Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA ISABEL DE MEDEIROS BRITO

DISCENTE : MARIA ISABEL DE MEDEIROS BRITO
DATA : 09/08/2019
LOCAL: NEPSA II

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO NA APLICAÇÃO DE CASOS PARA ENSINO EM ADMINISTRAÇÃO: um estudo exploratório na percepção de alunos e professores de IES brasileiras

Ensino de Administração. Metodologias Ativas de Ensino. Método do Caso para Ensino. Avaliação.

O processo de aprendizagem requer uma dimensão experiencial. Para tanto, faz-se necessário o uso de novas estratégias de ensino que permitam, em sala de aula, alinhar os conhecimentos teóricos com a prática profissional. Entre essas novas estratégias estão as metodologias ativas de ensino e, à medida em que são exploradas e experimentadas em sala de aula, é necessário examinar todos os aspectos que compõem o ensino e a aprendizagem neste ambiente. Um desses aspectos é o processo de avaliação dos componentes que fizeram parte da aprendizagem ativa. A partir da prática das metodologias ativas é necessário aplicar outras formas de avaliação que possam cobrir as fragilidades dos métodos avaliativos até então aplicados. Pela ótica da dimensão experiencial da aprendizagem, o método do Caso para Ensino tem sido uma metodologia ativa importante no ensino de Administração, uma vez que aproxima o aluno da realidade das empresas e o coloca como protagonista do seu aprendizado. Neste processo uma das dificuldades encontradas pelos professores é qual a melhor forma avaliar o aluno a partir da aplicação do método do Caso para Ensino, uma vez que uma metodologia ativa não suporta apenas os tipos de avaliação tradicionais. Nessa perspectiva, o objetivo desta pesquisa é compreender o processo de avaliação adotado na aplicação do método do Caso para Ensino em disciplinas de cursos de Administração em IES brasileiras. A metodologia deste estudo tem caráter exploratório com abordagem qualitativa, respaldado pela postura interpretativista, a partir de um estudo multicaso em duas instituições federais de ensino superior do Nordeste. Os instrumentos de coleta de dados consistem na realização de entrevistas semiestruturadas com professores e alunos que já passaram por disciplinas que tiveram a aplicação do método do Caso para Ensino como parte do processo de aprendizagem. A técnica utilizada para a análise dos dados será a Análise de Conteúdo e utilização do software qualitativo Nvivo. Espera-se, portanto, que este estudo contribua para compreensão de como se dá a aplicação de novos métodos de avaliação nas disciplinas que utilizam método do caso para Ensino no curso de administração.

Presidente - 1372521 - MARIA VALERIA PEREIRA DE ARAUJO
Interno - 349782 - AFRANIO GALDINO DE ARAUJO
Interno - 2859852 - MAX LEANDRO DE ARAUJO BRITO
Notícia cadastrada em: 30/07/2019 10:45