Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA JOSÉ DA SILVA FEITOSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA JOSÉ DA SILVA FEITOSA
DATA : 04/12/2019
HORA: 09:30
LOCAL: NEPSA II
TÍTULO:

BARREIRAS E INDUTORES NA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA INOVAÇÃO SOCIAL: O CASO DA POLÍTICA DE ENSINO INTEGRAL EM PERNAMBUCO


PALAVRAS-CHAVES:

Implementação. Inovação Social. Dificultadores. Facilitadores. Ensino Médio. Ensino Integral.


PÁGINAS: 48
RESUMO:

O ensino médio é um dos principais desafios em termos de políticas públicas no Brasil, principalmente pelo baixo desempenho apresentado pela rede estadual nas avaliações do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Apesar do resultado de 2017 ter frustrado as expectativas para o ensino médio de um modo geral, é necessário relembrar que o estado de Pernambuco tem um histórico de desempenho acima da média no ensino médio. Uma ação praticada por Pernambuco em busca da melhoria do ensino médio diz respeito à implementação da educação integral. Esse modelo educacional é uma inovação social, pois tem contribuído para geração alterações nas relações sociais por meio de capacitação e articulação, de modo a retirar o indivíduo de uma condição desfavorecida e dar para ele autonomia e oportunidades. Além disso, o ensino integral foi instituído por Anísio Spínola Teixeira, um nordestino visionário, revolucionário, inconformado com as desigualdades sociais e intelectuais de sua época. Sendo assim, o ensino integral é uma inovação social que partiu da sociedade, pois Anísio era um educador, cidadão inconformado com uma sociedade desigual e que via na educação uma forma de transformação social, a partir da capacidade crítica e enxergar a realidade e emancipação enquanto ser humano. O processo de implantação da inovação social, vislumbrada no ensino integral, ainda é visto como uma “caixa preta”, pois possui variáveis que demandam maior esclarecimento e compreensão. Compreender as barreiras e indutores que permeiam a implantação de uma inovação social pode ajudar a explicar o motivo pelo qual algumas experiências de implantação fracassam e outras são bem sucedidas. Pesquisas científicas recentes constataram que o tema inovação social é pouco explorado na administração pública e que existem lacunas no corpus teórico internacional sobre este tema. Existe pouco ou nenhum diálogo da literatura sobre inovação social e os campos da sociologia ou da ciência política, consequentemente a dimensão política da inovação social é muito pouco explorada. Sendo assim, o presente estudo tem como questão de pesquisa: de que forma as barreiras e indutores políticos presentes na implementação do ensino integral interferem nos resultados que são almejados para esta modalidade de ensino em Pernambuco?  Para responder esta questão, tem-se o seguinte objetivo geral: analisar a influência de barreiras e indutores políticos na implementação ensino integral em Pernambuco. Para operacionalização da presente tese, foi realizada uma pesquisa exploratória e descritiva, conduzida por meio de pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Como lente analítica foi empregado o pentágono de políticas públicas e as categorias analíticas são atores, representações, instituições, processos e resultados. Os dados foram analisados a partir da análise de conteúdo.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1149369 - ANATALIA SARAIVA MARTINS RAMOS
Presidente - 1754953 - HIRONOBU SANO
Externa ao Programa - 1803472 - LILIA ASUCA SUMIYA
Notícia cadastrada em: 19/11/2019 09:12
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