Banca de DEFESA: ELOI PRATA ALVES JUNIOR

Uma banca de DEFESA foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: ELOI PRATA ALVES JUNIOR

DATA: 27/08/2010

HORA: 16:00

LOCAL: nepsa

TÍTULO:

MUDANÇAS DOS PROCESSOS DE NEGÓCIOS AS EMPRESAS EM DECORRÊNCIA DA IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA PÚBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL - SPED - UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA AGROINDUSTRIAL DO ESTADO DO PARÁ.


PALAVRAS-CHAVES:

Processos Organizacionais, Tecnologia da Informação, Sistema Público de Escrituração Digital


PÁGINAS: 124

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas

ÁREA: Administração

RESUMO:

As Empresas sempre foram organizadas por processos, muitas vezes imperceptíveis para seus colaboradores.Com o avanço da tecnologia, os processos organizacionais atualmente percorrem toda organização por meio de computadores, e, dessa forma, gerem informações imediatas e disponíveis para cada setor. Visando obter informações dos negócios em tempo real o governo criou o SPED - Sistema Público de escrituraçãoDigital, que envolve Digital e Escrituraçao Fiscal Digital. Esse sistema está revolucionando as estruturas empresarias ao reunir de forma inovadora e interligada todas asinformações   do processos de negócios. Para a implantação do SPED, exige-se uma revisão nos processos organizacionais, uma vez que as informações são geradas e repassadas para o governo de forma on-line, sem admissão de erros. Deste modo o estudo teve como objetivo analisar a mudança acarretada com a implantação do Sisetema Público de Escrituração Digital - SPED nos principais processos de negócios> Para tanto, foi realizado um estudo de casos múltiplos envolvendo três empresas no Estado do Pará, duas dessas empresas atual no comércio atacadista e uma explora o agronegócio. A coleta de dados foi realizada com profissionais da contabilidade, TI e Gestores. De acordo com os resultados obtidos, verificou-se que, em duas empresas, a infraestrutura de TI foi capaz de suportar a implantação de novo sistema sem grande problemas, enquanto uma das empresas teve maiores dificuldades para lidar com a nova sistmática. Entretanto, toadas elas tiveram que analisar seus processos pra proceder as customizações necessárias à adequação. Verificou-se também que em duas empresas não existe Governança de TI. Assim, recomenda-se a adoção de um modelo adequado, não apenas para a implantação do SPED, mas como forma de gerenciar e extrair melhores resultados do investimento em tecnologia da informação.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1149369 - ANATALIA SARAIVA MARTINS RAMOS
Presidente - 1149367 - MANOEL VERAS DE SOUZA NETO
Externo à Instituição - ROBERTO CÉLIO LIMÃO DE OLIVEIRA - UFPA
Notícia cadastrada em: 09/08/2010 09:43
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao