 21 membros da Escola divididos entre professores, alunos e egressos. Utilizou-se da análise de conteúdo categorial, tendo como eixo para a interpretação dos dados a Responsabilidade Social, a Inclusão Digital e a Educação. Os resultados obtidos informam que a infraestrutura tem desafios a enfrentar, apontam disparidades entre a concepção e a prática das categorias explicitadas no Projeto Político-Pedagógico da EIC e a influência que, mesmo sob limites, alcança a vida dos professores, alunos e egresso. Constatou-se que ações de Responsabilidade Social desta empresa, quando voltadas para este Projeto, não ficaram evidenciadas. Por este prisma, essas ações permaneceram somente no discurso assistencialista e não estruturantes, sendo assim, a empresa não está cumprindo o seu papel de elemento transformador da realidade da sua clientela e da população que vive no seu entorno.