Banca de QUALIFICAÇÃO: GUSTAVO BARBOSA DE CARVALHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GUSTAVO BARBOSA DE CARVALHO
DATA : 22/03/2022
HORA: 15:00
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA (https://meet.google.com/sxt-tpna-xhk)
TÍTULO:

REWARD CROWDFUNDING: INVESTIGAÇÃO TEÓRICA E VALIDAÇÃO EMPÍRICA DOS DETERMINANTES DE SUCESSO DAS CAMPANHAS


PALAVRAS-CHAVES:

Reward Crowdfunding, Sucesso, Financiamento, Elementos de mídia e comunicação.


PÁGINAS: 51
RESUMO:

Com base nos prévios estudos sobre as campanhas de Reward Crowdfunding, ainda é necessário analisar a contribuição dos determinantes de sucesso para que seja possível esclarecer quais os principais fatores que são determinantes no sucesso das campanhas. O objetivo principal desta dissertação é identificar os principais determinantes de sucesso das campanhas de captação de recursos via Reward Crowdfunding. Serão realizados três ensaios para alcançar o objetivo proposto, em que um foi concluído e dois estão em andamento. Primeiro ensaio: Por meio de uma busca sistematizada nas bases de dados Web of Science e Scopus, foi realizada uma revisão sistemática da literatura sobre Reward Crowdfunding e os seus determinantes de sucesso. Segundo ensaio: com base nos fatores que influenciam no sucesso das campanhas reconhecidos por meio da revisão sistemática da literatura, um modelo de análise empírica está em construção com informações de uma base de dados de campanha obtida da plataforma norte americana Indiegogo. No terceiro ensaio: será realizada uma reaplicação do modelo empírico desenvolvido no segundo ensaio para uma base de dados brasileira com o objetivo de validar o modelo em diferentes bases de dados e contexto. No primeiro ensaio, 51 artigos foram elegíveis para compor a amostra final, após as etapas de identificação, triagem e elegibilidade dos estudos alcançados nas bases de dados. De acordo com estes estudos, os fatores duração, meta, vídeos, recompensas, composição da equipe, quantidade de palavras e imagens, atualizações, categoria, comentários, geolocalização, redes sociais, apoiadores, aporte médio e data do lançamento são determinantes para o sucesso das campanhas de Reward Crowdfunding. No ensaio dois, até o momento foram evidenciados quais os efeitos dos principais elementos de mídia e comunicação nas campanhas, demonstrando as relações em que as trends possuem sobre o comportamento do patrocinador e identificando se as plataformas possuem uma comunidade de patrocinadores recorrentes em determinadas categorias. No terceiro ensaio, espera-se que utilizando a base de dados brasileira, os determinantes de sucesso mantenham os seus efeitos e confirmem as tendências evidenciadas no segundo ensaio.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2864355 - ISRAEL JOSÉ DOS SANTOS FELIPE
Interno - 1543333 - ANDERSON LUIZ REZENDE MOL
Interno - 1802347 - VINICIO DE SOUZA E ALMEIDA
Notícia cadastrada em: 15/03/2022 19:28
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao