Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDERSON TIAGO PEIXOTO GONÇALVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANDERSON TIAGO PEIXOTO GONÇALVES
DATA : 28/09/2018
LOCAL: NEPSA II

Modelo para Seleção de Fornecedores em Relacionamentos Colaborativos da Cadeia de Suprimentos do Setor de Energia Eólica.

Seleção de Fornecedores; Relacionamentos Colaborativos; Cadeia de Suprimentos; Energia Eólica; Modelagem Multicritério.

Tendo como foco a relação entre empresas compradoras e os seus fornecedores, a construção de relacionamentos colaborativos em Cadeias de Suprimentos necessita da identificação dos fornecedores que reúnam as melhores condições, mediante prévia classificação em níveis de relacionamentos, dado que, geralmente, as empresas interagem com vários fornecedores, os quais possuem características, comportamentos e graus de desempenho diferentes. Sob este contexto, a Seleção de Fornecedores é um dos componentes mais importantes da Cadeia de Suprimentos e se configura como uma das atividades mais críticas, uma vez que capacita a escolha dos fornecedores que reúnam as características necessárias para a construção de relacionamentos colaborativos. Mediante este contexto, o objetivo geral desta pesquisa será propor um Modelo para Seleção de Fornecedores visando a construção de relacionamentos colaborativos na Cadeia de Suprimentos. A pesquisa será desenvolvida no Setor de Energia Eólica, onde, segundo a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial - ABDI (2014), tem-se incentivado a adoção de estratégias de Cadeias de Suprimentos Colaborativas, com estabelecimento de parcerias e contratos de longo prazo entre as empresas compradoras (produtoras ou geradoras de Energia Eólica) e os seus fornecedores. A Abordagem de Apoio Multicritério à Decisão foi selecionada para conduzir o presente estudo por se adequar melhor aos seus objetivos, uma vez que busca sistematizar e estruturar a escolha de fornecedores, dando suporte aos gestores e reduzindo as decisões tomadas somente com base na experiência. A pesquisa será dividida em três etapas: Identificação de Critérios, Construção do Modelo e Validação do Modelo. Na 1ª Etapa, serão utilizadas como técnicas de coleta de dados a pesquisa bibliográfica e o estudo de campo, com a aplicação de um roteiro de entrevista semiestruturado. Os sujeitos da pesquisa serão os Gestores do Setor de Compras das empresas produtoras/geradoras de Energia Eólica que possuem parques eólicos instalados no Estado do Rio Grande do Norte. Na 2ª Etapa, será construído o Modelo Multicritério de Apoio à Decisão para Seleção de Fornecedores visando a construção de relacionamentos colaborativos na Cadeia de Suprimentos do Setor de Energia Eólica. Para tanto, será utilizado o procedimento padrão para resolução de problemas de decisão proposto por Almeida (2013), que é dividido em três fases: preliminar, modelagem de preferências e escolha do métodos e finalização. Por fim, a 3ª Etapa buscará validar a aplicabilidade do Modelo Multicritério, por meio da utilização de dados reais de uma das empresas produtoras de Energia Eólica, considerando como alternativas os seus fornecedores de bens e serviços. Por tratar-se de uma problemática de classificação (P.β), o Método ELECTRE TRI foi selecionado para compor o Modelo, uma vez que ele busca alocar alternativas em categorias ou classes predefinidas.

Presidente - 1372521 - MARIA VALERIA PEREIRA DE ARAUJO
Interno - 1543333 - ANDERSON LUIZ REZENDE MOL
Externo à Instituição - FABRICIA ABRANTES FIGUEIREDO DA ROCHA - IFRN
Notícia cadastrada em: 18/09/2018 10:30