Banca de DEFESA: ANA ELIZA GALVÃO CORTEZ

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA ELIZA GALVÃO CORTEZ
DATA : 06/06/2023
HORA: 15:00
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA (Link a ser publicado no Forum do Sigaa)
TÍTULO:

FORMAÇÃO E INTERAÇÃO DE REDES DE MULHERES EMPREENDEDORAS NA LÓGICA EFFECTUATION: CONCEPÇÃO E EVIDÊNCIAS


PALAVRAS-CHAVES:

Effectuation; Dinâmica de Redes; Empreendedorismo Feminino; Redes de Empreendedorismo Feminino.


PÁGINAS: 120
RESUMO:

Propósito: Esta tese objetiva configurar a formação e interação de redes de mulheres empreendedoras na lógica effectuation, a partir de sua concepção e evidências. Os objetivos específicos consistem em: caracterizar o sistema de redes de mulheres e seu processo formativo e interativo; delinear como se concebem as ideias e práticas empreendedoras na lógica effectuation; descrever como se evidenciam os elementos da lógica effectuation no empreendedorismo feminino das redes de mulheres e configurar um framework conceitual que represente a integração de redes de mulheres empreendedoras na lógica effectuation.

Metodologia: Trata-se de uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, conduzida por meio de um estudo do caso único de uma rede de empreendedorismo feminino que tem suas atividades realizadas no estado do Rio Grande do Norte. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e observação. A análise se deu por meio de técnicas de análise de conteúdo com o auxílio do software atlas ti.

Resultados: Foi possível constatar que a participação em redes de empreendedorismo feminino pode gerar gatilhos para o desenvolvimento da mulher enquanto empreendedora (ao ouvir as histórias de outras mulheres e se sentir parte de um grupo social); proporcionar benefícios para os empreendimentos, por meio da divulgação de negócios, compartilhamento de custos e aprendizado sobre gestão; e oferecer vantagens não financeiras, especialmente no âmbito do desenvolvimento pessoal das empreendedoras. Aspectos peculiares ao empreendedorismo feminino como as interações iniciais com laços próximos de amizade e família; a relação de confiança como principal elo entre as participantes e o conteúdo focado não somente em relações de trocas e benefícios para os negócios das empreendedoras, mas também no desenvolvimento pessoal, apoio mútuo e exploração de aspectos ligados ao universo feminino foram ressaltados. Os resultados nas análises corroboram as proposições pré-estabelecidas e subsidiam a configuração de um framework.  

Contribuições: O trabalho contribui com uma análise sobre as atividades de rede dinâmicas e complexas de mulheres empreendedoras, vai além de uma perspectiva de agência única e do nexo indivíduo-oportunidade para uma perspectiva mais colaborativa sobre o empreendedorismo por mulheres e oferece uma discussão menos generalista acerca do processo empreendedor, potencializando os aspectos peculiares ao empreendedorismo feminino, a consciência coletiva do papel e influências que uma rede pode trazer no âmbito pessoal e dos negócios desenvolvidos pelas participantes.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - NOME: MARCELO ROGER MENEGHATTI
Interna - 1100806 - ADRIANNE PAULA VIEIRA DE ANDRADE
Presidente - 349782 - AFRANIO GALDINO DE ARAUJO
Interna - 1753455 - DINARA LESLYE MACEDO E SILVA CALAZANS
Externo à Instituição - FERNANDO ANTONIO DE MELO PEREIRA
Externo ao Programa - 1149626 - MAURO LEMUEL DE OLIVEIRA ALEXANDRE - null
Notícia cadastrada em: 26/05/2023 15:11
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao