Banca de QUALIFICAÇÃO: ROMULO ANDRADE DE SOUZA NETO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROMULO ANDRADE DE SOUZA NETO
DATA : 22/06/2020
HORA: 14:30
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA (link: https://join.skype.com/vfR9iFbWqSAO)
TÍTULO:

UM ESCUDO CONTRA FAKE NEWS? A INFLUÊNCIA DA REPUTAÇÃO CORPORATIVA NA INTENÇÃO DO CONSUMIDOR COMPARTILHAR NOTÍCIAS FALSAS SOBRE EMPRESA NAS REDES SOCIAIS ONLINE


PALAVRAS-CHAVES:

Notícias falsas sobre empresas. Compartilhamento de notícias. Reputação corporativa. Redes sociais online. Pesquisa experimental.


PÁGINAS: 80
RESUMO:

Este projeto de tese propõe examinar a influência da reputação corporativa na intenção do consumidor compartilhar notícias falsas sobre empresa nas redes sociais online. O que motivou este projeto foi o aumento do número de notícias falsas sobre empresas nas redes sociais e o pouco conhecimento disponível sobre o assunto. A fundamentação teórica são as literaturas de compartilhamento de notícias, reputação organizacional e teoria da dissonância cognitiva. O método de investigação é um experimento fatorial 2^3 online em blocos, no qual cada sujeito representa um bloco. Os três fatores manipulados são: reputação corporativa (boa vs ruim), valência da notícia (positiva vs negativa) e setor de atuação (alimentos vs construção civil). O estímulo do experimento são manchetes de notícias falsas sobre empresas e a amostra são usuários de redes sociais on-line que tem familiaridade com as empresas citadas nas manchetes e que percebem a reputação dessas empresas da forma desejada. O instrumento da pesquisa é um questionário que aborda a intenção de compartilhamento para cada manchete, entre outras variáveis. A análise de dados será realizada por meio da análise de variância (ANOVA). Um experimento piloto foi aplicado para testar o plano experimental delineado inicialmente e definir o plano final, descrito anteriormente. A tese deste projeto é que a boa reputação ameniza a intenção do consumidor compartilhar notícias falsas negativas, enquanto a má reputação potencializa essa intenção, independente do setor de atuação da empresa noticiada. Se confirmada a tese, os resultados da pesquisa poderão ser utilizados por gestores para combater a propagação de notícias falsas sobre empresas nas redes sociais.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1149369 - ANATALIA SARAIVA MARTINS RAMOS
Interna - 2413052 - ANNE EMILIA COSTA CARVALHO
Externa à Instituição - CARLA ALMEIDA VIVACQUA
Externo à Instituição - CARLO GABRIEL PORTO BELLINI - UFPB
Notícia cadastrada em: 22/06/2020 07:48
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