Banca de DEFESA: CAROLINE DE ALBUQUERQUE MOURÃO ALVES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CAROLINE DE ALBUQUERQUE MOURÃO ALVES
DATA : 21/03/2022
HORA: 14:30
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA https://meet.google.com/vqr-qiwx-gfy 
TÍTULO: AS LÓGICAS CAUSATION E EFFECTUATION NO EMPREENDORISMO: UMA ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA EMPRETEC NO RN


PALAVRAS-CHAVES: Gestão estratégica, empreendedorismo, empreendedor, EffectuationCausation, Empretec, métodos quantitativos.


PÁGINAS: 98
RESUMO:

No campo das organizações, Saras Sarasvathy, cientista de estratégica e economia comportamental, propôs uma lógica de tomada de decisão na criação e condução de novos negócios chamada Effectuation, que didaticamente representa uma oposição ao modelo Causation, baseado na lógica preditiva. No mundo empresarial, apresenta-se como uma alternativa ao modo racional, sustentada em conceitos teóricos, principalmente diante de cenários de alta incerteza, como o de empreender. Considerando o empreendedorismo uma notória alternativa profissional com influência no desenvolvimento social e econômico de uma localidade, ele tem recebido relevantes apoios formais de políticas públicas e iniciativas privadas, e como justificativa desta pesquisa, será ressaltado o Sebrae por meio do curso Empretec, que já atraiu mais de 7.000 empreendedores no estado e mais de 285.000 no Brasil. O objetivo é de analisar as relações entre características de empreendedores ex-participantes do Empretec do Sebrae/RN e as abordagens Causation Effectuation em seus negóciosO método adotado foi quantitativo, por meio de uma pesquisa empírica, cujos dados foram obtidos, em corte transversal, por meio da aplicação de um questionário baseado em um instrumento de pesquisa já validado nacional e internacionalmente. Além da descrição do perfil da amostra, técnicas estatísticas foram utilizadas: Análise Fatorial Exploratória e Regressão Linear Múltipla Robusta (pela utilização da técnica de bootstrap), contando com o auxílio dos programas G*Power 3 para tratamento da amostra e do SPSS 27 para os demais procedimentos. Os resultados estatísticos permitiram inferir que ambas as abordagens e suas respectivas variáveis são contundentes, mas especialmente a de Causation, que também é impactada com significância pelo gênero, origem de recursos e o fato de os participantes estarem atualmente empreendendo. A de Effectuation é timidamente influenciada pelas mesmas variáveis, e não há homogeneidade de significância dentro de suas distintas dimensões.



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 349782 - AFRANIO GALDINO DE ARAUJO
Externa ao Programa - 1753455 - DINARA LESLYE MACEDO E SILVA CALAZANS
Externo ao Programa - 1149626 - MAURO LEMUEL DE OLIVEIRA ALEXANDRE
Externo à Instituição - FELIPE LUIZ NEVES BEZERRA DE MELO

Notícia cadastrada em: 15/03/2022 19:25
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao