Banca de DEFESA: WALERY COSTA DOS REIS

Uma banca de DEFESA foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: WALERY COSTA DOS REIS

DATA: 03/09/2010

HORA: 09:00

LOCAL: SALA DE MESTRADO DO UFPA

TÍTULO:

RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL: O Caso do Projeto " Escola de Informática e Cidadania" da Mineradora "Y" situada no Estado do Pará.


PALAVRAS-CHAVES:

Responsabilidade Social. Educação. Inclusão Digital


PÁGINAS: 102

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas

ÁREA: Administração

RESUMO:

O tema Responsabilidade Social Empresarial (RSE) é relativamente recente no meio acadêmico nacional e no mundo dos negócios como prática de gestão. Pela carência de socialização de experiências e de clareza de conceitos, ocorrem desvios no entendimento do tema e na condução das intervenções. Procurou-se averiguar, nesta pesquisa, o desenvolvimento do Projeto de Responsabilidade Social Empresarial ―Escola de Informática e Cidadania‖ de uma Mineradora situada no Estado do Pará, objetivando avaliá-lo e posteriormente compreendê-lo. Para isso, buscou-se descrever as características e estrutura da Escola, identificar as linhas e diretrizes adotadas por esse Projeto e identificar a influência e resultados do mesmo na vida de alunos, professores e egressos da Escola. Caracteriza-se por um estudo de caso com abordagem qualitativa de caráter descritivo, realizada através de entrevistas estruturadas numa amostra de 21 membros da Escola divididos entre professores, alunos e egressos. Utilizou-se da análise de conteúdo categorial, tendo como eixo para a interpretação dos dados a Responsabilidade Social, a Inclusão Digital e a Educação. Os resultados obtidos informam que a infraestrutura tem desafios a enfrentar, apontam disparidades entre a concepção e a prática das categorias explicitadas no Projeto Político-Pedagógico da EIC e a influência que, mesmo sob limites, alcança a vida dos professores, alunos e egresso. Constatou-se que ações de Responsabilidade Social desta empresa, quando voltadas para este Projeto, não ficaram evidenciadas. Por este prisma, essas ações permaneceram somente no discurso assistencialista e não estruturantes, sendo assim, a empresa não está cumprindo o seu papel de elemento transformador da realidade da sua clientela e da população que vive no seu entorno.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2346233 - FRANCISCO FRANSUALDO DE AZEVEDO
Externo à Instituição - MARIA JOSÉ DE SOUZA BARBOSA - UFPA
Presidente - 1169358 - WASHINGTON JOSE DE SOUZA
Notícia cadastrada em: 10/08/2010 11:36
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao