Banca de QUALIFICAÇÃO: RAIMUNDO MARCIANO DE FREITAS NETO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAIMUNDO MARCIANO DE FREITAS NETO
DATA : 24/07/2018
LOCAL: NEPSA II

Ensaios sobre o papel do Conselho de Administração em firmas brasileiras de capital aberto

Conselho de Administração. Governança Corporativa. Papel. Interlock. Custo de capital.

Dada a relevância dos Conselhos de Administração para o sistema de governança corporativa, a presente pesquisa analisa o papel desempenhado pelo CA em três perspectivas: i) analisar o papel desempenhado pelos Conselhos de Administração de firmas brasileiras e a relação deste com o exigido pela Lei das Sociedades Anônimas, com acionistas – na forma de blockholders ou de gestão familiar – e a variação do comportamento do perfil de atuação no tempo; ii) analisar se as os Conselhos de Administração de firmas brasileiras têm apresentado elevado grau de isomorfismo institucional e qual a influência do compartilhamento de diretores sobre esse processo; e iii) verificar se o custo de capital próprio e de terceiros das companhias brasileiras é influenciado pela forma de atuação dos respectivos Conselhos de Administração. Para isso, foram analisadas e codificadas as atas das reuniões dos Conselhos de empresas do Novo Mercado da B3, no período de 2010 a 2016; coletados dados acerca do quadro societário e de relações familiares em Formulários de Referência; e dados financeiros na Bloomberg e nas Demonstrações Financeiras.  Foi verificado que os Conselhos possuem um perfil predominantemente Gerencial, e que não há diferença na forma de atuação na presença de blockholders ou em empresas com gestão familiar; operam em rotinas, não havendo oscilações significativas ao longo do tempo; e aproximadamente metade de suas decisões são derivadas de obrigação legal, sinalizando que existe atuação autônoma, decorrente do próprio estilo de funcionamento da firma. Além disso, Foi verificado que há diferenças significantes no estilo de atuação predominante entre firmas de um mesmo setor, embora perceba-se que o padrão de atuação médio do setor seja persistente ao longo dos anos e que, entre os setores, não há convergência de perfis; assim, tem-se a primeira evidência contrária ao isomorfismo, reforçada pelo fato de que o interlock não tem se mostrado um fator influente para a replicação dos papéis entre as companhias. Preliminarmente, foi apurado que as variáveis tradicionais de Governança não estão constituindo-se relevantes para a determinação do custo de capital, implicando que a forma corrente de atuação dos Conselhos pode não estar sinalizando ao mercado a segurança necessária, enquanto instrumento de Governança e, consequentemente, precisando ser rediscutida pelas firmas, convergindo para uma maior ênfase na atividade supervisória.

Presidente - 1543333 - ANDERSON LUIZ REZENDE MOL
Interno - 3220688 - ALEXANDRO BARBOSA