Banca de DEFESA: YLANDERSON JORDAO ABREU DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : YLANDERSON JORDAO ABREU DA SILVA
DATA : 16/02/2023
HORA: 10:30
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA (a ser publicado no Forum do Sigaa)
TÍTULO:

AS CONCEPÇÕES DE DISCENTES DE ADMINISTRAÇÃO SOBRE O ENSINO-
APRENDIZAGEM POR MEIO DE CASOS PARA ENSINO EM SERVIÇOS DE
CONSULTA A OBJETOS EDUCACIONAIS


PALAVRAS-CHAVES:

Casos para ensino. Ensino-aprendizagem. Serviços de consulta a objetos
educacionais. Ensino-aprendizagem em Administração.


PÁGINAS: 122
RESUMO:

o presente estudo tem o objetivo geral de compreender as concepções de estudantes
de Administração sobre a aprendizagem por meio de casos para ensino em serviços de
consulta a objetos educacionais. Quanto à sua relevância como pesquisa, torna-se importante
destacar sobre as reflexões na melhoria da educação formal, autodidata e em contextos que
haja o interesse em uso de ferramentas que dinamizam o ensino-aprendizagem. Ainda, há
contribuição em relação à ideia de Ivan Illich sobre a aprendizagem “controlada” por
instituições e o acesso limitado aos serviços de consulta e objetos educacionais, quando
ocorridas de forma extraescolar, pelas corporações e demais instituições. Sobre os caminhos
metodológicos, foi projetado com dados primários e secundários, em etapas, a saber: 1)
levantamento de pesquisas bibliográfica/teóricas em conjuntura nacional e internacional como
forma de fundamentação mais aprofundada do tema; 2) questionário/entrevista
semiestruturada individual com alunos/as pesquisadores do grupo de pesquisa da UFRN; 3)
mapeamento das concepções sobre a busca e importância qualitativa dos casos pra ensino no
curso e em contexto extraclasse; 4) análise da variação dessas concepções numa divisão
categórica; e 5) construção de reflexão teórica em função dos dados coletos em campo. A fim
de produzir inferências de conteúdo comunicativo do texto desta discussão, utiliza-se o tipo
de análise de dados de conteúdo para melhor desmembrar partes/conteúdos com forma de
melhor de discussão. Quanto aos resultados, foi possíveis a captação de dados do/as discentes
havendo a análise das concepções quanto ao tema no qual é eficaz não somente no uso de
casos para ensino em contexto educacional, de modo que facilitar a apresentação do método
pode gerar melhor satisfação por parte dos alunos/as e pelo/a docente ou orientador
educacional, que terá a imprescindível tarefa antecipada de promover a mediação inicial de
caso para ensino ou promover que o/a discente, autodirigido/autodidata, propunha soluções
independentemente da profundidade da situação analisada. Ademais, é afirmativo e não
esperado pelo estudo a complexidade de respostas que estiveram descritas principalmente nas
questões para respostas do caso, demonstrando a capacidade dos/as respondentes tanto em
refletir sobre o problema como fator metodológico-crítico para uma melhor elaboração de umcaso para ensino quanto nos âmbitos sociais que norteariam as questões para o processoconclusivo etiológico e resolutivo do caso para ensino de maneira mais autônoma.


MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - 1324092 - ERICA DAYANE CHAVES CAVALCANTE - nullPresidente - 2859852 - MAX LEANDRO DE ARAUJO BRITO
Externa à Instituição - VIVIANE COSTA FONSECA DE ALMEIDA MEDEIROS - IFRN
Notícia cadastrada em: 06/02/2023 09:10
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