Banca de DEFESA: ALEXANDRE EDUARDO SOUZA PARENTE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALEXANDRE EDUARDO SOUZA PARENTE
DATA : 31/07/2017
HORA: 14:00
LOCAL: NEPSA II
TÍTULO:

EDUCAÇÃO CORPORATIVA NO DESENVOLVIMENTO DA CARREIRA PROFISSIONAL EM UMA EMPRESA PÚBLICA: O caso da UNICORREIOS, na Diretória Regional do Rio Grande do Norte.


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Corporativa, Universidade Corporativa, UNICORREIOS e Desenvolvimento da Carreira Profissional.


PÁGINAS: 138
RESUMO:

Este trabalho analisou a gestão de pessoas, do ponto de vista estratégico, observando influência da Educação Corporativa, aplicada pela UNICORREIOS, no desenvolvimento da carreia profissional dos empregados da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT. O estudo se baseou no referencial teórico de Gestão de Pessoas, utilizando como ancora avaliativa o sistema de administração de carreiras proposto por Dutra (1996). Trata-se de uma pesquisa de natureza descritiva, do tipo estudo de caso, com uma abordagem de análise quantitativa e qualitativa. O estudo foi realizado na Diretoria Regional do Rio Grande do Norte e foi composto por 332 sujeitos, divididos em 3 grupos (Gestores, Facilitadores e Empregados).  Os dados primários foram colhidos através de entrevistas semiestruturadas com os grupos de gestores e facilitadores, além da utilização de questionário, com escala Likert, aplicado junto ao grupo de empregados. A abordagem de análise dos dados qualitativos foi realizada através da análise documental e da análise de conteúdo (BARDIN, 2011), enquanto que o tratamento dos dados quantitativos foi realizado por meio de estatística descritiva, com a utilizado o coeficiente de correlação de Spearman. A pesquisa identificou haver uma forte integração entre o Sistema de Educação Corporativa e os objetivos estratégicos da ECT. Os resultados demostram existir uma influência moderada entre a Educação Corporativa oferecida pela UNICORREIOS e o desenvolvimento da carreira profissional, principalmente no que tange as variáveis impulso no desenvolvimento e frequência na participação dos empregados. Os indicadores ainda sugerem uma relação forte entre as variáveis, acúmulo de capital de carreira e a percepção de recompensas. Porém verificou-se que, do ponto de vista dos empregados, a relação entre sua participação no Sistema de Educação Corporativa e a possibilidade de recompensas advindas dessa participação, mesmo que exitosa, não é totalmente clara.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1754953 - HIRONOBU SANO
Presidente - 345845 - JOMARIA MATA DE LIMA ALLOUFA
Externo à Instituição - RICHARD MEDEIROS DE ARAÚJO - UNIFACEX
Notícia cadastrada em: 21/07/2017 09:14
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao