Banca de QUALIFICAÇÃO: GABRIELA FIGUEIREDO DIAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GABRIELA FIGUEIREDO DIAS
DATA : 03/12/2019
LOCAL: NEPSA II

LIXO ELETRÔNICO E COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: ENSAIOS SOBRE DESCARTE RESPONSÁVEL DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Lixo Eletrônico; Comportamento do Consumidor; Teoria do Comportamento Planejado; Teoria da Norma-Ativação; Preocupação com a Privacidade dos Dados.

Esta tese tem dois temas principais: lixo eletrônico e comportamento do consumidor. O lixo eletrônico se refere a qualquer item elétrico e eletrônico que passou pelo processo de descarte. O consumidor exerce um papel fundamental no descarte responsável do lixo eletrônico, pois tem o poder de escolha sobre a destinção dos aparelhos fora de uso. Para investigar esses dois temas esta tese está dividida em três artigos. O artigo I tem como como objetivo: analisar o estágio do progresso e o fluxo dos estudos sobre lixo eletrônico e comportamento do consumidor. Para tanto, foi realizada uma revisão sistematizada com buscas sobre lixo eletrônico e comportamento do consumidor em bases científicas (ScopusWeb of ScienceScience DirectSpell e Scielo). Para selecionar os artigos foram aplicados os seguintes filtros: publicações avaliadas por pares, idiomas, tipo de publicação e áreas de pesquisa. Os primeiros resultados mostraram 1.991 referências potencialmente relevantes, que passaram por estratégias de seleção, como: remoção por duplicidade, leitura de títulos, leitura de resumos e palavras-chaves, leitura na íntegra, e seleção para avaliação. Ao final foram selecionados 39 artigos, que foram analisados descritivamente e qualitativamente com auxílio dos softwares Bibliometrix® e Excel®. Os resultados apontaram que o temas tratado na revisão é atual, a maioria das publicações aconteceram entre 2012 e 2019, sendo a primeira em 2009. Os modelos teóricos mais adotados nas investigações foram a Teoria do Comportamento Planejado (TPB) e a Teoria da Norma-Ativação (NAT) também conhecida como Teoria do Alturísmo. Foram identificadas lacunas teóricas como: proposição de modelos mais abrangentes, investigação de preocupação com a privacidade dos dados no descarte de smartphones, pesquisas mais detalhadas sobre a influência da obsolescência planejada e obsolescência psicológica no descarte de eletrônicos, e pesquisas relacionadas a desejabilidade social. A fim de contribuir para o atendimento das lacunas teóricas apontadas no artigo I, o artigo II propõe um modelo mais abrangente sobre lixo eletrônico e comportamento do consumidor, incluindo o construto sobre preocupação com a privacidade dos dados. O artigo II tem como objetivo: delinear um modelo de pesquisa para representar os fatores que influenciam a intenção do consumidor no descarte responsável de smartphones. Foram selecionados na literatura 39 artigos que estudaram o descarte responsável de Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs). Após análise dos artigos foram identificados os construtos mais significativos para estudar a intenção de descarte responsável de smartphones, são esses: os construtos que compõem a TPB (atitude, normas sociais e controle comportamental percebido), os construtos que compõem a NAT (consciência das consequências, atribuição da responsabilidade e normas morais), e mais três construtos que apesar de não serem relacionados a teorias, demonstraram significância, são esses: conveniência da reciclagem, informação sobre descarte responsável, e preocupação com a privacidade. O ensaio-teórico apresentado no artigo II apresenta proposições teóricas e um modelo de pesquisa que integra a TPB e NAT, apontadas como as teorias mais significantes para investigar comportamentos pró-ambientais, e mais três construtos que emergiram da literatura. O artigo III dessa tese, pretende validar empiricamente o modelo de pesquisa proposto no artigo II. O artigo III tem como objetivo: investigar fatores que influenciam a intenção do consumidor no descarte responsável de smartphones. Essa pesquisa é descritiva com abordagem quantitativa, os construtos foram operacionalizados com base em pesquisas anteriores, em seguida serão analisados por Modelagem de Equações Estruturais (SEM – Structural Equation Model). A presente pesquisa pretende colaborar para a criação de regulamentos mais eficazes sobre descarte responsável de lixo eletrônico, e conscientização dos consumidores quanto aos impactos ambientais e socais gerados diretamente e indiretamente pelo descarte inadequado do lixo eletrônico.

Presidente - 1149369 - ANATALIA SARAIVA MARTINS RAMOS
Interno - 1543333 - ANDERSON LUIZ REZENDE MOL